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Funil de vendas no CRM: como uma plataforma de CRM pode ser útil em todas as etapas da jornada de compra

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 2 Junho 2020
Última modificação 2 Junho 2020

Apenas 1,65% das pessoas que entram em um site de e-commerce compram um produto. Ao menos é o que afirma uma pesquisa divulgada pelo Sebrae.

Se você acha esse índice baixo, saiba que uma das maneiras de alterar essa realidade é estudando seu funil de vendas para aumentar a conversão de cada uma de suas etapas.

Mas como fazer isso, seja no e-commerce ou em pontos de venda físicos?

Funil de vendas e CRM são ferramentas que podem se complementar e ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Enquanto a primeira se refere às etapas que o cliente percorre até a finalização da compra, a segunda é uma solução tecnológica capaz de auxiliar na gestão dessa jornada, que vai desde a atração até a conversão.

Quer saber mais? Então continue a leitura deste artigo e entenda o que é funil de vendas e suas etapas e como um software de CRM pode ser útil em todas essas fases da jornada do cliente.

Leia também: Gestão da qualidade no atendimento ao cliente: monitoramento de dados é fundamental

Funil de vendas e suas etapas

O funil de vendas nada mais é do que uma representação do caminho que um cliente percorre desde antes de adquirir um produto ou serviço, partindo do primeiro contato com a empresa e indo até a finalização da compra.

Cada etapa do funil de vendas deixa o indivíduo mais próximo da conversão. Tendo isso em vista, essa é uma ferramenta muito útil para que o gestor comercial possa entender fatores que interferem na sua decisão de compra ao longo do tempo.

Assim, por meio do funil de vendas, fica mais fácil definir quais estratégias adotar de acordo com a etapa que o lead se encontra. Veja a seguir que etapas são essas:

Topo de funil de vendas

O topo do funil, como você bem deve saber, é a parte mais larga. Ele concentra as estratégias de prospecção e de atração. 

É aqui que o prospect tem o primeiro contato com a marca e ainda está em aprendizado e descoberta do problema que procura solucionar.

Meio de funil de vendas

O lead que chega ao meio do Funil já reconhece que possui um problema e começa a considerar as possíveis soluções. 

Aqui as estratégias têm o objetivo de aumentar a percepção de valor que o lead tem sobre a marca, educá-lo sobre a solução oferecida e identificar o decisor de compras mercados B2B e suas necessidades.

Fundo de funil de vendas

Aqui dá-se início às negociações. Nesta última etapa, o lead já está maduro o suficiente para fechar negócio e efetuar a compra. 

Quais as principais vantagens do funil de vendas?

Ficou claro o que é o funil de vendas e suas etapas? Então confira agora as principais vantagens que ele tem a oferecer:

  • Maior previsibilidade de receita;
  • Maior assertividade nas estratégias comerciais;
  • Aumento da produtividade das equipes de venda;
  • Otimização de esforços;
  • Mais aproveitamento das oportunidades de negócio;
  • Melhoria no relacionamento com o cliente;
  • Maior clareza sobre o processo de compra.

Para potencializar as vantagens do funil de vendas e otimizar ao máximo o seu pipeline, que tal implementar um software de CRM? Já ouviu falar em funil de CRM?

Confira nas próximas linhas como a combinação entre funil de vendas e CRM pode te ajudar a gerenciar melhor a jornada de compra e aumentar as conversões.

Funil de vendas e CRM: como essa ferramenta pode ajudar na jornada do cliente

O CRM é uma ferramenta capaz de tornar o seu funil de vendas mais eficaz. Por meio de uma plataforma de Customer Relationship Management, você consegue capturar, armazenar, organizar e gerenciar melhor diferentes dados e informações relevantes sobre cada lead e cliente.

No Funil de CRM, as estratégias e as ações para cada etapa do pipeline têm como base as informações presentes na plataforma. Além disso, o software de CRM automatiza uma série de tarefas e pode ser integrado a outras ferramentas que você já utiliza, como ERPs e sistema de automação de marketing.

Dessa forma, os vendedores podem se concentrar em aspectos mais estratégicos do processo de vendas, conduzindo os leads com maior fluidez e agilidade por todo o funil de vendas.

Com o funil de vendas no CRM, é possível:

  • Fazer um acompanhamento mais eficiente (follow up) do cliente por todas as etapas do funil;
  • Ter acesso ao histórico de interações e contatos e saber exatamente que linguagem adotar e o que oferecer;
  • Automatizar o envio de e-mail marketing;
  • Ter maior controle sobre a duração do ciclo de compra;
  • Fazer projeções de vendas.

Ou seja, o Funil de CRM tem potencial para ser a solução ideal para gerenciar o seu pipeline e otimizar seu processo comercial como um todo.

Sendo assim, que tal levar essa combinação de funil de vendas e CRM para a sua empresa? 

A Zendesk oferece uma série de ferramentas de relacionamento com clientes que se baseiam em informações relevantes para que você atinja os melhores resultados em vendas.