Ir para o conteúdo principal

Artigo 8 min read

CRM de vendas: o que é, para que ele serve e qual sua importância?

Por Zendesk

Última atualização em 14 dezembro 2023

O CRM de vendas é uma ferramenta que gerencia as interações entre clientes e leads e que tem como meta antecipar soluções para seus problemas e, assim, desenvolver um relacionamento de qualidade e duradouro com eles

Ele identifica oportunidades, otimiza processos e conduz os leads para o pipeline de vendas, melhorando a produtividade e o desempenho da gestão de vendas. 

Para saber, de modo mais profundo e detalhado, o que é CRM de vendas, entender como ele funciona e compreender por que esse sistema é importante, basta ler este post até o fim, que abordará: 

  • O que é um CRM de vendas?
  • Para que serve um CRM de vendas?
  • Como funciona um CRM de vendas?
  • O que o CRM pode fazer por sua empresa?
  • Por que o CRM é importante?
  • Quais as vantagens de adotar um CRM de vendas? 

Vem com a gente!

O que é um CRM de vendas?

Um CRM de vendas é uma estratégia focada na gestão de relacionamento com o cliente. Para isso, utiliza um software que permite armazenar e atualizar todas as interações com os leads e clientes, atendendo às suas demandas

Logo, essa plataforma é eficiente tanto para converter leads em clientes como para melhorar a relação com os consumidores da base, otimizando a retenção e o processo de fidelização

Um CRM de vendas de qualidade é de uso fácil e intuitivo pelas empresas que o adquirem, pois a ideia é justamentente centralizar informações e histórico de consumo dos clientes em um só lugar para automatizar processos e oferecer insights para tomadas de decisão mais assertivas.

Uma ferramenta desse tipo geralmente funciona como um SaaS (Software as a Service), isso é, a empresa que deseja adquirir o serviço pode contratá-lo por meio de uma negociação B2B com uma empresa de tecnologia que vende esse tipo de serviço.

Para que serve um CRM de vendas?

Um CRM de vendas registra dados, armazena informações, identifica oportunidades, registra problemas e administrar campanhas em um só ambiente

Assim, permite tanto que o time de vendas como o de atendimento e os gerentes dos setores tenham uma ampla visibilidade sobre os processos, facilitando seus trabalhos e gerando mais oportunidades de fechamento de negócios. 

Por exemplo, imagine um funil de vendas. Quando o lead chega a um agente comercial para que ele faça a oferta final para fechar negócio, esse profissional já conta com um rico histórico de interações, dados pessoais e até de compras antigas desse cliente com a marca.

Esses dados são fundamentais para orientar o vendedor a tomar as melhores decisões, moderar a abordagem e escolher as melhores ofertas de acordo com o perfil de consumo daquele cliente em específico.

Além disso, como o CRM de vendas também pode ser programado para respostas automatizadas, mensagens automáticas podem ser disparadas quando o consumidor avançar algum passo na jornada com a marca.

Por exemplo, uma oferta de produto pode ser programada quando ele preencher o carrinho de compras e não fechar negócio ou até mesmo quando o consumidor se cadastrar na base de contatos para e-mail marketing.

Entenda como o CX pode apoiar o sucesso do seu negócio com esse vídeo do canal da Zendesk no YouTube:

Como funciona um CRM de vendas?

Um CRM de vendas pode funcionar de duas maneiras. Uma delas é por meio do armazenamento de dados no próprio computador. A outra é por nuvem, que é bem mais eficaz, segura e prática, uma vez que não exige manutenção e nem compra de servidores, basta que a empresa tenha acesso à internet. 

A modalidade em nuvem permite acesso remoto para que configurações e monitoramento de processos possam ser realizados por dispositivos móveis ou computadores de qualquer lugar.

Além disso, como uma plataforma está conectada integralmente a um servidor em nuvem, eventuais atualizações de software são programadas e realizadas de forma automática.

Por fim, a escalabilidade de um servidor em nuvem garante que empresas façam a integração dos processos e dados da plataforma de forma simples e barata. Afinal, ela não precisa investir em uma estrutura física, como um hardware para hospedar o sistema do CRM  de vendas.

O que o CRM pode fazer pela sua empresa? 

O CRM armazena e rastreia as interações com leads e clientes por meio de vários pontos de contato, como telefone, e-mail, redes sociais, chats e formulários de contato. 

Além de oferecer o fácil acesso, ele também automatiza tarefas repetitivas, define lembretes, dispara alertas e gera relatórios. 

Desse modo, oferece insights poderosos para que as equipes acompanhem os processos com eficiência, solucione demandas com agilidade e, assim, fortaleçam a relação com leads e clientes, gerando mais negócios. 

Qual a importância da integração em um CRM de vendas?

Um dos principais diferenciais em um bom CRM de vendas é a integração de dados e o compartilhamento do fluxo de gerenciamento entre os colaboradores da plataforma.

