Ir para o conteúdo principal

Artigo

10 melhores ferramentas de BI para usar na análise dos seus dados

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

A análise de dados é fundamental para o crescimento dos negócios, pois garante que mudanças pontuais sejam realizadas, e uma das formas mais utilizadas para a realização dessas análises, é utilizando plataformas BI. Mas, com tantas opções no mercado, a pergunta que fica é: quais são as melhores ferramentas de BI?

Explicando de maneira geral, o BI, ou Business Intelligence é uma prática que consiste no monitoramento e análise dos dados de uma empresa.

Esse tipo de acompanhamento geralmente exige uma ferramenta especifica, que auxilia na gestão das informações, e gera insights importantes para os negócios.

Acompanhar dados é fundamental para que os negócios se desenvolvam bem, e isso ficou comprovado na pesquisa divulgada no nosso artigo “Big Data como fonte de receita: libere o potencial dos seus dados”, que mostrou que 44% das empresas B2C usam Big Data e analisam as informações para melhorar seus atendimentos.

A grande vantagem de monitorar dados, é que os resultados das análises podem ser utilizados em diversos setores dos empreendimentos, como vendas, atendimento e até mesmo para melhorar o comportamento internos dos colaboradores.

Sendo assim, entender quais são melhores ferramentas de BI hoje, é uma forma de se atentar às estratégias que mais podem somar benefícios para os empreendimentos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as 10 melhores plataformas de BI atualmente. Para conferir, continue a leitura até o fim! 

O que é Business Intelligence?

Antes de conhecermos as 10 melhores ferramentas de BI, é fundamental entendermos bem o conceito de Business Intelligence, e para que ele serve.

Bussiness Intelligence, conhecido por seu acrônimo BI, é um processo de coleta inteligente dos dados de um negócio, usado a fim de analisar todas as informações que podem auxiliar nas tomadas de decisão de uma empresa.

O principal propósito dessa metodologia, é oferecer uma base solida de insights para o negócio, que, ao utilizar os dados colhidos pelas ferramentas de BI, pode aprimorar suas estratégias em vários setores do empreendimento.

Sendo assim BI é uma tecnologia que agrupa dados, para que assim os negócios consigam determinar quais os seus principais problemas, riscos e principalmente oportunidades no mercado.

Para complementas seu conhecimento a respeito do conceito de Business Intelligence, assista ao TED Talks “How data will transform business”, onde Philip Evans, consultor sênior do The Boston Consulting Group e membro do BCG, fala a respeito da importância dos dados na transformação dos negócios.

<div style=”max-width:854px”><div style=”position:relative;height:0;padding-bottom:56.25%”><iframe src=”https://embed.ted.com/talks/philip_evans_how_data_will_transform_business” width=”854″ height=”480″ style=”position:absolute;left:0;top:0;width:100%;height:100%” frameborder=”0″ scrolling=”no” allowfullscreen></iframe></div></div>

Como usar as ferramentas de Business Intelligence?

De forma prática, as ferramentas de Business Intelligence são um conjunto de processos, com o principal intuito de identificar informações importantes em meio aos dados das empresas.

Mas, você deve estar se perguntando como utilizar essa ferramenta, correto? 

O ideal é que o negócio saiba escolher as melhores ferramentas de BI, e então aplicá-las seguindo quatro estratégias, sendo elas:

  • a coleta de dados: normalmente as empresas geram milhares de dados sensíveis, não sensíveis e de outras origens. Esses dados costumam ser colhidos por meio de softwares de CRM, por exemplo, e podem ser utilizados para estratégias de negócio direcionadas;
  • organização e análise dos dados: a organização dos dados é importante, pois auxilia que as empresas consigam filtrar as informações, conforme as prioridades de atendimento e vendas dos empreendimentos;
  • conversão dos dados em informações: após a coleta e filtro dos dados, é chegado o momento de transformá-los em insights relevantes para o negócio, sendo esse um passo fundamental da aplicação de novas estratégias nas empresas;
  • mensuração dos resultados: por fim, depois da captação de informações por ferramentas de BI, e da implementação de mudanças nos negócios; é interessante que seja realizada uma mensuração de resultados, para que as empresas compreendam se dessas ferramentas são positivos.

Quais os principais benefícios do BI?

Apósii entender o que é Business Intelligence e como o processo de implementação e uso da ferramenta funciona, fica mais fácil entender como essa estratégia pode elevar os resultados do negócio, graças ao entendimento dos resultados de diversos setores da empresa.

