Artigo

Metas a curto, médio e longo prazo: como planejar seus objetivos?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 24 novembro 2021
Última atualização em 24 novembro 2021

Definir metas a curto, médio e longo prazo é uma das formas de fazer sua empresa crescer continuamente e alcançar os objetivos definidos em um planejamento estratégico. 

Um planejamento de metas permite que você organize as atividades e direcione o esforço da sua empresa, bem como meça os resultados alcançados. 

De fato, alguns objetivos são mais difíceis de serem conquistados e exigem mais preparação e controle, e outros são mais simples e estão ao alcance de serem realizados quase imediatamente. 

A sua vida pessoal também funciona assim. Por exemplo,suponhamos que você tenha três objetivos: comprar uma calça jeans, fazer uma viagem internacional e comprar uma casa própria. 

A primeira meta, comprar uma calça jeans, pode ser entendida como um objetivo de curto prazo, afinal, em apenas alguns meses você será capaz de se organizar financeiramente para realizar essa compra. 

Já a viagem internacional, geralmente, exige mais esforço financeiro, de tempo e planejamento, logo, podemos dizer que é uma meta de médio prazo

Por último, mas não menos importante, a compra de uma casa própria é ainda mais complexa, exigindo que você se prepare em múltiplos aspectos para dar esse passo e cumprir essa meta. Geralmente, não é possível fazer em poucos meses. É preciso alguns anos, várias etapas, mais capital e planos a longo prazo. 

Nem sempre, em nossa vida pessoal, conseguimos organizar todos os nossos objetivos como apresentado acima, mas na teoria é assim que funciona. 

O mesmo ocorre com a vida das empresas. Existem metas a curto, médio e longo prazo que, geralmente, exigem diferentes níveis de esforços para serem alcançadas. 

Se não aprendemos o que são e como definir metas de curto, médio e longo prazo podemos ficar sem alcançar nossos objetivos, andando em círculos e pulando etapas. 

O que são metas a curto, médio e longo prazo?

A seguir, apresentamos o que são metas a curto, médio e longo prazo, logo após você vai entender como organizar seu planejamento e seus objetivos, considerando metas e prazos.  

Metas a curto prazo

As metas a curto prazo são as que podem ser realizadas dentro de 3 a 6 meses

Geralmente, são metas mais simples de serem realizadas, por exemplo, a implementação de um software para atendimento ao cliente. 

Essa meta tem impacto direto nos resultados finais dos objetivos do planejamento estratégico da empresa, inclusive em metas de médio e longo prazo. Entretanto, são mais simples de serem executadas.

Uma meta de curto prazo também pode ser algo medido em números, por exemplo, reduzir o tempo médio de atendimento ao cliente em 15% dentro de seis meses. 

Essa meta de atendimento de curto prazo depende da atividade de implementação de um software de atendimento e do treinamento de colaboradores, por exemplo. 

Metas de vendas também podem ser de curto prazo, por exemplo, quando falamos sobre metas que precisam ser batidas mensalmente pela equipe, ou metas de médio prazo, quando temos um objetivo de aumento de faturamento de um ano para o outro.

Metas a médio prazo

Metas a médio prazo giram em torno de objetivos que devem ser conquistados entre 1 a 3 anos. 

Um exemplo de meta a médio prazo dentro das empresas pode ser: aumentar as vendas do produto X em 20% nos próximos 12 meses.

Aumentar as vendas exige uma série de mudanças dentro da empresa podendo incluir:

  • implementação de tecnologia, 
  • contratação de pessoas, 
  • mudanças nos processos comercial
  • novas estratégias de marketing e mais. 

Como dissemos acima, é possível que para uma meta de médio prazo possa ser alcançada várias metas de curto prazo precisam ser criadas para construir o caminho até o resultado esperado. 

Meta de longo prazo

A meta a longo prazo, geralmente, tem o prazo de 5 anos ou mais. 

Entre as metas de longo prazo mais comuns estão:

  • expansão territorial, 
  • percentual de participação no mercado, 
  • aumento de faturamento, entre outras. 

Ao defini-las, essas metas podem ser, inclusive, menos detalhadas do que as metas de curto e médio prazo. 

Também é fundamental que sejam revisitadas de tempos em tempos e que a empresa meça o quão perto está de alcançá-las. 

As metas de longo prazo também são fundamentais como ponto de partida para as metas de curto e médio prazo, afinal, representam a visão da empresa e onde ela deseja chegar. 

Como definir metas de curto, médio e longo prazo?

Mas, afinal, como definir metas de curto, médio e longo prazo? Algumas boas práticas são importantes, observe!

1. Faça o planejamento estratégico da sua empresa

O planejamento estratégico da sua empresa funciona como um mapa que vai guiar a organização rumo aos objetivos de longo prazo. 

A partir desse plano macro é que surgem as metas a curto e médio prazo que devem ser traçadas com foco de contribuir para que os objetivos a longo prazo, mais envolvidos com a visão do negócio, se concretizem.

Leia também: O que é mapa estratégico e como fazer o da sua empresa?

2. Avalie o mercado e sua empresa a partir da matriz SWOT

A análise SWOT avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa e contribui para a análise de concorrentes, de mercado e também para a avaliação interna

O objetivo é identificar o que pode impedir que as metas a curto, médio e longo prazo se concretizem

O método é simples e muito eficaz para uma visão completa da situação do negócio e das metas que podem contribuir para a superação de obstáculos, por exemplo. 

3. Crie objetivos SMART

Um planejamento com metas SMART vai tornar o processo de definição e mensuração de resultados muito mais objetivo e assertivo. 

Seguindo a metodologia, as metas a curto, médio e longo prazo da sua empresa deverão ser:

  • S – Specific (específico)
  • M – Measurable (mensurável)
  • A – Attainable (atingível)
  • R – Relevant (relevante)
  • T – Time based (temporal)

4. Use o método 5W2H

Em conjunto com as demais metodologias que apresentamos, o modelo 5W2H vai te ajudar a responder a sete importantes perguntas:

  • What (o que vamos fazer?)
  • Who (quem vai fazer?)
  • When (quando vamos fazer?)
  • Where (onde será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • How (como fazer?)
  • How much (quanto vai custar?)

5. Monitore os resultados

Todo planejamento de metas a curto, médio e longo prazo precisa de acompanhamento de resultados, para isso os indicadores definidos na construção dessas metas e as métricas coletadas em cada setor vão contribuir para identificar o quão próxima ou distante de alcançar o sucesso a sua empresa está. 

Isso permite flexibilidade para ajustar os ponteiros ao longo do caminho e não apenas ao final dele. 

Sem dúvida, acessar dados sobre cada área da empresa tem um papel central no acompanhamento de metas, por isso, considere investir na contratação de sistemas como CRM de vendas e software de atendimento ao cliente. Estamos falando de áreas estratégicas para a organização e que impactam os resultados dos demais setores. 

O sistema de CRM para equipe de vendas da Zendesk pode ser usado antes e após a conclusão de um negócio. O software contribui para otimizar os processos e etapas de vendas e analisar dados para melhoria e otimização das suas estratégias

Já o software de atendimento ao cliente oferece funcionalidades para análise, monitoramento e definição de ações com base nas necessidades de seus clientes, além de dezenas de outros recursos, para otimizar os resultados do setor. 

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a sua gestão de metas a curto, médio e longo prazo. Descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.

Software de CRM de vendas completo

CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas