Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

Desempenho de equipe: como avaliar em home office?

Por Zendesk

Última atualização em 19 Abril 2023

A pandemia trouxe mudanças significativas no mundo e as rotinas no mercado de trabalho certamente nunca mais serão as mesmas. O home office, por exemplo, que antes era restrito para alguns profissionais, nunca foi tão requisitado. Logo, não é por menos que as empresas estão com dificuldade de avaliar a produtividade e o desempenho de equipe.

Só para você ter uma ideia, de acordo com o dados da Agência Brasil, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, as atividades de home office passaram a ser adotadas por 46% das empresas durante a pandemia. Sendo que, 67% tiveram dificuldades no início do trabalho à distância.

Nesse contexto, fica a questão: como avaliar a produtividade e o desempenho de equipe? 

Se você está em busca de respostas, atente-se aos próximos tópico. Nesse artigo, iremos refletir sobre a maturidade das empresas e seus funcionários na hora de realizar a avaliação de desempenho de equipe. Confira!

Crescimento do home office no mundo 

Inicialmente, o principal motivo para o surgimento do home office no mundo foi a redução de custos fixos por parte das empresas. 

No entanto, com as mudanças de comportamento e com a chegada de novas profissões, principalmente interligadas ao universo digital, a prática do home office foi se tornando cada vez mais comum e vantajosa.

Nos dias de hoje, a busca pela saúde e pela valorização do tempo tem provocado uma quebra de paradigmas entre a relação capital-trabalho. 

Comportamentos e ocasiões que antes eram toleráveis como trânsito, rotina agitada e alimentação baseada em fast food, atualmente, tem sido motivo de reflexão.

Nessas condições, o aumento de profissionais em busca de empresas que ofereçam o home office como alternativa tem se tornado frequente.

Essa crescente pode ser observada através dos dados de pesquisa de home office 2018, obtidos por meio da empresa de recrutamento Robert Half

A pesquisa realizada em 16 países e com 1.876 diretores de recursos humanos comprova a tendência de que o home office tem se tornando uma prática mais difundida no Brasil e no mundo. 

Vale ressaltar, que a mesma pesquisa aponta o Brasil como o 3° país no mundo onde os modelos de trabalho a distância mais crescem.

Benefícios do home office para as empresas e funcionários

Como podemos perceber, o home office que antes fazia parte de poucas empresas brasileiras, passou a compor o quadro de atividades de muitas organizações, visto principalmente as vantagens associadas com a prática dessa modalidade de trabalho.

Nesse contexto, separamos abaixo alguns dos principais benefícios do home office para as empresas e funcionários.

Benefícios do home office para as empresas

Existem inúmeros pontos positivos no trabalho remoto para as empresas. Mas, alguns desses merecem destaque!

  • Economia: manter um escritório físico funcionando promove gastos com aluguel do espaço, energia, estrutura de internet, abastecimento de água e demais insumos. Logo, ao estabelecer o trabalho office os gastos por parte da empresa caem drasticamente.
  • Diminuição de faltas e atrasos: o chamado absenteísmo – padrão habitual de ausências no trabalho é um problema que se mantém principalmente nas organizações que apenas estabelecem um padrão de trabalho presencial. Isso porque, quando o colaborador está em home office ele de fato não precisa enfrentar o estresse diário de deslocamento e isso já diminui bastante a ocorrência de faltas, atrasos e saídas antecipadas.
  • Ruptura de barreiras geográficas: A prática do home office torna possível a contratação de colaboradores de diferentes localidades. A queda de barreiras geográficas que o trabalho a distância proporciona permite que as empresas sejam multiculturais.

Leia também:

Benefícios do home office para os funcionários

  • Flexibilidade de horários: um dos principais benefícios associados a prática do home office certamente é a flexibilidade de horários, visto que essa flexibilidade traz ainda mais motivação de equipe. 

Isso porque, durante a trabalho a distância você tem mais controle sobre os seus horários e passa a usar seu tempo de forma mais organizada e saudável colocando em prática até mesmo atividades que dentro de um escritório você dificilmente iria conseguir realizar como tirar um cochilo, praticar esporte físicos ou passear com o seu pet no horário do almoço.

