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Artigo 11 min read

Estratégias para melhorar o marketing digital para vendas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 2 Agosto 2022

Marketing digital para vendas é uma necessidade cada vez mais urgente para qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Conforme aponta a pesquisa “O cenário de vendas no Brasil”, promovido pela rede social corporativa Linkedin, 51% dos consumidores afirmam que trabalhar à distância ajudou na tomada de decisões, mostrando o quanto ter presença online é fundamental para um negócio. 

O relatório CX TRENDS 2022, desenvolvido pela Zendesk, destaca que vale a pena investir no relacionamento com o consumidor, seja no ambiente online ou offline. 

Para se ter uma ideia, o engajamento do cliente aumentou 14% em comparação ao ano passado, o que significa mais trabalho e mais oportunidades de vendas. 

Como aproveitar melhor esse momento? 

O que fazer para aumentar a presença online e criar uma conexão mais próxima com o público? 

É isso que discutiremos a partir de agora. 

Neste artigo, você aprenderá como vender com marketing digital com estratégias práticas e eficientes. Acompanhe! 

Estratégias de marketing digital para vendas: quais são as melhores? 

1. Defina quem será o seu cliente

Uma ótima ferramenta de marketing digital para vendas é a definição da persona, ou seja, o cliente ideal para o seu produto.

Esse conceito é mais abrangente que o público-alvo, pois quando uma empresa determina sua persona, ela conhece diversas informações importantes, como: quais são os hábitos desse cliente;idade, sexo, objetivos, características pessoais e profissionais. 

Quando uma marca determina sua persona, ela cria um nicho só seu, onde trabalhará para atender as expectativas daqueles clientes. 

Esse processo facilita nas vendas, já que o produto oferecido pela empresa será desenvolvido de acordo com as necessidades do consumidor.

Leia mais em: entenda as principais diferenças entre persona e público-alvo

2. Aposte em boas estratégias de Inbound Marketing

Também conhecido como marketing da atração, o inbound marketing constrói um relacionamento com os clientes por meio da produção contínua de conteúdos relevantes com o objetivo de gerar valor e interesse para os consumidores. 

O inbound marketing conta com um processo de 5 etapas:

  1. Atração – atrair as personas, buscando um cliente qualificado;
  2. Conversão – converter a persona em um lead para que assim ele se torne um contato passível de relacionamento;
  3. Relacionamento – relacionar-se com o lead a fim de mantê-lo engajado com a empresa;
  4. Venda – ajudar o lead no processo de decisão para a compra. Tornar o lead um cliente;
  5. Análise – analisar se o processo de inbound marketing teve mais acertos ou erros.

Quando as cinco etapas desse processo são conduzidas com eficiência, o reflexo é positivo nas vendas, e principalmente no número de personas convertidas em leads, que podem ser transformadas em clientes futuramente. Leia mais: O que são leads qualificados.

Aposte em técnicas de SEO

A primeira página do Google é o lugar em que todas as empresas querem estar, não é mesmo? Para isso, é preciso apostar em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que ajudam a potencializar os seus resultados no principal buscador do mundo. 

Veja abaixo algumas técnicas interessantes de SEO que devem ser aplicadas pelas empresas. 

  • Palavra-chave bem avaliada;

  • Conteúdo exclusivo;

  • Autoridade no assunto;

  • Páginas responsivas;

  • Linkagem interna e externa;

  • Escaneabilidade.

Vale destacar ainda o quanto é importante acompanhar as atualizações que são feitas pelo Google. 

O principal objetivo dessas mudanças é melhorar a experiência do usuário quando ele acessa um site ou blog. 

Em 2022, uma das alterações mais importantes está relacionada com as Core Web Vitals. Eles são métricas essenciais da web que avaliam a experiência de um visitante ao navegar nas páginas. Aqui, são monitoradas questões, como: velocidade de carregamento e de interação. 

Apesar de ser bastante desafiador atingir a pontuação máxima que é exigida pelas métricas, é fundamental se aprofundar nos conceitos para que a sua página fique cada vez mais próxima das regras do Google. Caso contrário, ela poderá perder posições, acessos e, consequentemente, receitas. 

Veja no vídeo abaixo uma explicação do próprio desenvolvedor do Google sobre as métricas Core Web Vitals. 

