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Artigo 10 min read

O que é Customer centric? Veja os principais benefícios, dicas e exemplos

Por Zendesk

Última atualização em 17 janeiro 2024

Customer centric

Customer Centric pela tradução é “centrado no cliente”. Trata-se de uma estratégia de negócios que põe o cliente no centro de todas as decisões da empresa. Cada vez mais as companhias estão colocando o cliente no centro das suas estratégias de negócio.

Com a concorrência mais acirrada entre empresas que comercializam soluções muito semelhantes, passou-se a identificar a necessidade de focar mais no consumidor do que nos produtos em si, como forma de se destacar e ganhar a preferência do público.

Grande parte desse comportamento se deve ao fenômeno da globalização e, consequentemente, ao aumento da concorrência nos mais diferentes mercados. A essa mentalidade deu-se o nome de Customer Centric. Você já ouviu falar nesse termo?

Esse posicionamento tem dado tão certo que 83% dos colaboradores de companhias que empregam uma estratégia Customer Centric sentem confiança suficiente para dizer que vão se manter trabalhando nessa organização por, pelo menos, mais dois anos.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é Customer Centric e de que maneira essa abordagem pode beneficiar sua empresa. Continue a leitura e saiba tudo sobre a cultura Customer Centric e como implementá-la com estas 5 dicas:

  1. Torne-se um expert em seus clientes;
  2. Mapeie a jornada do cliente;
  3. Invista no omnichannel para ouvir seus clientes;
  4. Dissemine a cultura do Customer Centric por toda a empresa;
  5. Mensure o desempenho da sua estratégia de Customer Centric.

Leia também: Curso de Customer Experience: será que investir em um vale a pena?

Antes de falar sobre cada uma dessas dicas, é preciso explicar o conceito do que é Customer Centric.

Resumo
  • Customer centric é o nome dado à estratégia que coloca o cliente no centro. Na prática, significa que processos, decisões e planejamentos colocam as necessidades do consumidor em destaque como prioridades.

  • Empresas que adotam o pensamento customer centric enxergam vantagens em sua rotina, tais como: aumento da satisfação e da retenção de clientes, redução do CAC, fortalecimento da marca e aumento do ticket médio.

  • Para implementar a estratégia na sua empresa, conheça o cliente a fundo, mapeie sua jornada, invista em suporte omnichannel, estimule a cultura customer centric e acompanhe KPIs de performance.

  • Adicionalmente, adote ferramentas de acompanhamento da jornada, como um CRM e um software de atendimento, para trazer fluidez às entregas.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é Customer Centric?

Em sua tradução, Customer Centric significa “centrado no cliente”, como já adiantamos. Resumindo, podemos definir o que é Customer Centric como uma abordagem que coloca o cliente no centro de todas as decisões estratégicas de um modelo de negócio.

Isso significa que as empresas Customer Centric centralizam todo o seu planejamento estratégico na experiência e no sucesso do cliente. As ações têm como foco satisfazer e fidelizar os consumidores, proporcionando-lhes a melhor experiência possível.

Nesse conceito, tudo é feito considerando as necessidades, as expectativas e as características do público-alvo. Dessa forma, são oferecidas as melhores soluções, aquelas que se encaixam perfeitamente com o que eles precisam e esperam da marca.

Leia também: Entenda a diferença entre Customer Success e Customer Experience

Quais os benefícios da cultura Customer Centric?

Adotar a cultura Customer Centric pode trazer uma série de benefícios para o seu modelo de negócio. Dentre eles, os que mais se destacam são:

  • Mais satisfação e maior retenção de clientes;
  • Transformação dos clientes em promotores da marca;
  • Redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Melhoria na prospecção de oportunidades de negócio com o Customer Centric marketing;
  • Aumento do ticket médio e do lifetime value;
  • Fortalecimento da imagem da marca no seu mercado de atuação;
  • Aumento da vantagem competitiva.

O foco no cliente pode trazer grandes vantagens para seu negócio, dê uma olhada no vídeo abaixo um exemplo de Customer Centric, case de sucesso da Zendesk, e entenda melhor como isso funciona na prática:

Como implementar a cultura de Customer Centric: 5 dicas

Para que a sua empresa posicione, de fato, o cliente no centro de todas as decisões estratégicas, e seja um exemplo de Customer Centric, é necessário colocar algumas recomendações em prática.

Veja a seguir o que fazer para adotar a cultura de Customer Centric no seu modelo de negócio.

