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O que é SaaS e quais os benefícios para empresa?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 29 Outubro 2020
Última atualização em 29 Outubro 2020

Se você tem dúvidas sobre o que é SaaS e como isso pode ser útil para a sua empresa, acompanhe este artigo. SaaS é a sigla para o termo em inglês Software as a Service, que pode ser traduzido como “software como um serviço”. 

A flexibilidade do que é SaaS não apenas torna este tipo de ferramenta extremamente atraente, como também tem proporcionado que se transforme em uma peça-chave no desenvolvimento e inovação dos mais variados negócios. De microempresas à organizações governamentais, os benefícios do SaaS vêm impactando positivamente suas estruturas, estratégias e negócios.

De acordo com a DevSquad, empresas que funcionam no modelo SaaS estão espalhadas por mais de 100 países no mundo e a taxa anual de crescimento deste mercado em 2020 é de 18%. Este estudo estima que as cargas de trabalho de SaaS globais devem chegar aos impressionantes 380 milhões até 2021.

Simultaneamente, as estatísticas apontadas pela mesma pesquisa em relação a empresas que usam SaaS também são muito expressivas: 

  • 94% dos profissionais técnicos de empresas de todos os portes usam algum aplicativo do tipo Saas;
  • 83% do trabalho das empresas terá sido feito a partir de serviços de nuvem em 2020;
  • Empresas usam em média 34 aplicativos do tipo SaaS.

Contratar um SaaS agrega um potencial de inúmeros benefícios para sua empresa. De acordo com o estrategista de negócios Knut Haanaes, um dos maiores segredos das grandes empresas de sucesso é encontrar um ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento da competência e a inovação — o uso de SaaS pode ser uma das soluções. Assista ao TED do especialista Knut Haanaes:

Definição: o que é SaaS?

Na prática empresas SaaS oferecem softwares ou soluções tecnológicas através da internet, como um serviço que pode ser contratado. A principal característica deste modelo de serviço é a facilidade e praticidade de acesso, uso e manutenção. Quem contrata não precisa fazer instalações, não recebe nada pelo correio, não precisa atualizar drives. A única coisa necessária é ter conexão à internet.

Então, de forma direta, o que é o SaaS? São ferramentas ou aplicativos que fica alocados na nuvem (ou, em inglês cloud based). Isso permite que os usuários se conectem e façam uso de seus recursos através da internet. Se você ou sua empresa, por exemplo, usam caixa de e-mail online, calendário online, Dropbox ou Google Drive… Você já entendeu bem o que é SaaS, mesmo sem ter consciência disso. 

Grandes empresas de muitos setores migraram para uma prestação de serviços do tipo SaaS. Veja o exemplo da Microsoft: você talvez se lembre que há alguns anos, comprávamos o software do pacote Office e recebíamos um CD de instalação.

Recebíamos uma licença, precisávamos instalar os programas em nosso computador, atualizar e reportar problemas. Hoje em dia, faz-se uma assinatura através da internet, escolhendo entre um dos planos disponíveis e a partir deste momento o serviço fica disponível para uso.

O SaaS entrega ao consumidor final, seja uma pessoa física ou uma empresa, uma solução completa através da nuvem. Toda a infraestrutura que por ventura possa haver por trás é gerenciada pelo prestador do serviço, inclusive a segurança dos dados. Trazendo grande benefício, SaaS permitem que empresas operem de forma mais rápida e eficiente, usando aplicativos com custo inicial mínimo.

Benefícios do SaaS

O SaaS vem se mostrando um modelo de negócios muito vantajoso, tanto para quem presta o serviço, quanto para quem contrata. E existem ferramentas para tudo o que se possa imaginar. Já em 2009 a Apple cunhou a frase There’s An App For That™, que quer dizer “existe um aplicativo para isso”. 

O cenário apenas tornou-se mais intenso de lá para cá e hoje, definitivamente, existem aplicativos e ferramentas do tipo SaaS para qualquer finalidade. De meditação e ginástica, a automação de marketing, passando por Customer Success, vendas, soluções de transporte e de entregas à domicílio. 

A pesquisa Brazil SaaS Landscape aponta que no Brasil, cerca de 81% dos SaaS foram pensados para atender necessidades de pequenas e médias empresas, 33% para grandes empresas e cerca de 15% para pessoas físicas (B2C).

Dentre muitas áreas nas quais as ferramentas SaaS se destacam, estas são as que mais comumente trazem benefícios diretos às empresas usuárias:

Veja abaixo as vantagens do uso de SaaS nas empresas:

Redução de custos

Comparativamente os custos em soluções SaaS são muito menores em relação a outros tipos de solução. Além disso, os valores geralmente são proporcionais ao plano contratado, facilitando que empresas menores ou iniciantes possam aderir da mesma maneira. 

Segundo a Brazil SaaS Landscape, a maioria dos contratos de SaaS são mensais, e apenas 34% adotam planos anuais. Este fato colabora na redução de custos, pois torna possível que empresas sem grande capital de giro possam, ainda assim, contratar soluções extremamente profissionais.

Possibilidade de experimentar antes

Esta é uma enorme vantagem: Segundo a pesquisa SaaS Customer Acquisition – Statistics and Trends, 44% das empresas prestadoras de SaaS oferecem um período de experiência gratuita (free trial)

Facilidade de implementação e acesso

Muitas vezes não é necessário pagar pela implementação inicial da ferramenta, e nos casos em que esta cobrança ocorrem o custo é menor, uma vez que é a implementação é remota.

Para acessar, não é preciso instalar nada nem fazer atualizações. No computador, celular ou tablet, com acesso à internet, o uso da ferramenta está à distância de um login com nome de usuário e senha — 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Facilidade de upgrade e cancelamento

Na maior parte dos casos, upgrades e cancelamentos são pouco burocráticos, especialmente na modalidade de contrato mensal (a preferida dos brasileiros). 

Integração facilitada com outras soluções

Os sistemas SaaS muitas vezes se integram facilmente com outros SaaS, através de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) próprias. 

Isso quer dizer que, diferentes ferramentas conversam entre si, num fluxo de informações virtuais entre eles. Tudo acontece na nuvem, ao apertar um botão, o que facilita muito o trabalho integrado entre setores de uma mesma empresa.

Dica final sobre o que é SaaS: otimização de resultados 

Além de possibilitar significativos cortes orçamentários da empresa, utilizar as ferramentas adequadas pode significar uma concreta otimização dos resultados.

Agora que já está claro o que é SaaS e quais seus benefícios, vamos finalizar com uma dica de ouro: por melhores e mais interessantes que sejam as ferramentas, é fundamental não perder de vista o quão importante é nos focarmos em nossos clientes. 

Nesse sentido é bom lembrar que humanizar nossos processos e trazer melhores experiências aos clientes poderá ser a chave para o sucesso. 

De acordo com a pesquisa da Invespcro, quando há um time de vendas que faz contato direto com os clientes por mensagens ou telefone, as pessoas ficam 70% mais propensas a se tornarem clientes pagantes.

Softwares com foco em suporte e atendimento que têm espaço para o diálogo entre a sua equipe de forma integrada e os clientes, como por exemplo a Zendesk Support, podem ser grandes aliados para potencializar as vendas, sem deixar de lado todas as vantagens trazidas por aquilo o que é SaaS.

Software para atendimento ao cliente

O Zendesk Support é um software de atendimento ao cliente para monitorar e resolver tickets de suporte com mais eficiência e rapidez.