Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

O que é SaaS e quais os benefícios para a sua empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 1 dezembro 2023

Se você tem dúvidas sobre o que é SaaS e como isso pode ser útil para a sua empresa, acompanhe este artigo!

SaaS é a sigla para o termo em inglês “Software as a Service”, que pode ser traduzido como “software como um serviço”. 

De maneira resumida, na prática, funciona da seguinte forma: ao invés de você comprar os softwares que o seu negócio precisa para funcionar, você “assina” a solução e paga por sua utilização. 

Essa característica do SaaS traz uma série de vantagens para as empresas, tais como redução de custo, maior espaço para armazenamento de dados e informações, atualizações de sistemas mais precisas etc.

Por conta disso, é tão importante que você saiba o que é SaaS! 

A flexibilidade dos softwares as a service não apenas torna esse tipo de ferramenta extremamente atraente, como também a transformou em uma peça-chave no desenvolvimento e na inovação dos mais variados negócios. 

De microempresas a organizações governamentais, os benefícios do SaaS vêm impactando positivamente suas estruturas, estratégias e negócios.

De acordo com a DevSquad, empresas que funcionam no modelo SaaS estão espalhadas por mais de 100 países no mundo. A taxa anual de crescimento desse mercado, em 2020, foi de 18%. 

Esse estudo estimou também que as cargas de trabalho de SaaS globais devem chegar aos impressionantes 380 milhões até 2021.

Simultaneamente, as estatísticas apontadas pela mesma pesquisa em relação a empresas que usam SaaS também são muito expressivas: 

  • 94% dos profissionais técnicos de empresas de todos os portes usam algum aplicativo do tipo SaaS
  • 83% do trabalho das empresas terá sido feito a partir de serviços de nuvem em 2020
  • Empresas usam em média 34 aplicativos do tipo SaaS.

Ou seja, contratar um software as a service agrega um vasto número de benefícios para a sua empresa. 

De acordo com o estrategista de negócios Knut Haanaes, um dos maiores segredos das grandes empresas de sucesso é encontrar um ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento da competência e a inovação — o uso de SaaS pode ser uma das soluções! 

Assista ao TED do especialista Knut Haanaes e entenda mais:

Definição sobre o que é SaaS

Mas, afinal, o que é Saas? Na prática, as empresas SaaS oferecem softwares ou soluções tecnológicas através da internet, como um serviço que pode ser contratado

A principal característica desse modelo de negócio é a facilidade e a praticidade de acesso, uso e manutenção. 

Quem contrata um software as a service não precisa fazer instalações, não recebe nada pelo correio, não precisa atualizar drives. A única solução necessária é ter conexão à internet.

Então, de forma direta, o que é o SaaS? São ferramentas ou aplicativos que ficam alocados na nuvem (ou, em inglês cloud based)

Essa característica permite que os usuários se conectem e façam uso dos recursos desses sistemas através da internet. 

Se você ou sua empresa, por exemplo, usam caixa de e-mail online, calendário online, Dropbox ou Google Drive, você já entendeu bem o que é SaaS, mesmo sem ter consciência disso. 

Exemplos do que é SaaS

Grandes empresas de muitos setores migraram para uma prestação de serviços do tipo SaaS. Veja o exemplo da Microsoft: você talvez se lembre que, há alguns anos, comprávamos o software do pacote Office e recebíamos um CD de instalação.

Recebíamos também uma licença, precisávamos instalar os programas em nosso computador, atualizar e reportar problemas. 

Hoje em dia, faz-se uma assinatura através da internet, escolhendo entre um dos planos disponíveis e, a partir desse momento, o serviço fica disponível para uso.

O SaaS entrega ao consumidor final, seja uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, uma solução completa através da nuvem

Toda a infraestrutura que, porventura, possa haver por trás, é gerenciada pelo prestador do serviço, inclusive a segurança dos dados

Trazendo grandes benefícios, os SaaS permitem que empresas operem de forma mais rápida e eficiente, usando aplicativos com custo inicial mínimo.

Tendências para a Experiência do Cliente

Baixe agora!

