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Funil de vendas online: entenda o que é e confira 5 estratégias para usar no seu e-commerce e melhorar seu processo comercial

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 19 November 2020
Última atualização em 19 November 2020

O funil de vendas é uma ferramenta amplamente empregada na área de marketing, é por isso que, com certeza, você já ouviu falar nele. O funil de vendas mapeia os passos que um lead dá, do momento em que sente que precisa de uma solução para um problema ou necessidade, até se decidir por uma compra.

Segundo pesquisas, empresas que constroem funis de vendas com o devido cuidado, gerando um processo de compra, uma jornada do cliente fácil de seguir, têm 62% mais chances de fechar vendas de qualidade.

E mais: apesar dessa excelente taxa de sucesso, 68% das empresas ainda não identificou nem mensura regularmente seu funil de vendas.

Portanto, se você faz parte de uma empresa de comércio eletrônico e ainda não possui um funil de vendas online bem estruturado, saiba que você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio.

O funil se refere às etapas que os seus clientes percorrem durante a jornada de compra e começa, na verdade, antes mesmo de eles entenderem que têm uma necessidade a ser suprida.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é funil de vendas online, para que serve e quais são suas fases.

Além disso, vamos mostrar também 5 dicas de estratégia de funil de vendas para você utilizar no seu e-commerce:

  1. Faça marketing de conteúdo
  2. Crie uma loja virtual de navegação amigável
  3. Envie ofertas exclusivas combinadas com conteúdo relevante
  4. Esteja presente nas redes sociais
  5. Mensure e monitore os resultados das estratégias para o funil de vendas

Leia também: Funil de vendas no CRM: como uma plataforma de CRM pode ser útil em todas as etapas da jornada de compra

O que é funil de vendas online?

O que é funil de vendas online pode ser definido como uma representação do processo comercial de uma empresa, especialmente dos modelos de negócio que operam basicamente pela internet.

O funil de vendas online é um pouco diferente do funil tradicional, pois a jornada de compra do cliente em ambiente online apresenta certas particularidades.

Cada etapa do funil representa um momento da jornada de compra em direção ao objetivo final que é a conclusão da compra.

Ao estruturar um funil de vendas, é possível encontrar maneiras de otimizar as estratégias comerciais do modelo de negócio de modo a fazer com que os clientes avancem pelas etapas de compra

As fases do funil de vendas online

1. Visitantes

No topo do funil de vendas estão os visitantes do seu site ou da sua loja online. Graficamente, esta fase do funil é a mais larga e, logo, é a que tem mais clientes em potencial.

Nesta etapa, não conhecem muito bem suas soluções e chegaram até você por meio de uma busca no Google, ou links patrocinados, ou indicação.

2. Leads

A segunda etapa já é um pouco mais estreita que a anterior. Aqui, o visitante se interessou pela sua loja virtual e deseja obter mais informações.

Para isso, ele deixa voluntariamente alguns dados para contato, como telefone e e-mail, em troca de alguma coisa (conteúdos ricos, cupons de desconto, amostra grátis etc.).

3. Oportunidades

Na etapa de oportunidades, o lead passa a considerar as suas soluções para suprir as necessidades que ele identificou.

Nesse momento, é fundamental que você adote uma estratégia de nutrição do leads, isto é: use os dados de contato que ele deixou cadastrados e envie informações relevantes sobre a solução que ele busca.

Não se trata de enviar ofertas ou promoções, mas de mostrar que sua empresa entende do assunto e está mandando para ele informações que podem ajudá-lo.

4. Clientes

Ao chegar nesta etapa, seus leads já tomaram sua decisão de compra e agora são clientes da sua marca.

Mas isso só irá acontecer de seu trabalho de nutrição e follow-up for bem feito. Segundo dados divulgados pelo blog Outbound Marketing, apenas 25% dos visitantes passam por todas as etapas do funil de vendas e se tornam clientes.

Por isso, o trabalho da equipe de vendas deve mostrar para os visitantes, leads e oportunidades todo valor das soluções que sua empresa oferece.

A partir desta etapa, é necessário desenvolver também estratégias de relacionamento para fidelizar esse cliente e fazer com que ele repita o ciclo de compra futuramente.

5 dicas de estratégia de funil de vendas para e-commerce

Confira agora 5 dicas de estratégia de funil de vendas para você implementar no seu e-commerce e melhorar os resultados comerciais do seu modelo de negócio.

1. Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficaz para atrair mais clientes em potencial para o topo do seu funil de vendas online.

Além disso, ao produzir conteúdos relevantes, consegue-se nutrir os leads e educá-los sobre suas soluções para que eles avancem pelo funil.

2. Crie uma loja virtual de navegação amigável

Outra estratégia para o funil de vendas online, é criar uma loja virtual que tenha uma navegação amigável, com botões grandes e um layout que funcione bem na versão mobile e web. Assim, consegue manter o lead interessado.

3. Envie ofertas exclusivas combinadas com conteúdo relevante

Uma forma de estimular o avanço dos leads pelo seu funil de vendas online é enviar ofertas e descontos exclusivos para eles.

Faça uso dessa estratégia pelo e-mail marketing, mas lembre-se: o foco do e-mail deve ser o valor de sua solução e informações que o lead poderá usar mesmo se não fizer uma compra. A oferta exclusiva é apenas um incentivo a mais para que ele tome sua decisão.

Portanto, essa estratégia deve ser usada com leads já na base do funil, qualificados como oportunidades quentes!

4. Esteja presente nas redes sociais

Também é importante adotar uma estratégia voltada para as redes sociais, pois muitos clientes em potencial podem chegar ao topo do seu funil de vendas online por esses espaços.

invista em links patrocinados para atrair mais visitantes e utilize conteúdos relevantes nas redes sociais para criar um relacionamento com seu público.

5. Mensure e monitore os resultados das estratégias para o funil de vendas

Procure mensurar e monitorar suas ações voltadas ao funil de vendas.

É possível entender melhor o comportamento dos potenciais clientes e fazer os ajustes necessários para tornar o processo comercial mais fluido e aumentar as vendas ao monitorar indicadores como estes:

  1. taxa de conversão;
  2. abandono de carrinho;
  3. páginas mais visitadas;
  4. total de leads gerados.

Entre outros.

Bom, agora que você já sabe mais sobre funil de vendas online, invista em uma solução de CRM para acompanhar melhor as etapas do seu processo comercial e conduzir seus potenciais clientes até a decisão de compra.

A Zendesk conta com excelentes ferramentas de relacionamento com o cliente para que você esteja sempre em contato com eles e colete todas as informações necessárias para ter os insights que precisa na hora de tomar decisões. O Sell, por exemplo, faz todo processo de funil internamente.

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