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O que é CRM de vendas: definição e 9 motivos para investir em uma plataforma de Customer Relationship Management

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 3 Junho 2020
Última modificação 3 Junho 2020

De acordo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 64% das empresas relatam que a adoção de um sistema de CRM foi impactante ou muito impactante para os negócios.

A importância de um CRM se torna ainda mais evidente quando observamos que, de acordo com a mesma pesquisa, um terço dos profissionais de venda passam de três a quatro horas por semana usando um CRM, enquanto 24% afirmam passar mais de 10 horas.

Por isso, fica claro que quanto mais madura estrategicamente a empresa, mais eles usam ferramentas de CRM.

Mas você sabe mesmo o que significa CRM em vendas? E por que ele é tão valorizado pelas organizações de sucesso?

A verdade é que de uns anos pra cá, tem-se observado mudanças significativas na maneira com que as marcas se relacionam com seus clientes. Se antes a preocupação maior estava no produto ou serviço oferecido, hoje o foco está bem mais direcionado a quem vai adquirir essas soluções da empresa.

Com empresas mais preocupadas em construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes e garantir que eles tenham a melhor experiência possível, surge o conceito de Customer Relationship Management (CRM).

No CRM, o cliente é colocado no centro de todas as estratégias, inclusive as de venda. Basicamente, a intenção é coletar e gerenciar dados relevantes sobre prospects, leads e clientes, antecipar suas necessidades, oferecer soluções personalizadas e aumentar as conversões.

Neste artigo, vamos explicar o que é CRM de vendas, para que tipo de empresa ele é recomendado e as principais vantagens que ele pode oferecer.

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O que é CRM de vendas?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management; em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um conjunto de estratégias que têm como foco a experiência e o sucesso do cliente.

O objetivo do uso do CRM é desenvolver uma relação de qualidade e duradoura com os clientes. 

Para isso, são utilizados uma série de dados e informações relevantes sobre cada cliente, que vão desde os meios para contato até as preferências, histórico de compras e de interações com a empresa, dores e necessidades atuais, perfil dos tomadores de decisão e outros.

Para conseguir gerenciar tudo isso, recorre-se a uma plataforma de CRM, que nada mais é que um software que automatiza certas tarefas e armazena todos esses dados e informações, atualizando-os em tempo real. Um software de CRM também gera relatórios automáticos e ajuda na obtenção de insights valiosos para que os profissionais de venda possam otimizar suas conversões.

Ou seja, podemos definir o que é CRM em vendas como uma forma de gerenciar o relacionamento de uma empresa com seus clientes, utilizando informações-chave sobre esses contatos para personalizar as abordagens e conduzir clientes em potencial por todo o funil de vendas com mais assertividade e eficiência.

Portanto, o que é CRM em vendas se não uma plataforma que armazena e integra dados valiosos sobre os clientes e prospects de uma empresa e que ajuda na estruturação de estratégias comerciais com foco no próprio cliente?

Além disso, a definição sobre o que é CRM em vendas passa também pelo fato de que essa é uma plataforma essencial para a captação de novas oportunidades e para negociações mais fluidas e organizadas.

Quando nos questionamos sobre o que significa CRM em vendas, concluímos que se trata de um software que, por meio da automatização, permite que os vendedores se dediquem às etapas mais cruciais do pipeline e possam aumentar suas conversões.

 

Como saber se a sua empresa precisa de um CRM de vendas?

Agora que você já sabe o que é CRM de vendas, deve estar se perguntando: será mesmo que a minha empresa precisa de um software de CRM?

Bem, uma plataforma de CRM é indicada para empresas de qualquer porte e que desejam fidelizar seus clientes para se manterem no mercado.

Um aspecto que pode justificar a necessidade de um CRM reside no fato de que dificilmente uma empresa consegue gerenciar todos os seus contatos e interações manualmente. E, quando consegue, acaba deixando de lado outras tarefas mais importantes.

O CRM de vendas também pode ser muito útil para empresas que:

  • Desejam se aproximar de seus clientes;
  • Estão crescendo e aumentando o número de clientes;
  • Estão com uma churn rate muito alta e querem reverter essa situação;
  • Querem promover a integração entre as equipes de marketing, vendas e atendimento;
  • Precisam acessar as informações sobre os clientes e leads em qualquer lugar e com agilidade;
  • Sentem a necessidade de fazer um follow up mais eficaz;
  • Querem se livrar de planilhas e anotações intermináveis.

E aí? Será que você precisa de um CRM?

9 motivos para investir em um CRM de vendas

Ok. Você já sabe o que é CRM de vendas para que tipo de empresa ele é indicado. No entanto, ainda está em dúvida sobre seus benefícios?

Confira a seguir 9 motivos para investir em uma plataforma de CRM para equipe de vendas:

  1. Melhoria na gestão e análise das interações com clientes;
  2. Possibilidade de personalização de campanhas, abordagens e argumentação de vendas;
  3. Fluidez na condução dos leads pelo funil de vendas;
  4. Aumento na captação de novos clientes;
  5. Integração entre os colaboradores;
  6. Automatização de tarefas repetitivas e de pouco valor;
  7. Centralização de dados relevantes;
  8. Obtenção de insights valiosos;
  9. Simplificação de processos.

Ficou claro o que é CRM de vendas? Está convencido dos benefícios que essa solução pode trazer? Que tal implementar uma plataforma de CRM na sua equipe comercial?

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