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9 motivos para usar um CRM de vendas, impulsionar seu time e aumentar sua lucratividade

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 15 Setembro 2020
Última atualização em 15 Setembro 2020

Precisa de motivos para usar um CRM de vendas? Pois nós lhe daremos 9!

Para começar, vale lembrar que um CRM é um software que permite reunir, em um único ambiente, todas as informações e interações de seus leads e clientes.

Essa característica, por si só, já é um bom motivo para usar um CRM de vendas. Isso porque centralizar todas as informações otimiza as tarefas dos seus vendedores, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do cliente.

E quando falamos sobre isso é interessante citar uma pesquisa da Zendesk, a qual apontou que mais de 40% dos consumidores consideram uma experiência de atendimento ruim ter que repetir as mesmas informações várias vezes.

Somado a esse ponto, para quase 30% dos clientes é frustrante perceber que o agente não tem informações de registro suficientes para prosseguir com o atendimento.

Ambos os casos já não acontecem quando se utiliza um CRM de venda. Afinal, tudo o que é preciso para atender o cliente, independentemente de qual fase do funil de vendas ele esteja, está disponível!

Ou seja, essa solução permite uma experiência consistente e completa ao seu cliente. Mas há diversos outros motivos para usar um CRM de vendas. Veja todos agora!

Quais os principais motivos para usar um CRM de vendas?

Motivos para usar um CRM de vendas é o que não faltam! 

O Customer Relationship Management (em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) é um software que contribui para melhorar os processos internos de uma empresa, a relação cliente empresa e, consequentemente, levar ao aumento das vendas.

Considerando isso, podemos dizer que os principais motivos para usar um CRM de vendas são:

  1. Ter um armazenamento de dados mais efetivo, confiável e acessível
  2. Melhorar a construção e o acompanhamento do pipeline de vendas 
  3. Organizar melhor a rotina de vendas do time
  4. Oferecer um atendimento personalizado a leads e clientes
  5. Identificar facilmente novas oportunidades de negócios
  6. Obter indicadores de desempenho mais claros
  7. Fazer uma gestão de vendas mais fácil
  8. Conseguir integração com outras plataformas e departamentos
  9. Realizar um pós-venda eficiente

1. Ter um armazenamento de dados mais efetivo, confiável e acessível

Nossa lista de motivos para usar um CRM de vendas começa ressaltando que essa solução permite um armazenamento de dados melhor e mais acessível a todo o seu time.

No começo das atividades é até normal uma empresa fazer o controle de seus leads e clientes em planilhas de Excel. No entanto, conforme o volume de atendimentos vai aumentando, esse tipo de controle tende a não ser tão eficaz.

Um CRM de vendas traz desde os dados iniciais de contato como nome, e-mail e telefone, até as interações que foram realizadas, tudo de maneira rápida e com acesso fácil a qualquer integrante do seu time.

2. Melhorar a construção e o acompanhamento do pipeline de vendas 

Entre o momento da prospecção até a efetivação da venda várias etapas precisam ser realizadas.

Para conseguir direcionar corretamente o potencial cliente para a próxima fase da sua jornada de compra é preciso alinhar essa trajetória ao seu pipeline de vendas.

Entregando o que o lead precisa no momento certo suas chances de conversão são maiores. Afinal, sua empresa estará em conformidade às necessidades dele, mostrando que está pronta para suprí-las.

Assim, um dos motivos para usar um CRM de venda é conseguir fazer uma melhor construção e acompanhamento do pipeline, garantido que seus vendedores ajam na hora certa. 

3. Organizar melhorar a rotina de vendas do time

Somando a uma melhor visão do pipeline, um dos motivos para usar o CRM de vendas é ajudar seu time a organizar melhor os processos.

Como esse software oferece uma visão mais clara e precisa da jornada do consumidor, o vendedor saberá exatamente qual tarefa executar e a qual tempo.

Além disso, dependendo da solução adquirida, envio de e-mails, agendamentos de reunião e outras tarefas, podem ser feitas dentro da própria plataforma de CRM, com registro automático das ações, aumentando também a produtividade do time.

4. Oferecer um atendimento personalizado a leads e clientes

Ter todas as informações que precisa sobre seu lead ou cliente a poucos cliques permite que o atendimento seja feito de maneira mais eficiente, dinâmica e personalizada.

