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Relatório de CRM: tornando a análise de dados de atendimento mais estratégica

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 julho 2021
Última atualização em 21 julho 2021

Customer Relationship Management ou CRM, é uma forma de gerir vendas, marketing, atendimento e todas as formas de contato com os clientes. O uso do relatório CRM é fundamental para auxiliar o relacionamento das pequenas ou grandes empresas com seus consumidores.

Conectar as organizações aos seus clientes não é uma tarefa fácil, e pensando em tantas tendências e ferramentas de gestão de clientes, as plataformas de CRM são tecnologias corporativas importantíssimas, que ajudam no gerenciamento de contas, leads, oportunidades de vendas e muito mais.

Relatórios são importantíssimos para que as empresas consigam avaliar o desempenho dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que os vendedores também usam dessa ferramenta para conseguir acompanhar suas vendas.

Em muitas empresas, o uso de planilhas ainda é a forma usada para organizar os dados de vendas e desempenho, mas com tantos avanços digitais e inovações que facilitam o  dia a dia, o uso de sistemas de CRM tem se tornado comum.

Por esse motivo, neste artigo explicaremos mais detalhadamente o que é um relatório CRM, quais os tipos de relatório CRM mais comuns e como esse formato de relatório de atendimento ao cliente pode potencializar vendas. Acompanhe!

Entendendo o que é CRM

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, traduzindo literalmente é a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa gestão é realizada através de um software, que administra as vendas, a satisfação e a fidelização dos clientes, tudo de forma automatizada.

Ter um sistema de CRM trabalhando para você significa economizar tempo, atender mais e melhor, e também economizar dinheiro. Além disso, o CRM impacta estratégias de marketing, vendas, suporte e principalmente relacionamento.

Contar com um software de CRM significa ter um sistema que cadastra seus clientes, de forma automática ou manual, e também registra informações, como os canais preferidos de atendimento de determinado consumidor.

Dentre os benefícios de usar CRM em uma empresa, alguns deles são:

  • acompanhamento de desempenho;
  • acompanhamento dos follow-up de vendas;
  • melhoria nas vendas;
  • melhoria no relacionamento com os clientes;
  • inteligência no planejamento estratégico;
  • produtividade sustentável.

Todos estes benefícios fortalecem a marca e o relacionamento com os clientes, tornando a utilização de um software de CRM fundamental para organização dos processos de uma empresa. 

Leia também: Quais são os objetivos do CRM? Entenda como essa solução pode ajudar sua empresa.

Relatório CRM: aproveitando as ferramentas desse sistema

São muitos os benefícios oferecidos por um sistema de CRM eficaz, e uma das ferramentas mais utilizadas por equipes que apoiam suas estratégias de relacionamento em um CRM são os relatórios. Antes de falarmos sobre relatório CRM, vamos entender o que é relatório?

Relatório é um texto que relata sobre alguma coisa, pode ser sobre uma situação, sobre dados, ou tantas outras coisas. Dentro das empresas existem diversos tipos de relatórios, e é sobre o relatório CRM que abordaremos aqui. Mas o que é relatório CRM?

Um relatório CRM pode levar a análise de informações a um nível totalmente estratégico e analítico, permitindo menos erros humanos e potencializando a confiabilidade das informações, a rapidez no acesso aos dados e também a assertividade das avaliações.

Existem três categorias de relatórios de CRM, organizados em grupos de: relatório de vendas, relatório de campanha e relatório de atendimento ao cliente. E todos os dados necessários para o sucesso de um relacionamento estão organizados nos relatórios.

Tipos de relatórios de CRM

Para te ajudar a entender qual a função de um relatório de CRM, veja uma lista com alguns dos relatórios mais usados pelas empresas.

Relatório de pipeline

O relatório de CRM de pipeline mostra o progresso de um lead durante um processo de compra. Com ele é possível identificar quando a oportunidade foi iniciada com um cliente, qual o tamanho da oportunidade, qual a data estimada para o fechamento do negócio e quem é a equipe responsável por isso. Todas as informações mais recentes de contato ficam registradas. Essas informações ajudam os vendedores a cumprirem prazos. 

Relatório de atividade de vendas

O relatório de atividade de vendas ajuda no monitoramento das atividades já executadas, além de permitir acompanhar as próximas principais atividades. Esse relatório ajuda no gerenciamento de tempo das equipes, e auxilia no microgerenciamento de líderes que gostam dessa técnica.

Relatório de problemas em aberto

O relatório de problemas em aberto reúne informações de atividades designadas, como tickets de chamada que indicam problemas. Os problemas podem ser internos ou externos, e no relatório consta quando o problema foi relatado, quais soluções já foram ou devem ser tomadas, e em quanto tempo isso aconteceu ou deve acontecer. 

Esses relatórios são ótimos para serem analisados pela gerência, para que problemas parecidos não se repitam.

Relatório de leads

O relatório de leads é um tipo de relatório de atendimento gerado pelo de CRM, que ajuda a identificar de onde estão vindo seus leads. 

Através dos dados desse relatório de atendimento ao cliente, é possível identificar informações de clientes em potencial, o interesse deles pelos seus produtos, de onde esses leads estão surgindo, quando eles mais interagem com a marca, e muito mais. Dessa forma, acompanhar novas oportunidades se torna muito mais fácil.

Relatório de vendas perdidas

O relatório de CRM de vendas perdidas ajuda uma empresa a identificar todas as vendas não fechadas. Esse relatório é importantíssimo, pois ajuda a perceber em qual dos processos de venda um cliente deixa de querer fazer negócio com uma marca, ou então, onde um vendedor não deu sequência em um atendimento.