Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Tipos de leads: quais são? Gere mais interesse pelo seu negócio

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 27 junho 2022

Gerar mais leads significa maiores possibilidades de aumentar e fidelizar sua base de clientes. Mas você sabia que nem todo lead está na fase em que de fato irá consumir algo da sua empresa? 

O funil de vendas apresenta diversas etapas e esse potencial cliente pode estar em alguma delas. Portanto, a abordagem de um lead na fase de descoberta, será diferente de um que esteja na de consideração ou na de decisão. 

Para não errar o atendimento de acordo com as etapas é preciso compreender quais os tipos de leads. O motivo é que cada um deles está ambientado em uma etapa do estágio de compra.

Quer entender como qualificá-los corretamente? Continue por aqui pois preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Confira abaixo os tópicos que serão abordados.

  • O que é lead?;

  • Quais os tipos de leads?

  • CRM de vendas: otimize o trabalho da sua equipe!

Boa leitura!

O que é lead?

Um lead pode ser entendido basicamente como um potencial cliente que se interessou pelos produtos ou serviços da sua empresa. Esse interesse é percebido através de estratégias de prospecção de negócios e de clientes.

Em uma prospecção de negócio, por exemplo, existem duas maneiras de alcançar esse lead. São elas:

  • passiva: quando o consumidor faz o contato com a sua empresa após se interessar por um material relevante feito pelo seu time de Inbound Marketing;
  • ativa: acontece quando as equipes de atendimento ao cliente e vendas entram em contato com os leads, por e-mail, ligações ou mensagens de texto, na intenção de fazer com que eles avancem no estágio de compra.

Em ambos os casos de prospecção as equipes entenderão melhor em qual dos tipos de leads esse consumidor se encaixa. A partir disso a comunicação passa a ser mais direcionada.

Leia também: O que é venda personalizada? Vantagens e 5 dicas para fazer.

Quais os tipos de leads? 

Agora que já entendeu que um lead é um cliente em potencial e algumas das maneiras de chegar até eles, vamos ao motivo que te fez vir até aqui: quais são os tipos de leads? 

É preciso deixar claro que qualificar esses leads é muito importante para o avanço do processo de venda. Afinal, como explicamos no início deste conteúdo, o que os diferencia são as etapas do estágio de compra que eles se encontram.

Os tipos que precisam ser avaliados pela sua empresa são:

  • Marketing Qualified Lead (MQL);

  • Sales Qualified Lead (SQL);

  • Product Qualified Lead (PQL).

Confira os detalhes de cada um deles abaixo.

1- Marketing Qualified Lead (MQL)

O primeiro dos tipos de leads é o Marketing Qualified Lead, traduzindo para o português são os Leads Qualificados para o Marketing. Mas o que isso significa? 

Como explicamos cada uma das qualificações que verá nesta lista apresenta potenciais clientes em diferentes estágios do funil de vendas. No caso do MQL a pessoa já descobriu o que a interessa na sua empresa, mas ainda não está na etapa de decidir comprar algo. Ou seja, ele está na fase de consideração.

O que fazer para que esse possível cliente decida pelo produto ou serviço da sua empresa? Simples, gere confiança!

Reforçar as estratégias de Inbound Marketing é uma boa opção para leads MQL. O motivo é que eles precisam de mais razões para decidir algum tipo de proposta das próximas etapas do funil.

É importante entender bem esse público para que a equipe de Inbound produza cada vez mais conteúdos relevantes para ele. Quanto mais informações ele tiver, mais ele chegará na próxima etapa decidido. 

Também pode te interessar: SEO para vendas: o que é e como aplicar na sua empresa?

2- Sales Qualified Lead (SQL)

Sales Qualified Lead, ou Leads Qualificados para Vendas, são os potenciais clientes da etapa seguinte ao MQL. Ou seja, eles já estão na fase de decisão.

Convertê-los em venda pode parecer mais simples, já que eles chegarão nesta etapa nutridos de muita informação sobre o produto ou serviço a ser oferecido. No entanto, caso esse trabalho não seja bem feito, essa venda pode não acontecer.

Portanto é muito importante que todas as equipes do processo de marketing e vendas estejam integradas. Além, claro, de estarem treinadas e capacitadas.

Esse bom relacionamento criado entre empresa e potencial cliente é muito favorável para que a conversão em vendas aconteça. Então nada de deixar esse lead de lado só porque ele tem alto potencial de decidir pelo seu serviço. 

Muito pelo contrário, a atenção deve ser um pouco maior a quem está nessa etapa final do funil de vendas. Mas, o trabalho termina quando esse lead compra da sua empresa? Não mesmo! 

Confira a seguir o último dos três tipos de leads para entender o que estamos falando.

3- Product Qualified Lead (PQL)

Após uma primeira compra ou um período de experimentação do seu produto ou serviço, como fazer esse lead voltar a consumir da sua empresa e se fidelizar a ela? É nesta etapa que entra o Product Qualified Lead, ou Lead Qualificado pelo Produto.

Esse tipo de lead está muito presente, por exemplo, em assinaturas de serviços de streaming. Neles a pessoa experimenta seu produto por um período gratuitamente e, terminando essa fase teste, ele decidirá se irá assinar o serviço completo, ou não.

Mas você pode estar se perguntando: e se o meu produto não possuir fase de experimentação?

A partir da compra anteriormente realizada por esse lead, sua equipe de Inbound pode nutrí-lo com outras ações. Por exemplo: cupons de desconto em produtos semelhantes ao que ele adquiriu ou então utilizar a estratégia de up sell

Bons canais para realizar essa comunicação são o e-mail, SMS e aplicativos de mensagens de texto. 

CRM de vendas: otimize o trabalho da sua equipe!

Agora que sabe quais os tipos de leads, como defini-los e qualificá-los, que tal oferecer uma maneira mais produtiva de gerenciar esses potenciais clientes? É o que faz um CRM de vendas.

Softwares de vendas como o CRM – Customer Relationship Management (em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) ajudam o trabalho dos profissionais de vendas e atendimento. Um dos principais do mercado é o Zendesk Seel.

A Zendesk é uma empresa bem conhecida no que se diz respeito a soluções de atendimento ao cliente. Com esse software a equipe de vendas fica mais preparada para oferecer uma melhor experiência.

Sabendo que o cliente é o foco para a estratégia de crescimento da sua empresa, ter um software de CRM de vendas é parte importante nessa evolução. Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Sell e dê mais um passo para o desenvolvimento do seu negócio.

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é prospecção de vendas? Descubra como gerar mais oportunidades

Entenda o que é prospecção de vendas, as principais técnicas, qual a melhor maneira de prospectar novos clientes e como a IA pode ajudar.

Artigo
11 min read

Inbound Sales versus Outbound Sales: quais são as diferenças?

Entenda o que é Inbound Sales, a diferença para o Outbound, principais vantagens

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!

Artigo
11 min read

Descubra os 5 tipos de consumidores mais comuns no mercado

Você sabe quais são os tipos de consumidores mais comuns? Conheça o perfil e características do brasileiro, a importância para sua estratégia e mais.