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Artigo 14 min read

14 ideias criativas para aumentar as vendas on-line e se destacar

Por Zendesk

Última atualização em 11 março 2024

A internet proporciona diversas formas de atrair e fidelizar seus clientes. Porém, com a transformação digital ganhando espaço em pequenos a grandes negócios, é preciso ter ideias criativas para aumentar as vendas on-line e se destacar no seu nicho de mercado.

Mas por que investir em ideias inovadoras para vendas? Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente no primeiro semestre de 2023, as vendas on-line somaram R$80,4 bilhões. Esse número representa um aumento de 2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A tendência é que o mercado de ecommerce continue em ascensão. Ou seja, apesar de algumas marcas ainda ficarem inseguras no ambiente digital, é necessário ajustar estratégias e mergulhar de cabeça em todas as oportunidades oferecidas pela internet.

Quer saber como ser notado pelos clientes? Separamos uma lista completa com 11 dicas e ferramentas para aprimorar as técnicas de vendas on-line e aprender como aumentar a venda de um produto ou serviço. Boa leitura!

Confira 14 ideias criativas para aumentar as vendas

Lembramos que é vital realizar treinamentos de equipes para que todas as ideias inovadoras para vendas sejam eficientes e eficazes. Afinal, é preciso investir nas ferramentas certas que tragam resultados e ajudem os colaboradores a atingir suas metas.

Vamos à prática? Veja 14 dicas e aprenda como aumentar a venda de um produto ou serviço B2B e B2C!

1 – Invista no marketing digital

Já ouviu a expressão “só é lembrado quem é visto”? Isso se aplica perfeitamente ao ambiente digital. Em meio a tantos anúncios e perfis comerciais, é fundamental escolher técnicas que ajudem a atrair os clientes certos.

Os investimentos em marketing devem incluir ferramentas que agilizem o processo de divulgação, atendimento e vendas. Por exemplo, o software de CRM e as plataformas de gestão de redes sociais e automatização de e-mail marketing.

A vantagem do meio digital é que é possível definir com qual público a marca quer interagir e, assim, mensurar regularmente os resultados alcançados. Com isso, os investimentos de marketing ficam mais assertivos, aumentando o retorno sobre eles (ROI).

Leia também: Estratégias para melhorar o marketing digital para vendas

2 – Use as redes sociais

As redes sociais oferecem diversas oportunidades para quem deseja praticar ideias criativas para aumentar as vendas. Elas possibilitam a divulgação em vários formatos e geram mais aproximação e identificação do público.

Por isso, elas são perfeitas para atrair novos clientes e estimular o crescimento do negócio. O foco é compartilhar conteúdos que sejam úteis para as personas, mostrando que você é uma autoridade no assunto e que elas podem confiar no seu produto ou serviço.

É essencial entender qual tom de voz deve ser usado e quais são as necessidades, as dúvidas e os desejos dos clientes em potencial. Dessa forma, é possível estimular o engajamento e o compartilhamento dos seus conteúdos.

Por outro lado, não é preciso criar um perfil em todas as redes sociais disponíveis. No caso, a dica de ouro é estudar onde o seu público está e investir naquele espaço.

3 – Humanize a marca

Mostre quem são as pessoas por trás dos produtos e dos serviços. Essa é uma das ideias criativas para aumentar as vendas que impactam diretamente nos seus clientes atuais e potenciais, sabia?

As pessoas gostam de saber quem é o empreendedor e os colaboradores que colocam a mão na massa e ver os bastidores da empresa. Isso acontece, principalmente, quando o negócio é de pequeno ou médio porte.

Logo, não tenha vergonha de se expor no site da empresa e nas redes sociais. Isso traz mais humanização à marca e gera identificação por parte do público.

4 – Faça um planejamento estratégico

Não importa qual ação de vendas sua empresa queira realizar, é preciso planejá-la, certo? O mesmo acontece no ambiente on-line. 

Estude os lançamentos dos produtos ou serviços, as datas comemorativas e afins. Em seguida, programe quais conteúdos devem ser compartilhados, de que forma e por quais canais.

Ao planejar as ações, pode-se ter sempre algo novo para divulgar e manter o interesse do público no seu produto ou serviço. Ou até mesmo falar sobre o mesmo item, de formas diferentes: fotos, vídeos (com e sem falas), divulgação via influenciadores digitais etc. O importante é manter a sensação de novidade.

5 – Envie e-mail marketing

Não importa o segmento ou tipo de negócio (B2B ou B2C): elabore newsletters gratuitas com conteúdos exclusivos e interessantes. Afinal, muitas pessoas querem estar informadas sobre tendências do mercado, dicas de uso de produtos e serviços, promoções, curiosidades, lançamentos etc.

A frequência de envio e o tamanho do conteúdo enviado por e-mail varia de acordo com o público e a quantidade de informações da marca. Nesse sentido, pesquise, faça testes e avalie a melhor maneira de criar uma interação com seus clientes atuais e potenciais.

Use ferramentas de envio de e-mail marketing e segmente o seu público para enviar as informações relevantes para cada um deles. Isto é, quem está conhecendo agora a marca não tem o mesmo interesse de quem já é cliente.

