Ir para o conteúdo principal

Fluxograma do planejamento estratégico: 5 passos para fazer o seu

Última atualização em 13 dezembro 2022

Podemos até não ter plena consciência disso, mas a realidade é que não importa o seu grau de influência dentro de uma organização, todos estamos minimamente ambientados com o processo de planejamento estratégico – até quem ocupa cargos mais operacionais. Mas você que tem a sua empresa precisa estar totalmente por dentro do tema.

Esse planejamento nos norteia e indica para onde queremos ir, a partir do nosso ponto de partida. E aí isso serve para um objetivo de sua vida pessoal, um objetivo de negócio ou, até mesmo, uma destinação física e literal como por exemplo, ir para outro estado.

Numa empresa, as fases do processo de planejamento estratégico são bastante similares ao planejamento que você faz em sua vida pessoal.

Primeiro se desenvolve uma direção a ser seguida, definem-se as decisões que serão tomadas e, por fim, destinam-se os recursos vitais para que o objetivo final seja atingido.

Mas para que realmente serve o planejamento estratégico de uma empresa? O fluxograma do planejamento estratégico serve como um mapa para guiar a organização no processo de descoberta do melhor meio para chegar aonde precisa.

Esse procedimento envolve desde a análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças – vistos na análise da Matriz SWOT – como o planejamento das ações de uma maneira realista e – principalmente – priorizada.

A maioria dos empreendedores e gestores tem consciência sobre a importância do planejamento estratégico e que ele serve como um norte na busca da empresa por seus objetivos.

Acontece, que na hora da execução, pode ficar difícil organizar as ideias e transformá-las em um fluxograma do planejamento estratégico, estruturado e de fácil compreensão para ser passado adiante para as equipes.

Quer aprender como fazer um planejamento estratégico de marketing? Continue a leitura e descubra como elaborar o plano perfeito para o seu negócio – de um jeito que todos os colaboradores compreendam sua participação no processo.

Como fazer um planejamento estratégico de marketing?

Um passo muito importante e o primeiro a ser dado na hora de iniciar seu planejamento é pensar qual é o seu objetivo final.

E por que essa definição é tão importante? Porque para saber como iremos, precisamos saber para onde vamos. Por exemplo, na hora de pensar numa campanha, defina quem será o responsável por ela, para onde a campanha deve levar a sua marca e o que é preciso fazer para chegar lá e alcançar o objetivo.

Além disso, o fluxograma do planejamento estratégico deve incluir uma análise da situação atual da organização. É fundamental realizar esta etapa antes de se dirigir para uma próxima.

Somente depois que você souber quais são os pontos fortes e fracos de sua companhia e quais são suas potenciais melhorias, você pode pensar em quais soluções deve tomar.

A seguir, confira o passo a passo que preparamos para você aprender a montar o seu fluxograma do planejamento estratégico.

Fluxograma do planejamento estratégico: 5 passos para fazer o seu

Para início de conversa, um bom planejamento estratégico precisa pensar em:

1. Análise de fatores internos que geram grandes consequências nas empresas
2. Brainstorming para pensar em opções de estratégias que abordem essas questões, e priorizá-las
3. Acompanhamento e análise das etapas de processo de planejamento estratégico

Existe uma lógica por trás das fases do planejamento estratégico que se inicia no estudo do negócio e segue até o monitoramento dos resultados.

Abaixo, veja o passo a passo que preparamos e descubra como fazer um planejamento estratégico de marketing para sua empresa.

Passo 1 – Missão, Visão e Valores

O passo número um para dar início ao planejamento estratégico de uma empresa costuma ser muitas vezes negligenciado.

Existem alguns aspectos dentro de uma organização que servem como base para a definição de sua identidade e seu posicionamento de marca. São eles que fundamentam a construção de um planejamento estratégico eficiente.

Missão: razão pela qual a empresa existe
Visão: onde a empresa quer chegar
Valores: princípios que a organização não abre mão

Todas essas manifestações devem ser claras e disponibilizadas para todos os colaboradores.

