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Artigo 10 min read

SaaS vs PaaS vs IaaS: entenda as principais diferenças desses serviços

Por Zendesk

Última atualização em 15 março 2023

“O trabalho do futuro está na nuvem”. Certo. Mas você já parou para pensar, entre SaaS vs PaaS vs IaaS, em qual é o melhor serviço para a sua necessidade? 

De acordo com o Gartner, a previsão é de que, até 2023, 40% de toda a documentação de trabalho será implantada em serviços de nuvem. Este número esteve perto de 20% até 2020. 

Isso significa que, para se manter antenado às demandas do mercado, seu negócio precisa conhecer e encontrar a solução em nuvem ideal para armazenar informações e documentos estratégicos para a empresa — e nós vamos te ajudar com isso. 

Nas próximas linhas, você vai entender as principais semelhanças e diferenças entre SaaS vs PaaS vs IaaS e obter toda a informação necessária para escolher o melhor para a sua empresa. 

O que é SaaS?

Antes de falarmos diretamente sobre a comparação SaaS vs PaaS vs IaaS, que tal um pouco de contexto? Vamos entender, juntos, o que é SaaS e como a solução opera. 

SaaS é a sigla em inglês para Software as Service, ou, em português, “Software como Serviço”. 

Neste modelo, o sistema funciona por meio de contratos de médio ou longo prazo semelhantes a um aluguel. O fornecedor apresenta a ferramenta como serviço e, em troca, o cliente adquire uma assinatura que o possibilita acessar a solução pelo prazo pré-determinado. Em geral, os contratos de assinatura de SaaS têm duração mínima de 1 ano, e são direcionados ao usuário final, ou seja, à empresa que fará a operação da solução. 

O software oferecido como serviço está hospedado na nuvem, e, por isso, não é necessário que os usuários instalem nenhum tipo de aplicativo ou ferramenta em seus dispositivos locais. Além de dispensar custos de aquisição de licenças, o SaaS também tem seu acesso facilitado, uma vez que funciona em qualquer dispositivo conectado à internet, de celulares a computadores. 

Resumindo: características essenciais do SaaS

  • aquisição por meio de assinatura;

  • acesso online, por API ou web;
  • não é preciso instalar nenhum aplicativo ou ferramenta;

  • atualizações no sistema ocorrem automaticamente, gerenciadas pelo provedor do SaaS; 

  • dados ficam armazenados em nuvem, sem dependência do dispositivo móvel.

SaaS Vertical

Além das características comuns a todo tipo de SaaS, é possível segmentá-lo, ainda, em duas subcategorias: vertical e horizontal. 

O SaaS Vertical tem, como objetivo, atender verticais específicas das demandas corporativas. Diferentemente de uma solução ampla e generalista, o SaaS Vertical foca em nichos de mercado, e atende a necessidades inerentes a estes setores. 

É possível, por exemplo, encontrar SaaS verticais voltados para a gestão de serviços bancários, de saúde, hotelaria, etc. 

SaaS Horizontal 

Em contrapartida, as soluções do SaaS Horizontal são, como o nome já diz, transversais. Em essência, o SaaS horizontal é capaz de suprir demandas de públicos amplos, por isso, oferece diferentes planos e plataformas com direcionamentos complementares. 

O Zendesk, por exemplo, é uma solução SaaS horizontal, focada em otimizar a Experiência do Cliente. Para isso, desenvolve e oferece sistemas que possibilitam o atendimento às necessidades destes consumidores de forma simplificada, mantendo as empresas alinhadas e em sincronia.

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O que é IaaS?

Seguindo em frente, é hora de entender o que é IaaS. Aqui, a sigla corresponde a Infrastructure as Service, ou Infraestrutura como Serviço.

Neste caso, o fornecedor oferece aos clientes acesso a diferentes recursos de computação, tais como:

  • armazenamento; 

  • processamento;

  • servidores.

Em uma solução IaaS, as empresas hospedam seus aplicativos, plataformas e sistemas dentro da infraestrutura contratada (neste caso, o modelo mais utilizado é o chamado “pay as you go”, ou pagamento sob demanda). Em geral, soluções IaaS são direcionadas a operações de engenheiros de Rede e administradores de área de TI (Tecnologia da Informação). 