1. Torne-se um expert em seus clientes

Para adotar uma estratégia de Customer Centric, é necessário se tornar um expert sobre o seu cliente. Isso significa que a empresa deve conhecer a fundo as características, as necessidades, as dores, as expectativas e o comportamento dos clientes para conseguir se antecipar a eles e surpreendê-los.

Nesse sentido, uma solução de CRM, como a oferecida pela Zendesk, por exemplo, pode ser bastante útil. Esse tipo de software especializado vai coletar e armazenar dados e informações relevantes sobre os seus clientes, favorecendo a obtenção de insights valiosos.

Entendendo o perfil de seus clientes, é possível ser mais assertivo na personalização dos produtos e serviços oferecidos, o que impacta positivamente a satisfação.

Você também pode gostar deste texto: Clientes satisfeitos: entenda a importância do cliente para empresa

2. Mapeie a jornada do cliente

Para colocar o cliente no centro de todas as operações, é indispensável conhecer os caminhos que ele percorre desde a prospecção até o pós-venda. Portanto, procure mapear a jornada de compra dos clientes a fim de entender como eles se comportam em cada etapa.

Leia também: Como mapear a jornada do cliente? 7 passos para conhecer melhor seus consumidores

3. Invista no omnichannel para ouvir seus clientes

Não há como ser uma empresa Customer Centric sem ouvir o que os clientes têm a dizer sobre os produtos, serviços e demais aspectos da empresa.

Dar espaço para o consumidor expressar seu ponto de vista é essencial para que a marca saiba como oferecer a ele uma experiência que seja, de fato, positiva.

De acordo com o estudo CX Trends, mais de 70% dos clientes esperam um serviço conversacional sempre que interagem com uma marca. Contudo, o estudo mostrou que apenas 40% das empresas fazem isso. Os clientes buscam um atendimento simples, prático e familiar e isso constrói relações duradouras que impulsionam o crescimento da empresa.

Sendo assim, invista em uma estratégia omnichannel. Disponibilize aos seus clientes diferentes canais de comunicação que funcionem de maneira integrada.

Saiba mais: Ferramenta de atendimento omnichannel: saiba o que é e conheça suas vantagens 

4. Dissemine a cultura do Customer Centric por toda a empresa

A empresa inteira precisa estar comprometida em colocar o cliente como o centro de todos os seus esforços e estratégias, e isso inclui os cargos de liderança.

Portanto, busque conscientizar os colaboradores sobre a importância do Customer Centric para os resultados da empresa, abrangendo os profissionais de diferentes níveis hierárquicos.

5. Mensure o desempenho da sua estratégia de Customer Centric

Para saber se a estratégia de Customer Centric está dando certo ou não, é necessário mensurar seu desempenho. Para isso, você pode adotar indicadores, como:

Quais os principais desafios do Customer Centric?

Mas como “nem tudo são flores”, até as melhores empresas Customer Centric têm desafios que precisam ser enfrentados para que a sua abordagem dê certo.

Entre os obstáculos, três se destacam, que são:

  • Alinhar todos os setores da empresa;
  • Não trabalhar com dados;
  • Não ver o Customer Centric como uma estratégia de longo prazo.

Para entender melhor esses desafios das empresas para adotar o Customer Centric, vamos explicar com mais detalhes. Acompanhe!

Alinhar todos os setores da empresa

Um dos maiores desafios na hora de adotar uma cultura Customer Centric, certamente, é alinhar todos os setores da empresa.

Por exemplo, o time de criação desenvolve o melhor produto ou serviço do segmento, com foco no atendimento de todas as necessidades dos clientes. Porém, quando o potencial comprador entra em contato com a equipe de vendas, ele se depara com um mau atendimento e desiste da aquisição.

Sobre essa postura, é bem importante destacarmos as suas consequências usando como base os dados apresentados no relatório Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil da Zendesk e da Dimensional Research®.

Segundo o levantamento, 98% dos consumidores afirmam que um atendimento ao cliente ruim altera o comportamento de compra.

Alguns deixam de comprar da marca, outros migram para concorrentes, e há aqueles que fazem propagação negativa da empresa, conforme você pode ver no gráfico abaixo:

98% dos consumidores afirmam que um atendimento ao cliente ruim altera o comportamento de compra

O relatório “Tendências da experiência do cliente”, também da Zendesk, traz revelações compatíveis com essa.

