Artigo | 6 min read

IA e sustentabilidade: uma aliança poderosa e necessária!

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Você já deve ter percebido que IA e sustentabilidade são duas pautas recorrentes nas discussões sobre crescimento empresarial, não é mesmo?

A tecnologia e o meio ambiente têm cada vez mais pressionado ações dentro das empresas.

De um lado, os avanços tecnológicos anunciam a necessidade de inovações na operação e na gestão para maior eficiência. De outro, questões ambientais exigem maior responsabilidade e consciência sustentável para uma produção com o menor desperdício possível.

Para se ter ideia, uma pesquisa da IBM aponta que 78% dos líderes empresariais brasileiros investirão em tecnologia ao longo de 2023, e um dos principais fatores que impulsionam esse movimento é a pressão ambiental (ESG).

Isso significa que IA e sustentabilidade são pautas extremamente relevantes para o desenvolvimento das empresas, e podem caminhar juntas para atingir diferentes objetivos empresariais.

Mas, afinal, qual é o papel das empresas na promoção da sustentabilidade e, sobretudo, como a IA pode ser uma aliada para esse fim?

É isso o que vamos entender neste artigo. Acompanhe a leitura!

Resumo

  • Como as empresas são responsáveis por grande parte dos impactos ambientais negativos, inclusive produzindo resíduos em grande escala, é vital que elas assumam a responsabilidade para minimizar esses impactos.
  • A relação entre inteligência artificial e sustentabilidade envolve diversos fatores, como: redução de desperdícios, mais eficiência energética e soluções integradas, a exemplo de sensores inteligentes e automação de processos.
  • Para aplicar a IA, considere: as áreas que têm o maior impacto ambiental, as metas ​​para melhorias de sustentabilidade, as tecnologias disponíveis no mercado, os modelos personalizados e o acompanhamento de resultados.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Qual a importância da responsabilidade ambiental nas empresas?

As empresas são responsáveis por grande parte dos impactos ambientais negativos que geram em nosso planeta, até porque, de um jeito ou de outro, as organizações produzem resíduos, e muitas delas produzem resíduos em grande escala.

Portanto, é vital que as empresas assumam a responsabilidade para minimizar esses impactos. A junção da consciência e da ação sustentável, nesse cenário, configura uma mentalidade que chamamos de responsabilidade ambiental, isto é, uma abordagem estratégica que as empresas podem adotar para equilibrar suas atividades com o bem-estar social e ambiental.

Diversas ações conscientes de sustentabilidade podem ser adotadas na organização, como por exemplo:

  • adoção de práticas de produção limpa;
  • uso de fontes de energia renovável;
  • redução de resíduos e emissões;
  • otimização de processos produtivos;
  • promoção da reciclagem;
  • proteção da biodiversidade.

Como a responsabilidade ambiental pode melhorar a competitividade das empresas?

As ações conscientes de sustentabilidade são importantes não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a imagem, credibilidade e vantagem competitiva da empresa, uma vez que os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes em relação às práticas e responsabilidades da organização.

Também é  importante ressaltar que ao adotar práticas sustentáveis, as empresas podem reduzir os custos operacionais, aumentar a eficiência energética e a produtividade, além de atrair e reter talentos comprometidos com a sustentabilidade, o que também contribui para a sua competitividade.

Em síntese, a responsabilidade ambiental é fundamental para as empresas que desejam causar um impacto positivo no mundo para além dos negócios, e se manter competitivas em um mercado cada vez mais consciente.

Nesse contexto, praticar ações conscientes de sustentabilidade não é apenas uma questão ética, mas também uma questão estratégica que pode trazer benefícios para as empresas e para o meio ambiente.

E para tal, IA e sustentabilidade podem ser integradas. Entenda, no próximo tópico, como se dá essa relação.

Qual é a relação entre IA e sustentabilidade?

A adoção de tecnologias avançadas nas empresas tem sido fortemente ampliada, visando a otimização de processos, tomadas de decisão mais estratégicas e aprimoramento de resultados.

