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Curso de Customer Experience: será que investir em um vale a pena?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 Julho 2020
Última modificação 23 Julho 2020

Um curso de customer experience além de agregar conhecimento, pode trazer resultados positivos para um negócio. Afinal, de acordo com pesquisa da Dimension Data, empresas que destacam a experiência do cliente apresentam ótimos resultados, como:

  • Aumento do faturamento (84%);
  • Conquista de mais clientes fiéis (92%);
  • Economia de custos (79%).

Em outras palavras, para um gestor, frequentar um curso de customer experience  pode ser uma ótima alternativa se ele estiver em busca de melhores retornos, certo? 

Para o profissional, uma formação de customer experience é interessante no sentido de que ela pode:

  • Promover sua carreira;
  • Aumentar seu networking;
  • Potencializar sua criatividade;
  • Aguçar sua pensamento estratégico;
  • Abrir sua mente para novas ideias;
  • Melhorar sua gestão da experiência do cliente.

Nesse sentido, o mercado conta com ótimas opções (inclusive gratuitas), certificações de customer experience, cursos sobre jornada do cliente e, até mesmo, pós-graduação em experiência do cliente. 

No entanto, há outras qualificações que podem maximizar essa experiência ao promover o aprendizado em outros campos, como liderança e gestão de dados, por exemplo. 

Em que se baseia um curso de customer experience/ experiência do cliente?

Um curso de customer experience tem como base conceitos e ações que devem ser aplicados para melhorar a satisfação do cliente de forma estratégica e fundamentada. 

Por meio de um curso de customer experience, um profissional e/ou gestor recebe uma certificação e fica apto a conhecer e a compreender as principais métricas e pesquisas que promovem a satisfação do consumidor.

Dessa forma, consegue ter o conhecimento necessário para mensurar, monitorar e compreender todos os estágios dentro da experiência do cliente, indicativos essenciais para melhorá-la e, assim, atrair, reter e fidelizar mais clientes. 

Além disso, um curso de  customer experience permite que o aluno:

  • Aprenda a calcular  o retorno do investimento dessa estratégia;
  • Estruture e  treine seu time de forma alinhada com as técnicas aprendidas.
  • Compreenda o processo de mapeamento da experiência do cliente;
  • Treine suas habilidades gerenciais ao longo da jornada do consumidor;
  • Analise as principais deficiências dentro da experiência do cliente de seu negócio.

Ou seja, conquistar uma certificação customer experience, além de ajudar a melhorar a estratégia da gestão de experiência do cliente, contribui para potencializar um negócio e alinhar as ações e o desempenho de uma equipe. 

Porém, como já dito acima, além desse curso, há outros que um empreendedor pode frequentar para melhorar a performance de seu time, a experiência de seus clientes e, é claro, suas habilidades profissionais. 

Cursos de outras áreas que podem ajudá-lo a melhorar a experiência dos clientes 

Curso de Liderança

Muito se engana quem pensa que a função de um líder é mandar. Pelo contrário, o autoritarismo exagerado só prejudica a produtividade de uma equipe.   

Assim sendo, para desenvolver um time de alta performance, é essencial conseguir se conectar com seus funcionários e, por meio de uma comunicação que misture assertividade e empatia, criar laços e alinhar expectativas e resultados.

É só dessa forma que um time se sente motivado a dar o melhor de si. Um agente de atendimento, por exemplo, ao ser estimulado por um líder que o inspire, provavelmente, transmitirá esse sentimento ao atender um cliente. 

Logo, oferecerá uma experiência mais humanizada e personalizada a ele. Percebe como tudo se conecta em direção à  satisfação do consumidor?

Curso de Big Data 

Um curso de Big Data pode ajudar um gestor a conhecer, de modo profundo, o comportamento de seus clientes. 

Logo, ao identificar seus padrões de compra, é possível entender a  percepção deles sobre os produtos e serviços de sua companhia, assim como saber se eles estão satisfeitos com o seu atendimento ao cliente.

Por meio de um curso desse gênero, é possível criar perfis mais detalhados dos clientes, uma medida importante para oferecer soluções personalizadas.

Além disso, ele possibilita que o gestor  aprenda a  cruzar dados diferentes de redes sociais e comportamento de navegação, o que permite que um time de marketing, por exemplo, crie ações e uma comunicação mais efetiva por e-mail, via anúncios, e conteúdo de blog. 

Curso de NPS 

O NPS é uma metodologia que mede a satisfação do cliente por meio de feedbacks coletados. Dessa forma, ter conhecimento sobre essa pesquisa é uma ótima alternativa para quem deseja otimizar a experiência do cliente. 

Afinal, por meio dela, é possível analisar, de modo mais amplo e aprofundado, o comportamento dos clientes promotores, neutros e dos detratores. 

Além disso, um curso desse gênero ensina a calcular e a analisar os scores qualitativos e quantitativos dessa pesquisa o que, por sua vez, ajuda o gestor a criar estratégias que melhorem a experiência dos consumidores. 

Curso Customer Centric Marketing

Um curso de marketing com foco na experiência do cliente também representa uma ótima ideia tanto para o empreendedor como para o profissional de marketing, vendas, inteligência de mercado e branding.  

Isso porque, por meio dele, é possível acompanhar e entender a mudança do comportamento do consumidor, uma estratégia crucial para saber o que gera bons resultados (ou não) dentro da jornada de compra. 

Nesse contexto, um curso de Customer Centric Marketing traz conhecimentos relevantes e:

  • Potencializa o gerenciamento de estratégias de marketing baseadas no consumo do cliente e de seu comportamento dentro do funil de vendas;
  • Amplia o pensamento estratégico, pois oferece mais conhecimento sobre práticas e ações da psicologia de consumo;
  • Otimiza a  aplicabilidade de promoções mais personalizadas e segmentadas.

Neste post, você entendeu quais são os conceitos de um curso de customer experience, compreendeu como a formação de customer success pode ajudar a potencializar um negócio e a experiência do cliente, assim como conheceu outros cursos que podem fazer a diferença nesse sentido.
Sabe também o que pode fazer a diferença na experiência de seus clientes? Soluções da Zendesk. No portfólio da companhia, há ferramentas que podem ajudá-lo bastante em relação a isso, como o Zendesk Support Suite, um recurso que oferece uma experiência de atendimento completa!