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Como escolher o melhor CRM de vendas? Tipos e recursos que você deve observar!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 setembro 2020
Última atualização em 29 setembro 2021

Processos mais eficientes. Maior organização. Cultivo de relacionamento com os clientes. Esses são pontos cada vez mais importantes para as equipes de vendas — e existem tecnologias, como os melhores CRM de vendas, que podem ajudar a conquistar esses desafios e melhorar a gestão de relacionamentos com os clientes da sua empresa!

Porém, como escolher qual o melhor CRM de vendas? Para poder comparar os principais CRM do mercado, é importante você saber o que deve buscar para que essa implementação seja de sucesso. 

Quer saber quais pontos você deve considerar ao escolher o seu CRM ideal? Continue lendo!

O que é CRM?

O CRM de vendas (customer relationship management ou gerenciamento do relacionamento do cliente, em português) foi criado para auxiliar as equipes a controlarem não apenas o relacionamento com os consumidores, como também os prospects (futuros clientes)

À medida que os vendedores vão se desenvolvendo e ampliando a performance, os contatos aumentam e o gerenciamento se torna mais complexo. Por isso, os melhores CRM de vendas ajudam não apenas a dar conta da carteira de clientes, como também a mostrar a eles o quanto são importantes. 

E as opções de serviços são várias, cobrindo desde softwares para as microempresas até às PME. Por isso cabe a sua empresa buscar o melhor software de vendas que se encaixa para o seu tipo de negócio.

Caso você esteja com dúvidas sobre a eficácia de um sistema de CRM de vendas, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn descobriu que 64% das empresas relataram que a adoção desse software foi impactante ou muito impactante para os negócios.

Entre as vantagens de usar o CRM na sua gestão de vendas estão: 

  • melhoria na gestão de prospects e clientes, 
  • otimização do relacionamento com consumidores, 
  • ampliação da possibilidade de personalização abordagens e argumentação de vendas;
  • mais fluidez no acompanhamento dos leads pelo pipeline de vendas, 
  • acesso ao histórico de interação com cada contato, 
  • mais facilidade na identificação de leads que estão prontos para comprar e leads que ainda não são qualificados para vendas, 
  • aumento da conversão de clientes, 
  • maior produtividade para o setor de vendas e para cada profissional da área, 
  • automatização de tarefas repetitivas e de pouco valor;
  • centralização de dados importantes sobre os leads, clientes e sobre o processo de vendas em si,
  • acesso simplificado a dados, métricas e indicadores. 

Leia também: O que é CRM de vendas: definição e 9 motivos para investir em uma plataforma de Customer Relationship Management

Tipos de CRM 

Escolher o melhor CRM de vendas passa pela compreensão dos tipos de CRM que podem ser encontrados no mercado. 

A divisão mais comum é entre:

  • CRM Operacional
  • CRM Analítico
  • CRM Colaborativo
  • CRM Estratégico

Entretanto, você também vai encontrar por aí, uma divisão entre: 

  • CRM de Marketing,
  • CRM de Vendas,
  • CRM de Suporte.

É interessante observar, entretanto, que quando falamos sobre CRM colaborativo e CRM estratégico, estamos nos referindo a uma plataforma que integra, exatamente, essas três áreas: marketing, vendas e suporte (ou atendimento).

De fato, um CRM completo, deve oferecer funcionalidades que contribuam para esses três frentes, afinal, são áreas que lidam com os consumidores de uma empresa, e que têm muito a ganhar com:

  • a automação de algumas atividades, 
  • acesso a dados e relatório robustos,
  • otimização de processos, 
  • a facilidade de visualizar a jornada do cliente pelo funil de vendas

CRM Operacional

Um CRM operacional é voltado, principalmente, para as áreas de suporte e vendas da empresa.

De maneira geral, o CRM operacional tem como objetivo facilitar a operação de vendas, e organizar todas as etapas do fluxo de trabalho de vendas e atendimento ao cliente. 

Esse sistema armazena o histórico dos clientes, seus dados e informações gerais. Tudo com o foco em otimizar a operação de vendas, ou o processo comercial

Entre as atividades que um CRM operacional executa estão: 

  • definir e distribuir as tarefas dos vendedores,
  • acompanhar o desempenho individual e de equipe, 
  • controle de comissões de vendas, 
  • auxílio no agendamento de reuniões, 
  • controle de atividades de follow-up
  • organização do funil de vendas, 
  • facilidade para as previsões de faturamento.

