Como aumentar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 26 julho 2021
Última atualização em 26 julho 2021

Você sabia que o marketing de conteúdo, além de ser essencial para a geração e a gestão de leads, também é muito importante no processo de treinamento, retenção e fidelização de clientes? 

Adotar essa estratégia é mais fácil e barato do que imagina, uma vez que sua empresa pode tanto aproveitar os conteúdos já produzidos como criar outros como complemento. 

O poder do marketing de conteúdo no processo de retenção e fidelização de clientes é inegável. As estatísticas estão aí para comprovar o potencial dessa estratégia, como mostra levantamento publicado no site Review 42: 

  • 72% das empresas afirmam que o marketing de conteúdo aumenta os leads;
  • 60% dos profissionais de marketing B2C usam estratégias de marketing de conteúdo;
  • 56% das empresas em todo o mundo pretendem gastar mais na criação de materiais relevantes;
  • mais de 80% dos profissionais de marketing planejam investir mais nesse setor

Para saber como aplicar, na prática, essa estratégia em seu processo de retenção e fidelização de clientes, e conhecer os benefícios do marketing de conteúdo, fique com a gente até o fim do artigo! 

O que é marketing de conteúdo? Quais são seus benefícios? 

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de materiais relevantes, valiosos e consistentes para atrair e reter uma audiência definida.

É sempre bom ressaltar que os benefícios do marketing de conteúdo são diversos. Isso porque o conteúdo é um ativo poderoso, que pode ser perpetuado por anos.

Um dos seus grandes é que ele aproxima as pessoas da sua empresa, o que estreita relacionamentos e gera confiança.

Ele também é fundamental para educar o mercado o que, por sua vez, contribui para que sua empresa se torne referência em seu segmento. Isso porque ao tirar as dúvidas e resolver as dores de sua audiência, o tráfego do seu site aumentará. Sendo assim, tanto o Google como sua audiência o reconhecerão como um expert de seu setor. 

Outra vantagem significativa de adotar o marketing de conteúdo é que ele aumenta a visibilidade da marca. 

Foi o que mostrou pesquisa do Content Marketing Institute. Nela, 86% profissionais do setor afirmaram que conseguiram atingir suas metas de consciência da marca depois de publicarem posts e outros materiais relevantes em suas plataformas. 

Outro ponto que mostra como uma estratégia de marketing de conteúdo bem embasada pode fazer a diferença para o seu negócio é que ele também ajuda no processo de retenção de clientes

Basta pensarmos que se o material produzido for realmente agregador, ele quebrará objeções de seus consumidores, gerando nelas um sentimento de confiança em sua marca. 

Foi o que aconteceu com 79% dos profissionais que apostaram nessa ideia. De acordo com eles, o marketing de conteúdo foi essencial na construção e confiança de suas marcas, gerando demanda e leads para 70% deles. 

Além disso, o retorno sobre o seu investimento é bastante atrativo, como mostram as palavras de Josh Steimle, CMO da Work

“Não gastamos um centavo com marketing de conteúdo, nem mesmo tanto tempo. 95% do sucesso que tivemos com marketing de conteúdo pode ser atribuído a alguns artigos que escrevi e que levaram cerca de 20 horas de trabalho”.  

Diante desses dados, é possível concluir que adotar essa estratégia pode ser bastante interessante para o seu negócio,  não é mesmo? 

Para descobrir, na prática, como aplicá-la e potencializar a retenção e fidelização de clientes por meio do conteúdo de marketing digital, basta seguir lendo!

Dicas para melhorar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo

Confira, agora, dicas valiosas para potencializar a retenção e fidelização de clientes. 

Como usar o conteúdo para treinar seus clientes

Para treinar seu cliente, é essencial oferecer conteúdos que tirem dúvidas e resolvam problemas mais técnicos acerca do seu produto ou serviço.

Há diversas maneiras de realizar isso. Entenda!

