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Como escolher o melhor CRM de vendas para melhorar a gestão de relacionamento com o cliente

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 Setembro 2020
Última atualização em 23 Setembro 2020

Processos mais eficientes. Maior organização. Cultivo de relacionamento com os clientes. Esses são pontos cada vez mais importantes para as equipes de vendas — e existem tecnologias como os CRM de vendas que podem ajudar a conquistar esses desafios e melhorar a gestão de relacionamentos com os clientes da sua empresa!

Porém, como escolher qual o melhor CRM de vendas para a sua empresa? Para poder comparar os principais CRM do mercado, é importante você saber o que deve buscar para essa implementação seja de sucesso. 

Quer saber quais pontos você deve considerar ao escolher o seu CRM ideal? Continue lendo!

O que é CRM?

O CRM (customer relationship management ou gerenciamento do relacionamento do cliente, em português) foi criado para auxiliar as equipes de vendas a controlarem não apenas o relacionamento com os consumidores, como também os prospects (futuros clientes)

A medida que os vendedores vão crescendo, os contatos aumentam e o gerenciamento se torna mais complexo. Por isso os melhores CRM de vendas ajudam não apenas a dar conta da carteira de clientes, como também a mostrar a eles o quanto são importantes. 

E as opções de serviços são várias, cobrindo desde softwares para as microempresas até às PME. Por isso cabe a sua empresa buscar a que melhor se encaixa para o seu tipo de negócio.

Caso você esteja com dúvidas sobre a eficácia de um sistema de CRM, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn descobriu que 64% das empresas relataram que a adoção desse software foi impactante ou muito impactante para os negócios.

Como saber qual é o melhor CRM de vendas para meu negócio?

Agora que você entendeu o que é um CRM de vendas, está na hora de descobrir qual é o melhor CRM de vendas para o seu negócio. Afinal de contas, o melhor software de vendas é o que lhe oferecerá todas as funcionalidades que sua empresa busca de maneira rápida, eficaz e simples.

Entenda as necessidades da sua empresa

Quando você deseja contratar alguém para uma vaga na sua companhia, provavelmente busca entender quais são as responsabilidades dessa posição para encontrar a pessoa que melhor realizará o trabalho.

Ao contratar um CRM de vendas o processo deve ser igual. Antes de buscar um software, você deve avaliar a sua empresa e entender quais são as necessidades que espera que esse sistema atenda. 

Algumas das perguntas que o gestor de uma empresa deve considerar durante essa análise são:

  • Quantos colaboradores eu tenho?
  • Qual o porte do meu negócio?
  • Qual o funcionamento do meu ciclo de vendas atualmente?
  • Quais pontos preciso melhorar nas minhas vendas?
  • Quais vantagens espero que esse software traga para minha empresa?

Integração é essencial

Por menor que seja a sua empresa, ela possui diferentes departamentos, como o de recursos humanos, o financeiro e o de vendas, por exemplo. Apesar de serem separadas, todas as áreas do seu negócio devem conversar entre si.

Os melhores CRM de vendas ajudam a integrar não apenas os departamentos, mas também as ferramentas que suas equipes utilizam durante o funil de vendas, como e-mail, ligações, redes sociais e automação de marketing, entre outras.

Para exemplificar, um vendedor que tiver acesso ao histórico do cliente com a empresa pode otimizar seu tempo de trabalho e melhorar seu relacionamento com o consumidor, já que todas as informações necessárias estão reunidas em um mesmo espaço. 

Busque simplicidade

De nada adianta você dar o melhor smartphone do mercado para um idoso, se ele nunca usou um aparelho celular. Por mais completo que o melhor software de vendas possa ser, você precisa avaliar se usará tudo o que ele oferece e se ele é intuitivo e eficaz

Algumas opções de CRM, por exemplo, exigem servidores de grande porte e mudanças nos processos das companhias para funcionarem e essas exigências podem até mesmo inviabilizar a implementação do projeto.

A instalação e o suporte do CRM devem ser simples para que a equipe possa ver com rapidez no dia a dia as vantagens de utilizar um CRM de vendas. 

Leia também: O guia definitivo sobre o gestão de relacionamento com o cliente

Atenção nos relatórios

Os principais CRM do mercado oferecem relatórios customizados que possibilitam à empresa identificar falhas nos processos e oportunidades para melhorar seus serviços, preços, entregas, entre outros.

Entretanto, para esses relatórios serem eficientes e valerem o investimento que sua empresa fez nesse software, eles dependem da sua equipe de vendas. Apenas com a inserção de todos os dados no sistema em todas as etapas de vendas que é possível ter relatórios que auxiliarão a maximizar suas conversas por email e técnicas de venda.

Acessibilidade em qualquer lugar

Você sabia que existem sistemas de CRM que possibilitam receber alertas e informações essenciais sobre e-mails no seu tablet ou smartphone? Em um momento em que portabilidade é essencial, recomendamos que você busque os melhores CRM online.

Por que? Digamos que um vendedor da sua equipe se reunirá com um cliente e precisa checar uma informação para conduzir uma proposta de venda ao chegar no local. Com o CRM, esse colaborador pode resolver esse problemas de maneira autônoma em poucos clientes.

Não se esqueça de onde quer chegar 

Onde você vê sua empresa chegando nos próximos 5 anos? E em 10 anos, ela ainda terá o mesmo porte ou terá expandido?

Apesar de ser importante ter um CRM simples, é importante que o sistema consiga acompanhar o ritmo da sua empresa. Ele deve ser capaz de se estender para atender às suas projeções de crescimento e a evolução das necessidades de negócio.

Trocar um sistema de atendimento ao cliente durante uma expansão é uma dor de cabeça que nenhum gestor quer. Por isso, certifique que o sistema que você escolheu pode lidar com uma base de clientes e equipe em expansão.

Afinal de contas: qual é o melhor CRM de vendas?

Com tantas opções disponíveis no mercado, pode parecer difícil escolher quais são os melhores CRM de vendas e qual deles melhor se encaixará no seu modelo de negócios. Por isso, esperamos que nosso artigo te ajude a buscar o sistema de informação perfeito para você.

Lembre-se: com o auxílio desse software é possível não apenas aprimorar a gestão de relacionamento com seus clientes já existentes com um atendimento voltado para a solução de problemas, assim como expandir ainda mais sua lista de prospects e, por consequência, sua empresa.

E aí, entendeu o que é um CRM de vendas e quais são os benefícios que ele pode trazer à sua empresa? Que tal então implementar uma plataforma de CRM na sua equipe de vendas?

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