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Estratégia de marketing para vendas: qual a melhor para seu negócio? 7 opções!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 16 Outubro 2020
Última atualização em 16 Outubro 2020

O objetivo de toda estratégia de marketing para vendas é atrair a atenção do público que pretende alcançar para os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Dessa forma, é possível apresentar tudo o que o seu negócio pode entregar e, com isso, aumentar as chances de fechar bons negócios.

Porém, existem várias técnicas que podem ser utilizadas, tanto para o marketing on-line quanto para o off-line.

Quais seriam essas opções? Qual a melhor para o seu negócio? Confira!

Qual a melhor estratégia de marketing para vendas?

O mundo do marketing está repleto de diferentes abordagens. Também por isso, é bastante comum que as empresas tenham dúvidas de qual utilizar para alavancar as suas vendas.

Considerando isso, trouxemos 7 opções de estratégias de marketing para atrair clientes, ressaltando os objetivos de cada uma delas. Assim, fica mais fácil você decidir qual a mais adequada para o seu negócio.

A nossa lista de técnicas de marketing para vender mais é composta por:

1. Inbound Marketing

2. Marketing de Nicho

3. Marketing Social

4. Marketing Viral

5. Marketing de Fidelização

6. Marketing Sazonal

7. E-mail marketing

1. Inbound Marketing

A primeira opção de estratégia de marketing para vendas que vamos apresentar é o Inbound Marketing. 

Traduzindo de maneira literal significa “marketing de entrada”, no entanto, essa técnica é mais conhecida como “marketing de atração”.

Essa proposta visa utilizar diferentes técnicas que ajudam a atrair o público para a sua marca. 

Dentro desse conceito, uma das abordagens mais utilizadas é o marketing de conteúdo. Consiste na criação de materiais para a web — por exemplo, posts em blogs e em redes sociais — que respondam às dúvidas dos consumidores para os quais a sua empresa pretende vender.

Por exemplo, imagine uma empresa que vende notebooks. Para atrair o público para o site, essa marca pode criar um blog post explicando as principais funcionalidades e benefícios da nova atualização do Windows.

Percebe que a ideia inicial não é vender o produto, mas sim trazer o potencial comprador para as suas páginas.

Ou seja, aplicando essa estratégia o leitor tem a resposta que precisa e, ao mesmo tempo, toma conhecimento de que a sua empresa pode entregar a ele o produto que precisa — nesse caso, um notebook.

Mas dentro dessa técnica de marketing para vendas outras abordagens podem ser utilizadas, tais como a criação de landing pages.

No caso, a sua empresa entrega um material mais completo em troca de dados importantes dos seus leads (como nome, e-mail e telefone) que podem ser trabalhados posteriormente pelo time de vendas.

Não deixe de ler: “Passo a passo: como fazer a captação de leads B2B e gerar mais oportunidades de negócio

2. Marketing de Nicho

Outra boa estratégia de marketing de vendas que você pode utilizar na sua empresa é a voltada para nichos.

Consiste, basicamente, na divulgação dos seus produtos para um nicho de mercado específico. 

O principal benefício dessa técnica é que ela aumenta as chances de suprir as necessidades de um público em particular.

Para deixar o conceito mais claro, vamos usar um exemplo. Uma empresa do ramo alimentício que fabrica variados produtos. Entre eles, há uma linha específica para veganos.

Ao invés de criar uma campanha de marketing abrangente, que fale da marca e de todos os produtos fabricados, é criada uma direcionada para o consumidor vegano. Assim, as chances de vender para esses potenciais clientes aumenta, pois os itens ganham destaque.

3. Marketing Social

O marketing social é uma estratégia que visa a criação de campanhas que têm, como principal objetivo, ações sociais.

Ou seja, a ideia não é vender especificamente, mas sim chamar a atenção do público para situações que trazem benefícios para a sociedade de modo geral.

