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10 dicas de como alavancar as vendas com marketing de conteúdo

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 11 dezembro 2020
Última atualização em 11 dezembro 2020

Nos últimos anos, o marketing digital deixou de ser apenas uma tendência no mercado e passou a se tornar um investimento indispensável na maioria das empresas que buscam maneiras de como alavancar as vendas. Afinal, se você deseja se manter relevante aos olhos dos seus clientes na atualidade, precisa criar visibilidade online.

Já dizia a famosa frase popular: quem não é visto não é lembrado. No entanto, no ponto em que estamos hoje não é somente a necessidade de estar presente na internet, mas como se posicionar nela de forma a ganhar a atenção e o respeito do público e se destacar da concorrência. 

Para isso é preciso adotar as melhores estratégias de prospecção de clientes, como o marketing de conteúdo. Mas, afinal, o que vem a ser marketing de conteúdo? 

Se você ainda não sabe o que é marketing de conteúdo ou não domina por completo essa estratégia de inbound marketing, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, você irá aprender tudo sobre essa temática e conferir dicas exclusivas de como alavancar as vendas e fidelizar clientes marketing. Continue a leitura e saiba mais!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na produção e distribuição de conteúdos relevantes e valiosos (textos, ebook, vídeos, posts informativos nas redes sociais…) para o público no momento em que eles mais precisam, seja para resolver um problema, sanar uma dúvida ou esclarecer algo.

Vale destacar que essa técnica não tem como objetivo realizar a promoção direta da marca, mas sim de atrair potenciais leitores/consumidores ao trazer soluções para um determinado problema.

Nesse contexto, o material valioso que você cria além de ser útil para as pessoas, passa a mensagem certa para o público certo no exato momento que ele precisa absorver aquele conteúdo! Logo, quando as expectativas são superadas naturalmente seu público leitor passa a compartilhar seu material com outras pessoas e a venda por sua vez acaba sendo uma consequência desse processo.

Por que investir no marketing de conteúdo?

A expansão do acesso à internet é notável e o mundo está cada vez mais conectado. Segundo um levantamento da União Internacional de Telecomunicações, uma das agências da ONU, cerca de 51% da população mundial já têm acesso à internet, ou seja, mais da metade do planeta já está oficialmente conectada ao universo digital.

Só para você ter uma ideia, em janeiro de 2020, a empresa Netcraft registrou a criação de 1,2 bilhão de sites. Dez anos antes, o número total chegava próximo de 255 milhões. 

E os dados não param por aí! Isso porque, de acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, promovido pela We Are Social e pela Hootsuite, as pessoas têm passado mais de 100 dias por ano conectadas, refletindo uma média global de uso de internet de aproximadamente 6 horas e 43 minutos por dia. O Brasil assume uma posição de destaque estando entre os três países com maior tempo de uso de internet.

Diante desse cenário, torna-se inevitável as marcas criarem visibilidade online de valor a fim de se destacarem da concorrência. E uma das estratégias que mais tem chamado a atenção é o marketing de conteúdo, o qual faz parte da metodologia de inbound marketing, considerada a principal estratégia de marketing digital da atualidade. 

Em suma, o marketing de conteúdo tem a função de atingir quatro etapas, sendo elas: educar o público, ganhar autoridade no assunto, influenciar a decisão de compra e transformar o leitor/consumidor em um embaixador da marca.

10 dicas para alavancar as vendas com marketing de conteúdo

Como podemos perceber no tópico acima, cada vez mais as empresas estão apostando no marketing digital, mais especificamente no marketing de conteúdo como forma de estabelecer e manter sua marca no mercado. 

No entanto, o que muitas empresas acabam deixando de lado é que o marketing de conteúdo também exerce um papel importante na hora de impulsionar as suas vendas. Pensando nisso, separamos abaixo uma lista poderosa repleta de dicas de como vender mais com marketing digital para você usar e alavancar as suas vendas.

