[Calculadora Grátis] Churn Rate: como calcular a taxa de cancelamento

Publicado 28 julho 2021
Última atualização em 30 julho 2021

Churn rate, ou taxa de rotatividade ou cancelamento, é o indicador que mede a rotatividade dos clientes na empresa dentro de um período de tempo determinado. Altas taxas de rotatividade podem indicar um risco para sua empresa, afinal, indicam que os clientes estão deixando a empresa.

Existem muitas razões para que isso aconteça, entre elas, insatisfação com o produto ou serviço, má experiência com o atendimento da empresa, poucos resultados com a solução contratada, qualidade do produto não atende as expectativas, incompatibilidade entre a oferta da empresa e a demanda do cliente e mais.

Independente do que faz um cliente parar a parceria com a sua empresa, o churn rate é uma medida que pode indicar que sua empresa está passando por problemas, por isso acompanhar essa métrica de atendimento ao cliente é tão importante para sua empresa.

Por ser uma métrica que aponta o número de clientes que deixam de fazer negócios com a empresa, a taxa de cancelamento é estratégica para negócios que desejam investir em ações que melhorem a experiência do cliente, sua satisfação e, consequente, retenção.
Uma empresa com churn rate alto pode enfrentar problemas como baixa capacidade de escalabilidade do produto ou do serviço, queda na reputação, perda de potencial de crescimento financeiro e mais.
O primeiro passo para reverter uma situação de churn rate alto é exatamente aprender como calcular a rejeição de clientes.

O que você vai encontrar na planilha churn rate da Zendesk

A importância das métricas de atendimento está diretamente relacionada à capacidade de otimização das práticas do setor e da consequente melhora de resultados de satisfação dos clientes, retenção e fidelização dos consumidores, garantindo um crescimento sustentável e escalável para a empresa.

Veja as funções:

  • Fórmula Churn Rate: aprenda como calcular a rejeição de clientes e use a planilha para fazer esse cálculo automaticamente, apenas inserindo as informações das variantes da fórmula como quantidade de clientes que sua empresa tinha no início do período e quantidade de clientes perdidos.
  • Receita Mensal Perdida: além do churn rate, a planilha grátis oferece o acompanhamento da receita mensal perdida por sua empresa com a saída dos clientes.
  • Calcule outras métricas de atendimento ao cliente: ao fazer o download da calculadora de churn rate você também terá acesso a calculadora de outros indicadores como CAC, o Custo de Aquisição de Clientes, FCR, ou First Contact Resolution, Average Ticket Time, Valor de Jornada do Cliente, Tempo médio de resposta e mais.

Aprenda como usar a planilha grátis de churn rate

Calcular a taxa de cancelamento vai ajudar sua empresa a medir a capacidade da organização em reter clientes, avaliar a eficiência do processo de atendimento e customer success, identificar erros e ampliar o desempenho da organização.

A calculadora com a fórmula de churn rate da Zendesk foi desenvolvida em formato de planilha para facilitar o preenchimento das informações e variáveis necessárias para o cálculo do indicador.

Confira o passo a passo para usar a calculadora

  1. Passo 1

    No espaço em branco indicado insira o número total de clientes que você tinha no início do último mês (ou período avaliado) antes da saída de qualquer cliente. O próximo passo é inserir o número de clientes perdidos no mesmo período do dado coletado acima. Com as duas variantes a planilha de churn rate fará automaticamente o cálculo da taxa de cancelamento do período.

  2. Passo 2

    A planilha de churn rate ainda realiza o cálculo da receita mensal perdida. No espaço em branco indicado insira o valor do ticket médio dos clientes. A partir desse número e da média de clientes que deixaram a empresa no período, a calculadora de KPIs de atendimento ao cliente calcula a receita perdida.

  3. Passo 3

    A calculadora de métricas de atendimento ao cliente também disponibiliza gratuitamente a fórmula e cálculo automático de outros KPIs, como Custo de Aquisição de Clientes, First Contact Resolution, Average Ticket Time, Valor de Jornada do Cliente, Tempo médio de resposta e mais. Use todas as abas da planilha grátis para otimizar sua estratégia.

Conheça o software de atendimento ao cliente da Zendesk

As métricas de atendimento ao cliente são importantes indicadores que mostram que a qualidade e eficiência dos processos e estratégias podem não estar funcionando na sua empresa.

Junto com os KPIs de atendimento ao cliente, outras ferramentas e estratégias devem ser postas em prática para atingir o nível de excelência no suporte oferecido ao público.

Para melhorar a experiência e a satisfação do cliente, conheça o Software de Suporte ao cliente da Zendesk. Nosso sistema tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes com a empresa e reduzir as taxas de cancelamento.

Entre os recursos oferecidos pela Solução de Atendimento da Zendesk estão:

  • Atendimento omnichannel;
  • Central de ajuda, fórum da comunidade integrados e opções de autoatendimento;
  • Automação e bots com inteligência artificial;
  • Integração de todos os canais de atendimento em uma única interface;

Clique aqui e descubra como usar a solução completa de atendimento da Zendesk: é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento..

Crie melhores experiências para seus clientes com as soluções da Zendesk

A Zendesk é uma empresa de softwares que tem como objetivo criar soluções que vão ajudar você a evoluir os processos da empresa, seja na área de vendas, marketing, atendimento ou customer success.

Com soluções para atendimento ao cliente e sistema de CRM para equipe de vendas, oferecemos ferramentas que apoiam desde a captação de prospects até a retenção e sucessos desses clientes.

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Confira a seguir outros materiais completos e gratuitos oferecidos pela Zendesk para otimizar seu atendimento aos clientes da empresa. Nossa biblioteca oferece conteúdos eficientes e práticos para melhorar processos e atender às demandas de consumidores, visando a retenção e fidelização desses clientes.