De acordo com o levantamento, 50% dos clientes mudam para um concorrente após uma experiência ruim, e 80% fazem essa migração quando vivenciam mais de uma experiência insatisfatória.

Leia também: Consequências do mau atendimento ao cliente: o que pode acontecer?

Não trabalhar com dados

Anteriormente, falamos que para implementar uma estratégia de Customer Centric em uma empresa é preciso se tornar expert sobre os clientes, certo?

O problema quanto a isso é que muitos gestores acreditam ter total conhecimento quanto às necessidades e expectativas do seu público. Porém, trabalhar baseado em “achismo” tende a não gerar os resultados esperados.

Para que essa estratégia realmente dê certo, é essencial usar dados reais que apontem o comportamento, as opiniões, as principais dúvidas, reclamações e desejos dos clientes.

Somente com base nessas informações é possível ter insights que realmente ajudam a aprimorar as suas ofertas e a colocar o cliente no centro das suas operações.

Para ajudar a coletar dados ricos e valiosos, contar com um complemento de inteligência artificial, como o oferecido pela Zendesk, pode ser uma boa alternativa. As ferramentas armazenam informações-chave e usam sua capacidade de aprendizado de máquina para estabelecer padrões e indicar tendências comportamentais. 

Leia também: Relatório de CRM: tornando a análise de dados de atendimento mais estratégica

Não ver o Customer Centric como uma estratégia de longo prazo

É preciso ter em mente que, em uma estratégia Customer Centric, os resultados serão notados em longo prazo. Ou seja, para quem tem pressa em colher os frutos, é preciso saber esperar.

Colocar o cliente como foco das operações é, sim, uma abordagem que traz significativos resultados positivos para um negócio. Porém, conseguir conquistar a confiança e a fidelidade dos clientes demanda tempo, e é preciso investir de maneira consistente para alcançar esse propósito.

Como mensurar os resultados da estratégia?

E já que estamos falando de resultados, você só saberá se a sua estratégia de Customer Centric está dando certo se mensurá-los, concorda?

Esse acompanhamento é essencial para acompanhar a evolução da sua abordagem, o que mudou no relacionamento com o cliente, quanto contribuiu para o crescimento da empresa, entre outros pontos.

Das métricas que você pode utilizar com esse propósito estão:

  • Taxa de Churn
  • Lifetime Value (LTV)
  • Net Promoter Score (NPS)

Taxa de Churn

A taxa de churn indica quantos cancelamentos de serviços ou contratos a sua empresa sofreu em determinado período. Ou seja, o churn rate indica a rotatividade de clientes de um negócio.

Percentuais baixos são indicativos que a marca está conseguindo reter os seus consumidores. O contrário aponta para a necessidade de rever as estratégias adotadas, qualidade do atendimento, produtos, entre outros pontos.

Veja também: [Calculadora Grátis] Churn Rate: como calcular a taxa de cancelamento

Lifetime Value (LTV)

Também relacionado à fidelização, o Lifetime Value (LTV) é um indicador que mensura quanto de lucro líquido um cliente gera para uma empresa enquanto mantêm um relacionamento.

Na prática, é possível identificar quanto de receita um usuário resulta para um negócio enquanto compra os seus produtos ou utiliza seus serviços.

Net Promoter Score (NPS)

Net Promoter Score, ou NPS, é uma métrica utilizada para mensurar o nível de satisfação dos clientes com relação ao que estão recebendo de uma empresa.

Esse indicador aponta a quantidade de clientes em tipos:

  • Promotores: aqueles que divulgam naturalmente a marca;
  • Neutros: indiferentes;
  • Detratores: são os que tiveram experiências ruins e divulgam isso para outras pessoas.

Depois de todas essas informações, ficou claro o que é Customer Centric? Então, aproveite para colocar em prática as nossas dicas e posicione o cliente no centro do seu negócio!

Este post também pode interessar a você: Customer Success no Brasil: 5 tendências que pautarão essa estratégia

Se você precisa de ajuda para começar a implementar o Customer Centric na sua empresa, a Zendesk tem as melhores soluções para relacionamento com o cliente. São diversas ferramentas online que permitem conquistar, atender e engajar seus clientes e prospects por meio de uma experiência de relacionamento sempre de alta qualidade.

Uma delas é o nosso software de suporte ao cliente, que otimiza o trabalho dos agentes, facilita a comunicação com o público, gera diversos relatórios que ajudam a obter importantes ideias e muito mais.

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