6 – Crie um blog

Quando o assunto é ligado às ideias criativas para aumentar as vendas, não tem como deixar o Google de lado, não é mesmo? Portanto, a marca deve pensar na sua presença on-line, que apareça de forma orgânica nos sites de buscas e, assim, traga novos clientes.

O blog deve ter conteúdos úteis, que ajudem a solucionar as dores e os desafios das suas personas. Além disso, invista no desenvolvimento de materiais ricos, como e-books, infográficos, webinars e vídeos.

Não se esqueça de contratar bons profissionais que saibam aplicar as técnicas de SEO para escolher temas certeiros e atrair mais pessoas pelos sites de buscas, como o Google.

Mais uma dica: crie landing pages para oferecer esses materiais gratuitos em troca de gerar leads para o negócio e guiá-lo com mais ações de marketing pelo funil de vendas.

7 – Faça lives

Uma das heranças da pandemia é a live. Por ser uma apresentação ao vivo e on-line, as lives geram aproximação com o público e estimulam a venda de produtos e serviços.

Ela pode ser feita para lançamentos, explicações sobre uso, dicas de manutenção e promoções, entre outros temas.

O que está em alta é live shop, já ouviu falar dela? Ela usa a transmissão ao vivo para divulgar e vender produtos. Podemos dizer que é uma nova versão das transmissões feitas pelo canal Shoptime. Normalmente, as marcas oferecem promoções apenas durante essa live, aumentando suas vendas em apenas algumas horas.

Essa é uma tendência que tem mostrado bons resultados e foi uma das soluções encontradas quando a dúvida era “como aumentar as vendas em tempos de crise?”.

Quer um exemplo? A live shop feita pela empresa de chocolates Dengo faturou 120% a mais com essa estratégia.

8 – Faça upsell e cross sell

Não basta pensar em ideias criativas para aumentar as vendas apenas para atrair mais clientes. É importante ter uma estratégia estruturada para o passo seguinte: vender mais e fidelizar o consumidor.

E as técnicas de up sell e cross sell são perfeitas para isso:

  • upsell: essa técnica oferece ao cliente um produto similar, mas de melhor qualidade e maior preço. A ideia é aumentar o ticket médio da venda com o poder da sugestão;
  • cross sell: chamada também de venda cruzada, essa técnica oferece produtos complementares àqueles que o cliente está comprando. Muitos sites têm um espaço para “pessoas que viram esse produto, também compraram…”. Um exemplo é oferecer um tripé para quem está adquirindo uma câmera fotográfica.

Continue aprendendo: Você sabe o que é Upsell e Cross Sell? Veja como dar um power up nas suas vendas!

9 – Ofereça benefícios

Os clientes gostam de se sentir valorizados e reconhecidos. Logo, é recomendado definir quais benefícios podem ser oferecidos a eles para que voltem a comprar com você.

Aqui, pode-se soltar a imaginação e pensar em várias ideias criativas para aumentar as vendas. Isso inclui: disponibilizar um cartão-presente ou cartão fidelidade, descontos progressivos, bônus apenas para clientes fiéis e daí em diante.

10 – Invista em personalização

Empresas que querem saber como aumentar a venda de um produto não devem abrir mão da personalização. Para isso, invista em ferramentas de processamento de dados para analisar o comportamento dos clientes e criar experiências únicas –  sugestões de produtos a promoções exclusivas.

Plataformas de e-commerce modernas permitem, por exemplo, a customização de páginas, e-mails e até mesmo recomendações em tempo real, fazendo com que os clientes se sintam únicos e especiais.

11 – Recupere clientes inativos

Implemente estratégias direcionadas para recuperar clientes que não interagem com a marca ou que não efetuam uma compra nova há algum tempo.

Ofereça descontos especiais, conteúdo exclusivo ou brindes para reativar o interesse.

Apesar de não configurar entre as maiores ideias inovadoras para vendas, programas de fidelidade também mostram eficácia ao estimular o retorno desses clientes, criando uma conexão duradoura.

12 – Implemente ferramentas de Inteligência Artificial e automação

Empresas que buscam ferramentas para aumentar as vendas não devem desconsiderar a Inteligência Artificial. A IA e a automação revolucionam as operações de comércio eletrônico.

Por exemplo, utilize chatbots para estabelecer interações personalizadas em tempo real, simplifique processos de compra com automação de carrinho abandonado e analise dados preditivos para antecipar comportamentos de compra e tendência nos resultados de vendas.

Dessa maneira, é possível proporcionar uma experiência mais eficiente e personalizada aos clientes.

Falaremos mais sobre o uso de IA no e-commerce mais à frente neste artigo.

13 – Diferencie-se

Como se diferenciar da concorrência e adotar ideias criativas para aumentar as vendas? Pesquise tendências e ações realizadas por marcas dentro e fora do país. Foque em colher insights valiosos que o seu negócio pode se inspirar e fazer ainda melhor.

Quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços? Como mostrar isso ao público de diversas maneiras? Qual discurso de venda traz mais engajamento? Como tornar a marca única dentro do seu segmento?