Benefícios do SaaS para a sua empresa

Agora que o conceito sobre o que é SaaS ficou mais claro, já dá para ter uma ideia dos benefícios que esse tipo de serviço pode trazer para a sua empresa, concorda?

O SaaS vem se mostrando um modelo de negócios muito vantajoso, tanto para quem presta o serviço quanto para quem contrata. 

Existem ferramentas nesse modelo para tudo o que se possa imaginar. Por exemplo, já em 2009, a Apple cunhou a frase “There’s An App For That™”, que quer dizer “existe um aplicativo para isso”. 

O cenário apenas se tornou mais intenso de lá para cá e, hoje, definitivamente, existem aplicativos e ferramentas do tipo SaaS para as mais variadas finalidades e necessidades. 

De meditação e ginástica à automação de marketing, passando por Customer Success, vendas, soluções de transporte e de entregas a domicílio, tudo pode se tornar um software as a service.

A pesquisa Brazil SaaS Landscape aponta que, no Brasil, cerca de 81% dos SaaS foram pensados para atender às necessidades de pequenas e médias empresas, 33% para grandes empresas, e cerca de 15% para pessoas físicas (B2C).

Dentre muitas áreas nas quais as ferramentas SaaS se destacam, estas são as que mais comumente trazem benefícios diretos às empresas usuárias:

Confira, abaixo, as principais vantagens do uso de SaaS nas empresas, que são:

  • Redução de custos 
  • Possibilidade de experimentar antes
  • Possibilidade de personalizar a solução
  • Facilidade de implementação e acesso
  • Facilidade de upgrade e cancelamento
  • Integração facilitada com outras soluções já utilizadas
  • Mais segurança nos softwares utilizados

Redução de custos

Comparativamente, os custos em soluções SaaS são muito menores em relação a outros tipos de solução. 

Além disso, os valores geralmente são proporcionais ao plano contratado, facilitando que empresas menores ou iniciantes possam aderir da mesma maneira. 

Segundo a Brazil SaaS Landscape, a maioria dos contratos de SaaS são mensais, e apenas 34% das empresas adotam planos anuais

Esse fato colabora com a redução de custos e também torna possível que empresas sem grande capital de giro possam, ainda assim, contratar soluções extremamente profissionais.

Possibilidade de experimentar antes

Essa é uma enorme vantagem, poder testar o sistema antes de contratá-lo efetivamente.

Segundo a pesquisa SaaS Customer Acquisition — Statistics and Trends, 44% das empresas prestadoras de SaaS oferecem um período de experiência gratuita (free trial)

Essa estratégia ajuda, bastante, a mostrar ao potencial usuário do software as a service todas as funcionalidades que o sistema oferece, contribuindo para a sua decisão de contratação.

Dica de leitura: “Estratégia de vendas de serviços: 6 dicas para aumentar a aquisição das suas soluções

Possibilidade de personalizar a solução

E durante esse teste, além de descobrir na prática o que é SaaS, você também consegue constatar se é possível personalizar o software as a service de acordo com as necessidades e perfil do seu negócio.

Sim! Muitas empresas SaaS oferecem essa opção de parametrizar a solução com base na realidade de quem está contratando os serviços.

Esse é um ponto muito importante, pois permite que você utilize uma ferramenta que realmente otimize o seu dia a dia e os seus processos, garantindo o atendimento de todos os pontos que precisa para o bom andamento dos seus serviços.

Facilidade de implementação e acesso

Muitas vezes não é necessário pagar pela implementação inicial da ferramenta e, nos casos em que essa cobrança ocorre, o custo é menor, uma vez que a implementação é remota.

Para acessar o software as a service não é preciso instalar nada nem fazer atualizações. No computador, celular ou tablet, com acesso à internet, o uso da ferramenta está à distância de um login com nome de usuário e senha, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Facilidade de upgrade e cancelamento

Na maior parte dos casos, upgrades e cancelamentos são pouco burocráticos, especialmente na modalidade de contrato mensal, a preferida dos brasileiros. 

Por ser um serviço por assinatura, é até comum que as empresas SaaS não tenham contratos de fidelidade. Assim, caso queira suspender o seu acesso, o processo tende a ser bem menos oneroso.