Além disso, o compartilhamento de dados pode se transformar em insights importantes para áreas de relacionamento com os clientes, e, por esse motivo, 78% das empresas costumam compartilhar informações relevantes e obrigatórios de seus negócios, como apontado pelo relatório CX Trends Report, da Zendesk.

Com todos esses apontamentos positivos sobre essa estratégia, podemos dizer que os benefícios oferecidos pelas principais ferramentas de BI são:

  • ajudar na identificação das forças e fraquezas do negócio;
  • melhorar a percepção que os consumidores e fornecedores tem das empresas;
  • gerar insights para que os processos dos empreendimentos sejam mais eficientes;
  • melhorar a experiência dos clientes;
  • fornecer eficiência aos processos;
  • reduzir custos;
  • reduzir erros;
  • dentre outros.

Mas, qual é a melhor ferramenta de BI?

10 melhores ferramentas de BI para investir em 2022

É fato que a tecnologia tem fortalecido bastante os resultados dos negócios, principalmente com o aumento de 61% do consumo online, apontado pelo estudo “Novos hábitos digitais em tempos de COVID-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Esse novo momento do mercado, fortaleceu o uso de ferramentas automatizadas, como plataformas de BI, mas, com tantas opções disponíveis, é preciso que os negócios se atentem em quais são as principais ferramentas BI.

Pensando nisso, para te ajudar a definir qual é a melhor ferramenta de BI para a sua empresa, separamos abaixo uma lista, com as 10 melhores ferramentas de BI. Na lista você encontra as plataformas de BI com melhores desempenhos e mais utilizadas por grandes empresas. Confira!

1. Google Data Studio

Nossa lista das melhores ferramentas de BI começa com uma opção disponibilizada pelo Google, e que é muito utilizada no mercado, o Data Studio.

Trata-se de uma ferramenta de BI gratuita, que qualquer pessoa com uma conta de G-mail pode utilizar. 

A plataforma BI do Google se conecta com fontes de dados da empresa, por meio do Google Sheets e AdWords, e é uma ótima escolha para precisa de agilidade e praticidade no gerenciamento de dados, mas não deseja gastar muito com isso.

2. Microsoft Power BI

A segunda melhor ferramenta de BI que elencamos, foi desenvolvida pela Microsoft, uma empresa aclamada no mercado de informática, e é uma das mais utilizadas pelas empresas. Estamos falando do Power BI, uma das principais ferramentas de BI usadas no mundo.

A plataforma de BI da Microsoft, permite que as empresas controlem seus dados e capacitem todos os níveis das organizações para tomar decisões confiáveis, com base em uma análise eficiente.

Com o uso do Microsoft Power Bi os empreendimentos podem:

  • obter análises de self-service em escala corporativa;
  • usar ferramentas inteligentes para obter resultados sólios, como planilhas de Excel, redes sociais e aplicativos em nuvem;
  • e ainda ter um ambiente de análise protegido, com recursos de segurança de dados ao nível industrial.

3. IBM Cognos Analytics

O IBM Cognos Analytics também está na listas das melhores ferramentas de BI. Isso porque, essa solução desenvolvida pela IBM auxilia na integração, descoberta e análise de dados, de maneira eficiente e inteligente.

Essa ferramenta produz insights poderosos para os negócios, e pode ser implementada onde e quando for necessário, auxiliando o suporte para ambientes de nuvem pública, nuvem privada, multicloud, on-primeses e no IBM Cloud Pak for Data.

4. Oracle Analytics Cloud

O Oracle Analytics Cloud é uma das melhores ferramentas de Business Intelligence do mercado. Essa plataforma de BI é robusta e perfeita para empresas que lidam com uma grande quantidade de dados diariamente.

O Orancle Analytics Cloud se integra ao Oracle Cloud Infrastructure, permitindo que o próprio sistema da Oracle cuide do gerenciamento de serviços, aplicações de patches, backups, restaurações e outras tarefas de manutenção.

Além disso, com o Oracle Analytics Clou é possível programar alerta de comportamento de dados; carregar um grande volume de dados, dentre outras possibilidades.

5. SAS Business Intelligence

Outra das melhores ferramentas de BI é o SAS, uma ferramenta focada em análise preditiva, que auxilia os empreendimentos na criação de gráficos e visualizações sobre seus dados de alta desempenho.

O SAS é uma das ferramentas de Business Intelligence com melhores resultados em análise avançada de dados, e sua tecnologia é infundida com algoritmos inovadores e de ponta, capazes de auxiliar empresas com a mineração dos dados.

Com a plataforma BI do SAS, é possível simplificar a preparação dos dados, e criar modelos de análise com mais facilidade e rapidez, além disso, algumas das funcionalidades do SAS são:

  • acesso mobilie e desktop;
  • capacidade de analisar textos e captar insights;
  • dashbord sempre intacto e responsivo;
  • dentre outras.

6. BIRT

O BIRT é uma ferramenta de relatório de inteligência de negócios, que auxilia as empresas a criar visualizações de dados, painéis e relatórios, que juntos podem ser incorporados e a aplicativos Web e ferramentas de gerenciamento de negócios.

Essa ferramenta de Business Intelligence é open sorce, ou seja, seu código de programação é aberto, e pode sofrer modificações e personalizações, conforme as necessidades das empresas.

É importante dizer que o BIRT não é uma ferramenta comercial, mas é muito utilizada para essa finalidade, e, apesar de a estratégia ter um acesso livro, o sistema não conta com um serviço de suporte técnico.

Além de tudo isso, o BIRT é outra opção de ferramenta de Business Intelligence gratuita.

7. Adobe Analytics

O Adobe Analytics é uma ferramenta de BI eficiente, que muitos empreendimentos do mercado já utilizam para captar, entender e chegar a insights poderosos sobre seus produtos e serviços.

Com essa plataforma as empresas podem captar dados de qualquer lugar na jornada do cliente, produzindo relatórios versáteis, com inteligência preditiva. Uma estratégia completa, que permite aos negócios:

  • criar relatórios versáteis a fim de atender às demandas do negócio;
  • alta conexão com fontes de todos os tipos e origens;
  • detalhamento de previsões de resultados de acordo com cada decisão possível;
  • dentre outras funções.

8. Qlik

O Qlik também figura entre as melhores ferramentas de BI, pois permite uma análise de dados eficiente, que fornece inteligência ativa, em uma plataforma analítica de dados, que integra informações e atua na nuvem, em tempo real e de ponta a ponta.

Essa estratégia possuí versões de sistema pagos, mas também pode ser considerada uma ferramenta de BI gratuita, já que a empresa disponibiliza três versões do seu programa com acesso free, sendo eles o QlikView Personal, o Qlik Sense Desktop e o Qlik Sense Cloud.

Um diferencial do Qlik é a opção de compactação de dados, o que é muito raro em softwares de Business Intelligence. 

9. Tableau

O Tableau é uma plataforma de Business Intelligence desenvolvida pela empresa Tableau, lançada em 2003, que, assim como as outras melhores ferramentas de BI comentada aqui, auxilia empresas a entender seus próprios dados, e gerenciar seus insights, de maneira simples e direta.

Essa ferramenta oferece uma plataforma de análise que pode ser integrada a ferramentas de CRM, a fim de permitir mais governança, gerenciamento e colaboração aos negócios.

10. Zendesk para atendimento ao cliente

Por fim, a última plataforma que incluímos na lista de melhores ferramentas de BI, é o Zendesk para atendimento ao cliente

A plataforma de atendimento da Zendesk possuí diversas soluções inteligentes, que auxiliam no monitoramento dos relacionamentos das empresas com seus clientes, potencializando seus resultados.

O Zendesk para atendimento ao cliente possibilita que as empresas utilizem dados e análises para mensurar resultados e aprimorar a experiência dos clientes, revelando insigths poderosas, que auxiliam:

  • nos ajustes de operações de experiência do cliente;
  • na melhoria da produtividade dos agentes de relacionamento;
  • no entendimento das necessidades dos clientes

A ferramenta da Zendesk é totalmente omnichannel, é proporciona análises robustas, que guiam agentes de atendimento na oferta da melhor experiência do cliente. Que tal experimentar? 

Confira o funcionamento e as vantagens do Zendesk para atendimento ao cliente realizando um teste grátis!

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
12 min read

Descubra o que é análise e interpretação de dados e sua importância

Entenda o que é análise e interpretação de dados, uma prática essencial para tomar decisões e criar estratégias otimizadas para sua empresa.

Artigo
12 min read

Indicadores de TI: 13 KPIs vitais para uma gestão otimizada

Conheça os principais indicadores de TI que a sua empresa precisa acompanhar para garantir um crescimento sólido e sustentável. Aprenda como calculá-los.

Artigo
12 min read

Tempo médio de atendimento (TMA): o que é e como calcular?

Entenda que é tempo médio de atendimento (TMA), por que é importante acompanhar este indicador, como calcular e as melhores práticas para otimizar.