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Artigo 9 min read

Como melhorar a experiência do colaborador? Vale a pena investir?

Por Zendesk

Última atualização em 18 setembro 2023

Uma tendência para melhorar o desempenho, a reputação e até mesmo a qualidade da customer experience por meio da gestão empresarial está na busca de como melhorar a experiência do colaborador, promovendo o bem-estar dos funcionários para que isso traga benefícios valiosos para seu negócio.

Não é segredo que profissionais bem remunerados são mais dedicados, mas o conceito de employee experience vai além de benefícios e remuneração, pois compreende todas as dores e necessidades dos profissionais contratados, para criar soluções mais assertivas e vantajosas.

Entenda o que é a experiência do colaborador, quais os pilares dessa estratégia e os principais motivos para investir nela. Depois, descubra cases de sucesso e como melhorar a experiência proporcionada aos seus funcionários com nossas sugestões. Aproveite a leitura!

O que é experiência do colaborador?

O conceito de experiência do colaborador se refere ao conjunto de estratégias e ferramentas adotadas para melhorar o conforto, a satisfação e a identificação dos funcionários em relação aos valores, políticas e o trabalho desenvolvido em uma empresa.

Assim como nas tendências de customer experience, vemos uma participação cada vez maior do bem-estar físico e mental na qualidade do serviço apresentado, na produtividade e até no nível de engajamento de cada profissional.

A sensação de pertencimento e valorização é essencial para fidelizar um colaborador e incentivar ele a dar o máximo de si. Quando esses fatores são negligenciados, você corre o risco de perder qualidade na experiência de compra dos clientes e pode até perder talentos capacitados para a concorrência.

Dessa forma, a melhor alternativa é reconhecer as dores dos seus funcionários e investir no desenvolvimento de um ambiente mais acolhedor e uma cultura organizacional mais empática e humanizada.

Pilares da experiência do colaborador

Os pilares da experiência do colaborador são divididos entre o ambiente físico, cultural e tecnológico de uma organização. 

Primeiramente, o espaço físico deve ser confortável e alinhado às funções e expectativas de cada um, para não oferecer distrações ou obstáculos para a realização de tarefas cotidianas. 

Para o ambiente cultural, é importante adotar valores e promover a inclusão por meio das diretrizes e políticas internas, demonstrando comprometimento e respeito para questões pertinentes à nossa sociedade, como representatividade, diversidade e equidade.

Por fim, temos a importância das inovações tecnológicas para que os colaboradores possam desempenhar seu papel de maneira prática e eficiente, buscando evolução individual, capacitação e bons resultados.

Fatores que influenciam no sucesso da employee experience

Antes de pensar em como melhorar a experiência dos colaboradores, é importante destacar os principais fatores que influenciam nesse tipo de estratégia, incluindo:

  • benefícios e remuneração;
  • cultura organizacional;
  • comunicação interna;
  • reconhecimento e valorização;
  • bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Benefícios e remuneração

Entre os fatores mais básicos e relevantes, temos a oferta de benefícios e a remuneração dos funcionários. O salário é a principal motivação, afinal de contas, as pessoas dependem dele para se manter.

Porém, ele não é o único que importa. Oferecer uma remuneração justa e alinhada à função desempenhada é uma obrigação dos empregadores. 

Outro ponto de grande influência são os benefícios proporcionados, especialmente quando eles suprem necessidades essenciais, como é o caso de vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde e assistência odontológica, por exemplo.

Cultura organizacional e a experiência do colaborador

A cultura organizacional tem grande impacto na experiência do colaborador, pois ela determina se ele se sente identificado e representado pelos valores da organização ou se a visão da empresa não é alinhada com a dele.

Importância da comunicação interna

A comunicação interna também é muito importante, pois ela afeta tanto a colaboração entre funcionários e a liderança estratégica das equipes quanto o nível de transparência que é transmitido aos contratados.

Reconhecimento e valorização

O trabalho conjunto é essencial para o sucesso do seu negócio, mas isso não justifica que deixe de lado o reconhecimento e a valorização de cada colaborador. Individualmente eles merecem e precisam ser celebrados.

Reconhecer e estimular a evolução individual é ótimo para melhorar a performance dos times que compõem sua estrutura, além de ajudar na fidelização de talentos.

Bem-estar e qualidade de vida no trabalho

Um funcionário feliz e satisfeito consegue melhorar seu bem-estar e qualidade de vida por meio do trabalho, seja por ações humanizadas, metas realistas ou até recursos adotados para apoiar cada colaborador em questões pessoais.

Por que melhorar a experiência dos seus funcionários?

Os principais motivos para melhorar a experiência dos colaboradores são:

  • aumento de produtividade;
  • otimização do serviço e experiência do consumidor final;
  • maior atração e retenção de talentos;
  • ambiente mais colaborativo e eficiente;
  • maior agilidade para identificar e corrigir falhas operacionais;
  • comunicação interna otimizada.