Para as marcas é uma maneira de se fazer presente entre os consumidores, bem como de melhorar a sua imagem perante eles.

No que diz respeito ao aumento das vendas, isso acontece especialmente quando o seu produto está atrelado a alguma causa social — por exemplo, “na compra deste produto 50% do valor será doado para a OMG X”.

Uma empresa que aplicou essa estratégia de marketing para vendas anos atrás foi a PEDIGREE®, com a campanha “Adotar é tudo de bom”. 

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor o conceito.

4. Marketing Viral

Sabe quando você ouve comentários do tipo “tal vídeo viralizou”? Pois então, é justamente essa a ideia por trás dessa estratégia de marketing de vendas.

Consiste na criação de uma peça publicitária (imagem, vídeo, comercial etc) que incentive, de forma natural, as pessoas passarem o conteúdo adiante, “viralizando” assim a sua campanha.

Sejamos sinceros, não se trata de uma técnica fácil. Ou seja, o fato de a sua marca criar uma ação que tem tudo para “grudar” na mente do público não é certeza de que esse será mesmo o resultado.

Mas considerar a jornada do consumidor, criar algo de fácil absorção, inesperado e utilizando a linguagem certa são algumas técnicas que podem ajudar a sua campanhas viralizar.

5. Marketing de Fidelização

Como o nome sugere, o marketing de fidelização tem como principal objetivo fidelizar os clientes já existente na sua base.

A proposta principal é criar conexões com esse público, de modo que a relação cliente empresa se mantenha mais forte e por muito mais tempo.

Aqui, vale destacar que reter o cliente é uma forma significativa de reduzir gastos e aumentar os lucros de uma empresa.

Pesquisas apontam que conquistar um novo consumidor é 5 vezes mais caro do que manter um antigo. Além disso, conseguir aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% pode elevar o faturamento de um negócio em até 95%.

Um dos motivos que levam a esse aumento é que clientes fiéis fazem compras com mais frequência (60%) e gastam mais que consumidores novos (67%).

Entenda tudo sobre essa estratégia neste artigo “Marketing de fidelização: como atrair e reter clientes?

6. Marketing Sazonal

O objetivo do marketing sazonal é conseguir gerar mais vendas em determinada época do ano. Ou seja, são aquelas campanhas criadas especificamente para datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dias das Crianças, Natal etc.

Uma das melhores maneiras de utilizar essa estratégia de marketing de vendas é relacionar o seu produto/serviço à data. 

Porém, por conta dessa característica, nem todos os segmentos podem se beneficiar dessa abordagem. Por exemplo, não é válido para uma empresa do ramo automotivo criar uma campanha para o Dia das Crianças, já que esse não é o seu público-alvo.

7. E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser visto como uma estratégia de vendas coringa. Isso porque ele serve para alavancar todas as que citamos até agora.

No entanto, uma boa prática dentro dessa abordagem é somente enviar e-mails para pessoas que, em algum momento, demonstrou interesse por seus produtos ou serviços.

Lembra da criação de landing pages que citamos no Inbound Marketing? Essa é uma excelente maneira de conseguir os endereços eletrônicos de potenciais compradores e, dessa forma, colocar essa estratégia em prática.

Como gerar mais resultados com a estratégia de marketing digital escolhida?

Seja qual for a estratégia de marketing de vendas escolhida, há alguns pontos que você precisa considerar para que ela traga mais resultados, tais como:

  • Conhecer bem o seu público-alvo
  • Considerar (e respeitar) as etapas do processo de compra do seu cliente
  • Saber apresentar o valor do seu produto/serviço, mais até do que o preço
  • Trabalhar o pós-venda.

Quer entender porque continuar o relacionamento com o seu cliente é tão importante mesmo após a conclusão da compra?

Então leia o artigo “Conceito de pós-venda: entenda a importância, conheça 4 estratégias para colocar em prática e 2 cases de sucesso!