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Top 15 livros sobre marketing digital e vendas que você precisa ler

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 5 Abril 2021
Última atualização em 5 Abril 2021

O hábito da leitura é uma das práticas mais acessíveis e democráticas de promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, é por meio dela que conseguimos trilhar um caminho para o despertar do potencial pleno.

Nesse contexto, se você está em busca de aprimorar seus conhecimentos sobre marketing digital e vendas, então, dê uma espiada neste guia que eu criei com os 15 melhores livros sobre marketing digital e venda para você incluir na sua lista de leitura. Confira!

15 melhores livros sobre marketing digital e vendas

1. Marketing digital: para leigos - Ryan Deiss e Russ Henneberry

O livro Marketing digital: para leigos se trata de um  guia básico onde os autores compartilham as estratégias de marketing digital mais relevantes para ganhar vantagem competitiva no mercado.

Logo, se você é um empresário e deseja expandir seu negócio no mundo digital, atraindo o interesse de potenciais consumidores esse livro certamente irá te ajudar. Ao longo da obra os escritores explicam como gerar tráfego, adquirir leads, monetizar a lista de e-mail dentre outros ensinamentos.

2. A bíblia do marketing digital: 2° edição - Cláudio Torres

Qual é o impacto da revolução digital nos negócios? Como sobreviver em um mundo onde o digital ganha cada vez mais terreno? Essas e outras perguntas são respondidas nesta obra. Tornando-se leitura obrigatória para aqueles que buscam usar a internet e as tecnologias digitais para o seu negócio.

A Bíblia do marketing digital: 2° edição aborda ações sobre de marketing, ferramentas, mídias, e ensina como as empresas podem sobreviver dentro de um cenário digital. Além disso, a obra também oferece dicas de como lidar com os novos consumidores digitais que chegam até o seu negócio, seja para adquirir um serviço ou produto.

3. Os 8 Ps do marketing digital - Conrado Adolpho

Publicado originalmente com o título Google Marketing, o livro Os 8 Ps do Marketing digital traz um passo a passo consolidado de como os profissionais de marketing, administradores, empresários e até estudantes podem ter êxito nas estratégias de negócios voltados ao universo digital.  

4. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI - Rafael Rez 

O especialista Rafael Rez aborda no livro Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI dois elementos muito valiosos e caros nos dias de hoje: tempo e atenção. A obra retrata um cenário em que as organizações precisam saber como conquistar a atenção do público mediante a um momento em que ninguém tem tempo a perder. 

Segundo o autor, a moeda de troca que compra o tempo e atenção das pessoas é o conteúdo relevante. Logo, ele explora ao longo dos capítulos temáticas sobre tráfego, tendências, produção de textos e métricas.

5. Contágio: por que as coisas pegam - Jonah Berger 

Você já parou para pensar por que algumas ideias e produtos viralizam, enquanto que outros permanecem esquecidos e são deixados de lado? Pois é!

Na obra Contágio: porque as coisas pegam o autor Jonah Berger, professor de marketing da Wharton School, na Universidade da Pensilvânia, explica como certos produtos e ideias se tornam virais a partir de seis princípios básicos, sendo eles: moeda social, gatilhos, emoção, público, valor prático, e histórias.

6. Social media ROI: managing and measuring social media efforts in your organization – Olivier Blanchard 

O livro Social media ROI, escrito por Olivier Blanchard, traz muitas dicas de estratégias e planejamentos sobre marketing digital. Além disso, esse é um daqueles livros sobre vendas que aborda soluções práticas para você gerenciar crises nas mídias sociais.

Olivier ensina, por exemplo, como alinhar a sua comunicação com o público com os objetivos mais amplos da marca.

7. Everybody writes - Ann Handley

O livro Everybody writes, lançado em 2014, pela autora norte-americana Ann Handley se trata de um guia de como atrair e reter potenciais consumidores por meio do conteúdo relevante. A autora ainda parte do pressuposto de que todos são escritores em potencial.

Segundo Ann Handley, mesmo em um cenário onde a presença de posts curtos em redes sociais cresce consideravelmente, escrever importa mais agora do que em anos anteriores. Isso porque, as palavras têm capacidade de contar aos seus potenciais clientes quem é a empresa e qual o seu valor no mercado. 

8. Hit makers: como nascem as tendências – Derek Thompson

Na obra Hit makers: como nascem as tendências, o autor Derek Thompson mostra ao leitor como alguns hits chegam ao topo de destaque e aborda a psicologia que está por trás dos produtos e serviços midiáticos que seguimos e apreciamos.

Além disso, Thompson revela que a qualidade não é o suficiente para o sucesso e que alguns produtos e serviços que se tornaram populares na história estavam na verdade a um passo de se tornarem grandes desastres.

9. Facebook e marketing: tudo o que precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo – Camila Porto

No livro Facebook e marketing: tudo o que precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo, a autora Camila Porto ensina como você profissional da área de marketing digital pode atrair e fidelizar clientes, e consequentemente alavancar suas vendas.

Entre os principais tópicos abordados podemos destacar a produção de conteúdo relevante e que engaje, a utilização de anúncios e promoções e a mensuração de dados sobre a presença da sua marca na rede social.

10. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Philip Kotler, considerado o pai do marketing se reúne com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan para abordar o conceito de marketing 4.0. No obra ele explora como nossos comportamentos e relações passaram a ser moldadas mediante a internet e o avanços tecnológicos.

11. As armas da persuasão: Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar. - Robert Cialdini

O psicólogo Robert Cialdini em seu livro traz uma reflexão sobre como as armas de persuasão tem a capacidade de ativar partes do cérebro e a partir daí convencem as pessoas na tomada de decisão.

O autor ao longo da obra aborda seis argumentos, que ele chama de “Armas da Persuasão”: reciprocidade; compromisso e coerência; aprovação social; afeição; autoridade e escassez.

12. A terceira onda da internet - Steve Case

O livro A terceira onda da internet chega para contextualizar a nova era tecnológica que estamos vivendo. O autor ao longo dos capítulos explora o período em que os empreendedores estão agregando valor e transformando os setores como saúde, educação, transporte e energia por meio do universo digital.

13. Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes! - Verônica Ahrens

Essa obra certamente irá revolucionar e promover a construção de equipes de alta performance na sua empresa. Isso porque, a autora Veronica Ahrens aborda uma série de exercícios para que o gestor possa aprimorar suas ações sobre todos os seus liderados, elevando consideravelmente a atuação de cada um no negócio.

14. Planejamento estratégico digital - Felipe Morais

O planejamento estratégico é a chave para que sua marca cresça consideravelmente no mercado digital. Nessa direção, Felipe Morais traz uma visão sobre a importancia do planejamento não apenas para estar presente digitalmente, seja por meio de sites ou redes sociais, mas também aborda dicas de como criar relacionamento com os usuários e potenciais consumidores.

15. Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não - Chip e Dan Heath

Nesta obra os educadores Chip e Dan Heath trazem questões intrigantes sobre o que faz uma ideia ganhar repercussão e colar no imaginário das pessoas. O livro dividido em 7 capítulos apresenta uma didática fácil e indicada para pessoas que lidam com criatividade e precisam de inspiração para novas ideias.

E aí, você gostou destas dicas de leitura? Qual destas obras vai para o topo da lista das suas prioridades? Compartilhe com a gente e com os demais leitores a sua opinião sobre os livros compartilhados! Além disso, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto Lista dos Melhores Livros sobre Atendimento ao Cliente e se torne um especialista no assunto!