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Artigo 8 min read

SaaS B2B: como funciona o modelo de negócio?

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2025

A indústria SaaS B2B está em franco crescimento e já vale mais de US$145 bilhões de acordo com o Gartner — o que corresponde a um crescimento de 18% a cada ano.

Com sua característica flexível de contratação, o modelo SaaS B2B já é uma opção para 78% das pequenas empresas, a evidência de que esse tipo de negócio não está restrito apenas a grandes companhias.

Por que será que o modelo é um sucesso e dá indícios de que veio para ficar?

Descubra, neste artigo, o que é SaaS, o que é B2B, as vantagens e exemplos de SaaS B2B e como fazem a diferença em qualquer negócio.

Resumo
  • SaaS, ou Software as a Service, é um modelo onde usuários pagam por assinaturas em vez de comprar licenças, o que permite acesso remoto, personalização e acessibilidade de qualquer lugar, de forma econômica.

  • No modelo B2B, o SaaS facilita a comercialização de softwares entre empresas, o que garante softwares sempre atualizados para o cliente e uma receita recorrente para o fornecedor, beneficiando ambos os lados.

  • O SaaS B2B opera inteiramente on-line, e elimina a necessidade de instalações locais e manutenções presenciais, com atualizações automáticas que garantem eficiência e satisfação do cliente.

  • A flexibilidade do SaaS B2B permite ajustar serviços às necessidades específicas da empresa, com contratação simplificada e redução de custos iniciais, facilitando tanto grandes como pequenas aquisições.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é SaaS;
  • O que é SaaS B2B;
  • Quais os tipos de softwares mais comuns no SaaS B2B;
  • Por que o SaaS B2B é vantajoso;
  • Exemplos de SaaS B2B.

O que é SaaS?

SaaS é a sigla para Software as a Service, que, na tradução para o português, significa “software como um serviço”. O termo se refere a softwares, sistemas e aplicativos oferecidos por meio de assinaturas, sem que o cliente precise comprar uma licença ou instalar o programa no computador.

Esse tipo de software vem se tornando cada vez mais popular nas relações comerciais devido às vantagens que oferece para os desenvolvedores e para os consumidores. 

Isso porque os custos costumam ser reduzidos, as manutenções são remotas, os recursos são personalizáveis e ainda podem ser acessados de qualquer lugar.

Agora, imagine quando esses consumidores são outras empresas. Em tempos de trabalho remoto, não é à toa que a popularidade dos SaaS vem crescendo, concorda?

Entenda melhor.

O que é SaaS B2B, afinal? 

Primeiramente é importante esclarecer o que é B2B. Essa sigla significa Business to Business ou, em português, “de empresa para empresa”; ou seja, quando ocorre negócios entre companhias. 

Assim, SaaS B2B  — Software as a Service for Business to Business — é a junção dos dois conceitos: o ato de comercializar softwares em formato de assinaturas recorrentes de empresa para empresa. Essa modalidade tem sido cada vez mais utilizada e é benéfica para os dois lados da relação comercial.

Enquanto a empresa que adquire o serviço tem sempre softwares atualizados com tecnologia de ponta e suporte especializado, a companhia prestadora garante um modelo de receita recorrente para seu caixa.

Aproveite e confira:

Quais os tipos de software mais comuns no SaaS B2B?

O SaaS necessariamente precisa estar com o software na nuvem para ser entregue em formato de serviços recorrentes. Veja quais são os mais comuns atualmente:

  • CRM (Customer Relationship Management): são softwares que auxiliam a gerenciar informações de prospects, clientes e das vendas;
  • ERP (Enterprise Resource Planning): são os programas que auxiliam nas operações de negócios, como contas a pagar e contas a receber, por exemplo;
  • gerenciamento de tarefas: existem muitos softwares no mercado que ajudam empresas com as tarefas cotidianas e também com o gerenciamento de projetos.

 Agora vamos descobrir porque esse modelo vale a pena para todos os envolvidos!

Por que o SaaS B2B é vantajoso?

O SaaS apresenta inúmeras vantagens, tanto para o contratante como para a empresa provedora. Vamos conhecer alguns benefícios!

Sistema on-line

Por ser um modelo que funciona on-line, o SaaS B2B não requer um hardware para funcionar e nem mesmo precisa ser instalado no computador. Trata-se, basicamente de um acesso online no qual o usuário pode logar de qualquer local e qualquer hora, desde que tenha uma conexão com a internet.

