Como aumentar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo?
Publicado 26 julho 2021
Última atualização em 26 julho 2021

Você sabia que o marketing de conteúdo, além de ser essencial para a geração e a gestão de leads, também é muito importante no processo de treinamento, retenção e fidelização de clientes?
Adotar essa estratégia é mais fácil e barato do que imagina, uma vez que sua empresa pode tanto aproveitar os conteúdos já produzidos como criar outros como complemento.
O poder do marketing de conteúdo no processo de retenção e fidelização de clientes é inegável. As estatísticas estão aí para comprovar o potencial dessa estratégia, como mostra levantamento publicado no site Review 42:
- 72% das empresas afirmam que o marketing de conteúdo aumenta os leads;
- 60% dos profissionais de marketing B2C usam estratégias de marketing de conteúdo;
- 56% das empresas em todo o mundo pretendem gastar mais na criação de materiais relevantes;
- mais de 80% dos profissionais de marketing planejam investir mais nesse setor.
Para saber como aplicar, na prática, essa estratégia em seu processo de retenção e fidelização de clientes, e conhecer os benefícios do marketing de conteúdo, fique com a gente até o fim do artigo!
O que é marketing de conteúdo? Quais são seus benefícios?
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de materiais relevantes, valiosos e consistentes para atrair e reter uma audiência definida.
É sempre bom ressaltar que os benefícios do marketing de conteúdo são diversos. Isso porque o conteúdo é um ativo poderoso, que pode ser perpetuado por anos.
Um dos seus grandes é que ele aproxima as pessoas da sua empresa, o que estreita relacionamentos e gera confiança.
Ele também é fundamental para educar o mercado o que, por sua vez, contribui para que sua empresa se torne referência em seu segmento. Isso porque ao tirar as dúvidas e resolver as dores de sua audiência, o tráfego do seu site aumentará. Sendo assim, tanto o Google como sua audiência o reconhecerão como um expert de seu setor.
Outra vantagem significativa de adotar o marketing de conteúdo é que ele aumenta a visibilidade da marca.
Foi o que mostrou pesquisa do Content Marketing Institute. Nela, 86% profissionais do setor afirmaram que conseguiram atingir suas metas de consciência da marca depois de publicarem posts e outros materiais relevantes em suas plataformas.
Outro ponto que mostra como uma estratégia de marketing de conteúdo bem embasada pode fazer a diferença para o seu negócio é que ele também ajuda no processo de retenção de clientes.
Basta pensarmos que se o material produzido for realmente agregador, ele quebrará objeções de seus consumidores, gerando nelas um sentimento de confiança em sua marca.
Foi o que aconteceu com 79% dos profissionais que apostaram nessa ideia. De acordo com eles, o marketing de conteúdo foi essencial na construção e confiança de suas marcas, gerando demanda e leads para 70% deles.
Além disso, o retorno sobre o seu investimento é bastante atrativo, como mostram as palavras de Josh Steimle, CMO da Work:
“Não gastamos um centavo com marketing de conteúdo, nem mesmo tanto tempo. 95% do sucesso que tivemos com marketing de conteúdo pode ser atribuído a alguns artigos que escrevi e que levaram cerca de 20 horas de trabalho”.
Diante desses dados, é possível concluir que adotar essa estratégia pode ser bastante interessante para o seu negócio, não é mesmo?
Para descobrir, na prática, como aplicá-la e potencializar a retenção e fidelização de clientes por meio do conteúdo de marketing digital, basta seguir lendo!
Dicas para melhorar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo
Confira, agora, dicas valiosas para potencializar a retenção e fidelização de clientes.
Como usar o conteúdo para treinar seus clientes
Para treinar seu cliente, é essencial oferecer conteúdos que tirem dúvidas e resolvam problemas mais técnicos acerca do seu produto ou serviço.
Há diversas maneiras de realizar isso. Entenda!
Central de Ajuda
Produzir conteúdos técnicos, como artigos e respostas a dúvidas em uma central de ajuda, é importante para que o seu cliente possa pesquisar sempre que quiser ou precisar.