CRM Analítico

Esse CRM está mais relacionado à gestão de dados que o setor de marketing irá usar para criar estratégias e campanhas para atrair os usuários certos, converter visitantes em leads, qualificar leads e enviá-los para vendas.

O CRM analítico tem como função fazer a análise de dados que vão contribuir para a definição de estratégias de atração e conversão de clientes. 

Para isso, são acessadas, nesse CRM, informações relacionadas:

  • ao comportamento dos clientes, 
  • o que eles desejam comprar,
  • quando estão no momento ideal para a venda,
  • hábitos de compra, 
  • processo de tomada de decisão, 
  • por onde desejam realizar uma compra
  • características dos melhores clientes, e mais.

Essas informações permitem que o setor de marketing busque por outros consumidores que atendam aos mesmos critérios dos melhores clientes da organização. 

CRM Colaborativo

Esse tipo de CRM integra dados e informações de marketing, vendas e atendimento (suporte), garantindo que os dados de cada um desses setores possam ser usados pelos demais para o aprimoramento da compreensão do perfil de cliente ideal. 

O objetivo é atrair clientes que terão mais sucesso com o que está sendo oferecido e, consequentemente, ampliar as taxas de fidelização e satisfação dos consumidores

CRM Estratégico

É a junção dos três CRMs que listamos acima, sendo o mais completo (e complexo) entre eles. Entretanto, ao escolher o melhor CRM de vendas, essa complexidade estará atrelada apenas à qualidade de informações disponíveis e a possibilidade de uso da ferramenta, e não à complexidade relacionada à dificuldade de uso.

Ao reunir todas as funcionalidades dos outros três modelos de CRM, o CRM estratégico gera mais inteligência para os setores envolvidos e contribui para:

  • uma visão holística das interações com os clientes, 
  • a tomada de decisão estratégica e assertiva nas empresas, 
  • fornece as informações necessárias em todos os níveis de gestão,
  • contribui para a construção do planejamento estratégico de vendas,
  • torna mais estratégico o controle e definição de atividades operacionais, como follow up e construção do discurso de vendas, 
  • facilita o relacionamento com os clientes antes, ao longo e depois da venda, 
  • alcançar os consumidores certos,
  • melhorar a gestão do sucesso dos clientes. 

Como saber qual é o melhor CRM de vendas para meu negócio?

Agora que você entendeu o que é um CRM de vendas e conhece os tipos de CRM, está na hora de descobrir como escolher o melhor CRM de vendas para o seu negócio. 

Afinal de contas, o melhor software de vendas é o que lhe oferecerá todas as funcionalidades que sua empresa busca de maneira rápida, eficaz e simples.

A seguir, listamos alguns critérios que você deve observar para avaliar qual é o melhor CRM de vendas para sua empresa, são eles:

  1. Entenda as necessidades da sua empresa
  2. Integração é essencial
  3. Busque simplicidade
  4. Atenção nos relatórios
  5. Acessibilidade em qualquer lugar
  6. Não se esqueça de onde quer chegar 

Entenda as necessidades da sua empresa

Quando você deseja contratar alguém para uma vaga na sua companhia, provavelmente busca entender quais são as responsabilidades dessa posição para encontrar a pessoa que melhor realizará o trabalho.

Ao contratar um CRM de vendas o processo deve ser igual. Antes de buscar um software, você deve avaliar a sua empresa e entender quais são as necessidades que espera que esse sistema atenda. 

Algumas das perguntas que o gestor de uma empresa deve considerar durante essa análise são:

  • Quantos colaboradores eu tenho?
  • Qual o porte do meu negócio?
  • Qual o funcionamento do meu ciclo de vendas atualmente?
  • Quais pontos preciso melhorar nas minhas vendas?
  • Quais vantagens espero que esse software traga para minha empresa?

Integração é essencial

Por menor que seja a sua empresa, ela possui diferentes departamentos, como o de recursos humanos, o financeiro e o de vendas, por exemplo. Apesar de serem separadas, todas as áreas do seu negócio devem conversar entre si.

Os melhores CRM de vendas ajudam a integrar não apenas os departamentos, mas também as ferramentas que suas equipes utilizam durante o funil de vendas, como:

Para exemplificar, um vendedor que tenha acesso ao histórico do cliente com a empresa pode otimizar seu tempo de trabalho e melhorar seu relacionamento com o cliente, já que todas as informações necessárias estão reunidas em um mesmo espaço. 

