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SaaS B2B: como funciona o modelo de negócio?
Por Zendesk
Última atualização em 18 fevereiro 2025
A indústria SaaS B2B está em franco crescimento e já vale mais de US$145 bilhões de acordo com o Gartner — o que corresponde a um crescimento de 18% a cada ano.
Com sua característica flexível de contratação, o modelo SaaS B2B já é uma opção para 78% das pequenas empresas, a evidência de que esse tipo de negócio não está restrito apenas a grandes companhias.
Por que será que o modelo é um sucesso e dá indícios de que veio para ficar?
Descubra, neste artigo, o que é SaaS, o que é B2B, as vantagens e exemplos de SaaS B2B e como fazem a diferença em qualquer negócio.
SaaS, ou Software as a Service, é um modelo onde usuários pagam por assinaturas em vez de comprar licenças, o que permite acesso remoto, personalização e acessibilidade de qualquer lugar, de forma econômica.
No modelo B2B, o SaaS facilita a comercialização de softwares entre empresas, o que garante softwares sempre atualizados para o cliente e uma receita recorrente para o fornecedor, beneficiando ambos os lados.
O SaaS B2B opera inteiramente on-line, e elimina a necessidade de instalações locais e manutenções presenciais, com atualizações automáticas que garantem eficiência e satisfação do cliente.
A flexibilidade do SaaS B2B permite ajustar serviços às necessidades específicas da empresa, com contratação simplificada e redução de custos iniciais, facilitando tanto grandes como pequenas aquisições.
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Neste artigo, você aprenderá:
- O que é SaaS;
- O que é SaaS B2B;
- Quais os tipos de softwares mais comuns no SaaS B2B;
- Por que o SaaS B2B é vantajoso;
- Exemplos de SaaS B2B.
O que é SaaS?
SaaS é a sigla para Software as a Service, que, na tradução para o português, significa “software como um serviço”. O termo se refere a softwares, sistemas e aplicativos oferecidos por meio de assinaturas, sem que o cliente precise comprar uma licença ou instalar o programa no computador.
Esse tipo de software vem se tornando cada vez mais popular nas relações comerciais devido às vantagens que oferece para os desenvolvedores e para os consumidores.
Isso porque os custos costumam ser reduzidos, as manutenções são remotas, os recursos são personalizáveis e ainda podem ser acessados de qualquer lugar.
Agora, imagine quando esses consumidores são outras empresas. Em tempos de trabalho remoto, não é à toa que a popularidade dos SaaS vem crescendo, concorda?
Entenda melhor.
O que é SaaS B2B, afinal?
Primeiramente é importante esclarecer o que é B2B. Essa sigla significa Business to Business ou, em português, “de empresa para empresa”; ou seja, quando ocorre negócios entre companhias.
Assim, SaaS B2B — Software as a Service for Business to Business — é a junção dos dois conceitos: o ato de comercializar softwares em formato de assinaturas recorrentes de empresa para empresa. Essa modalidade tem sido cada vez mais utilizada e é benéfica para os dois lados da relação comercial.
Enquanto a empresa que adquire o serviço tem sempre softwares atualizados com tecnologia de ponta e suporte especializado, a companhia prestadora garante um modelo de receita recorrente para seu caixa.
Aproveite e confira:
- Como vender para B2B: 7 dicas que vão te ajudar a alavancar resultados e conquistar mais clientes;
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Quais os tipos de software mais comuns no SaaS B2B?
O SaaS necessariamente precisa estar com o software na nuvem para ser entregue em formato de serviços recorrentes. Veja quais são os mais comuns atualmente:
- CRM (Customer Relationship Management): são softwares que auxiliam a gerenciar informações de prospects, clientes e das vendas;
- ERP (Enterprise Resource Planning): são os programas que auxiliam nas operações de negócios, como contas a pagar e contas a receber, por exemplo;
- gerenciamento de tarefas: existem muitos softwares no mercado que ajudam empresas com as tarefas cotidianas e também com o gerenciamento de projetos.
Agora vamos descobrir porque esse modelo vale a pena para todos os envolvidos!
Por que o SaaS B2B é vantajoso?
O SaaS apresenta inúmeras vantagens, tanto para o contratante como para a empresa provedora. Vamos conhecer alguns benefícios!
Sistema on-line
Por ser um modelo que funciona on-line, o SaaS B2B não requer um hardware para funcionar e nem mesmo precisa ser instalado no computador. Trata-se, basicamente de um acesso online no qual o usuário pode logar de qualquer local e qualquer hora, desde que tenha uma conexão com a internet.