É preciso que você trabalhe com a certeza de que o usuário tem acesso fácil a tais conteúdos.
Webinars
Os webinars também são bastante funcionais para educar uma audiência e para gerar leads.
Por meio deles, é possível se aproximar mais dos clientes e compartilhar conhecimento para que eles possam ter mais resultados com o uso do produto.
Assim que o evento acaba, o vídeo é enviado para todas as pessoas que se inscreveram no evento — incluindo aquelas que não conseguiram participar. Sendo assim, ele representa uma ação crucial tanto no processo de fidelização como de retenção de clientes.
Manuais e tutoriais
Materiais, como um passo a passo, e tipos de conteúdos mais visuais, como infográficos e vídeos, são excelentes para um rápido aprendizado.
Além disso, eles asseguram que seu consumidor aprenda, de fato, a usar seu produto sozinho.
Como reter e fidelizar seus clientes com conteúdo
Treinar o cliente é uma forma de retenção, mas é preciso ir muito além disso.
Em determinadas situações, é essencial aplicar uma estratégia completamente focada na retenção do público, pois custa muito menos manter um consumidor satisfeito e feliz do que prospectar clientes o tempo inteiro.
Confira aqui algumas ideias de conteúdos que podem contribuir com a fidelização de clientes.
Conteúdo segmentado
Uma maneira de agregar ainda mais valor para o seu público é produzindo conteúdos totalmente específicos para o negócio dos seus consumidores.
Esse tipo de estratégia atrai muito mais a atenção de uma audiência específica e faz o cliente perceber que sua empresa conversa na mesma língua que a dele.
Conteúdo que solucione um problema
Quando você trabalha com materiais que respondem dúvidas específicas, mais uma vez, entrega algo de grande valor para o seu cliente. Em muitas situações, seu consumidor quer e precisa de respostas rápidas e objetivas com foco na resolução de um determinado problema.
Em outras palavras, conteúdos diretos, que explicitam a situação vivida pelo cliente, facilitam a utilização do seu produto ou serviço. Isso fará com que o consumidor veja valor no que comprou e não desista da oferta.
Conteúdos institucionais
Esse tipo de conteúdo precisa, necessariamente, evidenciar a solidez do seu negócio.
Disparar releases ou e-mails sempre que uma coisa importante acontece, por exemplo, assegura que o cliente confie ainda mais e conheça efetivamente os valores da sua companhia. Dessa forma, esses consumidores vão se sentir cada vez mais confortáveis em contar e utilizar seus produtos ou serviços.
Leia também:
- Marketing de fidelização: como atrair e reter clientes?
- Programa de fidelização de cliente: entenda o que é, qual objetivo + 5 tipos de planos que podem lhe ajudar a vender mais
Como já abordamos neste texto, é muito mais fácil e barato manter os clientes do que ficar o tempo inteiro trabalhando para prospectar novos consumidores.
O desafio é que sua empresa mantenha uma relação saudável com o seu público, com o objetivo de estabelecer algo duradouro. Tenha sempre em mente que, na medida do possível, é importante atender o cliente de maneira personalizada e ir além.
Lembre-se sempre de trabalhar com foco em realizar desejos e tirar as dúvidas dos seus consumidores. Mais do que isso, surpreenda seu cliente resolvendo problemas que ele sequer sabia que existiam. Um público satisfeito é sinônimo de mais vendas e mais resultados para a empresa.
Quando for realizar sua estratégia de marketing de conteúdo, pense: que tipo de problema do meu cliente estou resolvendo e como posso ir além dessa questão?
Por fim, reforçamos a importância da criação de materiais de qualidade e a necessidade de certificação de que esse conteúdo esteja devidamente promovido e chegue, de maneira rápida e prática, para as pessoas certas.
A Zendesk acredita muito no potencial do marketing de conteúdo, tanto que conta com materiais quentinhos sempre! Para receber conteúdo fresquinho sobre atendimento ao cliente, dicas de vendas, guias e práticas do setor, acesse o blog da Zendesk para se manter atualizado.
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