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Empreendedorismo digital: veja o que fazer para ter um negócio de sucesso

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 5 Agosto 2020
Última modificação 5 Agosto 2020

Empreendedorismo digital consiste na criação de um modelo de negócio que ofereça produtos e/ou serviços pela internet

A ideia é utilizar esse canal, que a cada dia ganha mais usuários, para ter uma empresa lucrativa. 

Para se ter uma ideia de como ter um negócio digital pode ser vantajoso, uma pesquisa mostrou que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking quando o assunto é tempo de utilização da internet.

De acordo com o levantamento o brasileiro passa, em média, 9 horas e 29 minutos por dia conectado. No uso da internet móvel ocupamos o terceiro lugar, com 4 horas e 45 minutos on-line diários.

Além disso, o Brasil tem 2 dispositivos digitais para cada habitante (considerando computadores, notebooks, tablets e smartphones), e mais de 1 smartphone por pessoa, o que leva a 230 milhões de celulares inteligentes, de acordo com a pesquisa da FGV, Fundação Getúlio Vargas.

Ou seja, as pessoas realmente estão cada dia mais conectadas. Assim, estar presente nesse mundo, por meio do empreendedorismo digital, pode ser sim um grande negócio.

Mas o que é preciso para ter um negócio digital relevante em meio à concorrência? Quais as tendências para esse setor? Descubra agora!

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Uma pesquisa da PayPal, empresa de pagamentos on-line, mostrou que 95% dos consumidores brasileiros afirmam fazer compras on-line. Desses, 76% usam seus smartphones para realizarem compras. 

Considerando apenas as compras realizadas por esse dispositivo, o tíquete médio de consumo no Brasil é de R$ 503 por mês.

Ou seja, esses números podem ser vistos como uma das vantagens do empreendedorismo digital, visto que cada vez mais as pessoas estão usando a internet como canal de compras.

Porém, além de se valer de um ambiente amplamente utilizado, o empreendedorismo digital traz outras vantagens.

Custo menor de investimento

Ainda a atuação de maneira presencial e virtual simultaneamente seja uma forte tendência, é importante ressaltar que um negócio digital tende a gerar bem menos custos do que um negócio físico.

Isso porque a criação de um site e de redes sociais, por exemplo, levam a gastos bem menores do que a montagem de uma infraestrutura necessária para atendimento presencial, independentemente do ramo de atuação.

Lucratividade maior

O fato de ter menos despesas do que um empreendimento presencial também contribui para que o empreendedorismo digital seja mais lucrativo.

Além disso, estamos falando de presença na internet, local onde as barreiras geográficas não existem. 

Ou seja, enquanto um negócio físico fica limitado ao público da região, um negócio digital pode atender clientes de qualquer lugar do país ou do mundo.

Horário de atendimento ilimitado

Parte dessa lucratividade maior também pode ser atribuída a não haver limites de horário para o atendimento on-line.

Estar na internet é o mesmo que manter a sua empresa aberta 24 horas por dia, 7 dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. Essa característica do empreendedorismo digital ajuda a aumentar as vendas

Além disso, o uso de ferramentas como chat com inteligência artificial garantem que seus clientes não fiquem sem suporte e atendimento, independentemente do horário.

Quais as principais tendências do empreendedorismo digital?

Mas considerando que a internet traz novidades todos os dias, quais seriam as tendências do empreendedorismo digital que valem a pena empregar no seu negócio?

Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou IoT, visa conectar objetos físicos ao mundo digital — por exemplo, acender as luzes de uma casa com um comando no celular.

No empreendedorismo digital a IoT pode colaborar de diversas maneiras para facilitar o fechamento de negócios, tais como:

  • Permitir que o cliente “teste” ou “experimente” um produto ou serviço antes de comprar;
  • No envio de documentos;
  • Na oferta de meios de pagamentos mais rápidos e seguros.

Oferta de aprendizado

Outra forte tendência no empreendedorismo digital é promover aos seus clientes novos aprendizados, ainda que cursos a distância não seja o foco da empresa.

De acordo com a Forbes, a expectativa é que, até 2022, o número de alunos matriculados em cursos seja de 50% em educação presencial e 50% a distância.

Trazendo isso para um negócio digital, pode-se entender que cada vez mais as pessoas estão usando a internet como canal de aprendizado.

Considerando isso, as empresas podem criar cursos voltados para o seu ramo de atuação, com assuntos relevantes para o seu público. Isso contribui para atrair público e aumentar sua presença na internet.

Marketing interativo

Trata-se de uma estratégia que visa incentivar a interação do público com a sua marca. Além de aumentar o engajamento, contribui para atração, nutrição e conversão.

A ideia é promover um diálogo efetivo com o seu público, por meio de práticas e técnicas que levem a essa comunicação — por exemplo, envio de mensagem para o cliente, interação nas redes sociais etc.

O que é preciso para ter um negócio digital de sucesso?

Mas se o mundo on-line tem sido cada dia mais utilizado pelas empresas, como se tornar um empreendedor digital de sucesso?

Se essa é a sua dúvida, saiba que um dos principais segredos para se destacar nesse ambiente é inovar

A oferta de soluções diferenciadas das entregues por seus concorrentes pode ser um importante atrativo para o seu negócio digital.

Para isso, é preciso estudar seu mercado de atuação, pesquisar as necessidades e dores do seu público-alvo, bem como as ações das outras empresas, a fim de encontrar possíveis falhas que podem ser supridas pelo seu negócio.

Além disso, existem outras abordagens que ajudam a dar destaque no empreendedorismo digital.

Acompanhe a jornada do seu cliente

Estar atento à jornada consumidor permite que você entregue exatamente o que ele precisa em cada etapa, e isso contribui para que o potencial cliente evolua até que tome sua decisão final de compra.

Esse acompanhamento também contribui para melhorar a experiência do seu cliente, além de ajudar a aumentar a autoridade e a confiabilidade da sua marca.  

Preste um bom atendimento

E não se pode deixar de lado o bom atendimento ao cliente. Muitos empreendedores negligenciam esse ponto por não estarem em contato direto com o consumidor. No entanto, esse pode ser uma questão determinante entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

O Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020 mostrou que o atendimento é tão importante quanto o preço. Além disso, é um dos quesitos que levam um consumidor a se tornar fiel a uma marca.

Quer saber como atender bem? 

Então leia o nosso artigo “7 dicas para um bom atendimento ao cliente”.

Use ferramentas adequadas

O empreendedorismo digital está totalmente relacionado ao uso de tecnologias que otimizam as tarefas da sua empresa e que contribuam para melhorar o relacionamento com seus clientes.

Além de dar ênfase às ferramentas para atendimento virtual, o uso de soluções que aumentam a produtividade também é bem importante.

Um software de CRM de vendas, por exemplo, permite a centralização de todos os dados e interações com seus clientes em um único ambiente. 

Dessa forma, é possível acompanhar melhorar sua jornada e oferecer os produtos e serviços certos, na hora certa.

Quer entender melhor como funciona essa solução? Então leia o nosso artigo “O que é CRM de vendas: definição e 9 motivos para investir em uma plataforma de Customer Relationship Management