Artigo

O que é marketing institucional? Qual a sua importância?

Publicado 16 fevereiro 2022
Última atualização em 16 fevereiro 2022

Afinal, marketing institucional o que é e qual a importância dele para sua empresa? Devemos entender que o marketing institucional não objetiva vender produtos ou serviços, na realidade ele tem como principal foco destacar os valores, missões e a visão da sua empresa.

Você já se emocionou com alguma propaganda da TV, pois sentiu que ela era necessária e pessoal? Uma das grandes estratégias de multinacionais para impressionar o público e deixar claro seus valores é utilizar o marketing para isso.

Não muito diferente dos outros tipos de marketing, o institucional visa passar uma mensagem sobre a empresa, podendo ser utilizado de diversas formas e em todos canais de comunicação para se conectar com a comunidade.

Acompanhe agora, a importância do marketing institucional no crescimento de sua empresa e aprenda com exemplos reais como pode utilizá-lo a seu favor em poucos passos.

Marketing institucional: o que é?

O principal objetivo do marketing institucional é cativar o público e trabalhar a identidade de sua empresa.

Como falamos, o marketing institucional não tem como foco principal a venda de produtos ou serviços. Exatamente por esse motivo, não pode ser considerado como uma técnica de vendas

Ou seja, a grande ideia por trás desse marketing é tornar a marca reconhecida pelos seus valores, missão e visão de empresa. 

Assim, é possível utilizar a estratégia para formar, mudar ou manter um pensamento que o mercado possui de seu negócio, tornando seu foco a preservação de imagem ou até mesmo a melhoria dela.

O marketing institucional também pode ser definido como uma estratégia de identidade da marca, independentemente do público que queira atingir. 

Portanto, seu principal objetivo é focar nas pessoas e passar a mensagem de que sua empresa é mais do que o produto e serviço ofertado e mostrar, de fato, todas as ações que a englobam.

Um grande exemplo são empresas que divulgam ações para inclusão de grupos minoritários em seu time de funcionários, prezando pela diversidade e igualdade entre esses grupos.

Também podemos ver exemplos de marketing institucional quando favorecem a acessibilidade de pessoas em um atendimento mais humanizado, como tradutor de libras, piso tátil em seus estabelecimentos e até mesmo rampas de acesso.

Mas por que investir nesse tipo de marketing? Agora que você entendeu o que é marketing institucional, confira os principais motivos para investir nele e mais exemplos desse modelo para sua empresa.

Por que investir em marketing institucional?

Não basta apenas ter um produto ou serviço de qualidade para ganhar a atenção do público e se destacar no mercado. Atualmente, essa é uma das principais noções quando estamos falando sobre competitividade empresarial.

Na realidade, se você deseja um diferencial e busca mais valorização do que se pode conquistar com campanhas comuns de divulgação, vale olhar com cautela o marketing institucional e como ele pode lhe favorecer diante da concorrência.

Sabemos que hoje, para uma empresa ser notada, ela precisa se atualizar e dispor ao público soluções jamais vistas antes na concorrência, até porque um produto e serviço de qualidade podem ser facilmente encontrados.

Afinal, muitas empresas se preocupam com a qualidade de seu produto ou serviço, no atendimento personalizado e em plataformas de automação. O que muitas esquecem é que  investir em seus valores e sua missão é essencial.

Entenda que os consumidores sempre estão atentos à imagem da sua empresa, então vale questionar se as práticas internas estão corretas, qual seu retorno para comunidade e quais valores ela defende.

Se posicionar e compreender o seu papel para contribuir para sociedade pode trazer ganhos inestimáveis em sua reputação e aproximar seu público de maneira nobre e diferenciada, pois como já vimos, nem toda empresa investe nesse modelo de marketing.

Também pode te interessar: Inteligência de Mercado: o que é e como implementar nos negócios?

3 exemplos de marketing institucional 

Já falamos sobre o que é marketing institucional, como funciona e seus principais benefícios. Mas se você ainda não consegue entender sua aplicação prática, esses exemplos vão te ajudar.