Resumindo: características essenciais do IaaS

  • Pagamento sob demanda;

  • dados armazenados em nuvem; 

  • facilita a virtualização de tarefas operacionais e administrativas. 

O que é PaaS?

Por fim, para entender o que é PaaS, precisamos dissecar a sigla. PaaS significa Platform as Service, ou Plataforma como Serviço. 

Neste caso, o fornecedor oferece um ambiente em nuvem no qual os clientes conseguem desenvolver, testar e gerenciar aplicativos. Em geral, a solução oferece ferramentas pré-moldadas (boas alternativas para empresas iniciantes ou com pouca expertise no tema) e possibilita sua customização conforme as necessidades e demandas do cliente, que, de forma geral, é um desenvolvedor de software ou a área responsável pela criação destas ferramentas na empresa. 

Resumindo: características essenciais do PaaS

  • Plataforma que hospeda e oferece ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos;

  • facilita e possibilita o acesso remoto de múltiplos usuários. 

  • a segurança dos dados, backups e atualizações do ambiente operacional são assegurados pelo provedor. 

Resumindo: SaaS vs PaaS vs IaaS: qual a principal diferença entre eles? 

Agora sim, temos em mãos todos os dados necessários para avançar em nossa análise sobre SaaS vs PaaS vs IaaS.

Para garantir que não resta dúvida sobre cada sistema, aqui vai um compilado com as principais diferenças entre eles. No gráfico abaixo, você vê as principais funcionalidades atreladas a cada serviço e a forma como cada uma delas é gerenciada: pelo usuário ou pelo fornecedor. 

Observe que, enquanto na IaaS, o usuário tem autonomia para gerir aplicações, dados, tempo de execução, middleware e o sistema operacional, no SaaS, todos estes comandos estão atrelados ao gerenciamento do provedor. 

SaaS vs PaaS vs IaaS: pontos fortes e fracos de cada modalidade

Está cada vez mais fácil descobrir quem vence a batalha entre SaaS vs PaaS vs IaaS, não é mesmo? Lembre-se de que a escolha depende, sobretudo, das necessidades da sua empresa. 

Portanto, considerar os pontos fortes e fracos de cada um deles, conforme apresentaremos a seguir, pode ser especialmente interessante se você identificar aquilo que o seu negócio precisa neste momento. 

PaaS: pontos fortes e fracos

O segmento de Plataformas como Serviço (PaaS) está em uma crescente. De acordo com o relatório Platform as a service (PaaS) Global Market Report 2021: COVID-19 Impact and Recovery to 2030, a projeção é de que, até o fim de 2021, o mercado alcance US$54,09 bilhões em valor agregado. A taxa equivale a um aumento de 14,4% em relação a 2020. 

O gráfico ascendente serve como confirmação de que, para muitas empresas, as vantagens a seguir são atrativas: 

  1. Facilita o desenvolvimento e a implantação de soluções e aplicativos simplificados; 

  2. a necessidade de conhecimento avançado sobre códigos é reduzida; 

  3. o formato do sistema facilita modelos de trabalho alternativos, como o remoto e o híbrido. 

É importante, entretanto, conhecer as limitações da solução: 

  1. Gerenciamento de integração de apps e APIs pode ser complexo;

  2. se não houver compatibilidade entre os serviços legados e apps já utilizados, pode ser necessário fazer inúmeras adaptações e personalizações para que os sistemas operem de forma satisfatória com o PaaS;

  3. limitações relacionadas a idioma e estruturas disponíveis (em alguns casos, são engessados e não possibilitam personalização);

IaaS:pontos fortes e fracos

De acordo com o Gartner, o mercado de Infraestrutura como Serviço (IaaS) cresceu consideravelmente antes da crise global ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. 

Em relatório, o crescimento do mercado foi apontado como em torno de 40,7%, o equivalente a US$64,3 bilhões. Comparativamente, o valor no ano anterior esteve próximo de US$45,7 bilhões. 