Busque simplicidade

De nada adianta você dar o melhor smartphone do mercado para alguém que nunca usou um aparelho celular e não tem familiaridade com essa ferramenta. Por mais completo que o melhor software de vendas possa ser, você precisa avaliar se usará tudo o que ele oferece e se ele é intuitivo e eficaz

Algumas opções de CRM, por exemplo, exigem servidores de grande porte e mudanças nos processos das companhias para funcionarem e essas exigências podem até mesmo inviabilizar a implementação do projeto.

A instalação e o suporte do CRM devem ser simples para que a equipe possa ver com rapidez no dia a dia as vantagens e motivos de usar um CRM de vendas. 

Leia também: O guia definitivo sobre o gestão de relacionamento com o cliente

Atenção nos relatórios

Quando falamos sobre o melhor CRM de vendas do mercado é importante observar se ele oferece relatórios customizados que possibilitam à empresa identificar falhas nos processos e oportunidades para melhorar as diversas áreas da empresa, entre elas:

  • serviços, 
  • preços, 
  • entregas, entre outros.

Entretanto, para esses relatórios serem eficientes e valerem o investimento que sua empresa fez nesse software, eles dependem da sua equipe de vendas 

Apenas com a inserção de todos os dados no sistema em todas as etapas de vendas, é possível ter relatórios que auxiliarão a maximizar suas conversas por e-mail, suas ligações e, claro, avaliar suas técnicas de venda.

Acessibilidade em qualquer lugar

Você sabia que existem sistemas de CRM que possibilitam receber alertas e informações essenciais sobre e-mails no seu tablet ou smartphone? 

Em um momento em que portabilidade é essencial, recomendamos que você busque os melhores CRM online.

Por que? Digamos que um vendedor da sua equipe se reunirá com um cliente e precisa checar uma informação para conduzir uma proposta de venda ao chegar no local. Com o CRM online, esse colaborador pode resolver esse problemas de maneira autônoma em poucos minutos e de onde estiver.

Não se esqueça de onde quer chegar 

Onde você vê sua empresa chegando nos próximos 5 anos? E em 10 anos, ela ainda terá o mesmo porte ou terá expandido?

Apesar de ser importante ter um CRM simples, é importante que o sistema consiga acompanhar o ritmo da sua empresa. 

Ele deve ser capaz de se estender para atender às suas projeções de crescimento e a evolução das necessidades de negócio.

Trocar um sistema de atendimento ao cliente durante uma expansão é uma dor de cabeça que nenhum gestor quer. Por isso, certifique-se que o sistema que você escolheu pode lidar com uma base de clientes e equipe em expansão.

Afinal de contas: qual é o melhor CRM de vendas?

Com tantas opções disponíveis no mercado, pode parecer difícil escolher qual é o melhor CRM de vendas e qual deles se encaixa no seu modelo de negócios. Por isso, esperamos que nosso artigo te ajude a buscar o sistema de informação perfeito para você, seguindo os critérios que apresentamos. 

Lembre-se: com o auxílio desse software é possível não apenas aprimorar a gestão de relacionamento com seus clientes já existentes com um atendimento voltado para a solução de problemas, assim como expandir ainda mais sua lista de prospects e, por consequência, sua empresa.

A Zendesk oferece um Sistema de CRM para equipe de vendas que ajuda a melhorar a produtividade e os processos da sua equipe, cumprindo todos os requisitos que apresentamos e oferecendo os recursos necessários para crescimento e expansão do negócio, sem deixar de lado a facilidade de instalação e uso no dia a dia. 

Estamos falando de um CRM de vendas que tem como objetivos:

  • melhorar a produtividade do setor e da equipe de vendas, 
  • agilizar processos, 
  • contribuir para a visibilidade do pipeline de vendas, 
  • oferecer acesso a relatórios para a análise de dados que visa otimizar as suas estratégias. 

O  sistema de CRM para equipe de vendas oferece, entre outras funcionalidades, listas inteligentes de leads que ajudam você a segmentar e filtrar suas chamadas e oportunidades em tempo real, para que você possa manter a organização e detectar chances de venda

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E aí, entendeu o que é um CRM de vendas e quais são os benefícios que ele pode trazer à sua empresa? Que tal então implementar uma plataforma de CRM na sua equipe de vendas?

A Zendesk é uma plataforma de relacionamento com o cliente que conta com diversas soluções para o seu negócio, incluindo um software de CRM de vendas. Comece hoje mesmo a testar gratuitamente.

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