Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Relatório de CRM: tenha uma análise de dados mais estratégica!

Por Zendesk

Última atualização em 16 fevereiro 2024

Customer Relationship Management (CRM) é uma forma de gerir vendas, marketing, atendimento e todas as formas de contato com os clientes. Logo, o uso do relatório CRM é fundamental para auxiliar o relacionamento das empresas com seus consumidores, independentemente do porte.

Conectar as organizações aos seus clientes não é uma tarefa fácil. E, pensando em tantas tendências e ferramentas de gestão, as plataformas de CRM são tecnologias corporativas importantíssimas, que favorecem o gerenciamento de contas, leads, oportunidades de vendas e mais.

Relatórios são importantíssimos para que as empresas avaliem o desempenho dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que os vendedores usam essa ferramenta para acompanhar suas vendas.

Em muitas empresas, o uso de planilhas ainda é a maneira usada para organizar os dados de vendas e desempenho, mas, com tantos avanços digitais e inovações que facilitam o  dia a dia, o uso de sistemas de CRM tem se tornado comum.

Por esse motivo, neste artigo, explicaremos mais detalhadamente o que é um relatório CRM, quais os tipos mais comuns e como esse formato pode potencializar vendas. Acompanhe!

Resumo

  • Os benefícios do CRM envolvem: acompanhamento de desempenho e follow-up, melhoria nas vendas e no relacionamento com os clientes, mais inteligência no planejamento estratégico e produtividade sustentável.
  • Os relatórios CRM propiciam a análise estratégica dos dados, evitando os erros humanos e potencializando a confiabilidade das informações, com rapidez no acesso às informações e, ainda, assertividade nas avaliações.
  • Os tipos de relatórios CRM são: pipeline (progresso do lead no processo de compra), atividade de vendas (monitoramento das atividades), problemas em aberto (tickets que indicam questões a resolver) e leads (de onde estão vindo).

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Entendendo o que é CRM

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, traduzindo literalmente é a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa gestão é realizada por meio de um software, que administra as vendas, a satisfação e a fidelização dos clientes, tudo de forma automatizada.

Ofereça aos seus clientes o melhor suporte, onde quer que estejam.

Ter um sistema de CRM trabalhando para você significa economizar tempo, atender mais e melhor, e também economizar dinheiro. Além disso, o CRM impacta estratégias de marketing, vendas, suporte e principalmente relacionamento.

Contar com um software de CRM significa ter um sistema que cadastra seus clientes, de forma automática ou manual, e também registra informações, como os canais preferidos de atendimento de determinado consumidor.

Dentre os benefícios de usar CRM em uma empresa, alguns deles são:

  • acompanhamento de desempenho;
  • acompanhamento dos follow-up de vendas;
  • melhoria nas vendas;
  • melhoria no relacionamento com os clientes;
  • inteligência no planejamento estratégico;
  • produtividade sustentável.

Caso o CRM conte com recursos de inteligência artificial (IA), pode-se ainda gerar insights valiosos para entender o comportamento de compra, antecipar tendências e personalizar as interações, em todos os pontos de contato.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Todos estes benefícios fortalecem a marca e o relacionamento com os clientes, tornando a utilização de um software de CRM fundamental para organização dos processos de uma empresa. 

Leia também: Quais são os objetivos do CRM? Entenda como essa solução pode ajudar sua empresa.

Relatório CRM: aproveitando as ferramentas desse sistema

São muitos os benefícios oferecidos por um sistema de CRM eficaz, e uma das ferramentas mais utilizadas por equipes que apoiam suas estratégias de relacionamento em um CRM são os relatórios. Antes de falarmos sobre relatório CRM, vamos entender o que é relatório?

Relatório é um texto que relata sobre alguma coisa, pode ser sobre uma situação, sobre dados, ou tantas outras coisas. Dentro das empresas existem diversos tipos de relatórios, e é sobre o relatório CRM que abordaremos aqui. Mas o que é relatório CRM?

Um relatório CRM pode levar a análise de informações a um nível totalmente estratégico e analítico, permitindo menos erros humanos e potencializando a confiabilidade das informações, a rapidez no acesso aos dados e também a assertividade das avaliações.

Existem três categorias de relatórios de CRM, organizados em grupos de: relatório de vendas, relatório de campanha e relatório de atendimento ao cliente. E todos os dados necessários para o sucesso de um relacionamento estão organizados nos relatórios.

Tipos de relatórios de CRM

Para te ajudar a entender qual a função de um relatório de CRM, veja uma lista com alguns dos relatórios mais usados pelas empresas.

Relatório de pipeline

O relatório de CRM de pipeline mostra o progresso de um lead durante um processo de compra. Com ele é possível identificar quando a oportunidade foi iniciada com um cliente, qual o tamanho da oportunidade, qual a data estimada para o fechamento do negócio e quem é a equipe responsável por isso. Todas as informações mais recentes de contato ficam registradas. Essas informações ajudam os vendedores a cumprirem prazos. 

Relatório de atividade de vendas

O relatório de atividade de vendas ajuda no monitoramento das atividades já executadas, além de permitir acompanhar as próximas principais atividades. Esse relatório ajuda no gerenciamento de tempo das equipes, e auxilia no microgerenciamento de líderes que gostam dessa técnica.

Relatório de problemas em aberto

O relatório de problemas em aberto reúne informações de atividades designadas, como tickets de chamada que indicam problemas. Os problemas podem ser internos ou externos, e no relatório consta quando o problema foi relatado, quais soluções já foram ou devem ser tomadas, e em quanto tempo isso aconteceu ou deve acontecer. 

Esses relatórios são ótimos para serem analisados pela gerência, para que problemas parecidos não se repitam.

Relatório de leads

O relatório de leads é um tipo de relatório de atendimento gerado pelo de CRM, que ajuda a identificar de onde estão vindo seus leads. 

Através dos dados desse relatório de atendimento ao cliente, é possível identificar informações de clientes em potencial, o interesse deles pelos seus produtos, de onde esses leads estão surgindo, quando eles mais interagem com a marca, e muito mais. Dessa forma, acompanhar novas oportunidades se torna muito mais fácil.

Relatório de vendas perdidas

O relatório de CRM de vendas perdidas ajuda uma empresa a identificar todas as vendas não fechadas. Esse relatório é importantíssimo, pois ajuda a perceber em qual dos processos de venda um cliente deixa de querer fazer negócio com uma marca, ou então, onde um vendedor não deu sequência em um atendimento.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer todo o potencial do relatório de CRM. Se quiser testar gratuitamente como isso tudo funciona, aproveite para conhecer as soluções da Zendesk!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.

Artigo
13 min read

Acesso remoto: o que é, como funciona e benefícios

Confira um guia completo sobre o que é e como funciona o acesso remoto e saiba como usar esse recurso no atendimento ao cliente.

Artigo
7 min read

9 novas tendências de atendimento ao cliente para 2024

Veja quais são as 9 tendências de atendimento ao cliente para 2024 e como preparar a sua empresa para se adequar a cada uma delas!

Artigo
16 min read

Etapas CRM: entenda como funciona cada uma delas

Conhecer as etapas CRM é fundamental para o sucesso da sua implementação dentro da sua empresa.…