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Artigo 9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Por Zendesk

Última atualização em 1 Abril 2024

Sua empresa utiliza chat de vendas como estratégia na abordagem de clientes? Se a resposta for não, talvez esteja na hora de repensar isso.

Isso porque o atendimento via chat, seja ele humano ou autônomo, tem crescido e já não é mais exclusividade de alguns sites.

Esse fato pode ser comprovado pela projeção da Markets and Markets, que prevê que o mercado de chatbots deve crescer de US$5,4 bilhões em 2023 para US$15,5 bilhões em 2028. 

Para você entender como o chat pode beneficiar o seu negócio, reunimos, neste artigo, os seguintes tópicos:

  • o que é abordagem em vendas?
  • o que é chat on-line?
  • por que usar chat de vendas?
  • como usar o chat de vendas?
  • qual o melhor chat gratuito?

Quer saber a resposta a todas essas questões? Então, continue a leitura e aproveite todo o aprendizado!

O que é abordagem em vendas?

A abordagem em vendas é a maneira que as empresas treinam seus agentes de vendas para abordar, ou melhor, realizar um contato com potenciais clientes, e, dessa maneira, iniciar o processo de encantamento desses consumidores.

Antigamente, era muito comum que as abordagens fossem feitas apenas de maneira direta, em lojas físicas, ou por meio de telefonemas, e-mails ou propagandas na televisão. 

Hoje em dia, porém, com a grande concorrência e o avanço da transformação digital, as abordagens com os clientes mudaram e podem ser realizadas por muitos canais de comunicação, incluindo os chats de vendas.

No entanto, será que a abordagem de vendas funciona da mesma maneira que as abordagens de apresentação e reconhecimento de uma marca? Vamos entender a seguir. 

O que é abordagem com o cliente?

Tradicionalmente, as abordagens servem para apresentar algo a potenciais clientes e os tornarem consumidores da marca.

A abordagem com o cliente é a principal etapa do processo de prospecção de clientes, sendo fundamental que os agentes de atendimento utilizem todas as boas estratégias de Customer Success e Customer Experience para conseguir fechar vendas e fidelizar consumidores.

Além de boas skills, é fundamental que os vendedores conheçam bem todas as ferramentas as quais podem recorrer para ampliar as vendas de um negócio. 

Pensando nisso, vamos explicar, a seguir, como funciona o atendimento via chat e quais são os motivos do chat de vendas melhorar a experiência de compra dos consumidores.

O que é chat on-line?

O chat on-line é uma ferramenta de comunicação em tempo real que permite às empresas oferecerem uma abordagem de atendimento digital aos seus consumidores por meio da troca de mensagens pela internet. 

É, geralmente, muito utilizado em sites, plataformas de atendimento ao cliente e aplicativos de empresas, para proporcionar uma interação rápida e eficiente entre marcas e usuários, seja para suporte, atendimento, vendas, entre outras situações. 

Essa estratégia favorece vendas com abordagens ágeis, assim como amplia a capacidade do atendimento dos negócios.

O atendimento via chat auxilia as empresas a aproveitarem melhor suas oportunidades, já que, com essa ferramenta, o relacionamento com os clientes pode acontecer de maneira mais humanizada e personalizada. 

Esses são apenas alguns motivos que explicam por que usar um chat na sua empresa. Vamos conhecer mais alguns? 

Por que usar um chat de vendas?

Engana-se quem acredita que o chat on-line é apenas uma estratégia de atendimento e suporte. Usá-lo é uma maneira inteligente de gerar leads e melhorar as taxas de conversão da empresa.

Isso porque a ferramenta pode ser utilizada 24 horas, durante 7 dias da semana, permitindo que os agentes de vendas abordem diretamente o cliente, de uma forma muito mais dinâmica e efetiva.

Dentre as suas principais vantagens, estão:

  • melhoria do atendimento ao cliente: a comunicação em tempo real proporciona respostas rápidas e personalizadas que fortalecem os relacionamento entre marca e cliente; 
  • captação de leads qualificados: permite a identificação de potenciais clientes, possibilitando a coleta de informações relevantes para a qualificação de leads; 
  • organização do processo de vendas: possibilita manter registros detalhados das interações, histórico de conversas e informações importantes;
  • redução dos custos: diminui os custos operacionais sem comprometer a qualidade do atendimento;
  • praticidade do sistema: agiliza o processo de interação e facilita a condução das vendas.

Imagine que um possível cliente esteja navegando no site da sua empresa e tenha dúvidas sobre um produto específico. Por meio do chat de vendas, ele pode receber informações instantâneas, esclarecer suas dúvidas e até mesmo ser guiado por um representante de vendas para uma compra.

E, agora que você já sabe o que é e qual a importância do chat, chegou o momento de aprender quando usá-lo corretamente, visando tirar o melhor proveito possível da ferramenta. 

Como usar o chat de vendas?

Você pode usar um chat de vendas em diversos contextos: para apresentar a marca a um potencial cliente, tirar dúvidas de usuários e, é claro, gerar novas vendas. Afinal, um atendimento desse nível soluciona problemas com mais objetividade e, de quebra, tende a oferecer uma excelente experiência de compra.