Isso traz facilidade no uso e mobilidade — inclusive, é possível acessar alguns pelo próprio smartphone!

Manutenção e atualização remota

Outra vantagem do SaaS B2B é o fato de não precisar de manutenção local. Imagine que, em caso de hardwares, a empresa fornecedora precisará atender manutenções no local do problema, o que gera demora para atendimento e altos custos.

Segundo o Relatório CX Trends da Zendesk, essa situação é o contrário do que os clientes — pessoas físicas ou jurídicas, como é o caso em questão — desejam.

A expectativa é de que os chatbots e outros recursos de inteligência artificial para os trabalho dos agentes possam, cada vez mais, assumir um papel de destaque no atendimento ao cliente. 

Só para ilustrar o cenário atual: 70% dos líderes de CX acreditam que os bots inteligentes conseguem aprimorar a jornada do cliente com respostas instantâneas e personalizadas. E mais: 64% dessa liderança pretende aumentar consideravelmente os investimentos em IA para elevar a qualidade do atendimento.

Dessa forma, nas ocorrências para manutenção de sistemas SaaS, os técnicos conseguem acessar o programa remotamente e resolver o problema com mais eficiência e rapidez.

Além disso, as atualizações de software acontecem com mais frequência, de forma agendada ou automática. Essa tecnologia garante um sistema sempre moderno conforme as práticas do mercado.

Previsibilidade e flexibilidade

A natureza do modelo SaaS B2B permite previsibilidade e flexibilidade no negócio para as duas empresas envolvidas:

  • para quem contrata, possibilita um serviço sob medida em que o cliente terá que pagar somente pelo que usa, sem ter um custo alto inicialmente. Caso a operação cresça, ele poderá contratar mais licenças de uso;
  • para o provedor SaaS, garante previsibilidade na receita, que ocorre de forma recorrente.

Burocracia zero

Muitos Software as a Service for Business to Business são contratados rapidamente, sem ter que passar por atendentes ou quaisquer burocracias, normalmente, basta um rápido cadastro no site e a contratação do software poderá ser feita conforme os pacotes disponíveis.

É claro que se a empresa busca um pacote muito específico, terá que entrar em contato com um consultor para fechar a negociação. Isso costuma ocorrer em grandes contratações!

Exemplos SaaS B2B

Os exemplos do que é SaaS estão mais próximos do que você imagina: diversas empresas bem conhecidas já adotaram o modelo! 

Veremos que apesar de CRM, ERP e gerenciadores de tarefas serem muito populares, outros tipos de serviços também são disponibilizados como SaaS.

Google

O Google já iniciou no mundo do Software oferecendo produtos on-line. Soluções semelhantes ao Microsoft Office são oferecidas pela empresa, como e-mail e edição de documentos, bem como armazenamento e compartilhamento de pastas na nuvem.

Muitos clientes finais usam a solução gratuitamente, inclusive. No entanto, para grandes empresas, essa solução precisa ser mais robusta e é contratada como SaaS B2B.

Adobe

O caso da Adobe é o mesmo que o da Microsoft: antes, suas soluções eram oferecidas em mídias físicas que eram compradas por alto valor. O problema é que, naturalmente, com o tempo, o software ficava desatualizado.

Soluções como Adobe Premiere, Acrobat Reader, Adobe Sign, são oferecidas atualmente em modelo de receita recorrente, em assinaturas SaaS.

Zendesk

A Zendesk oferece soluções SaaS na área de vendas e de atendimento ao cliente:  Zendesk Sell e Zendesk Service, respectivamente.

Com o Sell, nosso CRM para vendas, você consegue acompanhar toda a jornada de compra do cliente, além de planejar, monitorar e analisar o processo de vendas de forma simples e rápida.

Nosso outro SaaS B2B — o Zendesk Service — é um CRM de atendimento ao cliente pensado e desenvolvido para melhorar a produtividade dos agentes e elevar a experiência do cliente.

Com recursos avançados da IA da Zendesk, o Service facilita o cotidiano de equipes de suporte com a integração de diferentes canais de atendimento, triagem inteligente, análise de intenção e muito mais.

Assista a uma demonstração gratuita e cadastre-se para conhecer, na prática, como funcionam os SaaS B2B da Zendesk.

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