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Equipe CSC: entenda o que é e quais são as vantagens dessa estrutura

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 29 Março 2021
Última atualização em 29 Março 2021

Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é um modelo de negócio que ajuda na integração de setores e informações de uma empresa. Um método que agrega eficiência, economia e agilidade nos resultados, melhorando assim as rotinas corporativas. 

Essa estrutura de gestão integrada já é adotada por 90% das 100 maiores empresas do mundo, ajudando na identificação de prioridades. Uma solução desenvolvida para unir departamentos, integrando e centralizando processos menos burocráticos, dessa forma o tempo é melhor utilizado em atividades mais exigentes. 

Equipes de CSC ajudam as empresas a se manterem competitivas, pois sua estrutura permite que rotinas cotidianas tomem menos tempo dos colaboradores, dando o suporte necessário para todas as operações. 

Pensando em tudo isso, preparamos esse conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é um CSC e quais os seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é CSC? 

Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma estrutura, local ou software, que presta serviços de áreas de suporte para empresas, de forma padronizada.

O conceito de Centro ou Central de Serviços Compartilhados surgiu na década de 70 nos Estados Unidos, onde era nomeado de Shared Service Center. 

Normalmente, áreas como contabilidade, finanças, tecnologia da informação, engenharia, manutenção, marketing, recursos humanos e logística, podem ter suas atividades estruturadas em um CSC. 

Uma ferramenta de integração, que facilita o fluxo de trabalho, principalmente para empresas com muitas filiais, que ao invés de ter um departamento de cada setor em cada uma das suas filiais, pode centralizar os departamentos em um único local, que atenda as necessidades de toda a empresa.

CSC: um call center operacional

Visualizar como funciona um CSC fica mais fácil quando imaginamos ele como um call center operacional, sempre disponível para apoiar os colaboradores ou clientes de uma empresa.

TI

É o CSC que disponibiliza apoio aos funcionários com algum problema técnico de TI, dessa forma, não é necessário ter um setor de tecnologia em cada filial da empresa, pois muitas dúvidas podem ser esclarecidas com um suporte a distância.

Almoxarifado

Através do Centro de Serviços Compartilhados, é possível fazer a solicitação de materiais de escritório e higiene, para um ou mais setores de uma empresa, sem precisar necessariamente ter um setor específico para essa função.

Financeiro

Um CSC do setor financeiro, pode ser ótimo para tirar dúvidas recorrentes de valores, isso para funcionários e também clientes de uma empresa.

Recursos Humanos

Muitas empresas tem diversas filiais, mas nem todas as filiais tem uma sala só para o RH. Com o CSC os funcionários podem entrar em contato para esclarecer questões contratuais, folha de pagamento, solicitar férias, dentre outras questões desse setor, sem necessariamente ter que se deslocar até o RH da empresa.

Essas são apenas algumas das várias possibilidades que um CSC pode oferecer ao integrar atividades. Esse único setor pode ser um grande diferencial para empresas, pois ter um "call center operacional" próprio, que tira dúvidas e facilita procedimentos, torna diversas funções mais ágeis.

Claro que implementar um CSC envolve pessoas, pois o sistema não funciona sozinho, e a equipe que atuará nessa central deverá ser preparada e motivada para prestar o melhor serviço de suporte ao profissionais que eles atenderão.

Como implementar uma equipe CSC na sua empresa

1° passo: Realize um mapeamento

Qualquer mudança precisa ser planejada, principalmente em uma empresa. Realizar o mapeamento prévio para definir quais áreas poderão fazer parte do CSC é fundamental para determinar o fluxo que essa central receberá. 

2 ° passo: Avalie as tecnologia necessárias

Para implementar um CSC, além de uma equipe preparada, a empresa deve contar com recursos tecnológicos adequados, como:

  • um software de gestão;
  • um CSC service de qualidade, que integre os dados necessários;

Todas as tecnologias da empresa devem estar alinhadas, para que a integração das informações não sejam prejudicadas.

Leia também: Dados e agilidade unidos pela experiência do cliente.

3° passo: Treine sua equipe

A equipe que cuidará do Centro de Serviços Compartilhados deve ser muito bem treinada, para que todos os processos sejam feitos com atenção e sem imprevistos.

Além da equipe CSC, os funcionários também devem ser informados das novidades, e para isso, uma liderança eficiente é fundamental para que todas as mudanças organizacionais sejam repassadas com clareza.

Se só um treinamento não for o suficiente para tirar todas as dúvidas da equipe CSC, a contratação de uma consultoria pode auxiliar na introdução dos novos métodos e no monitoramento dos primeiros resultados.

Principais vantagens do CSC

Várias são as vantagens da implementação de um CSC em uma empresa, dentre eles, os principais são:

Diminuição de custos

Ao implementar uma equipe de CSC, as empresas economizam por conseguir balancear suas equipes. Funcionários que realizavam funções básicas, podem ser melhor aproveitados.

Funções dispensáveis podem ser extintas, mas a produção pode ser melhorada, isso reflete nos números de forma positiva.

Aumento na produtividade

Com uma equipe de CSC, funcionários que antes realizavam a mesma função passam a exercer atividades mais satisfatórias, e isso reflete na produtividade, afinal, funcionando felizes produzem mais, erram menos e geram mais resultados.

Comunicação mais eficiente

Ao implementar um CSC, o ganho com comunicação se torna notório, pois uma equipe CSC preparada, consegue repassar as informações com muito mais sinergia e menos ruídos.

O fluxo de informações é facilitado e mais ágil, e os resultados disso são equipe mais interadas das informações da empresa.

Leia mais sobre: Comunicação assertiva

A importância da tecnologia nos processos de integração das empresas

Um levantamento realizado pela Global Digital Triste Insights Survery 2021, que ouviu 3.249 executivos de negócios e tecnologia de 44 países, incluindo o Brasil, mostrou que 40% dos diretores de empresas aceleraram a digitalização de processos para auxiliar no crescimento de suas organizações.

Os Centros de Serviços Compartilhados são tendências, onde a tecnologia se une a informação e comunicação, para a melhoria dos processos internos e externos das empresas.

Diversos são as tecnologias que podem ser implementadas ao CSC, automatizando funções para potencializar os processos de gestão das empresas, refletindo positivamente nos gastos.

A implementação de tecnologias nos processos de integração das empresas é extremamente positiva, e apostar em tendências como o Centro de Serviços Compartilhados pode ser um diferencial para empresas que desejam agilizar resultados.

Para conhecer mais opções de otimização de gestão, acesse nosso site e entenda como a Zendesk pode potencializar seu atendimento automatizado.

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