O que é análise e interpretação de dados + a importância nos negócios!
Publicado 9 Dezembro 2020
Última atualização em 9 Dezembro 2020

Este artigo é direcionado para quem ainda tem alguma dúvida sobre o que é análise e interpretação de dados, e especialmente para quem ainda não compreendeu a verdadeira importância deste tipo de ação para os seus negócios.
Do menor ao maior negócio, e em todos os setores, há dados disponíveis para serem analisados, interpretados e auxiliarem na tomada de decisões.
Empresas devem tomar decisões estratégicas com base em dados concretos e não em “achismos”. Essa é uma grande vantagem que tiramos com o advento da era digital. Hoje não basta coletar dados, mas é preciso analisá-los e interpretá-los para então tomar decisões confiáveis com base em previsões concretas. Isto diz respeito ao que é data-driven: do inglês, deixar-se guiar por dados.
O monitoramento de dados nos ajuda a:
- Reconhecer o mercado em que nossa empresa está inserido;
- Conhecer nossos clientes;
- Estabelecer metas de vendas;
- Diferenciar nossa empresa no mercado;
- Trazer agilidade a nossas decisões;
- Melhorar o atendimento aos nossos clientes;
- Otimizar os resultados e a lucratividade de nossos negócios.
O relatório da Forrester afirma que empresas data-driven, que empregam inteligência de negócios para fazer monitoramento de dados, apresentam um crescimento superior a 30% ao ano e têm previsão de faturamento trilhardário até 2021 (estima-se algo em torno de US$ 1,8 trilhões).
A importância da análise de dados: dados são o novo petróleo
O matemático inglês Clive Humby cunhou em 2006 a frase que se tornou célebre:
“Data is the new oil.”
A frase é simples e curta, porém cheia de significado. Ao comparar dados com, nada mais, nada menos que petróleo, Humby traz à tona uma concepção de que, da mesma forma que o petróleo vem movendo o mundo há mais de um século, sendo responsável pelas maiores riquezas, — assim como grandes disputas — hoje, as empresas que compreendem bem o que é análise e interpretação de dados são as que movem a economia. Humby prevê que dados terão a mesma importância que o petróleo para as nações.
Um pouco dramático, uma vez que o petróleo ainda não perdeu sua importância. Porém, de fato as grandes empresas que retêm os dados digitais da humanidade se encaminham para encabeçar a economia mundial, como Google, Amazon, Facebook, Microsoft e IBM.
Mas, há diferenças bem grandes entre o petróleo e os dados. Uma delas é que o petróleo é finito, e os dados não. Outra está justamente em como fazer análise de dados é muito mais acessível e democrático do que explorar petróleo! Todas as empresas do planeta podem fazer isso.
O que é análise e interpretação de dados?
O que pode fazer que os dados sejam tão importantes como o petróleo não são os dados em si, e sim o que se faz com eles. Em maior ou menor escala, na era digital, qualquer empresa tem acesso a como fazer análise de dados.
É claro que empresas maiores buscarão ter em sua equipe profissionais de habilidade analítica avançada para guiar as tomadas de decisão a partir de metodologia de análise de dados próprias; enquanto que, em empresas menores, as análises serão mais simples.
Temos hoje uma imensa quantidade de dados à disposição através dos insights que nos trazem softwares e ferramentas de análise de dados, de marketing digital, de BI (inteligência de negócios), big data… O acesso a informações relevantes é amplo e rápido. Mas o que é a análise e interpretação de dados, ou seja, como conseguimos olhar para os dados que temos disponíveis e entender quais desses insights nos ajudarão a tomar as melhores decisões para nossa empresa?
O que é a análise de dados propriamente dita? É uma técnica que ajuda gestores a identificar melhores oportunidades de negócios, com base na ciência de dados. Veja esse TED para entender melhor o que é esta ciência, em que a especialista Jaya Tripathi afirma que “Sem dados, você é só uma pessoa com uma opinião”:
Por que o monitoramento de dados é importante para sua empresa?
Quando, numa empresa, olha-se para o que é análise e interpretação de dados com a devida atenção, seus gestores tomam decisões conscientes que saem do campo do “achismo” e das opiniões, entrando na área da previsão contextualizada, muito mais segura.
Decisões conscientes ajudam a, entre outras coisas:
- Minimizar riscos;
- Trazer mais confiança nas equipes;
- Possibilitar a inovação;
- Identificar tendências de mercado;
- Compreender o comportamento do consumo dos clientes;
- Treinar a equipe e fazer uma boa administração da força de vendas da sua empresa.
Preparamos um relatório completo de tendências do consumidor atual, com base no que é análise e interpretação de dados. Veja que incrível o resultado:
Empresas que não se interessam por compreender o que é análise de dados e colocar isto minimamente em ação, seguem tomando decisões no escuro e, entre diversos problemas, se arriscam a:
- Desenvolver produtos e soluções que não correspondem às necessidades ou não resolvem os problemas concretos dos clientes;
- Deixar passar boas oportunidades de mercado, preenchendo lacunas e inovando;
- Perder o timing de resposta no atendimento ao cliente;
- Não entender como encantar os clientes e assim não conseguir fidelizá-los;
- Não identificar parceiros;
- Não criar autoridade, destacando-se em sua área;
- Deixar de crescer e lucrar;
- Ou até mesmo, falir seu negócio.
Exemplos de como fazer análise de dados na sua empresa
Para finalizar este artigo, vamos mostrar a você como é possível fazer aquilo o que é análise e interpretação de dados eficiente em todas as empresas. Todas as áreas podem ser beneficiadas pela análise de dados: marketing, vendas, financeiro, produtos, design, etc.
Em vendas, por exemplo, fazer uma análise do CRM e usar os dados para tomar decisões, pode aumentar efetivamente sua lucratividade.
Em marketing, é possível analisar muitos aspectos e chegar a resultados incríveis, como aumentar o engajamento nas redes sociais, ou entender como criar uma campanha de email marketing que funcione.
Também há maneiras de incrementar o atendimento ao cliente, especialmente se sua empresa optar por implementar uma ferramenta integrada de qualidade como a Zendesk Support Suite, que disponibiliza insights muito relevantes. Você pode, inclusive, iniciar um teste gratuito ainda hoje e começar a colocar em prática tudo o que falamos aqui sobre o que é análise e interpretação de dados. O que acha?

Solução completa para atendimento ao cliente
A Support Suite é uma solução de atendimento moderna que reúne um conjunto de ferramentas para melhorar o relacionamento com seus clientes.