Segundo um estudo feito pela Walker, de agora em diante, os consumidores prezarão mais a experiência que têm com a marca do que o preço cobrado por um produto ou serviço.

Por isso, um dos motivos para usar um CRM é conseguir atender a essa expectativa, dando à sua equipe todas as informações que precisa para um atendimento de excelência.

5. Identificar facilmente novas oportunidades de negócios

O cliente entrou em contato para fazer um questionamento sobre o seu produto? Se o seu vendedor tiver acesso fácil e rápido ao cadastro, e às outras interações, saberá a quanto tempo esse consumidor está na sua base e conseguirá identificar que este é o momento certo para lhe oferecer um up grade.

Ou seja, a visão geral e o acesso fácil que um CRM de vendas oferece ajuda a identificar novas oportunidades de negócios, contribuindo para aumentar as vendas e as taxas de fidelização.

6. Obter indicadores de desempenho mais claros

Indicadores e vendas são termos totalmente relacionados. Só é possível saber se um time está evoluindo e se as metas estão sendo atingidas fazendo um bom acompanhamento dos números.

Nisso o CRM de vendas contribui com a emissão de diferentes relatórios, permitindo que os gestores acompanhem a performance do time e, caso não esteja de acordo com o esperado pela empresa, faça os ajustes necessários.

7. Fazer uma gestão de vendas mais fácil

Mas não apenas as metas precisam ser acompanhadas. A gestão de uma equipe de vendas compreende diversos outros pontos e, dependendo do tamanho do time, fica quase impossível verificar os resultados de cada profissional individualmente.

Por isso, um dos motivos para usar o CRM de vendas é aprimorar a gestão de vendas, identificando em quais pontos o processo não está evoluindo, quais produtos ou serviços vendem mais, quais vendem menos etc.

8. Conseguir integração com outras plataformas e departamentos

Um dos principais objetivos de um software de CRM é otimizar processos e, com isso, aumentar a produtividade do time e levar ao aumento das vendas.

Uma boa solução permite a integração com outras plataformas utilizadas pela empresa, por exemplo, as utilizadas para gestão de campanhas de marketing.

Nesse caso, os dados gerados pela ferramenta ajuda a criar ações pontuais para cada cliente, de acordo com a fase em que ele está.

Além disso, um dos motivos para usar um CRM de vendas é a integração com outros departamentos. 

Imagine que um cliente entrou em contato com o suporte e, após ter seu problema resolvido, pede informações sobre outro produto que deseja adquirir.

Um sistema de CRM permite que a equipe de suporte direcione esse ticket para o time de vendas, com todos os dados necessários para efetivar a conversão. 

9. Realizar um pós-venda eficiente

Mas não basta encantar o cliente e conseguir fechar a venda, é preciso trabalhar essa relação também após a compra.

Muitas empresas ainda caem no erro de não realizar um pós-venda efetivo. Porém, é importante lembrar que esse processo ajuda a aumentar as taxas de fidelização e a lucratividade de um negócio.

Pesquisas apontam que conseguir aumentar a retenção de clientes em 5% leva a um aumento de 25% dos lucros. Além disso, consumidores fiéis gastam mais. 

Um levantamento mostrou que 60% dos clientes leais a uma marca costumam comprar mais vezes dela, e 50% adquirem mais itens.

Aqui, o CRM contribui para aplicar estratégias de follow up, envio de conteúdos relevantes, oferta de vantagens exclusivas e muito mais.

Leia o artigo “CRM no pós-venda: como uma ferramenta de CRM pode ajudar na execução de um pós-venda de qualidade” e entenda melhor.

Como contratar um CRM de vendas?

Um bom CRM de vendas deve ser fácil de operar, com interface intuitiva e que ajude a engajar a sua equipe.

A inserção de informações e dados precisa ser dinâmica e garantir que tudo seja encontrado de forma rápida por qualquer vendedor.

Além disso, painéis com gráficos que ajudem os gestores a acompanhar seu time são bem-vindos e contribuem para identificar se as metas estão sendo atingidas ou não.

Nesses, e em outros pontos, o Zendesk Sell pode lhe ajudar. 

O CRM de vendas da Zendesk contribui para melhorar seus processos, a visibilidade do seu pipeline e a aumentar a produtividade da sua equipe.

Esse ferramenta ajuda a transformar conversas em conversões. Além disso, é facilmente integrada a outros aplicativos, por exemplo, o Mailchimp.

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