O mesmo princípio vale para o upgrade. Caso queira acrescentar mais funcionalidades à solução utilizada, basta entrar em contato com a empresa SaaS e fazer a solicitação.

Todo ajuste é feito remotamente, sem a necessidade de instalação ou da presença de um técnico no seu ambiente de trabalho.

Dica de leitura: “O que é Upsell, Cross sell e Upgrade? Saiba a diferença

Integração facilitada com outras soluções já utilizadas

Os sistemas SaaS, muitas vezes, se integram facilmente com outros softwares as a service através de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) próprias.

Isso quer dizer que, diferentes ferramentas conversam entre si e estabelecem um fluxo de informações virtuais entre elas. 

Tudo isso acontece na nuvem, a um simples apertar de botão, o que facilita muito o trabalho integrado entre setores de uma mesma empresa.

Mais segurança nos softwares utilizados

Outra grande vantagem de saber o que é SaaS e utilizar na sua empresa é o aumento da segurança dos softwares.

As empresas SaaS prezam fortemente pela segurança dos seus sistemas. Por isso, usam diferentes soluções com o objetivo de evitar possíveis ataques e invasões pela internet.

Isso garante a segurança dos dados e das informações que circulam online pela sua empresa, protegendo o seu negócio e os seus clientes.

Aproveite e leia também: “O que é tratamento de dados?

Outras siglas além do SaaS

Quando se busca saber o que é SaaS, é comum se deparar com outras siglas, a exemplo da PaaS e IaaS. 

Todas compartilham de uma mesma característica que pode ajudar a sua empresa, que é a oferta de soluções por assinatura.

PaaS

PaaS é a abreviatura para Platform as a Service, em português, plataforma como serviço.

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma plataforma pronta para desenvolvimento e gerenciamento de aplicações e softwares.

Também baseada na nuvem, a PaaS pode ser personalizada e utilizada para as mais diversas funcionalidades. Por exemplo, é possível criar sites institucionais, marketplaces, e-commerces etc, além de plugins, aplicativos, entre outras soluções.

Entre as vantagens da contratação de uma PaaS estão:

  • Menos tempo para realizar a codificação do sistema
  • Acesso remoto e colaborativo
  • Flexibilidade para uso de diferentes linguagens e dispositivos

IaaS

Já IaaS significa Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como Serviço. Podemos dizer que se trata da parte física das soluções em nuvem. 

Isso quer dizer que servidores, armazenamento, roteadores, e outros itens relacionados, são contratados e podem ser utilizados e manipulados da forma que trouxer mais vantagens para o seu negócio.

Uma das grandes vantagens da IaaS é a escalabilidade, já que esse tipo de serviço acompanha de maneira mais fácil e otimizada o crescimento do volume de dados de empresas em expansão.

Não deixe de ler: “O que é terceirização de serviços de TI e quais as vantagens e desvantagens que ela pode trazer para a sua empresa

Saas também é otimização de resultados

Saber o que é Saas é compreender que, além de possibilitar significativos cortes orçamentários da empresa, utilizar as ferramentas adequadas pode resultar em uma concreta otimização dos seus resultados.

Porém, por melhores e mais interessantes que sejam as ferramentas, é fundamental não perder de vista o quão importante é manter o foco nos seus clientes e aprimorar suas jornadas.

Nesse sentido é bom lembrar que humanizar os processos da sua empresa e trazer melhores experiências aos clientes poderá ser a chave para o sucesso. 

De acordo com a pesquisa da Invespcro, quando há um time de vendas que faz contato direto com os clientes por mensagens ou telefone, as pessoas ficam 70% mais propensas a se tornarem clientes pagantes.

Softwares com foco em suporte e atendimento que tenham espaço para o diálogo entre a sua equipe e os clientes, como a solução de atendimento ao cliente da Zendesk, podem ser grandes aliados para potencializar as vendas, sem deixar de lado todas as vantagens trazidas por aquilo o que é SaaS.

Que tal conferir todas as funcionalidades desta solução e ver, na prática, quanto ela pode ajudar o seu negócio? Então faça agora mesmo uma avaliação grátis</a!

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.