Quando a experiência do colaborador é valorizada, sua empresa tem a chance de alcançar resultados mais interessantes, capazes até mesmo de melhorar a customer experience, considerando que funcionários engajados e felizes se dedicam mais a satisfação dos clientes.

Esses benefícios podem ser notados nos maiores cases de experiência do colaborador, como Nubank, Neon e Quinto Andar, que adotaram diversas estratégias para criar ambientes e profissionais mais alegres e produtivos. Por exemplo:

  • projetos de inclusão e diversidade para pessoas negras, com deficiência e LGBTQIA+;
  • apoio financeiro e psicológico para equipes físicas, remotas e híbridas;
  • personalização do pacote de benefícios oferecidos;
  • abertura de espaço para reconhecimento e representatividade.

Como melhorar a experiência do colaborador?

Quer saber como melhorar a experiência do colaborador da sua empresa, melhorando o ambiente interno e alcançando ótimos resultados? Então confira as nossas dicas:

Evolução e valorização de conquistas individuais

Desde a seleção do profissional e o onboarding, é essencial investir no desenvolvimento individual dos funcionários, valorizando cada conquista pessoal. Dessa forma, a empresa demonstra que enxerga cada pessoa que faz parte dos seus time e que reconhece o seu potencial.

Criação de ambientes inclusivos e colaborativos

Não adianta criar uma campanha sobre inclusão e representatividade para atrair consumidores engajados se não praticar esses ideais nos ambientes internos do seu negócio. 

A criação de ambientes diversos e inclusivos visa buscar e atrair talentos de vários perfis, que têm valores em comum com a organização, para que juntos possam somar esforços e colaborar para uma atuação mais ética, responsável e empática.

Canais seguros e anônimos para feedbacks internos

Falar que valoriza a opinião dos funcionários é relativamente fácil, mas não basta abrir uma caixa de sugestões para estimular a comunicação e melhorar a experiência dos colaboradores. Para ter sucesso de verdade, os canais para envio de feedbacks internos devem ser seguros e anônimos.

Essa conduta evita que eles tenham receio de sofrerem retaliações, ao mesmo tempo que incentiva a entrega de opiniões mais sinceras.

O cuidado final nesse quesito é para trabalhar a confidencialidade e o teor das informações. De modo geral, os profissionais de RH são os mais preparados para lidar com temas sensíveis e evitar conflitos internos.

Flexibilidade e personalização

Oferecer flexibilidade para despertar a sensação de autonomia é uma prática muito recomendada. Com uma boa liderança e respeito ao potencial de cada um, você tem a chance de manter o monitoramento da conduta sem limitar a performance e a capacidade de criar soluções.

Da mesma forma, oferecer uma experiência personalizada ao colaborador é uma ótima ideia, pois reconhece os diferenciais e necessidades de cada um. Pense nisso na hora de propor melhorias, oferecer pacotes de benefícios e definir o modelo de trabalho mais indicado para os profissionais.

Investimento em diversidade e equidade

Complementando sugestões anteriores, vale a pena destacar que o investimento em diversidade no quadro de funcionários também exige atenção para a equidade de remuneração, direitos e benefícios.

Como a tecnologia ajuda na experiência do colaborador?

A tecnologia ajuda na experiência do colaborador, pois ela é capaz de gerar soluções mais eficientes e monitorar o ganho de performance obtido com cada iniciativa implementada nessa estratégia. 

Primeiramente, com a transformação digital em empresas e as inovações proporcionadas por sistemas automatizados, inteligência artificial e plataformas integradas, entre outras, o desempenho das funções fica mais fácil e produtivo.

É o caso de um fluxo automatizado para nutrição e qualificação de leads, que permite identificar as melhores oportunidades para os seus vendedores e ter mais sucesso nas negociações iniciadas.

Outro exemplo está na integração de bots de atendimento para triagem nos canais de suporte, que agilizam a coleta de informações dos usuários e encaminham automaticamente os chamados para a área responsável.

O benefício seguinte favorece tanto a gestão quanto o acompanhamento dos seus funcionários, por meio do monitoramento de performance automatizado. Nesse contexto, todo processo de alimentação dos indicadores é feito sem interação humana, chegando a números mais confiáveis.

Ao mesmo tempo, fica mais fácil compartilhar dados de desempenho com os colaboradores, levantando áreas que precisam ser melhoradas e o motivo para esse tipo de cobrança.

Gestão de atendimento com Zendesk Service

O Zendesk Service é o software de gestão do atendimento ao cliente que pode elevar o nível da conversa e da satisfação dos seus consumidores. Ele possui recursos de alta qualidade, incluindo plataforma omnichannel, integrações, chatbots e muitos outros.

Também serve para melhorar a colaboração entre agentes de suporte e fazer o monitoramento automatizado da performance individual, gerando relatórios e insights periódicos para facilitar o trabalho dos líderes e profissionais da sua equipe.

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