  • Aumento da qualidade de vida: com a ausência do estresse diário provocado pelo deslocamento de casa até o escritório, o desempenho de equipe daqueles que trabalham em home office acaba sendo mais produtivo, visto que os colaboradores estão mais relaxados, menos estressados e mais concentrados nas suas tarefas.

Contudo, é preciso que o trabalho continue sendo mantido em equilíbrio e funcionalidades. Para isso, você precisa saber como avaliar o desempenho de equipe para assegurar que a organização continue no caminho certo.

Leia também:

Quais indicadores de desempenho devem ser observados?

Seja na hora de avaliar as suas equipes de alto desempenho, a motivação de equipe, produtividade no trabalho ou mesmo o sucesso com as vendas, não existem parâmetros únicos ou fixos para isso. 

Os pontos a serem avaliados vão depender dos objetivos da organização e do que é esperado de cada setor dela.

Exemplos de avaliação de desempenho nas empresas podem passar por uma divisão para que as métricas sejam ainda mais funcionais. Elas podem ser divididas da seguinte forma:

Indicadores de eficiência

Esses indicadores são utilizados para medir os recursos, espaços, ferramentas, produção, horários e tudo que esteja relacionado com os custos e os resultados obtidos. Assim, vai ser possível compreender a realização desse processo, o tempo gasto e quais são as atividades que precisam sofrer ajustes ou mesmo serem eliminadas.

A eficiência é um ótimo indicador para saber como as equipes de alto desempenho conseguem tratar as demandas com o material que tem à disposição. Assim, será possível atingir os resultados esperados, com custos menores.

Indicadores de eficácia

As medidas de eficácia estão diretamente ligadas a medição em relação a quantidade de entregas dentro dos prazos estabelecidos e os objetivos realizados. 

Aqui, o foco principal é voltado para os resultados que estão sendo entregues, com os custos ficando por conta dos medidores de eficiência. 

A eficácia mantém o seu foco totalmente no cliente e nos resultados de satisfação obtidos no atendimento a eles, com preocupações acerca dos seus produtos e serviços. 

Afinal, não tem ninguém melhor do que os clientes para fornecer os dados necessários para medir a gestão de equipe de vendas que a organização tem feito.

Quer saber como gerir a sua equipe? Então leia nosso artigo: Como gerir equipes em home office? 8 dicas práticas e eficazes!

Indicadores de efetividade

Aqui temos a união dos indicadores de eficiência e eficácia. A efetividade traz as bases para que a liderança de equipe e as gestões avaliem como e quantos dos objetivos traçados foram alcançados e trouxeram resultados esperados por parte das suas equipes de alto desempenho.

A efetividade de uma empresa pode ser medida pelos processos realizados e que trazem os resultados esperados, trazendo menores custos e uma maior lucratividade. 

Alguns exemplos de indicadores são: a taxa de conversão, a fidelização dos clientes, a retenção e claro, a conquista de novos talentos para a equipe.

Indicador de atendimento

O indicador mais importante, pois todos os outros são feitos para chegar ao sucesso aqui. Afinal, o objetivo principal das empresas é conquistar novos clientes e saber como proporcionar boas experiências de vendas, fazendo a produtividade no trabalho ser ainda mais valorizada.

Esses dados vão demonstrar como os clientes vêem a sua empresa e como as suas estratégias estão se saindo, como o seu negócio está lidando com aquilo que promete em relação aos serviços e produtos. 

As métricas podem ajudar a fazer uma melhor gestão de equipe de vendas e detectar os pontos bons e ruins na jornada do cliente com sua equipe de atendimento.

Leitura complementar:

Como avaliar o desempenho de equipe: 5 fatores para colocar em prática

As avaliações de desempenho de equipe são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa. Afinal, a partir dessas avaliações é possível destacar pontos positivos e melhorias que precisam ser feitas no time.

Nesse contexto, separamos abaixo 5 fatores que devem ser levados em conta durante a avaliação de desempenho de equipe, sendo eles:

1.  Comunicação e produtividade

Procure identificar se o colaborador durante a prática de home office apresenta diferenças na comunicação e nas tarefas individuais e em equipe. Se possível, tente encontrar maneiras de medir sua produtividade no trabalho e fique atento quanto a liderança de equipe.

No departamento comercial, por exemplo, realize a gestão de equipe de vendas de forma a observar se os colaboradores estão engajados durante o processo de venda dos serviços e produtos do seu negócio. Caso o padrão seja mantido e tudo continue andando normalmente, o home office não vai ser um problema.