Ao escolher o modelo IaaS para suportar o desenvolvimento de aplicações e sistemas, os administradores de TI têm acesso a benefícios como: 

  1. Modelo de computação em nuvem flexível;

  2. sistema com boa capacidade de processamento e facilidade de automatização de processos e tarefas; 
  3. controle total da infraestrutura pelo cliente;

  4. alta escalabilidade para o modelo. 

Os pontos a se considerar, entretanto, são: 

  1. A infraestrutura nem sempre é projetada para garantir a segurança dos sistemas legados (sistemas antigos que são transpostos para o novo ambiente). Neste caso, é preciso desenvolver soluções e otimizações no sistema de forma manual;

  2. por ser um sistema complexo, é preciso oferecer treinamentos para que a equipe consiga manusear todos os recursos disponíveis na infraestrutura de forma satisfatória;

SaaS: pontos fortes e fracos

Com popularidade crescente, o Software como Serviço (SaaS) domina as escolhas de empresas que buscam solucionar demandas aliando ganho de tempo à redução de custos. 

De acordo com o Gartner, desde 2015, a indústria de SaaS cresceu de US $ 31,5 bilhões para uma estimativa de US $ 145,5 bilhões. Isso equivale a um crescimento de quase 500% em seis anos, e mostra, na prática, o aumento da relevância deste modelo de soluções. 

Os principais benefícios do uso das plataformas SaaS são: 

  1. Redução de tempo na realização de tarefas operacionais e manuais; 

  2. despreocupação com o gerenciamento de atualizações do sistema; 

  3. integração possível com diversas APIs e serviços já existentes;

  4. acesso remoto e concomitante entre diversos membros da equipe;

  5. autonomia de acesso para os membros do time. 

Da mesma forma, há alguns pontos que devem ser considerados antes de optar pela solução SaaS: 

  1. Caso o SaaS não seja projetado para suportar interações com sistemas e aplicações diversas, ele pode se tornar um produto “engessado”; 

  2. contratos restritos e de longo prazo podem dificultar a saída de um consumidor insatisfeito; 

  3. suporte ineficiente: soluções de fornecedores inexperientes podem acarretar em um serviço de suporte ineficiente e indisponível 

Quando usar SaaS, PaaS e IaaS? Tudo o que você precisa saber

Estamos chegando ao fim da nossa imersão em SaaS vs PaaS vs IaaS. Para finalizar, reunimos um pouco de tudo o que foi dito até agora neste compilado para te ajudar a entender, de uma vez por todas, quando utilizar cada um dos tipos de serviços em nuvem. 

Vamos lá! 

Quando usar PaaS

  • Para desenvolver aplicativos de forma ágil e com custo reduzido; 

  • quando vários membros do time de desenvolvimento de software estão trabalhando em um mesmo projeto; 

  • se houver interface com fornecedores externos durante o desenvolvimento; 

  • caso haja a intenção de criar soluções e aplicativos personalizados; 

Quando usar IaaS 

  • Para tornar possível a aquisição de recursos de infraestrutura sob demanda; 

  • quando houver demanda por uma solução, mas as restrições orçamentárias impedirem a compra e a criação de hardware e softwares próprios;

  • para agilizar o processo de scaling dos setores de Engenharia de Informação e TI;

  • para possibilitar a realização de testes e experiências sem custos elevados.

Quando usar SaaS 

  • Quando a empresa deseja otimizar sua gestão operacional, economizando tempo com tarefas manuais e focando na estratégia do negócio; 

  • para realizar projetos que demandam colaboração e acesso mútuo entre diversos membros de um time, como a estratégia de inbound marketing
  • para gerenciar de forma automática etapas da jornada do comprador, como o relacionamento do cliente e a gestão fiscal da empresa; 
  • quando houver demanda de acesso remoto aos dados. 

Agora sim, você tem em mãos todas as informações necessárias para escolher entre SaaS vs PaaS vs IaaS. A leitura deste artigo te mostrou que as três soluções estão longe de concorrerem entre si. Na verdade, são caminhos para facilitar a gestão de dados em nuvem em diferentes processos corporativos. Sabendo disso, que tal começar a testar gratuitamente a solução SaaS da Zendesk para otimizar o relacionamento do seu time de vendas com os clientes?

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