Não há nada melhor do que entender como as coisas funcionam, com exemplos do nosso dia a dia, não é mesmo?

Então, confira a seguir como as maiores empresas do Brasil trabalham o marketing institucional delas com campanhas e ações muito comuns, que provavelmente você já observou em suas redes ou na televisão!

Ambev

Utilizando o marketing institucional, a Ambev foi selecionada para o Prêmio Solidariedade, edição especial do Prêmio de Ação da ONU – ODS, ganhando reconhecimento decorrente do trabalho da empresa em apoiar a comunidade durante a pandemia de COVID-19.

Além de ajudar hospitais na cidade mais movimentada do país, São Paulo, a marca também trouxe o projeto Juntos à Distância, em seu marketing, e utilizou o etanol de suas cervejarias para produzir 1,2 milhão de unidades de álcool gel.

Tais unidades foram espalhadas nas principais cidades do país como: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a Ambev, essa campanha foi para promover esperança e solidariedade e inspirar ações criativas para atingir objetivos globais.

Ou seja, no meio da crise global da saúde, percebemos fortemente que os valores e missão da Ambev ultrapassam a necessidade de venda ou divulgação de seu produto, mas eles se preocupam em promover solidariedade e esperança entre pessoas em todos os lugares.

Natura

Ao comemorar os 50 anos da marca, a Natura decidiu reforçar seu cuidado com a sustentabilidade, unindo ações sociais para promover inovação com uma nova campanha de marketing institucional: O mundo é mais bonito com você.

Nesse exemplo, podemos ver que a marca convida clientes e não clientes a se tornarem agentes de transformação, utilizando a própria empresa como exemplo e case de sucesso.

O principal veículo utilizado para conversar com o público foram comerciais, reforçando o papel ecológico e social da marca e disponibilizando ao público uma série de mini documentários com esse tema.

Além disso, também reforçou a utilização das matérias-primas naturais em seus produtos, o seu trabalho sustentável na Amazônia e promoveu os aromas, nomes e cores, trazendo características que acompanhavam essa campanha. 

Dove

Muito provavelmente você já viu um comercial da Dove e como ele promove a diversidade e beleza de seus consumidores, com a campanha “Pela Real Beleza”. Isso porque a Dove criou anúncios e veiculou seus vídeos na internet e na TV mostrando os valores dos padrões reais.

Considerada a melhor campanha do século XXI pela Advertising Age, foi uma escolha unânime destacando um trabalho feito desde 2004, quando pouco se fazia pelo marketing institucional.

Portanto, seu investimento não só trouxe um impacto positivo para a marca, como também favoreceu seus valores no mercado, atraindo mulheres de todo mundo em um projeto encantador que favorece a auto estima, aceitação e confiança. 

Como fazer marketing institucional?

Agora você já sabe tudo sobre o que é marketing institucional, como fazer e seus exemplos práticos, vale a pena investir e aplicá-lo em seu negócio.

Acompanhou o por que investir nesse tipo de marketing é tão vantajoso para seu negócio, já que seu principal objetivo é fortalecer a imagem por meio dos valores, missão e visão da empresa.

Viu também exemplos de marketing institucional grandiosos e a importância disso para fazer com que essas organizações chamem, cada vez mais, a atenção de potenciais consumidores que possuem seus valores alinhados com a companhia.

Lembre-se de que todas essas questões estão relacionadas também ao planejamento estratégico da empresa. E não tem como falar do sucesso do marketing institucional sem antes não pensar na importância do atendimento humanizado ao cliente.

Afinal, não adianta pensar em estratégias para melhorar a visão que se tem sobre a sua marca, se os próprios consumidores não estão satisfeitos com o atendimento. Isso porque a satisfação do cliente é essencial para o sucesso de uma empresa.

O uso de boas ferramentas ajudam a entregar experiências melhores e, com isso, elevar o nível de satisfação do seu público.O software de suporte ao cliente da Zendesk, por exemplo, facilita o trabalho dos seus agentes e a comunicação com os clientes. Confira agora mesmo todas as funcionalidades desta solução, aproveite e faça uma avaliação grátis!