Central de Ajuda

Produzir conteúdos técnicos, como artigos e respostas a dúvidas em uma central de ajuda, é importante para que o seu cliente possa pesquisar sempre que quiser ou precisar.

É preciso que você trabalhe com a certeza de que o usuário tem acesso fácil a tais conteúdos.

Webinars

Os webinars também são bastante funcionais para educar uma audiência e para gerar leads. 

Por meio deles,  é possível se  aproximar mais dos clientes e compartilhar conhecimento para que eles  possam ter mais resultados com o uso do produto.

Assim que o evento acaba,  o vídeo é enviado para todas as pessoas que se inscreveram no evento — incluindo aquelas que não conseguiram participar. Sendo assim, ele  representa uma ação crucial tanto no processo de fidelização como de retenção de clientes.

Manuais e tutoriais

Materiais, como um passo a passo, e tipos de conteúdos mais visuais, como infográficos e vídeos, são excelentes para um rápido aprendizado.

Além disso, eles asseguram que seu consumidor aprenda, de fato, a usar seu produto sozinho.

Como reter e fidelizar seus clientes com conteúdo 

Treinar o cliente é uma forma de retenção, mas é preciso ir muito além disso.

Em determinadas situações, é essencial aplicar uma estratégia completamente focada na retenção do público, pois custa muito menos manter um consumidor satisfeito e feliz do que prospectar clientes o tempo inteiro.

Confira aqui algumas ideias de conteúdos que podem contribuir com a fidelização de clientes.

Conteúdo segmentado

Uma maneira de agregar ainda mais valor para o seu público é produzindo conteúdos totalmente específicos para o negócio dos seus consumidores.

Esse tipo de estratégia atrai muito mais a atenção de uma audiência específica e faz o cliente perceber que sua empresa conversa na mesma língua que a dele.

Conteúdo que solucione um problema

Quando você trabalha com materiais que respondem dúvidas específicas, mais uma vez, entrega algo de grande valor para o seu cliente. Em muitas situações, seu consumidor quer e precisa de respostas rápidas e objetivas com foco na resolução de um determinado problema.

Em outras palavras, conteúdos diretos, que explicitam a situação vivida pelo cliente, facilitam a utilização do seu produto ou serviço. Isso fará com que o consumidor veja valor no que comprou e não desista da oferta.

Conteúdos institucionais

Esse tipo de conteúdo precisa, necessariamente, evidenciar a solidez do seu negócio.

Disparar releases ou e-mails sempre que uma coisa importante acontece, por exemplo, assegura que o cliente confie ainda mais e conheça efetivamente os valores da sua companhia. Dessa forma, esses consumidores vão se sentir cada vez mais confortáveis em contar e utilizar seus produtos ou serviços.

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Como já abordamos neste texto, é muito mais fácil e barato manter os clientes do que ficar o tempo inteiro trabalhando para prospectar novos consumidores.

O desafio é que sua empresa mantenha uma relação saudável com o seu público, com o objetivo de estabelecer algo duradouro. Tenha sempre em mente que, na medida do possível, é importante atender o cliente de maneira personalizada e ir além.

Lembre-se sempre de trabalhar com foco em realizar desejos e tirar as dúvidas dos seus consumidores. Mais do que isso, surpreenda seu cliente resolvendo problemas que ele sequer sabia que existiam. Um público satisfeito é sinônimo de mais vendas e mais resultados para a empresa.

Quando for realizar sua estratégia de marketing de conteúdo, pense: que tipo de problema do meu cliente estou resolvendo e como posso ir além dessa questão?

Por fim, reforçamos a importância da criação de materiais de qualidade e a necessidade de certificação de que esse conteúdo esteja devidamente promovido e chegue, de maneira rápida e prática, para as pessoas certas.

A Zendesk acredita muito no potencial do marketing de conteúdo, tanto que conta com materiais quentinhos sempre! Para receber conteúdo fresquinho sobre atendimento ao cliente, dicas de vendas, guias e práticas do setor, acesse o blog da Zendesk para se manter atualizado.

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