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Como escolher o melhor CRM de vendas para melhorar a sua gestão de relacionamento com o cliente?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 setembro 2020
Última atualização em 13 julho 2021

Processos mais eficientes e otimizados, mais organização, bom cultivo de relacionamento com os leads, prospects e clientes, visualização clara e rápida de novas oportunidades de negócios. 

Esses são apenas alguns dos pontos cada vez mais importantes para que as equipes de vendas consigam alcançar bons resultados com as suas estratégias. 

Mas como conseguir tudo isso e, ao mesmo tempo, facilitar a rotina desses profissionais? 

A boa notícia é que existem soluções próprias para essa finalidade, a exemplo de um CRM de vendas, ferramenta que ajuda a superar esses desafios e a melhorar a gestão de relacionamentos com os clientes da sua empresa!

Talvez a dúvida que surgiu na sua mente neste momento seja: “Mas como escolher o melhor CRM de vendas para o meu negócio?” 

O primeiro passo é entender, de maneira mais profunda, o que é um CRM, sigla para Customer Relationship Management.

Em seguida, você precisará comparar os principais CRM do mercado e verificar quais são as funcionalidades oferecidas por cada um deles.

Mas para escolher o melhor CRM de vendas para a sua empresa é fundamental, também, analisar o custo-benefício da ferramenta que pretende adquirir e, principalmente, verificar se a oferta supre as necessidades do seu time de vendas.

Somado a tudo isso, é bem importante considerar também a operacionalidade do sistema, como é o seu processo de integração às soluções que já utiliza, se há funcionalidades agregadas como emissão de relatórios diversos etc.

Somente considerando todos esses pontos você conseguirá definir qual o melhor software de vendas para o seu negócio.

Quer saber em detalhes como passar por esse processo sem erros? Então basta continuar a leitura deste artigo!

O que é e para que serve um CRM?

Como dissemos anteriormente, o primeiro passo para definir qual o melhor CRM de vendas para o seu negócio é entender, de maneira completa, o que é um software de CRM.

O CRM — Customer Relationship Management, em português Gerenciamento do Relacionamento do Cliente — é uma ferramenta que visa auxiliar as equipes de vendas a controlarem melhor o relacionamento que têm com os clientes que já estão na sua base, e também o contato com os leads e prospects.

Dica de leitura: “Sistema de cadastro de clientes: 10 coisas para considerar antes de escolher o seu

À medida que os vendedores vão expandindo suas atuações, os contatos aumentam e o gerenciamento se torna mais complexo. Por isso, é tão importante buscar pelo melhor CRM de vendas

Essa solução serve não apenas para reunir em um único ambiente a carteira de clientes da sua empresa, mas também para dar uma visão mais ampla desses contatos ao time de vendas.

Com isso, os vendedores conseguem acompanhar melhor a jornada do comprador e não deixam de guiá-lo adequadamente pelo funil de vendas.

Não deixe de ler: “Estratégia de funil de vendas: passo a passo para começar agora!

Quem se beneficia com os melhores CRM de vendas?

Não pense que somente grandes empresas devem buscar o melhor CRM de vendas para potencializar os seus negócios.

Uma das grandes vantagens dessa solução é que há opções para os mais variados setores e portes empresariais. Isso quer dizer que os principais CRM do mercado atendem também microempresas até as empresas de pequeno e médio porte. 

Por isso, não há motivos para não procurar uma solução de Customer Relationship Management que melhor se encaixa no seu tipo de negócio!

Caso você ainda esteja com dúvidas sobre a eficácia de um sistema de CRM, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn descobriu que 64% das empresas relataram que a adoção desse software foi impactante ou muito impactante para os negócios.

Não deixe de ler: “Gestão de relacionamento com o cliente: o que é software de CRM e como utilizar na prática

Como saber qual é o melhor CRM de vendas para o seu negócio?

Agora que você entendeu o que é e para que serve um CRM de vendas, está na hora de descobrir qual é o melhor CRM de vendas para a sua empresa. 