Isso traz facilidade no uso e mobilidade — inclusive, é possível acessar alguns pelo próprio smartphone!
Manutenção e atualização remota
Outra vantagem do SaaS B2B é o fato de não precisar de manutenção local. Imagine que, em caso de hardwares, a empresa fornecedora precisará atender manutenções no local do problema, o que gera demora para atendimento e altos custos.
Segundo o Relatório CX Trends da Zendesk, essa situação é o contrário do que os clientes — pessoas físicas ou jurídicas, como é o caso em questão — desejam.
A expectativa é de que os chatbots e outros recursos de inteligência artificial para os trabalho dos agentes possam, cada vez mais, assumir um papel de destaque no atendimento ao cliente.
Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade
Só para ilustrar o cenário atual: 70% dos líderes de CX acreditam que os bots inteligentes conseguem aprimorar a jornada do cliente com respostas instantâneas e personalizadas. E mais: 64% dessa liderança pretende aumentar consideravelmente os investimentos em IA para elevar a qualidade do atendimento.
Dessa forma, nas ocorrências para manutenção de sistemas SaaS, os técnicos conseguem acessar o programa remotamente e resolver o problema com mais eficiência e rapidez.
Além disso, as atualizações de software acontecem com mais frequência, de forma agendada ou automática. Essa tecnologia garante um sistema sempre moderno conforme as práticas do mercado.
Previsibilidade e flexibilidade
A natureza do modelo SaaS B2B permite previsibilidade e flexibilidade no negócio para as duas empresas envolvidas:
- para quem contrata, possibilita um serviço sob medida em que o cliente terá que pagar somente pelo que usa, sem ter um custo alto inicialmente. Caso a operação cresça, ele poderá contratar mais licenças de uso;
- para o provedor SaaS, garante previsibilidade na receita, que ocorre de forma recorrente.
Burocracia zero
Muitos Software as a Service for Business to Business são contratados rapidamente, sem ter que passar por atendentes ou quaisquer burocracias, normalmente, basta um rápido cadastro no site e a contratação do software poderá ser feita conforme os pacotes disponíveis.
É claro que se a empresa busca um pacote muito específico, terá que entrar em contato com um consultor para fechar a negociação. Isso costuma ocorrer em grandes contratações!
Exemplos SaaS B2B
Os exemplos do que é SaaS estão mais próximos do que você imagina: diversas empresas bem conhecidas já adotaram o modelo!
Veremos que apesar de CRM, ERP e gerenciadores de tarefas serem muito populares, outros tipos de serviços também são disponibilizados como SaaS.
O Google já iniciou no mundo do Software oferecendo produtos on-line. Soluções semelhantes ao Microsoft Office são oferecidas pela empresa, como e-mail e edição de documentos, bem como armazenamento e compartilhamento de pastas na nuvem.
Muitos clientes finais usam a solução gratuitamente, inclusive. No entanto, para grandes empresas, essa solução precisa ser mais robusta e é contratada como SaaS B2B.
Adobe
O caso da Adobe é o mesmo que o da Microsoft: antes, suas soluções eram oferecidas em mídias físicas que eram compradas por alto valor. O problema é que, naturalmente, com o tempo, o software ficava desatualizado.
Soluções como Adobe Premiere, Acrobat Reader, Adobe Sign, são oferecidas atualmente em modelo de receita recorrente, em assinaturas SaaS.
Zendesk
A Zendesk oferece soluções SaaS na área de vendas e de atendimento ao cliente: Zendesk Sell e Zendesk Service, respectivamente.
Com o Sell, nosso CRM para vendas, você consegue acompanhar toda a jornada de compra do cliente, além de planejar, monitorar e analisar o processo de vendas de forma simples e rápida.
Nosso outro SaaS B2B — o Zendesk Service — é um CRM de atendimento ao cliente pensado e desenvolvido para melhorar a produtividade dos agentes e elevar a experiência do cliente.
Com Zendesk, a omnicanalidade está ao seu alcance.
Com recursos avançados da IA da Zendesk, o Service facilita o cotidiano de equipes de suporte com a integração de diferentes canais de atendimento, triagem inteligente, análise de intenção e muito mais.
Assista a uma demonstração gratuita e cadastre-se para conhecer, na prática, como funcionam os SaaS B2B da Zendesk.