1. Crie conteúdo para os diferentes estágios do funil de vendas

Uma fez bem feita a gestão de funil de vendas você sabe quais as perguntas são feitas para o visitante, lead ou prospect. Portanto, leve essa informação em consideração na hora de preparar o seu conteúdo a fim de que seu material responda e respeite as necessidades de cada etapa do funil.

2. Invista em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) 

Para manter o melhor ranqueamento orgânico, ou seja, sem custos, nos resultados de busca (Google, Yahoo...) sua empresa precisa investir na otimização do site e em estratégias de SEO para vendas.

3. Simplifique as respostas para um dado assunto

Reúna a equipe, pergunte e alinhe quais as dúvidas mais frequentes apontadas pelo público sobre o seu produto ou serviço. Com as perguntas em mãos, procure sanar as questões apresentadas com respostas simples e objetivas. 

4. Aproveite as postagens antigas para criar um e-book

Só porque um conteúdo já foi publicado não quer dizer que ele perdeu o seu valor com o passar do tempo e não pode ser reaproveitado. Neste caso, a dica é reeditar e enriquecer esse material com novas informações para assim transformá-lo em e-book. Esse novo material criado irá ajudar a qualificar seu lead e certamente irá alavancar as chances de venda do seu produto ou serviço. 

5. Alimente seu blog regularmente

Dentro de uma estratégia de vendas marketing digital por mais relevante e valiosa que o seu conteúdo seja, se ele não for publicado constantemente ele certamente não irá ajudar a alavancar as vendas do seu negócio. Neste caso, faça uso do calendário editorial para conteúdo e organize as publicações disparadas para que seu blog não fique parado.

Além disso, o conteúdo constante irá ajudar nas estratégias de SEO, nas suas redes sociais no e-mail marketing e nos demais canais digitais que dependem de troca de informações para estabelecer contato com o cliente.

6. Promova o seu conteúdo em diferentes canais digitais

Para ampliar os acessos, os compartilhamentos e consequentemente alavancar as vendas do seu produto ou serviço a dica é trabalhar todas as suas mídias digitais conjuntamente. 

Logo, não se iluda pensando que o marketing de conteúdo remete apenas a alimentação de um blog, alocado dentro de um site. Isso porque, o mesmo material publicado no blog pode ser postado com outras chamadas no Facebook, Instagram, Twitter ou até mesmo ser abordado em vídeo através do Youtube.

7. Utilize o poder e-mail marketing a seu favor

O email marketing ainda é uma ferramenta poderosa para direcionar usuários ao seu site. Nessa direção, aproveite esse canal para criar chamadas atrativas de forma que o público se sinta motivado a clicar nos conteúdos compartilhados. 

8. Ofereça demonstrações do seu produto ou serviço

É natural que uma pessoa que não conhece seu produto ou serviço fique com receio num dado momento de fechar o negócio. 

Para driblar esse cenário, procure usar seus canais de comunicação para oferecer demonstrações ou teste grátis do seu produto ou serviço por determinado período. Afinal, se ele já foi fisgado pelo seu conteúdo relevante, ao fazer o teste ficará mais inclinado a fechar com a sua marca. 

9. Design responsivo aplicado aos dispositivos móveis

De acordo com a Agência Brasil, o Brasil é o 5º país em ranking de uso diário de celulares no mundo. Logo, essa é uma realidade que não pode ser deixada de lado. Nessa direção, crie ações exclusivas para esses usuários e não esqueça de fazer com que o design do seu site e blog seja responsivo e amigável a esses aparelhos.

10. Defina e acompanhe as métricas de atração e conversão 

Só podemos saber se o resultado de um investimento foi satisfatório se tivermos ao nosso alcance métricas inteligentes que respondam às nossas perguntas de atração e conversão. No mercado é possível encontrar inúmeras ferramentas que auxiliam nessa análise. O Google Analytics, por exemplo, é uma das ferramentas mais conhecidas e usadas no que diz respeito à análise de métricas.

E aí, curtiu este post sobre dicas de como alavancar as vendas com marketing de conteúdo? Então continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Engajamento em Vendas: o que é e tudo que você precisa saber” e se torne um especialista no assunto!

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