Dessa forma, mais leads se tornam consumidores fiéis da marca e os resultados nas vendas se tornam mais expressivos.

Avaliando tantos pontos positivos da abordagem de vendas via chat, confira, a seguir, de forma mais aprofundada, como usar essa ferramenta.

Para se apresentar

A primeira forma efetiva de usar o chat é para realizar apresentações. Sempre que uma pessoa interage com um chat, é comum que a primeira mensagem seja uma apresentação da empresa.

Uma boa maneira de chamar a atenção de leads é usando frases, como “Em que posso ajudar?”, “Receba esse cupom de desconto para a sua primeira compra”, “Conheça as vantagens do nosso produto”. 

Ao utilizar frases atrativas e personalizadas, o chat se torna uma ferramenta poderosa para envolver os leads desde o início. 

Dessa forma, a empresa não apenas se apresenta, mas também oferece benefícios ou informações relevantes, despertando o interesse do potencial cliente.

Para tirar dúvidas

Um bom chat de vendas também pode servir de central de dúvidas, que quando bem esclarecidas, podem levar ao fechamento de vendas ou aumentar o interesse dos leads por um produto ou serviço específico. 

Ao disponibilizar esse serviço, a empresa proporciona um canal eficiente para os clientes obterem informações sobre produtos, políticas de serviço, prazos de entrega etc. 

Isso não apenas fortalece a confiança entre cliente e marca, mas também elimina possíveis obstáculos à decisão de compra, pois potencializa a confiança do consumidor em suas escolhas. 

Para gerar novas vendas

O chat também pode ser utilizado em alinhamento com um CRM de vendas. Dessa forma, a empresa consegue visualizar o pipeline do atendimento e determinar quais perguntas ideais devem ser feitas ao cliente, considerando a fase do fluxo de vendas em que ele estiver.

Assim, essa integração promove a personalização do diálogo em cada etapa do processo de vendas, contribuindo para estabelecer um relacionamento mais profundo e significativo e demonstrando um entendimento das necessidades individuais. 

Contudo, na hora de escolher qual chat de vendas escolher, é importante se atentar a uma funcionalidade que vem ganhando importância considerável nos últimos anos: a inteligência artificial. 

Qual a importância da inteligência artificial para os chats de vendas? 

A inteligência artificial desempenha um papel fundamental nos chats mais avançados, proporcionando uma série de benefícios que melhoram a eficiência, a personalização e a eficácia das interações com os usuários. 

É por meio dessa tecnologia que é possível analisar dados do cliente, histórico de interações e comportamentos on-line para personalizar as respostas do chat, tornando a experiência mais individualizada.

Também é por meio dela que os chatbots realizam perguntas específicas para qualificar leads, ajudando a priorizar os mais promissores para uma abordagem mais direcionada por parte dos representantes de vendas.

Por fim, é com a inteligência artificial que os chats podem aprender com as interações, aprimorando suas respostas ao longo do tempo. 

Logo, se um chat apresenta recursos relacionados à inteligência artificial, saiba que a ferramenta é mais avançada e capaz de oferecer uma experiência mais rica e eficiente para os usuários. 

Qual o melhor chat gratuito?

O melhor chat gratuito depende das necessidades específicas de cada empresa, da quantidade de interações e das funcionalidades desejadas. 

Algumas opções atuais para conhecer são:

  • Tawk.to: aplicativo de chat gratuito que permite monitorar e conversar com os visitantes do seu site ou de uma página personalizável;
  • Tidio: software para empresas que oferece serviços de chat ao vivo, chatbots e automação de marketing para empresas;
  • Botpress: plataforma de desenvolvimento de chatbots de código aberto que permite que equipes criem, personalizem e gerenciem chatbots. 

Contudo, vale destacar que os chats gratuitos têm recursos e funcionalidades mais limitados do que uma ferramenta paga. Logo, é interessante avaliar se a sua escolha irá realmente atender aos seus objetivos. 

Agora, se quiser investir em um chat de muita qualidade e diferenciado no mercado, chegou a hora de conhecer a solução da Zendesk!

Zendesk para atendimento ao cliente: a melhor opção para a sua abordagem em vendas

A Zendesk conta com diversas ferramentas relacionadas ao chat de vendas capazes de fortalecer o bom atendimento e as vendas dos negócios, como o Zendesk Messaging e o Zendesk Chat, por exemplo.

Quando unidas ao software de atendimento da Zendesk, essas funcionalidades tendem a ampliar o potencial competitivo dos negócios.

Com nossa solução, você personaliza as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita, por meio de recursos de mensagens, central de ajuda, automação e inteligência artificial. 

Ao adotar essa estratégia, sua empresa irá economizar o tempo dos agentes, reduzirá os custos operacionais e criará um relacionamento conduzido por meio de mensagens via WhastAPP, Instagram Direct, e outros aplicativos, tornando a comunicação totalmente omnichannel.

Faça agora mesmo uma avaliação gratuita ou solicite uma demonstração da Zendesk e transforme o relacionamento com seus clientes!

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