Artigo

CRM de vendas: o que é, para que ele serve e qual sua importância?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 2 Fevereiro 2021
Última atualização em 2 Fevereiro 2021

O CRM de vendas é uma ferramenta que gerencia as interações entre clientes e leads e que tem como meta antecipar soluções para seus problemas e, assim, desenvolver um relacionamento de qualidade e duradouro com eles. Ele identifica oportunidades, otimiza processos e conduz os leads para o pipeline de vendas, melhorando a produtividade e o desempenho da gestão de vendas. 

Para saber, de modo mais profundo e detalhado, o que é CRM de vendas, entender como ele funciona e compreender por que esse sistema é importante, basta ler este post até o fim, que abordará: 

O que é um CRM de vendas?

Para que serve um CRM de vendas?

Como funciona um CRM de vendas?

O que o CRM pode fazer por sua empresa?

Por que o CRM é importante?

Quais as vantagens de adotar um CRM de vendas? 

O que é um CRM de vendas?

Um CRM de vendas é uma estratégia focada na gestão de relacionamento com o cliente. Para isso, utiliza um software que permite armazenar e atualizar todas as interações com os leads e clientes, atendendo às suas demandas. Logo, é eficiente tanto para converter leads em clientes, como para melhorar a relação com os clientes da base, otimizando a retenção e o processo de fidelização

Para que serve um CRM de vendas?

Um CRM de vendas registra dados, armazena informações, identifica oportunidades, registra problemas e administra campanhas em um só ambiente. Assim, permite tanto que o time de vendas como o de atendimento e os gerentes dos setores tenham uma ampla visibilidade sobre os processos, facilitando seus trabalhos e gerando mais oportunidades de fechamento de negócios. 

Como funciona um CRM de vendas?

Um CRM de vendas pode funcionar de duas maneiras. Uma delas é por meio do armazenamento de dados no próprio computador. A outra é por nuvem, que é bem mais eficaz, segura e prática, uma vez que não exige manutenção e nem compra de servidores, basta que a empresa tenha acesso à internet. 

O que o CRM pode fazer pela sua empresa?

O CRM armazena e rastreia as interações com leads e clientes por meio de vários pontos de contato, como telefone, e-mail, redes sociais, chats e formulários de contato. 

Além de oferecer o fácil acesso, ele também automatiza tarefas repetitivas, define lembretes, dispara alertas e gera relatórios. Desse modo, oferece insights poderosos para que as equipes acompanhem os processos com eficiência, solucione demandas com agilidade e, assim, fortaleçam a relação com leads e clientes, gerando mais negócios.  

Por que o CRM é importante?

O CRM é importante porque ele automatiza e organiza processos, elimina as tarefas repetitivas, facilita a condução de leads para o funil de vendas e oferece mais agilidade no atendimento. 

Tudo isso junto melhora a experiência do cliente e, assim, contribuiu para que a gestão de vendas seja mais assertiva e focada, otimizando a produtividade no segmento e, como consequência, gera mais possibilidades de fechamento de vendas. 

Quais as vantagens de adotar um CRM de vendas? 

As vantagens de adotar um CRM de vendas são:

  • Promove a integração dos times de marketing e de vendas: pelo fato de que os dois times conseguem acompanhar processos importantes como andamento de vendas e quantidade de negócios gerados. Logo, a comunicação das equipes é alinhada e cada uma delas se foca melhor em suas atividades;
  • Permite conhecer a performance de seus times: com um CRM, é possível monitorar o trabalho dos agentes de atendimento e da equipe de vendas, em tempo real. Assim sendo, os gerentes conseguem avaliar o desempenho com agilidade, o que auxilia na prevenção de problemas futuros e também contribui para mais produtividade, uma vez que eles conseguem oferecer feedbacks mais rápidos para seus times;
  • Potencializa as estratégias de vendas: um sistema permite visualizar o histórico de clientes,  o que, por sua vez, permite analisar o comportamento e o perfil deles. Sendo assim, com este conhecimento, as estratégias de vendas, como upsell e cross-sell se tornam mais assertivas;
  • Melhora o processo de lealdade: além de gerar mais oportunidades de vendas, um software de CRM também contribui para a fidelização de clientes. Isso porque ele agiliza os atendimentos e também permite que a comunicação seja personalizada. Logo, o cliente se sente especial, um sentimento fundamental para que ele se torne leal a uma marca;
  • Otimiza os fluxos de trabalho e contribui para a redução de custos: como um software armazena as informações em nuvem, os funcionários conseguem acessar todos esses dados remotamente. Isso otimiza os seus trabalhos, pois evita deslocamentos e gastos com gasolina e transporte.

Para aproveitar os benefícios de um CRM de vendas, é preciso adotar um bom software, uma vez que nem todos os sistemas disponíveis no mercado dão conta de todos os processos descritos. 

Nesse sentido, sugerimos que você conheça o Zendesk para vendas, uma ferramenta da Zendesk que foi projetada para equipes de vendas. 

Com ele, seu time fica sempre bem informado e consegue, com agilidade e qualidade, identificar oportunidades, priorizar questões importantes e urgentes,  e solucionar problemas e demandas com mais eficiência. 

Ele também permite o acompanhamento por e-mail, emite notificações e alertas por push em tempo real, e, desse modo, potencializa o trabalho de sua equipe, uma vez que ela sabe em que momento o prospect abriu o e-mail e, assim, consegue aplicar a ação correta no momento exato. 

Além disso, produz relatórios completos e, desse modo, potencializa as estratégias de vendas, pois permite o acompanhamento dos números e dos resultados do setor. 

Para conhecer os recursos e entender como o Zendesk para vendas funciona, convidamos você a realizar uma avaliação grátis.