Afinal, todos os profissionais de Marketing e Vendas, além das principais lideranças, possuem acesso em tempo real a uma central de dados que está em constante aprimoramento e atualização.

Essa integração permite que diferentes setores trabalhem de forma aliada e se alimentem de dados entre sites para obter insights, melhorar a performance e tomar as melhores decisões comerciais.

O atendimento ao cliente é uma das partes que mais se beneficiam, uma vez que as interações com o público tendem a ser mais personalizadas e assertivas em virtude da base de dados que os agentes possuem de cada cliente ou segmento do público separadamente. 

Por que o CRM é importante?

O CRM é importante porque ele automatiza e organiza processos, elimina as tarefas repetitivas, facilita a condução de leads para o funil de vendas e oferece mais agilidade no atendimento. 

Tudo isso junto melhorar a experiência do cliente e, assim, contribuiu para que a gestão de vendas seja mais assertiva e focada, otimizando a produtividade no segmento e, como consequência, gera mais possibilidades de fechamento de vendas. 

Em resumo, o impacto dessa ferramenta é tão grande tanto para o aprimoramento dos processos internos de uma organização quanto para o sucesso do cliente, que podemos dizer que, mais do que um diferencial competitivo, essa plataforma é fundamental para a sobrevivência de uma marca.

Isso é especialmente verdade quando analisamos o contexto de volatilidade e grande proliferação de dados no mundo dos negócios em tempos de transformação digital.

Mais do que nunca, é fundamental saber utilizar os dados a seu favor e contar com a automação para que eles se transformem em insights poderosos para as marcas conhecerem melhor seus clientes e venderem mais.

Confira abaixo esse bate-papo imperdível sobre transformação digital no canal do YouTube da Zendesk:

Quais as vantagens de adotar um CRM de vendas? 

As vantagens de adotar um CRM de vendas são várias. Abaixo, trouxemos alguns exemplos acompanhados de uma breve explicação para que você consiga entendê-los melhor:

  • Promove a integração dos times de marketing e de vendas: pelo fato de que os dois times conseguem acompanhar processos importantes como andamento de vendas e quantidade de negócios gerados. Logo, a comunicação das equipes é alinhada e cada uma delas se foca melhor em suas atividades;
  • Permite conhecer a performance de seus times: com um CRM, é possível monitorar o trabalho dos agentes de atendimento e da equipe de vendas, em tempo real. Assim sendo, os gerentes conseguem avaliar o desempenho com agilidade, o que auxilia na prevenção de problemas futuros e também contribui para mais produtividade, uma vez que eles conseguem oferecer feedbacks mais rápidos para seus times;
  • Potencializa as estratégias de vendas: um sistema permite visualizar o histórico de clientes,  o que, por sua vez, permite analisar o comportamento e o perfil deles. Sendo assim, com este conhecimento, as estratégias de vendas, como upsell e cross-sell se tornam mais assertivas;
  • Melhora o processo de lealdade: além de gerar mais oportunidades de vendas, um software de CRM também contribui para a fidelização de clientes. Isso porque ele agiliza os atendimentos e também permite que a comunicação seja personalizada. Logo, o cliente se sente especial, um sentimento fundamental para que ele se torne leal a uma marca;
  • Otimiza os fluxos de trabalho e contribui para a redução de custos: como um software armazena as informações em nuvem, os funcionários conseguem acessar todos esses dados remotamente. Isso otimiza os seus trabalhos, pois evita deslocamentos e gastos com gasolina e transporte.

Para aproveitar os benefícios de um CRM de vendas, é preciso adotar um bom software, uma vez que nem todos os sistemas disponíveis no mercado dão conta de todos os processos descritos. 

Conheça o CRM de vendas Zendesk

Nesse sentido, sugerimos que você conheça o Zendesk para vendas, uma ferramenta da Zendesk que foi projetada para equipes de vendas. 

Com ele, seu time fica sempre bem informado e consegue, com agilidade e qualidade, identificar oportunidades, priorizar questões importantes e urgentes,  e solucionar problemas e demandas com mais eficiência. 

Ele também permite o acompanhamento por e-mail, emite notificações e alertas por push em tempo real, e, desse modo, potencializa o trabalho de sua equipe, uma vez que ela sabe em que momento o prospect abriu o e-mail e, assim, consegue aplicar a ação correta no momento exato. 

Além disso, produz relatórios completos e, desse modo, potencializa as estratégias de vendas, pois permite o acompanhamento dos números e dos resultados do setor.
Para conhecer os recursos e entender como o Zendesk para vendas funciona, convidamos você a realizar uma avaliação grátis.

Histórias relacionadas

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.

Artigo
8 min read

IA para call center: benefícios, desafios e tendências

Entenda como usar IA em call center pode trazer benefícios para empresas, transformar a rotina de trabalho dos agentes e melhorar a experiência do cliente.