Passo 2 – Análise dos ambientes interno e externo

Seguindo o fluxograma do planejamento estratégico, chegamos ao passo dois, em que é necessário considerar os fatores internos e externos à organização e que influenciam – direta ou indiretamente – os processos da empresa.

Como fazemos isso?

Análise SWOT

A matriz SWOT é sempre citada dentre as etapas do planejamento estratégico. Mas você conhece ela e seu significado?

SWOT, que em português é conhecida como matriz FOFA, significa Forças (Strength), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

As Forças e as Fraquezas são relativas ao ambiente interno da empresa, enquanto as Oportunidades e as Ameaças dizem respeito a fatores externos.

Confira alguns exemplos:

S – Forças: referência em atendimento ao cliente, produtos diferenciados, equipes engajadas etc;

W – Fraquezas: estrutura obsoleta, profissionais insatisfeitos, processo hierárquico burocrático etc;

O – Oportunidades: atender novos nichos de mercado que ainda não tiveram suas dores atendidas;

T – Ameaças: crise econômica, crise política etc.

Análise PESTEL

Existe também a análise PESTEL, que é mais focada no ambiente externo. Essa análise considera seis fatores macroeconômicos que podem impactar, direta ou indiretamente, nas atividades da empresa. São eles: políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais.

Exemplo:

Políticos: intervenção do governo na economia;
Econômicos: inflação, taxas de juros, de câmbio etc;
Sociais: dados demográficos, grau de escolaridade, distribuição de renda, etc;
Tecnológicos: softwares de gestão, automação de marketing, apps;
Ecológicos: preocupação com o meio ambiente, uso sustentável dos recursos naturais;
Legais: Leis trabalhistas, direitos dos consumidores.

Leia também:
Gestão de processos organizacionais: o que é, importância e como fazer;
O que é gerenciamento de crise e 6 dicas de como enfrentar períodos conturbados na sua empresa

Passo 3 – Definição de metas e objetivos

Chegamos ao passo três para quem quer aprender como fazer um planejamento estratégico de marketing, e ele diz respeito à definição de metas e objetivos “inteligentes”.

Mas o que significam metas e objetivos inteligentes? Significa que eles devem seguir um padrão conhecido como SMART, em português, específico, mensurável, alcançável, relevante e baseado em um prazo.

Passo 4 – Definição do plano de ação

O quarto passo está diretamente relacionado à execução das estratégias. É nessa etapa que os papéis de cada colaborador são definidos e os recursos básicos para colocar em prática todas as ações necessárias previstas no planejamento são calculados.

Nesse passo, a ferramenta 5W2H tem bastante utilidade. Mas o que significa essa sigla?

5W

What – O que fazer?
Why – Por que fazer?
Where – Onde fazer?
When – Quando fazer?
Who – Quem vai fazer?

2H

How – Como fazer?
How much – Quanto custa fazer?

Responder a essas sete perguntas facilita o mapeamento e a execução das atividades.

Passo 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados

Medir e acompanhar os resultados é o último passo da lista que preparamos para te ajudar a montar o fluxograma do planejamento estratégico da sua empresa e, também, um dos mais importantes.

É fundamental e vital para o sucesso da sua organização adotar técnicas de monitoramento das etapas do planejamento estratégico para saber se todas as ações planejadas estão fluindo de acordo com o esperado ou se há necessidade de alguma adaptação.

Utilize o planejamento estratégico para aumentar suas vendas

Agora que você sabe tudo sobre o fluxograma do planejamento estratégico, pense quais ações podem ser tomadas para escalar suas vendas e aumentar o sucesso da sua organização.

Na hora de montar seu planejamento estratégico, conte com a ajuda de ferramentas que aumentem a eficiência do seu time de vendas, como por exemplo, o Zendesk Sell.

Com ele você economiza o tempo da sua equipe, toma decisões mais assertivas e fecha negócios mais rapidamente. Alcance a melhor versão da sua empresa e maximize a sua produtividade.