Para não perder as atualizações do Google, recomenda-se acompanhar de perto o blog da empresa. Por lá, são divulgadas as principais novidades. Dica extra: a ferramenta do Google Page Speed mostra de forma gratuita como está a sua página em relação às métricas da Core Werb Vitals. 

Para isso, basta inserir o domínio do site que, em poucos minutos, receberá o cenário atual da página e o que fazer para otimizar os resultados. 

4. Utilize um site responsivo

A tecnologia está em todos os lugares, e hoje as pessoas utilizam diversos tipos de aparelhos para realizar as suas consultas e compras. 

O marketing digital para vendas deve estar sempre preparado para funcionar, seja por meio  de computadores, celulares ou tablets. Não importa o formato do dispositivo usado pelo consumidor, o conteúdo deve estar acessível em qualquer lugar.

Pensando nisso, não basta que seu conteúdo seja responsivo, seu site também deve oferecer a melhor experiência de acesso, em todos os tipos de dispositivo, principalmente móveis, que são tão usados atualmente.

De acordo com um levantamento realizado pela MeSeems/MindMiners, por meio de uma solicitação do Google, 62% dos clientes utilizam o celular como o único canal para fazer uma compra na internet

O principal buscador do mundo ainda relata outros motivos pelos quais uma empresa deve apostar no design responsivo em seu site. 

  • “Facilita o compartilhamento e a vinculação do conteúdo com um único URL para os usuários”;

  • “Ajuda os algoritmos do Google a atribuir propriedades de indexação à página de maneira precisa, em vez de sinalizar a existência de páginas correspondentes para computadores ou dispositivos móveis;”

  • “Reduz a possibilidade de erros comuns que afetam os sites para dispositivos móveis”.

Um bom site responsivo é aquele que contém imagens de alta qualidade; os vídeos podem ser encontrados com facilidade pelo usuário; não deixar que os anúncios prejudiquem a experiência do visitante, conforme aponta o Google.

Para verificar se o seu site é responsivo, basta inserir a sua URL de forma gratuita na ferramenta do buscador

5. Tenha um bom marketing de relacionamento

Um cliente satisfeito torna o processo de pós-venda extremamente positivo, pois ele se torna um divulgador da marca, e provavelmente, retorna para comprar mais.

De acordo com o diretor de tecnologia da Zendesk, Adrian Mcdermott, quando se trata de interações humanas, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Para o especialista, esse tipo de pensamento é o principal motivo pelo qual um cliente pode dar uma avaliação positiva para uma empresa.

Mcdermott aborda o seu ponto de vista com mais detalhes no relatório CX TRENDS 2022. Ele destaca que o atendimento ao cliente não é uma responsabilidade apenas de quem está na linha de frente.  

O atendimento ao cliente deve estar em cada canto da sua empresa, do seu produto e da experiência fornecida para os clientes”, afirma.

Quando todos se preocupam com a experiência do consumidor, ele se torna mais satisfeito e, além de comprar novamente o seu produto ou serviço, é possível que o cliente promova a sua marca para amigos, colegas de trabalho e parentes. 

Leia mais: Gestão de relacionamento com o cliente: o que é e como aplicar na prática.

6. Aposte nas redes sociais

Outra dica interessante de marketing digital para vendas é trabalhar com as redes sociais. 

O brasileiro passa cerca de 3 horas e 34 minutos online em redes sociais diariamente. Esse número expressivo reforça a necessidade que as marcas tem também estarem presentes e ativas na internet..Só no Facebook, são mais de 2 bilhões de pessoas conectadas no mundo.

Fazer um bom marketing digital para vendas está diretamente relacionado à presença das marcas em redes sociais, pois por meio delas é possível atrair clientes, se relacionar com leads e criar conteúdo relevante para personas.

Você também pode trabalhar nas redes sociais com o conceito de social selling. Trata-se do processo no qual é feito a prospecção e o relacionamento com os consumidores nas redes sociais com o intuito de aumentar o número de vendas. 

Existem algumas técnicas que ajudam a implementar o social selling com mais eficiência.

  • Alinhe a presença online dos vendedores com a marca;

  • Posicione os vendedores como especialistas nas redes sociais;

  • Crie conteúdos de qualidade. 

