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Micro-momentos: o que são e em que impactam o seu relacionamento com o cliente?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 7 Agosto 2020
Última modificação 7 Agosto 2020

Para o sucesso de um negócio, é preciso estar sempre atualizado perante às tendências do mercado, principalmente no ramo digital, com as soluções prontas para as dores da persona. É aqui que entra os micro-momentos, como aliados poderosos na sua estratégia de marketing.

Talvez, você ainda não conhece esse conceito, já que é recente, mas fique tranquilo. Elaboramos este artigo, para explicar o assunto e tirar suas dúvidas. Espero que seja útil, boa leitura!

O que são micro-momentos?

Esse conceito foi criado pelo Google, que define como momentos da jornada de um consumidor, geralmente estimulados pelo uso do celular e que abrangem quatro classificações diferentes. A seguir, listamos cada um deles.

“Eu quero saber”

Esse é o instante em que o usuário teve acesso a alguma informação sobre determinado produto ou serviço, seja por meio de um anúncio ou indicação de alguém, e deseja saber mais sobre aquilo. É o momento em que o potencial consumidor está buscando dados para tomar uma decisão de compra.

“Eu quero fazer”

Nesse caso, O usuário está em busca de dicas práticas sobre como fazer, criar, instalar, montar ou executar alguma coisa — aqui, os vídeos fazem sucesso. São os famosos tutoriais.

“Eu quero comprar”

Se refere ao instante em que o usuário está fazendo pesquisas com a real intenção de compra. Normalmente, os termos utilizados nas buscas, trazem o nome do produto ou serviço e são específicos, como “smartphone 64GB”. 

“Eu quero ir”

Aqui, o usuário tem a intenção de chegar a algum lugar. Podemos citar, por exemplo, a busca pelo endereço de uma loja, a definição de rotas até determinado local, ou a pesquisa por indicações de estabelecimentos nos arredores da sua posição atual. Nesse momento, o Geomarketing pode ser bem aproveitado em uma estratégia sólida.

As mudanças no comportamento do consumidor

Os micro-momentos vem causando uma revolução na relação consumidor com a marca. Isso porque eles são um exemplo da nova realidade proporcionada pela evolução digital, utilizar promoções não é mais suficiente. É preciso estudar o perfil do seu público-alvo e ter uma estratégia sólida para alcançar o usuário, em momentos nos quais ele está formando sua opinião. Somente por meio de impactos positivos nas horas certas, surgirá o diferencial que influenciará na decisão de compra.

Tão rápido quanto o cliente está na sua mão, ele pode mudar de ideia e optar pela concorrência. Essa inconstância é consequência da conectividade cada vez mais presente no dia a dia.

A sua marca tem que estar preparada para conquistar o cliente. Mesmo que o consumidor encontre o produto ou serviço da sua empresa depois de uma busca, ele busca mais informações exclusivas e personalizadas, que o ajudem em sua escolha, tais como características, benefícios e vantagens da compra. Ou seja, o cliente precisa ser convencido que a sua marca, é a melhor para solucionar o problema.

Como utilizar os micro-momentos em suas estratégias de marketing?

Optar pelo uso de micro-momentos em sua campanha, ajuda nas estratégias de atração, conversão, relacionamento e vendas, além de garantir ótimos níveis de ROI.

Para isso, é fundamental contar com o Inbound Marketing, que faz com que cada cliente em potencial seja tratado de forma única, respeitando a etapa em que ele se encontra na jornada de compras. Dependendo dos estímulos que ele produz, é possível direcionar uma comunicação personalizada e conveniente, sem ser intrusivo.

Para explorar bem as oportunidades de micro-momentos, utilize ferramentas como o Keyword Tool e o SEMRush. Com elas é possível obter insights sobre os termos mais utilizados pelos usuários, quando eles procuram algo semelhante ao que você vende.

Contudo, existem algumas práticas importantes nesse processo, confira em seguida.

Entenda o comportamento dos usuários

Faça uma análise dos termos de busca mais utilizados pelo seu público-alvo e as intenções por trás dessas pesquisas. Assim, você identifica padrões de comportamento do mercado mobile para utilizar a seu favor e como se encaixam nos micro-momentos.

Isso pode ser feito por meio da ferramenta Google Search Console, que permite acessar o relatório “Search Analytics” para descobrir os termos de busca em que  suas páginas aparecem.

Outro fato importante, é saber qual o dispositivo mais utilizado para os usuários encontrarem a sua marca (smartphone, computador, tablet, etc).

Estruture sua campanha

Conhecendo a fundo os seus potenciais clientes, você consegue entender como cada ação ou conteúdo, pode ser útil para atrair o usuário durante os micro-momentos. Avalie se é interessante criar materiais ricos para satisfazer as necessidades dos usuários e engajá-los com informações eloquentes.

Otimize seus meios de comunicação

A oportunidade de impactar o usuário é imediata, principalmente com a facilidade dos smartphones e do acesso à internet, a qualquer hora e lugar. Por isso, transforme a experiência do usuário em prioridade e certifique-se de que seu site esteja otimizado para aparelhos mobile com um design responsivo e boa velocidade de carregamento.

Portanto, fique atento a detalhes como:

  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • Experiência do usuário e design responsivo;
  • Uso da tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP).

Agora que você entendeu o conceito dos micro-momentos e como colocar em prática, espero que ajude a impulsionar a produtividade da sua empresa, sendo um aliado à estratégia de marketing. 

Além disso, existem outras medidas para otimizar seu site, como as técnicas de copywriting. Que tal conhecer mais sobre o assunto?