Sobre isso, é preciso ter em mente que o melhor software de vendas é aquele que lhe oferece todas as funcionalidades que a sua empresa precisa de maneira rápida, eficaz e simples.

Para encontrar a solução ideal, você deve se atentar aos seguintes pontos:

  • Entenda as necessidades da sua empresa
  • Avalie o custo-benefício da ferramenta
  • Lembre-se que integração é essencial
  • Busque por simplicidade
  • Atente-se às funcionalidades oferecidas
  • Verifique a acessibilidade do sistema
  • Pense na escalabilidade do seu negócio

Entenda as necessidades da sua empresa

Quando você deseja contratar alguém para uma vaga na sua companhia, provavelmente busca entender quais são as responsabilidades dessa posição para encontrar a pessoa que melhor realizará o trabalho, não é?

A busca pelo melhor CRM de vendas é bem semelhante. No caso, ao contratar uma solução de Customer Relationship Management de vendas, antes de buscar um software, você deve avaliar a sua empresa e entender quais são as necessidades que espera que esse sistema atenda

Algumas das perguntas que um bom gestor deve fazer durante essa análise são:

  • Quantos colaboradores eu tenho?
  • Qual o porte do meu negócio?
  • Qual o funcionamento do meu ciclo de vendas atualmente?
  • Quais pontos preciso melhorar nas minhas vendas?
  • Quais vantagens espero que esse software traga para minha empresa?

Este artigo pode lhe interessar: “Quais são os objetivos do CRM? Entenda como essa solução pode ajudar a sua empresa

Avalie o custo-benefício da ferramenta

Os principais CRM do mercado funcionam no modelo SaaS, que é um serviço por assinatura para contratação de um software. 

Isso quer dizer que a sua empresa não compra a solução, mas, sim, paga um valor (geralmente uma mensalidade) para poder utilizá-la.

Considerando essa caraterística, é bem importante analisar o custo-benefício da ferramenta antes de considerar se realmente é o melhor CRM de vendas para o seu negócio.

Pondere sobre o valor que será empregado para uso do software e analise se realmente é compatível com o atual momento financeiro da sua empresa.

Pior do que não utilizar um CRM, é ter que deixar de usar um que estava ajudando o seu time por não conseguir mantê-lo.

Sugestão de leitura: “O que é SaaS e quais os benefícios para a sua empresa?

Lembre-se que integração é essencial

Por menor que seja a sua empresa, ela possui diferentes departamentos, tais como o de recursos humanos, o financeiro e o de vendas, entre outros. Apesar de serem tecnicamente separadas, todas as áreas do seu negócio devem conversar entre si.

O melhor CRM de vendas deve ajudar a integrar não apenas os departamentos, mas também as ferramentas que as suas equipes utilizam durante o funil de vendas, como e-mail, ligações, redes sociais e automação de marketing, entre outras.

Para exemplificar, se um vendedor tiver acesso ao histórico do cliente com a empresa, pode otimizar o seu tempo de trabalho e melhorar seu relacionamento com esse consumidor, já que todas as informações necessárias estão reunidas em um mesmo espaço para melhorar a sua jornada. 

Busque por simplicidade

Concorda que de nada adianta você ter o melhor smartphone do mercado se não conhecer bem o seu aparelho e todas as funções e praticidades que ele oferece? 

Seguindo essa linha de raciocínio, é bem importante ter em mente que, por mais completo que o melhor CRM de vendas possa ser, você precisa avaliar se usará tudo o que ele disponibiliza e se ele é intuitivo e eficaz. 

Algumas opções de CRM, por exemplo, exigem servidores de grande porte e mudanças nos processos das companhias para funcionarem, e essas exigências podem até mesmo inviabilizar a implementação do projeto.

Além disso, a instalação e o suporte do CRM devem ser simples para que a equipe possa ver com rapidez, no seu dia a dia, as vantagens de utilizar um Customer Relationship Management voltado para vendas. 

Leia também: O guia definitivo sobre o gestão de relacionamento com o cliente

Atente-se às funcionalidades oferecidas

Mas não basta servir para reunir todas as informações e interações dos seus leads, prospects e clientes. 