Por fim, observe como o colaborador está se adaptando a modalidade de home office. Além disso, avalie se o mesmo também mantém o respeito quanto às normas, cultura, horários e demais regras da organização.

2. Cumprimento das metas

As metas atingidas podem ser um ótimo medidor de desempenho de equipe. Assim, é possível avaliar a qualidade e foco no trabalho, mostrando que não se trata apenas de passar o tempo cumprindo carga horária. 

Para que os resultados desejados possam ser atingidos, é preciso que todas as atividades a serem desenvolvidas estejam alinhadas com a equipe. Definindo prioridades e os prazos que os colaboradores também achem adequados.

Por isso, as metas devem ser realistas, baseadas no tempo e bem específicas. Durante esse processo, as atividades devem ser acompanhadas para que as revisões e ajustes sejam realizados nas atividades desenvolvidas. 

Em meio a esse acompanhamento será possível identificar os pontos fracos e fortes da equipe e como isso pode ser melhorado.

Por fim, lembre-se de pedir o feedback dos seus colaboradores a respeito do andamento das atividades remotas, principalmente daqueles que apresentam menor produtividade. 

Plataformas digitais podem ser usadas para facilitar essa comunicação no trabalho remoto e permitir a comunicação entre os membros.

3. Prazos e entrega de resultados

Durante o home office, mais do que nunca é preciso se atentar aos prazos e a entrega dos resultados. 

Observe se as tarefas estão sendo entregues com qualidade ou se a atividade de home office está deixando brechas para que os colaboradores não entreguem a atividade com excelência.

O fato do trabalho ser realizado em casa não é razão para uma queda de qualidade. Claro que você deve confiar na sua equipe, entretanto, é preciso definir os padrões de qualidade que espera dos envolvidos. 

Isso também vai ter uma influência na pauta anterior, em relação às metas.

Para que isso aconteça da melhor maneira, é preciso definir as métricas para essas avaliações e quem serão os responsáveis, as ferramentas usadas e os indicadores para o sucesso do trabalho. 

Por fim, também estabeleça os padrões mínimos aceitos tendo como base os seus padrões internos, mas também de olho no nível do que a concorrência entrega.

4. Entenda os comportamentos individuais

As mudanças fazem parte do nosso dia a dia no trabalho, por essa razão, a dica é avaliar o comportamento dos seus colaboradores mediante os reajustes que podem vir a acontecer dentro do seu negócio. 

Por isso, você deve entender como avaliar colaboradores corretamente.

Nesta etapa, procure questionar sobre inteligência emocional, proatividade, resiliência, proatividade, autogestão, espírito de coletividade, comunicação, produtividade e respeito, ou seja, levante quais comportamentos podem impactar diretamente sua empresa e como consequência avalie a postura de cada funcionário.

5. Pesquisa de satisfação

Da mesma forma como você pode usar uma pesquisa para medir a satisfação do seu público, pode fazer o mesmo para medir o quanto os seus colaboradores estão satisfeitos e engajados com o ambiente de trabalho. Assim, é importante que você se atente para os resultados.

Em meio às mudanças trazidas pelo mercado de trabalho que vem abrindo cada vez mais as portas para o home office, é importante saber se esse método de trabalho tem afetado a qualidade dos seus serviços. 

É necessário usar essas avaliações como um fator motivacional, afinal, boas avaliações por parte dos clientes podem ser gratificantes para os membros da equipe. 

Além disso, colaboradores motivados têm um um maior engajamento de equipe e comprometimento com o trabalho.

Agora que você já está ciente quanto aos benefícios do home office e sobre os fatores que podem te auxiliar durante a avaliação do desempenho e engajamento de equipe, e como avaliar colaboradores, fica aqui o nosso convite. 

A Zendesk oferece uma série de soluções eficientes que permite aos seus colaboradores atenderem todas as demandas dos seus clientes mesmo trabalhando no modelo home office. Você pode testar gratuitamente o Zendesk Service agora mesmo.

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.

Artigo
8 min read

IA para call center: benefícios, desafios e tendências

Entenda como usar IA em call center pode trazer benefícios para empresas, transformar a rotina de trabalho dos agentes e melhorar a experiência do cliente.