14 – Use e abuse de ferramentas para aumentar as vendas

A tecnologia oferece oportunidades para todos os setores do mercado. Ela contribui para melhorar a produtividade da equipe, acelerar a tomada de decisões, mensurar resultados, armazenar informações, gerar relatórios e insights relevantes e reduzir custos de atração e retenção de clientes.

Um ótimo exemplo de ferramentas para aumentar as vendas é o sistema de CRM que reúne todos os dados e o histórico de conversas do cliente. A solução gera relatórios completos sobre o desempenho da equipe e informações ricas sobre o seu público.

Como usar a persuasão para vender?

A persuasão é uma das principais ferramentas para aumentar as vendas, inclusive no contexto de e-commerce. Para utilizá-la a favor dos seus resultados, tente implementar as seguintes estratégias.

  • Conheça seu público-alvo: examine informações demográficas, comportamentais e preferenciais a fim de adaptar suas estratégias persuasivas conforme as necessidades e interesses particulares da audiência.
  • Crie uma narrativa cativante: histórias envolventes estabelecem uma conexão emocional, tornando mais provável que os consumidores se identifiquem com o produto ou serviço.
  • Destaque benefícios, não apenas características: mostre como a aquisição do seu produto resolverá problemas específicos do cliente.
  • Utilize provas sociais: depoimentos, avaliações e análises positivas de clientes anteriores são poderosos impulsionadores de persuasão, pois validam a qualidade do que está sendo oferecido.
  • Crie senso de urgência: ofertas e descontos por tempo limitado e escassez de itens no estoque estimulam os clientes a agirem mais depressa, acelerando a decisão de compra.
  • Apresente ofertas exclusivas: disponibilize preços, brindes e condições exclusivas para os clientes on-line.
  • Simplifique o processo de compra: remova barreiras, simplifique formulários e garanta que a navegação pela loja on-line seja intuitiva, pois isso aumenta a chance de conversão.
  • Seja transparente: apresente garantias e políticas de devolução com clareza para ganhar a confiança do cliente.
  • Personalize a experiência do usuário: utilize a personalização de acordo com o comportamento do usuário, sugerindo produtos e descontos a partir de compras anteriores, por exemplo.

Veja também: Livro “As armas da persuasão”: o que ele nos ensina sobre vendas?

Elevando as vendas on-line com Inteligência Artificial

Dentre as principais ideias inovadoras para vendas on-line, a Inteligência Artificial é uma tendência que tem ganhado força nos últimos anos e que deve continuar se consolidando em diferentes modelos de negócio.

A incorporação da IA como estratégia no e-commerce tem transformado significativamente a maneira como as empresas atraem oportunidades, geram engajamento e convertem clientes.

A Inteligência Artificial proporciona insights valiosos, personalização de alto nível e automação eficiente, impulsionando o crescimento das vendas no e commerce de maneiras inovadoras.

Recomendações personalizadas

A IA examina padrões de comportamento on-line do cliente, o histórico de compras e buscas no site da loja e suas preferências. A partir disso, consegue-se recomendar soluções com um alto nível de personalização, viabilizando a implementação de ideias criativas para aumentar as vendas.

Plataformas como a Amazon, por exemplo, usam algoritmos preditivos para antecipar as demandas do cliente, exibindo produtos relevantes e aumentando a probabilidade de compra.

Assistentes virtuais e chatbots

Chatbots alimentados por IA são ferramentas para aumentar as vendas e melhorar o atendimento, pois possibilitam estabelecer interações instantâneas e personalizadas.

Eles são capazes de solucionar dúvidas de menor complexidade, ajudar o usuário a navegar pelo site e oferecer suporte em tempo real.

Essa abordagem agiliza o processo de compra, aprimora a experiência do cliente e reforça a confiança na marca.

Automação do carrinho abandonado

Recurso especialmente útil para quem deseja saber como aumentar as vendas em tempos de crise, a IA é aplicada para identificar padrões de abandono de carrinho e automatizar ações de retenção.

Sistemas automáticos podem disparar e-mails personalizados, disponibilizar descontos exclusivos ou simplificar a etapa de check-out e o processo de finalização de compra, recuperando oportunidades de vendas perdidas.

Análise de sentimento em mídias sociais

Ferramentas de IA analisam o sentimento em plataformas de mídias sociais, fornecendo insights sobre como a marca é percebida pelo cliente.

Essa análise ajuda a adaptar estratégias de marketing, identificar oportunidades de melhoria e fortalecer a reputação on-line.

IA + CRM Zendesk: atendimento de alto nível!

Bom, o que achou das ideias criativas para aumentar as vendas e de como usar a persuasão para vender mais?

Agora que você já conhece também os benefícios da AI e as diversas possibilidades de uso da Inteligência Artificial no e-commerce, que tal incorporar a IA no CRM? 

Essa é uma estratégia que possibilita aprimorar a experiência do cliente, melhorar a eficiência operacional e fornecer insights valiosos para tomar decisões mais bem informadas.

Nesse sentido, você pode contar com um conjunto de soluções desenvolvidas pela Zendesk. O software de atendimento, por exemplo, permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.

Dentre as várias funcionalidades, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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