Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Competitividade empresarial: o que é e qual a sua importância?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 9 setembro 2021

Em um mercado com tantas empresas fazendo mais do mesmo, como ganhar destaque e superar expectativas? A resposta está na competitividade empresarial. Afinal, trabalhar para estar à altura dos concorrentes contribuiu para o desenvolvimento de uma organização mais inovadora e para o crescimento do negócio. 

Apesar de a “disputa” entre companhias normalmente ser vista como algo estressante e negativo, ela tem o potencial de fazer com que as instituições deem o seu melhor, o que pode resultar em mais vendas, alto faturamento e, claro, mais visibilidade.

Por isso, aqui você vai entender o que é a competitividade empresarial e qual a sua importância.

Continue lendo!

O que é competitividade empresarial? 

A competitividade empresarial ocorre quando negócios competem entre si por mercado, de modo que todos são impulsionados a melhorar continuamente para ganhar destaque frente a seus concorrentes. 

Isso se dá por meio do investimento em tecnologia para o desenvolvimento de bons produtos e serviços, pesquisas para conhecer seu público-alvo e proporcionar uma boa experiência para os clientes, e contratação de profissionais qualificados. 

O termo “competitividade” pode ser bastante abrangente. Porém, quando diz respeito aos negócios, normalmente se trata do potencial de empresas produzirem soluções que sejam, simultaneamente, lucrativas e conquistem a preferência dos clientes.

Qual a importância da competitividade nas organizações?

Considerando que a competitividade representa a capacidade das companhias em ter relevância diante da concorrência, isso é benéfico para todo o mercado, pois estimula a inovação constante

É uma relação ganha-ganha para todos, tanto para empresas que competem entre si, quanto para os clientes que passam a ter acesso a produtos e serviços cada vez melhores.

E mais: a competitividade das empresas no mercado atual contribui para o desenvolvimento de todo o ecossistema. Quando uma marca lança um produto de alto nível, a “barra de exigência” se eleva e as demais organizações precisam trabalhar para alcançar o novo patamar.

Outro aspecto fundamental da competitividade empresarial é a conquista da fidelização dos consumidores. Considerando que os clientes têm inúmeras opções à disposição no mercado — muitas vezes à distância de um clique —, como ganhar destaque e ter clientes verdadeiramente fiéis à marca? Justamente por meio da competitividade. 

Visto que é preciso frequentemente buscar alternativas para superar empresas concorrentes, naturalmente o negócio se tornará mais sustentável e durável, já que soluções com um maior nível de qualidade serão entregues aos clientes. Estes, por sua vez, tenderão a escolher a marca em detrimento das demais.

Quais são os elementos da competitividade empresarial?

Existem 4 princípios básicos que regem a competitividade empresarial: 

  • Capital humano

  • Inovação 

  • Relacionamento

  • Organização 

Conheça mais sobre cada um desses vetores a seguir.

Capital humano

Os colaboradores são a essência de qualquer empresa, então investir em profissionais qualificados é vital para elevar o nível das entregas, otimizar a performance do negócio e destacar a organização no mercado.

Para manter os funcionários capacitados e atualizados, é válido oferecer treinamentos recorrentes. Lembre-se também de que eles devem ter clareza sobre qual o propósito da marca para trabalharem alinhados a ele.

Inovação 

Trazer soluções inovadoras para o mercado coloca empresas em evidência em relação às demais, já que o lançamento de tendências e produtos que atendem às necessidades dos clientes mostra como a companhia está atenta tanto ao futuro quanto ao seu público.

Como explicamos anteriormente, a inovação impulsiona o desenvolvimento de todo o mercado, pois o patamar se eleva e as empresas precisam investir em soluções que satisfaçam às novas exigências dos consumidores.

Relacionamento

Uma pesquisa realizada pela Zendesk mostra que 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que proporcionem a eles uma boa experiência. Por outro lado, 50% afirmam que mudarão para um concorrente após uma experiência ruim, número que vai para 80% se a situação se repetir. 

Ou seja, quando se trata da competitividade empresarial, o relacionamento é a chave para conquistar e fidelizar clientes, principalmente por meio de uma experiência de excelência com a marca. 

É preciso entender quais são suas demandas, o que eles esperam da empresa, compreender suas mudanças de comportamento e apoiá-los em suas jornadas para alcançarem os resultados que desejam com a marca.

Organização 

Como ter sucesso com o negócio se os seus processos não estão claros e devidamente estruturados? Para competir no mercado, é necessário ter organização para gerenciar com eficiência todos os times, processos, tecnologias e dados.

Isso evita falhas de comunicação, garante maior aproveitamento do tempo e permite que todos foquem em trazer resultados relevantes para a empresa, em vez de perderem tempo correndo atrás de informações e fazendo atividades administrativas improdutivas.

Como praticar a competitividade no mercado de maneira sustentável?

Entender o que é competitividade empresarial é uma coisa, mas, na prática, qual é o melhor caminho a seguir? Abaixo elencamos alguns pontos que merecem atenção:

  • Ter uma proposta de valor bem definida: por que sua empresa faz o que faz e por que ela é melhor que os concorrentes? Os clientes optam por uma marca por conta de inúmeras razões, mas uma delas é a identificação com seus valores;
  • Construir fluxos de trabalho otimizados: a organização interna de uma instituição é determinante para o seu sucesso. Então, tenha ferramentas que otimizem o fluxo de trabalho, a eficiência e a comunicação, e aumentem a produtividade;
  • Arriscar-se dentro de um limite seguro: ao implementar algo novo ou investir em uma inovação, defina uma estratégia de gerenciamento de riscos para estar preparado para eventuais contratempos. Caso o projeto não alcance os resultados esperados, você conseguirá agir para reduzir danos e evitar perdas; 
  • Manter o cliente no centro de tudo: a estratégia customer centric coloca o cliente no centro de todas as decisões tomadas pela empresa e essa deve ser a referência para qualquer organização que almeja superar seus concorrentes.

Em relação a este último tópico, uma solução é ter um CRM de vendas, como o Sell. Nele os times podem trabalhar de forma integrada, as informações dos clientes ficam organizadas e são encontradas com facilidade, e é possível extrair relatórios para acompanhar o desempenho do negócio. 

Conheça!

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é validação de dados? Para que serve e benefícios

Entender o que é validação de dados permite que as empresas adotem as melhores estratégias para garantir a integridade das suas informações. Veja como!

Artigo
10 min read

Estratégia de vendas de serviços: como apresentar + 4 desafios

Como desenvolver uma boa estratégia de vendas de serviços? Conheça os principais desafios, recursos e dicas para vender com sucesso. Saiba mais.

Artigo
14 min read

Valor para o cliente: entregue uma jornada de encantamento

Entregar valor para o cliente modifica a relação com sua empresa —para melhor! Confira o que é e como gerar neste GUIA COMPLETO! + 5 dicas

Artigo
11 min read

13 estratégias de divulgação que realmente dão resultado!

Quer melhorar os resultados do seu negócio? Então confira essas 13 estratégias de divulgação que separamos com exclusividade para você!