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O que são serviços de acesso remoto? Entenda o conceito, como implementar e 5 vantagens

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 18 November 2020
Última atualização em 18 November 2020

Serviços de acesso remoto são aqueles que podem ser realizados a distância, ou seja, sem a necessidade de comparecer à casa ou empresa do cliente.

Por exemplo, sabe quando o sinal da sua internet cai e, durante a ligação telefônica, a atendente informa que vai realizar alguns procedimentos no seu modem? Isso é um tipo de serviço de acesso remoto!

Mas por que os serviços de acesso remoto são importantes? A resposta é simples, e até lógica. 

Esse é um tipo de atendimento muito mais rápido e dinâmico, que otimiza o tempo do seu consumidor e da sua equipe, permitindo a entrega de soluções de forma bem mais eficiente.

Como resultado, você consegue elevar o nível de satisfação do cliente e melhorar o relacionamento, além de fortalecer a sua marca graças ao bom atendimento prestado. 

Ah! E vale lembrar também que, segundo uma das nossas pesquisas, quase 30% dos clientes esperam resolver seus problemas em menos de 5 minutos via telefone, e mais da metade escolhe o canal de atendimento baseado na rapidez com que precisa de uma resposta.

Ou seja, a oferta de serviços de acesso remoto pode ser um importante diferencial para a sua empresa e mais uma maneira de alcançar a excelência no atendimento.

O que são serviços de acesso remoto 

Como mencionado, serviços de acesso remoto são aqueles que a sua empresa pode oferecer os clientes sem que seja preciso se deslocar até o local onde ele está.

Os serviços de acesso remoto podem ser utilizados em diferentes segmentos e para as mais variadas atividades, tais como:

  • Help Desk;
  • SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor;
  • Serviços de TI (Tecnologia da Informação) como instalação de softwares;
  • Esclarecimento de dúvidas, entre outros.

Aproveite e leia também: “Atendimento remoto: o que é, como funciona e 6 boas práticas para usar na sua equipe

Vantagens dos serviços de acesso remoto

Os serviços de acesso remoto oferecem diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os clientes que os utilizam. Por isso, é uma abordagem que vale a pena considerar para o seu negócio.

Entre os benefícios dessa solução, as que mais se destacam são:

  • Redução de custos para a empresa
  • Agilidade no atendimento ao cliente
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Aumento da produtividade da equipe
  • Permite instalar o modelo de teletrabalho

Redução de custos para a empresa

Do ponto de vista das empresas, uma das grandes vantagens dos serviços de acesso remoto é que eles contribuem para reduzir os custos operacionais.

Resolver as questões do cliente a distância evita que seja desnecessário, por exemplo, o deslocamento de uma equipe até o local. Com isso, gastos com combustível, refeições e outros não são mais necessários.

Os valores economizados, por sua vez, podem ser aplicados em outros pontos para crescimento do negócio.

Agilidade no atendimento ao cliente

Nada mais importante do que ter o cliente no centro das suas operações. Um dos caminhos para promover isso é aprimorando o atendimento prestado.

Prestar serviços remotamente é uma maneira de oferecer mais agilidade nos seus processos e, quanto mais rápido o cliente tiver a questão dele resolvida, melhor será a imagem que tem daquela marca.

Aumento da satisfação dos clientes

Como consequência, isso aumenta o nível de satisfação dos clientes. Aqui, não podemos deixar de citar que a experiência do cliente  é um fator que influencia na sua fidelização, no seu comportamento de compra futura e até na propaganda que faz da sua marca.

A pesquisa “Quantificação do impacto nos negócios causado pelo atendimento ao cliente no Brasil” da Zendesk e da Dimensional Research® comprova isso.

O levantamento mostrou que 73% dos entrevistados consideram extremamente importante terem uma resposta rápida para o seu pedido inicial.

Entre os que tiveram boas experiências de atendimento, 66% recomendaram a marca para outras pessoas. 

Por outro lado, o impacto de um atendimento ruim pode resultar em divulgação negativa e na migração para concorrentes, conforme é possível ver no gráfico abaixo:

Aumento da produtividade da equipe

Outra grande vantagem de prestar serviços de acesso remoto é que eles aumentam a produtividade da sua equipe.

Por exemplo, no mesmo espaço de tempo que um profissional precisa para se deslocar da sua empresa até o local onde o cliente está, ele pode atender diversos chamados, e não apenas um.

Com isso, o número de solicitações resolvidas em um único dia é muito maior, a um custo reduzido e com menos desgaste para o seu time.

Não deixe de ler “O que é um sistema de tickets e por que ter um em sua empresa?

Permite instalar modelo de teletrabalho

A pandemia do novo coronavírus impulsionou um formato de trabalho até então tímido por aqui, o home office. 

Porém, muitas empresas notaram que essa forma de prestação de serviço pode ser uma boa solução tanto para o negócio quanto para os colaboradores e até clientes.

Uma pesquisa mostrou que 34% das empresas pretendem continuar com, pelo menos, 25% dos seus funcionários em regime de teletrabalho. Outras 29% cogitam manter 50% dos colaboradores, ou mesmo o quadro completo, trabalhando dessa forma.

Do ponto de vista dos profissionais, dados apontam que 52% dos brasileiros gostariam de continuar trabalhando exclusivamente das suas casas, ou comparecer ocasionalmente ao local de trabalho. 

A prestação de serviços de acesso remoto permitem atender a essas expectativas, garantindo a continuidade das atividades da empresa mesmo em períodos como o da quarentena.

Confira esta dica de leitura “Atendimento ao cliente home office: proteção contra o coronavírus e mais produtividade

Como funciona e como oferecer serviços de acesso remoto

Em meio a tantas vantagens a pergunta que fica é: como oferecer serviços de acesso remoto caso a sua empresa ainda não tenha essa funcionalidade?

Obviamente, é preciso contar com o apoio da tecnologia e de soluções que facilitem a vida dos seus funcionários e dos seus clientes.

Tudo vai depender do seu segmento e dos serviços prestados. Mas, de modo geral, o objetivo do acesso remoto é conectar dois pontos que estão fisicamente distantes.

Para isso, são combinados três elementos: software, hardware e conectividade de rede. A junção desses itens vai permitir diversas atividades, tais como realização de instalações, configurações, acesso a arquivos etc.

Dois exemplos de ferramentas que permitem a oferta de serviços remotos são o  GoToAssist Remote Support e o TeamViewer, ambos se conectam às soluções da Zendesk.

O GoToAssist Remote Support permite o compartilhamento rápido, simples e seguro de telas a partir dos seus tickets de atendimento.

Já o TeamViewer é um software de atendimento remoto que possibilita a criação de tickets em diferentes sistemas operacionais, tais como Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

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