Uma dica interessante é mesclar os tipos dos conteúdos. Use 80% das publicações para compartilhar informações sobre os seus conhecimentos, criar conexões e oferecer dicas que possam ajudar os leads a solucionarem problemas, além de garantir mais tempo na rotina deles. 

Já os outros conteúdos, devem ser direcionados para o que você vende, como funciona as suas soluções e como elas podem resolver os problemas das pessoas. 

Um levantamento feito pela Demand Gen Report, mostra que 67% dos clientes B2B têm mais confiança no conteúdo quando pesquisam e buscam informações sobre um produto ou serviço. 

7. Invista em em e-mail marketing

Quando um e-mail marketing é produzido com qualidade, ele contém boas taxas de conversão e cria uma sintonia mais próxima com os consumidores. 

Geralmente, os e-mails podem ser enviados de forma quinzenal ou mensal. Esse intervalo é importante para que o cliente não seja incomodado com o excesso de mensagens. Caso contrário, ele colocará o seu endereço como spam. 

Claro! Essa orientação não deve ser encarada como uma regra. Afinal, cada nicho de mercado e empresa tem as suas particulares. Então, faça testes para descobrir qual é a periodicidade e o tipo de mensagem mais indicados para o seu público. 

Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, o e-mail marketing não morreu. E a expectativa é que essa ferramenta ainda continue sendo bastante utilizada, especialmente no marketing digital para vendas. 

Estima-se que cerca de 306,4 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos todos os dias em 2020, conforme aponta o Statista. A previsão é que até 2025 sejam enviados mais de 376,4 bilhões de e-mails diariamente. 

Isso significa que a sua empresa não pode ignorar o e-mail como uma ferramenta de marketing, uma vez que perderá um grande diferencial competitivo no mercado. 

No livro Predictable Revenue (traduzido em português para “Receita Previsível”), Aaron Ross destaca que o e-mail focado em vendas não pode ter aquele conteúdo sensacionalista. 

Para o especialista, é necessário desenvolver um material que o prospect imagine que aquele conteúdo foi feito exclusivamente para as necessidades dele. 

Então, esqueça textos em linguagens de HTML. Opte por conteúdos simples e objetivos que mostre os motivos pelos quais pode ser interessante iniciar uma relação com a sua empresa. 

Leia mais em: [Tudo sobre] Cold call 2.0: o que é e como aplicar na prospecção ativa?

Por que essas estratégias podem melhorar o marketing digital de vendas?

Toda a comunicação com os clientes deve ser bem planejada e estruturada afim de alcançar as expectativas desses consumidores e também as metas estipuladas pela empresa.

Ao criar e seguir um plano de estratégias de marketing para vendas, os objetivos do setor são maximizados, as áreas trabalham com mais eficiências, impactando diretamente nas vendas. 

Uma empresa adaptada às novidades e inovações do digital pode potencializar seus resultados, seus relacionamentos e a sua marca. Por isso, apostar em medidas que melhorem o marketing digital de vendas deve fazer parte do planejamento de uma marca que queira se destacar na atualidade.

E se te contassem que é possível transformar conversas em conexões? Esse processo é mais simples do que parece. 

O Sell, ferramenta da Zendesk, fornece aos representantes ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado. Isso os mantém no loop e permite que aproveitem as oportunidades. 

Por exemplo: quando um ticket de suporte se transforma em perguntas sobre novos produtos, o lead pode ser transmitido para a equipe de vendas. Manter o controle é fácil porque a captura de dados é automatizada, de modo que representantes e agentes podem ficar alinhados.

O Sell facilita o trabalho da sua equipe para manter o foco nos leads e ofertas de maior valor sem se preocupar com as assustadoras tarefas administrativas. Você pode criar e gerenciar um pipeline que esteja alinhado aos seus negócios, para que seus representantes possam priorizar os clientes atuais e em potencial.

Com o Sell, você pode fazer chamadas, enviar e-mails, agendar reuniões e visualizar o histórico de oportunidades em um único lugar, sem ser necessário registrar todos os dados de forma manual. 

Foi-se o tempo em que as estratégias de marketing para vendas eram complicadas de ponta a ponta. Agora, tudo ficou mais fácil com o Sell. Conheça essa solução que pode transformar os resultados da sua empresa. 

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