Como mapear a jornada do cliente? 7 passos para conhecer melhor seus consumidores
Última atualização em 7 Mai 2021

A sua empresa conhece as dores e necessidades dos seus clientes? Sabe como, quando, porquê e por quais canais eles buscam o seu negócio? Consegue identificar onde eles encontram problemas na relação com a sua marca? Ao aprender como mapear a jornada do cliente, a sua empresa vai conseguir responder todas essas perguntas e melhorar o seu processo de vendas.
Dados do Relatório de Tendências da experiência do cliente em 2021 da Zendesk mostram que 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente e 80% mudarão para um concorrente após mais de uma experiência ruim com uma marca.
Para melhorar a experiência do cliente, é preciso compreender de maneira adequada as necessidades dele e oferecer soluções que o satisfaçam. É aqui que entra o papel estratégico do mapa da jornada do cliente.
Aprenda de maneira rápida como mapear a jornada do cliente e tirar o melhor proveito dessa ferramenta.
O que é o mapa de jornada do cliente?
O mapa da jornada do cliente (ou jornada do consumidor) é uma representação visual de todo o caminho que o seu cliente percorre desde o momento em que ele conhece a sua marca até o instante em que ele é fidelizado e se torna um promotor do seu negócio.
Esse mapa pode ser criado de diferentes formas visuais: uma linha do tempo, ilustração, diagrama ou infográfico. O importante é que ele ilustre todos os lugares e pontos de contato do cliente com a sua marca, seja online ou offline.
Para tirar o melhor proveito dessa ferramenta, ele deve estar disponível para todas as equipes que lidam com vendas, marketing, atendimento ao cliente e pós-vendas. Ao visualizar esse mapa, os seus colaboradores devem compreender de maneira efetiva o caminho que o seu cliente ideal percorre até ser fidelizado.
Diferente da jornada de compra, que tem todas as etapas iguais para as empresas, a jornada do cliente se baseia em cinco fases que são desenvolvidas particularmente por cada negócio.
As cinco etapas são:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão de compra
- Retenção e fidelização
Muitos negócios consideram a jornada do cliente apenas até a quarta etapa, mas é fundamental pensar no pós-vendas como parte dessa jornada, afinal ela está diretamente conectada com o encantamento e sucesso do cliente.
Para entender melhor como o seu cliente conhece, entra em contato e compra da sua marca, é preciso saber como mapear a jornada do cliente de maneira efetiva.
7 passos de como mapear a jornada do cliente
Ao seguir os passos abaixo, a sua empresa será capaz de mapear uma jornada do cliente que seja usada como referência pelos times da sua empresa e que dê uma visão completa do que o consumidor deseja receber em cada etapa.
1 – Defina os objetivos
O que a sua empresa busca com essa ferramenta? Quais times terão acesso? Como eles irão usar no dia a dia? O que você busca identificar?
Antes de mapear a jornada do cliente, é importante responder essas perguntas para que a sua empresa saiba estrategicamente o que busca e como vai utilizar a jornada do cliente.
Além disso, definir os objetivos é essencial para entender como avaliar o andamento dessa estratégia e aprimorar os processos.
2 – Crie uma persona
Um passo fundamental para identificar os objetivos dos clientes ao entrar em contato com a sua empresa é a construção da buyer persona, uma representação semi fictícia dos seus clientes ideais.
Ela possui um nome, idade, gênero, local, renda, hábitos, necessidades e dificuldades atendidas pela sua empresa. A criação da persona se dá a partir de dados reais de clientes.
Faça uma pesquisa entre seus clientes e prospects e aproveite para colher feedbacks e avaliações dos processos já existentes da sua empresa.
3 – Avalie os dados disponíveis
Além de criar uma persona, é importante que a sua empresa avalie os dados já disponíveis sobre o processo de compras e analise o comportamento dos usuários.
Isso pode ser feito por meio de ferramentas como o Google Analytics e softwares de CRM que acompanham todo o processo de compras gerando dados relevantes.
Avaliando esses dados, a sua empresa conseguirá perceber em quais estágios os clientes deixam de usar o produto, quais são os gargalos existentes e em quais etapas o seu negócio perde mais prospects.
Assim, a sua empresa conseguirá perceber claramente quais os pontos precisam ser melhorados ao longo da jornada do cliente.
4 – Delimite um período de tempo para a jornada
A jornada do cliente deve ter um tempo ideal pré-estabelecido desde o primeiro contato do cliente com a marca até o pós-vendas.
Esse período pode ser curto ou longo e também pode variar dependendo do tipo de cliente.
O importante é delimitar para ter certeza se um cliente apenas está levando um tempo normal de decisão ou se desistiu de fazer negócios com a sua empresa.
5 – Identifique os pontos de contato
Os pontos de contato são todos os momentos e formas que os clientes e prospects interagiram com a sua marca, seja online ou offline.
Eles são essenciais para identificar quais funcionam e quais não. Nesse ponto é essencial usar os resultados dos dados levantados no ponto 3.
Entre os pontos de contato que existem estão:
- Redes sociais
- Site
- Blog
- Chat
- Atendimento ao cliente
- Autoatendimento
- Páginas de conversão
- Página de compras
É preciso mapear esses pontos e criar padrões de contato e atendimento de forma proativa, garantindo uma melhor experiência ao cliente.
6 – Entenda as ações dos clientes
A partir da análise dos dados e da persona crie estratégias para o seu mapa. Veja as perguntas que ele responde, entenda os problemas que seu cliente pode estar enfrentando na jornada de compras e crie estratégias que possam levar o consumidor ao sucesso.
Desenhar detalhadamente como será cada estágio que o cliente vai percorrer, quais conteúdos vai encontrar e com quem vai entrar em contato, para ter equipes alinhadas, é essencial para a melhor experiência do cliente.
7 – Reavalie constantemente o mapa da jornada do cliente
O mapa da jornada do cliente não é uma ferramenta estática, mas sim em constante modificação.
Para isso, é importante estar constantemente analisando as taxas de conversão, retenção de clientes e churn, além de avaliar o sucesso e a experiência do consumidor ao longo da jornada para melhorá-la constantemente.
A sua empresa deve sempre avaliar onde estão as falhas, o que precisa ser modificado e estar atenta aos feedbacks, para aprimorar ainda mais esse processo.
Benefícios de mapear a jornada do cliente
Os principais benefícios de mapear a jornada do cliente são:
- Compreender a fundo as necessidades e percepções dos seus clientes para entender como oferecer as melhores soluções
- Avaliar as possíveis falhas que estejam aumentando as taxas de churn
- Aumentar as vendas, ao proporcionar uma melhor experiência ao cliente
- Satisfazer e fidelizar os clientes
Agora que a sua empresa já sabe como mapear a jornada do cliente está pronta para melhorar a experiência dos seus consumidores e aumentar as suas vendas.
Durante a jornada do cliente, a sua empresa pode contar com o auxílio do CRM de vendas da Zendesk. Ele ajuda a agregar e avaliar os dados mais relevantes para a construção da sua estratégia, além de facilitar o trabalho da equipe de vendas, ao utilizar ferramentas integradas que permitem o melhor aproveitamento das oportunidades de vendas. Faça um teste gratuito!

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