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Estratégias para aumentar vendas: 4 ideias para alavancar seu desempenho

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 7 Abril 2020
Última modificação 4 Junho 2020

Algumas perguntas costumam ser muito frequentes no mundo dos negócios. "Como melhorar minhas vendas" é, provavelmente, uma delas. Afinal, esse é um desafio constantemente enfrentado por qualquer empresa.

Pois saiba que um atendimento ruim, uma única vez, é suficiente para espantar aproximadamente metade dos clientes de sua empresa, segundo uma pesquisa realizada pela Zendesk. Assim, investir em atendimento é um dos pilares de como aumentar vendas.

Mas existem outras iniciativas que você também pode usar nesse sentido.

Hoje, com o evolução da tecnologia e principalmente da forma como os consumidores interagem com ela e com as outras pessoas, é fundamental aprimorar as suas estratégias para aumentar vendas, usando dados e ferramentas inteligentes.

Nesse artigo apresentaremos algumas dicas para melhorar vendas no comércio e também no mercado B2B, seja em um ambiente físico ou online.

4 estratégias para aumentar vendas que você deveria usar sempre

Existem várias formas de como melhorar vendas, selecionamos aqui 4 delas que julgamos as mais efetivas.
Mas lembre-se: elas são importantes sempre, não apenas em momentos de crise!

    Segmentação do público-alvo;
    Excelência no relacionamento com o cliente;
    Inbound Marketing;
    Qualificação da equipe.

Veja cada uma dessas estratégias para aumentar vendas em detalhes.

1. Segmentação do público-alvo

Essa é uma dica importante, principalmente de como aumentar as vendas em tempos de crise. Conhecer o público-alvo é o primeiro ponto a observar.

De nada adianta você fazer uma campanha de marketing focada em um público jovem, se o seu produto ou serviço é indicado para pessoas de meia idade. Talvez você diga que isso é óbvio. Mas a segmentação do público vai muito além disso. Você deve segmentar seu público em relação a cada serviço ou produto que comercializa.

Por exemplo: uma empresa que vende equipamentos de TI em conjunto com serviços para sua manutenção pode atender tanto a grandes corporações quanto a pequenos empresários.

Nesse caso, a comunicação, os preços, os planos de serviços e muitos outros detalhes devem ser segmentados adequadamente em função do perfil e das necessidades de cada público. Assim, será possível ser muito mais certeiro em suas ofertas para esses segmentos. E, por consequência, aumentar vendas.

Conhecer o seu público-alvo é também conhecer o tipo de atendimento que você deve dar a ele. E, na verdade, é durante o atendimento que se colhem dados importantes sobre esses públicos para segmentá-los corretamente.

2. Excelência no relacionamento com o cliente

Tratar o cliente como uma pessoa única, de forma personalizada, é mais uma das estratégias para aumentar vendas quê você deve usar sempre.

Criar um vínculo com seus clientes, mostrar que eles são importantes para a empresa, entrar em contato para o pós-venda, se disponibilizar a auxiliar em caso de dúvidas são atitudes que os encantam e fidelizam.

E fidelizar o cliente é uma das tarefas mais difíceis que uma empresa pode se propor. Por isso, contar com uma plataforma de atendimento ao cliente completa e que crie uma base de conhecimentos para que seus atendentes possam solucionar problemas com mais agilidade é fundamental.

Além disso, ter todo histórico de relacionamento com o cliente à disposição dos atendentes instantaneamente fará com que eles entendam todo contexto do chamado na hora, passando confiabilidade ao cliente e um sentimento de que ele é valorizado pela empresa.

3. Inbound Marketing

O marketing de atração (Inbound Marketing) é uma das formas de como aumentar as vendas de uma loja ou comércio eletrônico.

Por meio de ferramentas analíticas se descobrem os conteúdos que seu público-alvo mais procura na internet e são criados textos com essa temática, normalmente publicados em um blog.

Esses textos são extremamente relevantes e ajudam o público-alvo a entender melhor como sua empresa pode resolver seus problemas e atender a suas necessidades.

Além disso, são criados materiais ricos, como e-books e infográficos, que podem ser baixados por meio de landing pages acessadas em links nessas conteúdos criadas. Assim, seus clientes fornecem dados de contato em troca desses materiais e passam a receber ainda mais informações relevantes de seu negócio, por meio de campanhas proativas.

Com o tempo, esses clientes percebem todo valor de suas soluções e se tornam extremamente qualificados para um contato de sua equipe comercial.

Dessa forma, seu índice de conversão de vendas pode aumentar significativamente.

4. Qualificação da equipe

A última das dicas para melhorar vendas no comércio ou no B2B é algo que, infelizmente, muitas empresas se esquecem de fazer.

Qualificar sua equipe é essencial para um bom atendimento e para o aumento das vendas. Mas não basta apenas uma qualificação inicial (como muitas empresas fazem) é necessário uma qualificação constante para que sua equipe se mantenha atualizada tanto sobre os seus produtos e serviços como sobre a abordagem que deve ser utilizada com os clientes.

Um profissional mal qualificado pode facilmente deixar os clientes insatisfeitos, resultando em poucas vendas.

Veja mais dicas aqui: Como treinar os novos operadores de suporte por telefone?

Como você viu, estratégias para aumentar vendas estão intimamente ligadas a um bom atendimento e a análise de dados sobre seus clientes. A Zendesk conta com as mais diversas soluções de atendimento e gestão do relacionamento com os clientes.