Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Segmentação de cliente: o que é, quais são seus tipos e benefícios?

Por Douglas da Silva , Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 16 março 2021

A segmentação de cliente é um conjunto de ações que seleciona aspectos em comum da base de clientes e os divide em grupos distintos. Ela conta com quatro tipos diferentes e se apresenta como uma estratégia eficiente para atingir leads qualificados, melhorar a negociação e aumentar as vendas. 

Para entender de forma completa esse conceito, compreender sua aplicabilidade e descobrir seus benefícios, basta seguir com sua leitura, a qual abordará:

  • O que é segmentação de marketing?

  • O que é segmento de clientes no Canvas?

  • Quais são os 4 tipos de segmentação de mercado?

  • Segmentação demográfica e geográfica: quais são seus principais aspectos?

  • Segmentação comportamental: o que é?

  • O que é segmentação psicográfica?

  • Quais os benefícios da segmentação de cliente?

O que é segmentação de marketing?

A segmentação de marketing é a prática de dividir o público-alvo de uma empresa em classes semelhantes. Por meio dela, é possível criar subgrupos específicos e detalhados com base em dados demográficos, necessidades, prioridades, demandas e em outros critérios psicográficos, geográficos ou comportamentais. 

O que é segmento de clientes no Canvas?

É um modelo de negócios que traz uma representação visual dos principais aspectos de cada conjunto de clientes. Dividido em blocos, ele apresenta referências importantes sobre a base de consumidores, como o alcance, a profundidade da dor, como cada segmento está aberto para aderir ao produto do negócio, o orçamento destinado a cada um e o Lifetime Value. 

Quais são os 4 tipos de segmentação de mercado?

  • segmentação demográfica: que pode ser B2C ou B2B;

  • segmentação geográfica: baseada em região ou país;

  • segmentação comportamental: que traz aspectos mais subjetivos dos indivíduos e se baseia em suas atitudes;

  • segmentação psicográfica: que apresenta o estilo de vida e a personalidade do grupo e é fundamentada em suas ideias e pensamentos. 

Segmentação demográfica e geográfica: quais são seus principais aspectos?

A segmentação demográfica pode ser dividida em B2C e B2B. A primeira se baseia na classificação em atributos individuais e traz aspectos como gênero, idade e nível de escolaridade. Outros exemplos de segmento de clientes desse tipo são: renda e número de pessoas na família. 

Já a segunda conta com as especificidades das empresas, como número de funcionários, área de atuação e localização. 

A segmentação geográfica é considerada o tipo mais simples. Ela, como o próprio nome sugere, define os consumidores por área, que pode ser mais ampla, como o país, e mais específica, como zona urbana e zona rural. 

Segmentação comportamental: o que é?

A segmentação comportamental envolve as ações dos clientes, como seus hábitos de compra, padrão de consumo, quantidade de interações com a marca e canais preferidos.  Ela traz aspectos mais profundos dos consumidores e, desse modo, revela sua consciência e fidelidade em relação à empresa. 

Ela requer um conhecimento mais extenso dos clientes e demanda análise de dados. Para ser mais precisa e, assim, direcionar estratégias condizentes com a jornada de compra e com o momento do cliente, ela exige estudos mais intensos e soluções tecnológicas que tragam o histórico do consumidor e que apresentem seus parâmetros de compra. 

O que é segmentação psicográfica?

A segmentação psicográfica se parece com a comportamental, mas ela se concentra mais nas características psicológicas dos consumidores. Em linhas gerais, podemos estabelecer que a segmentação psicográfica se baseia no pensamento e nas ideias, enquanto a comportamental tem como foco a análise das ações. 

Alguns exemplos de segmento de clientes desse tipo são: estilo de vida, status social, valores pessoais, motivações, crenças e personalidade. 

Ela é conduzida, principalmente, com base em “como as pessoas pensam que são” e “no que elas desejam ser”. Logo, traz conceitos mais subjetivos e demanda uma abordagem diferenciada em relação ao tipo de linguagem utilizada e ao tratamento oferecido. 

Como superar os grandes desafios da experiência do cliente

Quais os benefícios da segmentação de cliente?

Os principais benefícios da segmentação de clientes são:

Direcionar campanhas certas no momento adequado

A segmentação de cliente permite que você conheça com profundidade tanto os desejos como as objeções de sua base. Logo, ela otimiza a qualidade das campanhas, uma vez que a linguagem, a mensagem, a abordagem e o timing são mais assertivos. 

Essa assertividade reflete diretamente no ROI do seu investimento em campanhas, visto que evita desperdícios necessários com ações equivocadas de marketing. 

Melhorar o processo de fidelização

Com dados e fatos reais sobre os mais diferentes aspectos dos grupos, é possível personalizar mensagens, oferecer um atendimento diferenciado e, assim, melhorar a satisfação de seus consumidores. 

Essas práticas despertam um sentimento de exclusividade no cliente, uma percepção essencial para que ele se mantenha leal a uma marca. 

Oferecer insights sobre o desenvolvimento de produtos 

Todo o conhecimento sobre o comportamento e sobre os aspectos que levam o seu público a realizar determinada ação de compra gera insights poderosos sobre a criação de novas soluções. 

Isso porque, com a segmentação de cliente, é possível entender o que sua audiência deseja, compreender os gaps do mercado em relação às suas necessidades e prever a aceitação de sua base perante um novo produto. 

Potencializar o reconhecimento sobre a marca

Como esse processo melhora a satisfação dos clientes, ele potencializa tanto a retenção, como a lealdade, como também incrementa o reconhecimento sobre a marca. 

Em outras palavras, o cliente consegue perceber o real valor de seu negócio, em um sentido mais profundo do termo e, assim, começa a relacionar a sua marca com qualidade de vida e bom atendimento, entre outras questões. 

Considerando que as pessoas dividem suas experiências em suas redes sociais, é possível compreender como essa estratégia aumenta o reconhecimento de um negócio não só diante de seus consumidores, mas perante o mercado. 

Para analisar, monitorar e agir com base nas necessidades de seus clientes, adotar uma solução tecnológica de qualidade, como o software de atendimento ao cliente da Zendesk representa uma boa alternativa. 

A Zendesk não só facilita as coisas para a gestão de atendimento aos seus clientes, como também leva a sua equipe ao sucesso, otimiza a experiência de seus consumidores e mantém a sua empresa em sincronia.

Para entender como o  software de suporte ao cliente da Zendesk funciona, convidamos você a testá-lo gratuitamente. 

Histórias relacionadas

Artigo
8 min read

Chatbot para WhatsApp: otimize o atendimento com essa ferramenta

Entenda TUDO sobre chatbot para WhatsApp: 8 vantagens de usar, diferenciais + 3 passos para implementar e revolucionar o seu atendimento ao cliente!

Artigo
33 min read

Dicas para um bom atendimento ao cliente: 16 que você precisa conhecer

Conhecer dicas de bom atendimento ao cliente é essencial para se diferenciar da concorrência. Veja nossa lista com 16 pontos IMPERDÍVEIS para aplicar!

Artigo
11 min read

10 exemplos de perguntas de satisfação do cliente

Veja 10 exemplos de perguntas de satisfação do cliente, entenda os tipos de questionário, os insights que cada um fornece + ferramentas de apoio!

Artigo
15 min read

Qual a importância da comunicação assertiva? Como melhorar a prática?

O que é comunicação assertiva? Entenda a sua importância e benefícios. Melhore a satisfação do cliente e os resultados de sua empresa!