Para realmente ser considerado o melhor CRM de vendas, é preciso que a solução ofereça diferentes funcionalidades.

Por exemplo, os principais CRM do mercado oferecem relatórios customizados que possibilitam à empresa identificar falhas nos processos e oportunidades para melhorar seus serviços, preços, entregas, entre outros.

Entretanto, para esses relatórios serem eficientes e valerem o investimento que sua empresa fez nesse software, eles dependem da sua equipe de vendas. 

Apenas com a inserção de todos os dados no sistema em todas as etapas de vendas é possível ter relatórios que realmente auxiliarão a maximizar suas conversas e estratégias de vendas.

Aproveite e leia também: “Como inovar nas vendas: 4 dicas práticas para montar sua estratégia

Verifique a acessibilidade do sistema

Você sabia que existem sistemas de CRM que possibilitam receber alertas e informações essenciais para o crescimento do seu negócio diretamente por e-mails no seu tablet ou smartphone? Ou ainda, consultar todas as informações diretamente de dispositivos móveis?

Em um momento em que a portabilidade é essencial, e a tecnologia nos ajuda a chegarmos mais longe, recomendamos que você considere para a sua lista de melhores CRM online aqueles que oferecem essa possibilidade.

Está se perguntando qual o motivo desse critério? Digamos que um vendedor da sua equipe está para se reunir com um cliente e precisa checar uma informação essencial para conduzir uma proposta de venda antes de chegar ao local. 

Com o CRM com fácil acessibilidade, esse colaborador pode resolver esse problema de maneira autônoma em poucos cliques e, com isso, não perder uma boa oportunidade de vendas por falta de informações.

Pense na escalabilidade do seu negócio

Onde você vê sua empresa chegar nos próximos 5 anos? E em 10 anos, ela ainda terá o mesmo porte ou terá expandido?

Apesar de ser importante ter um CRM simples de operar, é essencial que esse sistema consiga acompanhar o ritmo de crescimento da sua empresa. 

Por isso, para ser considerado o melhor CRM de venda, a solução deve ser capaz de absorver grandes volumes de dados, ou permitir a expansão, para atender às suas projeções de crescimento e a evolução das necessidades de negócio.

Trocar um sistema como esse durante a fase de crescimento de uma empresa é uma dor de cabeça que nenhum gestor gostaria de ter. 

Também por esse motivo, certifique-se que o CRM que você escolheu pode lidar com uma base de clientes e equipe em expansão.

Afinal de contas, qual é o melhor CRM de vendas?

Com tantas opções disponíveis no mercado, pode parecer difícil escolher quais são os melhores CRM de vendas e qual deles melhor se encaixa no seu modelo de negócios, não acha? 

Por isso, esperamos que nosso artigo lhe ajude a buscar o sistema de informação perfeito para a sua empresa.

De maneira resumida, o melhor CRM de vendas é aquele que:

  • Atende às necessidades da sua empresa
  • Acompanha o ritmo de crescimento do negócio
  • Facilita o trabalho dos vendedores
  • Tem fácil integração
  • Permite acesso às informações de dispositivos diferentes
  • Permite acompanhar de maneira pontual a jornada dos leads, prospects e clientes
  • Conta com funcionalidades extras, como emissão de relatórios distintos

Lembre-se também que, com o auxílio desse software, é possível aprimorar a gestão de relacionamento com os clientes já que já estão na sua base, proporcionando a eles um atendimento de excelência, que pode ajudar na aplicação de estratégias como up sell, cross sell e upgrade.  

Somado a esse ponto, soluções como um Customer Relationship Management contribuem para expandir a sua lista de prospects e identificar de maneira precisa novas oportunidades de negócio.

Depois de todas essas informações, ficou claro o que é e para que serve um CRM de vendas, e quais são os benefícios que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa? Então que tal implementar uma plataforma de CRM para sua equipe de vendas utilizar? 

Nossa dica é o Zendesk Sell, CRM de vendas que ajuda a melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para times de vendas.

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