No entanto, além do ganho em eficiência, a tecnologia também pode contribuir para a sustentabilidade empresarial.

Neste contexto, a inteligência artificial (IA) surge como uma solução integrada capaz de reduzir o desperdício, promover a eficiência energética e contribuir para um futuro mais sustentável.

Veja, com mais detalhes, como IA e sustentabilidade podem formar uma aliança poderosa nas empresas.

1. Redução de desperdícios com IA

O desperdício é um problema enfrentado por diversas empresas, e gera prejuízos financeiros e ambientais.

Com o uso de sensores e dispositivos conectados, o IA pode coletar informações em tempo real sobre o consumo de energia, água e outros recursos, permitindo uma gestão mais eficiente desses recursos.

Além disso, a IA também pode auxiliar na previsão de demanda e na otimização de estoques por meio de identificação de padrões e análise de dados. Assim, o excesso de produção e o desperdício de materiais podem ser evitados, uma vez que as empresas ajustam a produção e a cadeia de suprimentos de acordo.

2. Eficiência energética com IA

A eficiência energética é outro aspecto importante para a sustentabilidade empresarial.

Com a IA, é possível monitorar, controlar e identificar áreas de alto consumo e permitindo ações corretivas para reduzi-lo.

Para mais, a IA pode auxiliar na otimização do uso de energia renovável, garantindo a redução das emissões de gases de efeito estufa.

3. Soluções Integradas com IA

Existem diversas soluções integradas com IA que podem ser adotadas pelas empresas. Uma delas é o uso de sensores inteligentes, que podem ser integrados a um sistema de gerenciamento de recursos, que por meio da IA, analisa os dados coletados e identifica oportunidades de melhoria.

Outra solução integrada com IA é a automação de processos. Com o uso de algoritmos avançados, a IA pode identificar padrões e tendências em grandes conjuntos de dados, permitindo a automação de tarefas repetitivas, aprimorando a eficiência dos processos e o controle de qualidade.

Nesse sentido, a IA também pode ser utilizada para prever falhas e realizar manutenção preventiva,  antes que máquinas apresentem erros e continuem na produção.

Leia mais: Automação e inteligência artificial a favor dos negócios: como usá-las?

IA e sustentabilidade nas empresas: como começar?

Agora que você sabe como IA e sustentabilidade formam uma combinação importante para a competitividade das empresas, confira algumas para começar a utilizar a IA para praticar ações conscientes de sustentabilidade!

  1. Identifique as áreas da empresa que têm o maior impacto ambiental e onde a IA pode ser utilizada para reduzi-lo, como produção, transporte, gerenciamento de resíduos, consumo de energia, entre outras.
  2. Colete e analise dados de desempenho atuais em cada área identificada.
  3. Estabeleça metas claras e mensuráveis ​​para melhorias de sustentabilidade que possam ser alcançadas por meio da utilização da IA.
  4. Avalie as tecnologias de IA disponíveis no mercado e selecione aquelas que melhor atendem às necessidades da sua empresa e aos objetivos alcançados.
  5. Certifique-se de que a tecnologia de IA selecionada pode ser integrada aos sistemas existentes da empresa.
  6. Desenvolva modelos de IA personalizados para sua empresa, usando dados históricos e outros dados relevantes que sejam precisos e monitorados e que podem ser facilmente atualizados conforme necessário.
  7. Acompanhe o progresso e faça ajustes conforme necessário para garantir que a IA esteja atingindo as metas de sustentabilidade estabelecidas.

Ao seguir esses passos, sua empresa pode criar uma estratégia de IA e sustentabilidade para tornar seus processos mais eficientes.

Aproveite para fazer a avaliação gratuita da solução de atendimento Zendesk Service, que tem recursos de IA para otimizar as operações e reduzir o impacto ambiental, inclusive integrando os canais online e offline na estratégia omnichannel.

 

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis