11 ideias criativas para aumentar as vendas online e se destacar

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

A internet proporciona diversas formas de atrair e fidelizar seus clientes. Porém, com a transformação digital ganhando espaço em pequenos a grandes negócios, é preciso ter ideias criativas para aumentar as vendas online e se destacar no seu nicho de mercado.

Mas por que investir em ideias inovadoras para vendas? As compras online cresceram  12,59%, atingindo o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018. E a tendência é que continue em ascensão.

Ou seja, apesar de algumas marcas ainda ficarem inseguras no ambiente digital, é necessário ajustar estratégias e mergulhar de cabeça em todas as oportunidades oferecidas pela internet.

Quer saber como ser notado pelos clientes? Separamos uma lista completa com 11 dicas e ferramentas para aprimorar as técnicas de vendas online e aprender como aumentar a venda de um produto ou serviço. Boa leitura!

Confira 11 ideias criativas para aumentar as vendas

Lembramos que é vital realizar treinamentos de equipes para que todas as ideias inovadoras para vendas sejam eficientes e eficazes. Afinal, é preciso investir nas ferramentas certas que tragam resultados e ajudem os colaboradores a atingir suas metas.

Vamos à prática? Veja 11 dicas e aprenda como aumentar a venda de um produto ou serviço B2B e B2C!

1. Invista no marketing digital

Já ouviu a expressão “só é lembrado quem é visto”? Isso se aplica perfeitamente ao ambiente digital. Em meio a tantos anúncios e perfis comerciais, é fundamental escolher técnicas que ajudem a atrair os clientes certos.

Os investimentos em marketing devem incluir ferramentas que agilizem o processo de divulgação, atendimento e vendas. Por exemplo, o software de CRM e as plataformas de gestão de redes sociais e automatização de e-mail marketing.

A vantagem do meio digital é que é possível definir com qual público a marca quer interagir e, assim, mensurar regularmente os resultados alcançados. Com isso, os investimentos de marketing ficam mais assertivos, aumentando o retorno sobre eles (ROI).

Leia também: estratégias para melhorar o marketing digital para vendas

2. Use as redes sociais

As redes sociais oferecem diversas oportunidades para quem deseja praticar ideias criativas para aumentar as vendas. Elas possibilitam a divulgação em vários formatos e geram mais aproximação e identificação do público.

Por isso, elas são perfeitas para atrair novos clientes e estimular o crescimento do negócio. O foco é compartilhar conteúdos que sejam úteis para as personas, mostrando que você é uma autoridade no assunto e que elas podem confiar no seu produto ou serviço.

É essencial entender qual tom de voz deve ser usado e quais são as necessidades, as dúvidas e os desejos dos clientes em potencial. Dessa forma, é possível estimular o engajamento e o compartilhamento dos seus conteúdos.

Por outro lado, não é preciso criar um perfil em todas as redes sociais disponíveis. No caso, a dica de ouro é estudar onde o seu público está e investir naquele espaço.

3. Humanize a marca

Mostre quem são as pessoas por trás dos produtos e dos serviços. Essa é uma das ideias criativas para aumentar as vendas que impactam diretamente nos seus clientes atuais e potenciais, sabia?

As pessoas gostam de saber quem é o empreendedor e os colaboradores que colocam a mão na massa e ver os bastidores da empresa. Isso acontece, principalmente, quando o negócio é de pequeno ou médio porte.

Logo, não tenha vergonha de se expor no site da empresa e nas redes sociais. Isso traz mais humanização à marca e gera identificação por parte do público.

4. Faça um planejamento estratégico

Não importa qual ação de vendas sua empresa queira realizar, é preciso planejá-la, certo? O mesmo acontece no ambiente online. 

Estude os lançamentos dos produtos ou serviços, as datas comemorativas e afins. Em seguida, programe quais conteúdos devem ser compartilhados, de que forma e por quais canais.

Ao planejar as ações, pode-se ter sempre algo novo para divulgar e manter o interesse do público no seu produto ou serviço. Ou até mesmo falar sobre o mesmo item, de formas diferentes: fotos, vídeos (com e sem falas), divulgação via influenciadores digitais etc. O importante é manter a sensação de novidade.

5. Envie e-mail marketing

Não importa o segmento ou tipo de negócio (B2B ou B2C): elabore newsletters gratuitas com conteúdos exclusivos e interessantes. Afinal, muitas pessoas querem estar informadas sobre tendências do mercado, dicas de uso de produtos e serviços, promoções, curiosidades, lançamentos etc.

A frequência de envio e o tamanho do conteúdo enviado por e-mail varia de acordo com o público e a quantidade de informações da marca. Nesse sentido, pesquise, faça testes e avalie a melhor maneira de criar uma interação com seus clientes atuais e potenciais.

Use ferramentas de envio de e-mail marketing e segmente o seu público para enviar as informações relevantes para cada um deles. Isto é, quem está conhecendo agora a marca não tem o mesmo interesse de quem já é cliente.

6. Crie um blog

Quando o assunto é ligado às ideias criativas para aumentar as vendas, não tem como deixar o Google de lado, não é mesmo? Portanto, a marca deve pensar na sua presença online, que apareça de forma orgânica nos sites de buscas e, assim, traga novos clientes.

O blog deve ter conteúdos úteis, que ajudem a solucionar as dores e os desafios das suas personas. Além disso, invista no desenvolvimento de materiais ricos, como e-books, infográficos, webinars e vídeos.

Não se esqueça de contratar bons profissionais que saibam aplicar as técnicas de SEO para escolher temas certeiros e atrair mais pessoas pelos sites de buscas, como o Google.

Mais uma dica: crie landing pages para oferecer esses materiais gratuitos em troca de gerar leads para o negócio e guiá-lo com mais ações de marketing pelo funil de vendas.

7. Faça lives

Uma das heranças da pandemia é a live. Por ser uma apresentação ao vivo e online, as lives geram aproximação com o público e estimulam a venda de produtos e serviços.

Ela pode ser feita para lançamentos, explicações sobre uso, dicas de manutenção e promoções, entre outros temas.

O que está em alta é live shop, já ouviu falar dela? Ela usa a transmissão ao vivo para divulgar e vender produtos. Podemos dizer que é uma nova versão das transmissões feitas pelo canal Shoptime. Normalmente, as marcas oferecem promoções apenas durante essa live, aumentando suas vendas em apenas algumas horas.

Essa é uma tendência que tem mostrado bons resultados e foi uma das soluções encontradas quando a dúvida era “como aumentar as vendas em tempos de crise?”.

Quer um exemplo? A live shop feita pela empresa de chocolates Dengo faturou 120% a mais com essa estratégia.

8. Faça up sell e cross sell

Não basta pensar em ideias criativas para aumentar as vendas apenas para atrair mais clientes. É importante ter uma estratégia estruturada para o passo seguinte: vender mais e fidelizar o consumidor.

E as técnicas de up sell e cross sell são perfeitas para isso:

  • up sell: essa técnica oferece ao cliente um produto similar, mas de melhor qualidade e maior preço. A ideia é aumentar o ticket médio da venda com o poder da sugestão;
  • cross sell: chamada também de venda cruzada, essa técnica oferece produtos complementares àqueles que o cliente está comprando. Muitos sites têm um espaço para “pessoas que viram esse produto, também compraram…”. Um exemplo é oferecer um tripé para quem está adquirindo uma câmera fotográfica.

Continue aprendendo: você sabe o que é Upsell e Cross Sell? Veja como dar um power up nas suas vendas!

9. Ofereça benefícios

Os clientes gostam de se sentir valorizados e reconhecidos. Logo, é recomendado definir quais benefícios podem ser oferecidos a eles para que voltem a comprar com você.

Aqui, pode-se soltar a imaginação e pensar em várias ideias criativas para aumentar as vendas. Isso inclui: disponibilizar um cartão-presente ou cartão fidelidade, descontos progressivos, bônus apenas para clientes fiéis e daí em diante.

10. Diferencie-se

Como se diferenciar da concorrência e adotar ideias criativas para aumentar as vendas? Pesquise tendências e ações realizadas por marcas dentro e fora do país. Foque em colher insights valiosos que o seu negócio pode se inspirar e fazer ainda melhor.

Quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços? Como mostrar isso ao público de diversas maneiras? Qual discurso de venda traz mais engajamento? Como tornar a marca única dentro do seu segmento?

11. Use e abuse de ferramentas para aumentar as vendas

A tecnologia oferece oportunidades para todos os setores do mercado. Ela contribui para melhorar a produtividade da equipe, acelerar a tomada de decisões, mensurar resultados, armazenar informações, gerar relatórios e insights relevantes e reduzir custos de atração e retenção de clientes.

Um ótimo exemplo de ferramentas para aumentar as vendas é o sistema de CRM que reúne todos os dados e o histórico de conversas do cliente. A solução gera relatórios completos sobre o desempenho da equipe e informações ricas sobre o seu público.

Quer saber como um software de CRM pode ser a base para suas ideias criativas para aumentar as vendas? Então, faça uma avaliação gratuita do sistema da Zendesk e invista no crescimento do seu negócio!

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