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Automação de marketing: táticas para reduzir as desinscrições

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 Dezembro 2020
Última atualização em 21 Dezembro 2020

A automação de marketing traz vários benefícios para a construção de uma jornada de compra satisfatória que atrai leads e os qualifica ao longo do funil até serem transformados em clientes. 

Mas não se trata apenas de atrair clientes em potencial. A automação também é estratégica para as ações de nutrição de leads ao longo do funil.

O indicador que mostra como está o envolvimento dos leads com sua empresa é a taxa de churn que também pode ser compreendida como os cancelamentos da sua lista de e-mail. 

Muitas empresas que perdem o timing das ações não usam a automação de marketing e, por isso, tem um número alto de desinscrições. 

Quer entender como a automação pode melhorar seu fluxo de nutrição e manter os clientes envolvidos com o conteúdo, sua marca e com as vendas? Continue lendo!

O que é e como calcular a taxa de churn? 

O primeiro passo antes de passar para as dicas práticas de uso da automação de marketing é entender o que é taxa de churn e como ela é calculada.

A taxa de churn ou de desinscrição é a quantidade de clientes (em porcentagem) que cancela a inscrição da sua lista de e-mails dentro de um determinado período — mês, trimestre, semestre, ano — você define!

A fórmula para calcular esse valor é simples::

Nº de clientes desinscritos ÷ nº total de clientes no início do mês x 100 = taxa de churn mensal.

Por exemplo: no início do mês você tem 200 contatos na sua base de clientes e perde 15 até o final do mês. A taxa de churn nesse caso é de 7,5%.

Por isso é fundamental ter a captação e a nutrição fortalecidas, pois os cancelamentos vão existir, mas as novas entradas precisam compensar as saídas. 

E se lembrarmos que é mais barato e fácil manter um cliente do que conquistar um novo, investir na retenção de clientes é indispensável.

Mantendo os clientes engajados com a marca

Mesmo com a automação de marketing não existe mágica quando o assunto é retenção de clientes. Um aspecto importante que deve ser valorizado na comunicação é o compromisso da marca com seu público.

Esse alinhamento mantém o engajamento em alta. O especialista em marketing, Neil Patel, afirma que o “engajamento importa porque um cliente que deixa de usar um serviço não vai continuar pagando por ele”. 

A mesma dinâmica funciona com os clientes. “Se eles não estiverem envolvidos com a sua marca e comprando dela, vão cancelar o recebimento das suas ofertas”, completa Patel.

5 táticas de automação de marketing

Um dos tipos de fluxo de e-mail configurado via automação de marketing é a campanha de gotejamento — um conjunto de ações programadas para serem enviados em uma ordem e em momentos específicos. 

As campanhas podem ser feita utilizando e-mail, SMS interativo, entre outros canais. Como exemplo para este post, vamos focar no e-mail como canal principal para reduzir a taxa de churn e manter o interesse e o engajamento dos clientes.

Atualmente, o mercado digital conta com diversos provedores de serviços de e-mail como Mailchimp e também de ferramentas mais avançadas de automação de marketing como a LAHAR (nacional) Marketo e Hubspot (internacionais).

Abaixo reunimos cinco exemplos de fluxos de automação de marketing via e-mail que empresas podem utilizar. Confira!

1. Campanha de boas-vindas para novos clientes

Quando um cliente se inscreve para receber seu conteúdo, pode (e deve!) receber um e-mail de boas-vindas com conteúdos introdutórios via automação de marketing como:

  • Um e-mail de “Seja bem-vindo. Agora você faz parte da nossa comunidade!”;
  • Um e-mail que explica mais sobre seu produto ou serviço: vídeo, infográfico, passo a passo em tópicos. Tudo curto e rápido de consumir;
  • Um e-mail convidando para conhecer as redes sociais da marca, etc.

2. Campanhas em datas comemorativas

As campanhas para datas comemorativas também podem ser configuradas com a ajuda da automação de marketing. Alguns exemplos são:

  • E-mail de aniversário do cliente com um “presente” (benefício);
  • E-mail de aniversário da empresa com vantagens especiais;
  • E-mail com campanhas para datas específicas: Natal, Black Friday, Dia das Mães, etc.

3. Campanhas sobre novidades da marca

Os lançamentos da marca devem chegar primeiro para o público que já é cliente e faz parte da lista de e-mail. Essa exclusividade inventiva a interação e o engajamento. 

  • E-mails em série com vídeos teaser sobre uma nova funcionalidade ou chegada de uma nova modalidade de serviço;
  • E-mails semanais com os posts mais recentes do blog;
  • E-mail interativos com perguntas relacionadas a melhoria, experiência de uso ou de compra no site, etc.

4. Campanhas de fidelização

A automação de marketing também auxilia a manter a base de clientes conecta a empresa, principalmente no momento de renovar o serviço. Alguns exemplos de e-mails desse tipo são:

  • E-mails lembrando o fim da assinatura;
  • E-mails com oferta especial de renovação dentro de um prazo X de dias;
  • E-mail com uma apresentação interativa das principais atividades e resultados alcançados com sua ferramenta, caso seja um serviço.

5. Campanhas de acompanhamento de processo

Depois de fechar a compra, continue acompanhando o cliente para que o pós-venda não perca em qualidade no atendimento. Configure fluxos de:

  • E-mail pedindo feedback sobre o produto e a satisfação com a compra;
  • E-mail com sugestões de itens relacionados a última compra; 
  • E-mail com ofertas especiais para clientes inativos;
  • E-mail com recompensas para os clientes com maior ticket médio de compras ou que são clientes do serviço a mais tempo;
  • E-mail quando o cliente se desinscrever pedindo feedback do motivo.  

Complete sua leitura com o artigo: Fluxo de automação: 8 etapas e exemplos de e-mail marketing:

Exemplos de campanhas de automação de marketing

Reunimos também alguns exemplos de campanhas de gotejamento na prática feitas por grandes empresas do mercado focadas na retenção de clientes. Confira!

Asana

O Asana, um software SaaS de gerenciamento de projetos, mostra no seu e-mail de boas-vindas os principais benefícios da ferramenta e convida o novo usuário a baixar também o app para celular.

Dropbox

Já o Dropbox, tem uma tática para reconquistar os clientes que estão inativos usando a automação de marketing. O gancho do e-mail é em como a organização do cliente fica muito melhor com todos os arquivos salvos em um local seguro.

Godaddy

O Godaddy, empresa registradora de domínios e hospedagem de sites, é reconhecida pela excelência no atendimento ao cliente. No e-mail de acompanhamento, o pedido de feedback com uma mensagem personalizada faz com que o cliente saiba que ele importa para a empresa.

Como você pode ver, a automação de marketing não retira a possibilidade de personalizar suas campanhas de e-mail marketing. Pelo contrário, ajuda a organizar o fluxo e manter uma comunicação o mais próxima possível.

Pronto para começar sua automação de marketing?

Acompanhe de perto sua taxa de churn e nunca perca a chance de saber os motivos pelos quais os clientes cancelam o recebimento de mensagens da marca.

Assim, sua equipe pode melhorar as abordagens e ações constantemente para manter os leads mais engajados com as ações da empresa sempre próximos. 

Se você achou a automação de marketing útil e está curioso para saber mais sobre como criar uma estratégia de Inbound Marketing, pode ler mais sobre software de automação de marketing no artigo deste link.

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades.

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