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CRM: a ferramenta que vai transformar suas vendas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 7 Junho 2021
Última atualização em 7 Junho 2021

Utilizar um CRM, ferramenta que permite fazer uma gestão de relacionamento com os clientes com mais eficiência, tem o potencial de alavancar suas vendas porque nenhuma oportunidade de negócio será perdida. Além disso, o software também contribuiu para proporcionar uma experiência de excelência para os clientes.

Nesse sentido, segundo uma pesquisa da Capterra, 47% dos respondentes consideram que um dos maiores impactos de um software de CRM é na retenção e satisfação de clientes. E esses são fatores fundamentais para a saúde de um negócio. 

Complementar a isso, de acordo com o “Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2021” da Zendesk, metade dos clientes dizem que a experiência do cliente é mais importante agora do que um ano atrás. 

E mais: 50% dos respondentes afirmam que mudarão para um concorrente após uma experiência ruim com uma marca, número que salta para 80% caso a situação se repita.

Por isso, não dá para deixar de lado a importância de uma ferramenta CRM para gerenciar melhor cada contato, proporcionando assim uma melhor experiência e aumentando as chances de fazer novas vendas e fidelizá-los à marca.

Para te ajudar, explicaremos todos os detalhes sobre o assunto a seguir. Confira!

O que é CRM de vendas

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, em tradução livre “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, termo utilizado hoje tanto para definir o software que armazena todas as informações sobre os clientes, quanto para classificar técnicas relacionadas ao relacionamento com o cliente

Quando estamos falando do CRM de vendas, é a ferramenta que permite armazenar e gerenciar todos os dados coletados a respeito de prospects, leads e clientes. Assim, as estratégias de marketing e vendas são otimizadas e podem gerar novas oportunidades de negócio para a empresa.

Isso porque, como um CRM também é um banco de dados, fica mais fácil conhecer melhor os potenciais clientes, suas respectivas características comportamentais e acompanhá-los em suas jornadas de compra, traçando uma estratégia de abordagem com mais eficiência.

O objetivo de todas essas ações é garantir uma melhor experiência do cliente por meio do cultivo de um relacionamento duradouro com ele. De acordo com o relatório da Zendesk já citado anteriormente, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente. 

Como usar uma ferramenta de CRM para vendas

O uso da ferramenta de CRM no processo de vendas tem como base o acompanhamento do histórico de interações e compras, preferências, principais dores e demandas, assim como posição no funil de venda.

Ao fazer a gestão adequada dessas informações, nenhuma oportunidade é perdida, ao passo que é possível garantir que todos os consumidores recebam um tratamento personalizado, o que é fundamental para fidelizar clientes.

Além disso, como os agentes não precisam se preocupar em dedicar parte da rotina com processos administrativos, eles ganham mais agilidade e conseguem focar em ações para colocar mais clientes dentro do funil e aumentar as chances de conversão de cada um deles.

Vale destacar que, como o CRM é uma ferramenta que pode ser integrada a outras, diversas tarefas do dia a dia são otimizadas. Agora, considerando a usabilidade em si, com um funil de CRM é possível:

  • Fazer follow ups mais assertivos de acordo com a etapa do funil em que o cliente está
  • Acessar todo o histórico de interações realizadas anteriormente para evitar que o consumidor precise repetir informações
  • Ter mais clareza sobre as jornadas dos clientes e a duração delas
  • Identificar com mais facilidade novas oportunidades de negócios
  • Integrar diferentes áreas da empresa
  • Fazer projeções de vendas
  • Automatizar o envio de e-mail marketing

E muito mais! 

Para que o uso atenda ao que sua empresa realmente precisa, é importante que o CRM permita a personalização de configurações e que a ferramenta possa ser integrada a outros sistemas que já são utilizados no dia a dia de trabalho.

Além disso, o ideal é que os dados sejam armazenados na nuvem para garantir o fácil acesso às informações pelas áreas da empresa. E mais: deve ser simples criar e extrair relatórios para obter insights sobre como está o processo de vendas do seu negócio.

Qual a importância de um CRM para uma empresa

A utilização de uma ferramenta de CRM como parte da estratégia de vendas de uma empresa é crucial para que todas as oportunidades de negócios sejam aproveitadas, assim como para fortalecer o relacionamento entre o cliente e a marca.

Outro ponto importante é que o trabalho é otimizado e os agentes ganham mais produtividade, assim como conseguem ter mais clareza a respeito do funil de vendas para aumentar as chances de conversão de cada consumidor.

Por consequência, o atendimento se torna mais personalizado, pois a abordagem poderá ser feita considerando qual é o momento de compra do cliente e suas respectivas dores e demandas. Isso aumentará a confiança do consumidor na marca e ele sentirá que de fato é valorizado pela empresa como indivíduo, não apenas como uma fonte de renda para o negócio.

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Além disso, o software pode ser integrado a outras ferramentas e relatórios podem ser obtidos com facilidade para você analisar a prever negócios — já são 30 modelos prontos para serem visualizados, além daqueles que podem ser criados por você. 

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