Leads: o que são e como gerar para a sua empresa?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 7 outubro 2021
Última atualização em 7 outubro 2021

Leads são potenciais compradores do produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Em outras palavras, são pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse na sua oferta, que têm grande chance de concretizar a compra e se tornarem clientes da sua marca.

A geração de leads é um processo fundamental para originar novas oportunidades de negócios e, consequentemente, aumentar o faturamento do seu negócio.

O que são leads?

Leads são contatos obtidos de pessoas que demonstraram interesse no produto/serviço oferecido pela sua empresa.

Quanto a esses contatos, entende-se nome, e-mail, telefone, ou qual outra informação que possibilite iniciar um relacionamento com esse potencial cliente e direcioná-lo para a tomar a sua decisão de compra.

O que são leads qualificados? 

Leads qualificados são possíveis compradores que não apenas demonstraram interesse pelos seus serviços ou produtos, mas que também se enquadram no perfil de cliente ideal da sua marca.

De modo geral, esses futuros clientes mostram um engajamento maior com os conteúdos, materiais e integrações oferecidos pela sua empresa.

Isso quer dizer que o seu negócio realmente tem todas as soluções para as dores desse potencial cliente, o que aumenta ainda mais as chances de ele fechar negócio com você.

Entenda mais sobre o tema lendo o artigo “Qualificação de leads: o que é e quais são seus critérios?

Qual a diferença entre leads e prospects? 

Lead é uma pessoa que demonstrou interesse no que a sua empresa comercializa. Essa postura foi identificada pela entrega de algum dado que possibilite contato futuro em troca de uma recompensa oferecida pela sua marca, por exemplo, um e-book gratuito.

Já prospect pode ser visto como um potencial cliente que evoluiu na sua jornada de compra

Ou seja, trata-se de uma pessoa que já levantou todas as informações sobre os seus produtos e serviços, e já considera a sua marca como uma das melhores opções para resolver o seu problema.

De modo geral, o prospect já teve algum contato direto com o seu time comercial. Esse, se alinhado às suas necessidades, pode encaminhá-lo para a efetivação da compra.

Dica de leitura “12 tipos de clientes prospect para conhecer

Para que serve a captura de leads?

A captura de leads serve para levantar pontos de contato de pessoas que realmente têm interesse nas soluções que a sua empresa comercializa.

Com isso, o seu time comercial pode trabalhar de maneira mais direcionada, aplicando os seus esforços em consumidores que verdadeiramente podem adquirir o que a sua empresa tem a oferecer.

Não deixe de ler “Passo a passo: como fazer a captação de leads B2B e gerar mais oportunidades de negócio

Por que gerar leads?

Gerar leads é uma maneira de atrair novos clientes para a sua empresa. Com isso, você expande a sua base e aumenta o seu faturamento.

A geração de leads faz parte da estratégia de marketing digital, abordagem que também ajuda a divulgar a sua marca, torná-la mais conhecida do público e aumentar a sua autoridade no mundo on-line.

Leia também “Estratégia de marketing para vendas: qual a melhor para seu negócio? 7 opções!

Como obter leads?

O primeiro passo para obter leads é criar materiais que sejam atraentes para o seu público-alvo e que respondam às suas principais dúvidas.

A ideia é fornecer informações que sejam relevantes para os seus futuros clientes e, em troca disso, captar dados que podem ser usados para estabelecer um contato posteriormente.

Para isso, existem diversas ferramentas que você pode utilizar, tais como:

  • infográficos;
  • criação de e-books que se aprofundam em um tema específico;
  • oferta de planilhas que facilitam o dia a dia;
  • vídeos exclusivos com aulas e palestras;
  • acesso a pesquisas, dados e estudos;
  • acesso a posts exclusivos do blog da sua empresa.

Como nutrir os leads?

Mas depois de capturar informações que possibilitem contato posterior com o seu possível comprador, é fundamental nutrir esse novo relacionamento.

A nutrição de leads consiste em ir além da primeira recompensa que gerou os dados de contato e continuar entregando conteúdos e orientações que ajudem o possível cliente a tomar a sua decisão de compra.

Para isso, é preciso:

  • definir a sua persona;
  • identificar em qual etapa do processo de compra ela está;
  • criar e entregar materiais que a ajudem a avançar nessa jornada;
  • definir um fluxo para envio desses conteúdos;
  • monitorar os resultados dessas ações.

Entenda tudo sobre como nutrir os leads da sua empresa no artigo “O que é nutrição de leads: tudo sobre como fazer e benefícios

Como melhorar a gestão de leads da sua empresa?

Uma boa gestão de leads garante que a sua empresa não perca nenhuma oportunidade de negócio.

Para fazer um processo realmente eficiente é bastante indicado:

  • segmentar os seus leads;
  • criar fluxos de nutrição estratégicos;
  • criar materiais e conteúdos realmente relevantes;
  • restabelecer contato com leads inativos;
  • buscar qualificar os seus leads;
  • automatizar os seus processos de captura e de gestão de leads.

Uma maneira de fazer isso é utilizando as ferramentas adequadas, tal como um CRM de vendas.

Um CRM, Customer Relationship Management (em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente), é um software que permite centralizar em um mesmo ambiente todas as informações dos seus leads, prospects e clientes.

Entre as vantagens, essa solução permite organizar melhor os dados capturados e identificar novas oportunidades de negócios.

Além disso, essa ferramenta aumenta a produtividade do seu time e ajuda a oferecer um atendimento mais pontual e personalizado para cada um dos seus potenciais clientes.
Leia o artigo “9 motivos para usar um CRM de vendas, impulsionar seu time e aumentar sua lucratividade” e confira como essa solução pode ajudar a sua empresa.