Ir para o conteúdo principal

Artigo

Estratégicas de expansão de negócios: 7 dicas para implementar no seu negócio

Por Equipe Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

Repentinamente, milhares de pessoas começaram a consumir pela internet, acompanhando a expansão de negócios que se fez necessária para acompanhar as mudanças motivadas por uma pandemia global.

Segundo o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de COVID-19”, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos consumidores aumentaram seu volume de compras online, e em alguns casos esse aumento foi superior a 50%.

De uma hora para outra, os hábitos de consumo mudaram, e para acompanhar tantas mudanças, os negócios precisaram desenvolver estratégias em canais de atendimento, a fim de acompanhar essa aceleração de consumo no e-commerce.

O relatório CX Trends Report 2021 da Zendesk pode constatar um aumento de 33% no comércio eletrônico, assim como os seguintes dados sobre a expansão de negócios no anos de 2020:

  • 64% dos clientes usaram novos canais de suporte;
  • 31% dos consumidores compraram de novas empresas;
  • 40% das empresas adicionaram novas estratégias de canais de comunicação;
  • 92% dos executivos precisaram repensar a maneira como suas empresas trabalhavam;
  • 35% dos negócios planejam investir mais no crescimento de serviços omnichannel.

Esses são alguns dados levantados, e todos eles refletem como a expansão de negócios está em alta, principalmente com relação à automatização de processos, estratégias de canais e tecnologia. 

Por isso, reunimos neste conteúdo sete dicas de como manter qualidade no atendimento, e, ao mesmo tempo, criar um planejamento estratégico para acompanhar a expansão de negócios.

Relatório sobre tendências da experiência do cliente

7 dicas de expansão de negócios para aplicar no seu planejamento estratégico

Confira a seguir sete dicas de expansão de negócios, para utilizar no dia a dia da sua empresa e não ficar para trás nas estratégias de tecnologia e desenvolvimento de mercado. 

1. Conheça o mercado

Teoricamente, você já conhece bem o seu segmento, sabe implementar as melhores estratégias de desenvolvimento, mas, frente a acelerada expansão de negócios, às vezes deve pensar como manter qualidade no atendimento.

É fundamental estudar bem o mercado, entendendo os impactos das transformações que nele ocorrem, buscando entender as tendências e expectativas do negócio.

Esses fatores ajudam na elaboração do planejamento estratégico da empresa, e também facilitam o entendimento do comportamento dos consumidores, que costumam mudar tanto como o mercado costuma expandir.  

2. Faça seu planejamento estratégico

O planejamento estratégico é importantíssimo para implementação de qualquer novo processo dentro de uma empresa, e é por meio dele que a expansão de negócios é projetada e estruturada.

É essa ferramenta que garante a criação de um plano estratégico de desenvolvimento do empreendimento, com questões administrativas e operacionais bem organizadas e pensadas, a fim de garantir uma expansão de negócio bem feita.

3. Tenha controle financeiro

Expansões de negócio podem ocorrem em meio a períodos de crise financeira, ou serem necessárias em momentos inesperados. O controle financeiro é importante, pois permite que a empresa tenha toda a sua estrutura de gastos alinhados, para que não ocorram surpresas em momentos crucias de crescimento empresarial.

O controle financeiro, assim como o planejamento estratégico, garante o bom andamento dos negócios, e são ferramentas imprescindíveis para que as empresas estejam bem preparadas para as surpresas do mercado.

4. Estabeleça metas

Uma empresa que lida com consumidores, e não tem metas claras de atendimento, não tem planejamento, e também não está preparada para nenhuma mudança no mercado. 

As metas são importantes para delimitar um caminho, e observar se o mesmo está sendo seguido com sucesso ou dificuldades, por isso, utilizar boas estratégias, como a metodologia SMART, por exemplo, auxilia as empresas a terem:

  • direcionamento;
  • capacidade de mensurar;
  • entendimento dos erros e acertos;
  • alcance de resultados;
  • e um prazo para cada meta.

5. Conheça seu público

Entender o que o público gosta nunca é demais, principalmente no momento de grande transformação digital e um consumidor mais exigente, chamado de “consumidor 4.0”, como vivemos agora.

Para que as empresas garantam uma expansão de negócios com qualidade no atendimento, é fundamental entender bem quem é o público-alvo do empreendimento, quais suas preferências e canais de suporte mais utilizados.

Fazendo isso, a empresa consegue organizar bem seu planejamento interno e externo, utilizando estratégias de canais voltadas ao alcance da satisfação dos consumidores.

6. Conheça a concorrência

Empresas que não realizam a análise dos seus concorrentes,  precisam se preocupar mais com a possibilidade de perder consumidores para empresas que oferecem serviços com diferenciais, para o mesmo segmento de público.

Por isso, é fundamental que empresas que pensam em expandir seus negócios, se preocupem com o benchmarking, a fim de identificar:

  • o nível de qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
  • preço praticado no mercado;
  • diferenciais dos concorrentes;
  • público-alvo;
  • dentre outros fatores.

7. Automatize os processos

A automação de processos tem garantido que muitas empresas aumentem seu potencial de atendimento, conquistando mais clientes, e, consequentemente, realizando mais vendas.

Quando um empreendimento automatiza os processos, ele permite que as estratégias de canais de atendimento sejam ampliadas, garantindo presença omnichannel de suporte e vendas, e permitindo um relacionamento mais amplo e direcionado com os consumidores.

Dica extra: invista em um CRM de vendas

O investimento em tecnologia é o meio mais certeiro de alcançar bons resultados de expansão de negócios, principalmente porque as ferramentas tecnológicas permitem que as empresas automatizem os processos e criem uma estratégia de canais potente, para que o atendimento seja oferecido aos consumidores 24 horas.

Com uma plataforma de CRM, as empresas conseguem realizar a gestão de relacionamento com o cliente de maneira muito mais eficiente, já que a ferramenta garante o armazenamento e gerenciamento de dados coletados dos leads e clientes, e permite a otimização das oportunidades do negócio.

Por isso, nossa dica extra é que você invista em um CRM como o Zendesk para vendas, assim você garantirá expansão do negócio, graças a um software criado para equipes de vendas melhorarem sua produtividade e autoridade, transformando conversas simples em conversões importantes para o empreendimento.

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é prospecção de vendas? Descubra como gerar mais oportunidades

Entenda o que é prospecção de vendas, as principais técnicas, qual a melhor maneira de prospectar novos clientes e como a IA pode ajudar.

Artigo
11 min read

Inbound Sales versus Outbound Sales: quais são as diferenças?

Entenda o que é Inbound Sales, a diferença para o Outbound, principais vantagens

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!

Artigo
11 min read

Descubra os 5 tipos de consumidores mais comuns no mercado

Você sabe quais são os tipos de consumidores mais comuns? Conheça o perfil e características do brasileiro, a importância para sua estratégia e mais.