Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Como usar IA Generativa para interações online? 5 aplicações

Por Zendesk

Última atualização em 8 fevereiro 2024

Descobrir como usar IA Generativa no atendimento online da sua empresa mudará a maneira como se relaciona com seus clientes, os resultados obtidos com essas interações, bem como a rotina dos seus agentes. Isso porque essa tecnologia ajuda a melhorar (consideravelmente) esses dois cenários.

Também chamada de GenAI, a IA Generativa é um ramo da Inteligência Artificial capaz de realizar criações autênticas e originais a partir do aprendizado de máquina. 

Explicando de outra maneira, as soluções que usam essa tecnologia aprendem variados padrões, coletam dados e informações e, a partir dessas bases, geram algo novo.

Pense no serviço de atendimento de uma grande empresa. Diariamente, centenas de pessoas acessam os canais online para tirar dúvidas, fazer pedidos, registrar informações, e muito mais, certo?

Agora, imagine um sistema que recolhe tudo isso, identifica as interações mais recorrentes, monta as melhores respostas e interage com os clientes sem a necessidade de intervenção humana. Imaginou? Pois bem, é basicamente, é isso que esse tipo de Inteligência Artificial faz.

Já dá para visualizar também as vantagens que ferramentas como essas trazem, não? Redução do tempo de atendimento, aumento do nível de satisfação dos clientes, e menos carga de trabalho para os agentes são apenas alguns ótimos exemplos.

Entende por que você deve descobrir como usar IA Generativa no atendimento online do seu negócio? Então, siga a leitura e veja as cinco melhores dicas de como aproveitar todo o potencial dessa tecnologia a favor da sua empresa!

O que é IA Generativa?

IA Generativa é um modelo de Inteligência Artificial que tem a capacidade de criar novos textos, imagens, vídeos, áudios, e diversos outros materiais a partir do conceito de aprendizado de máquina. As ferramentas que contam com essa tecnologia podem ser usadas por empresas de diversos segmentos para aprimorar seus processos.

Um bom exemplo vem do nosso relatório CX Trends 2024, o qual revelou que 56% dos líderes de customer experience já estão explorando novos fornecedores de Inteligência Artificial Generativa para melhorar as experiências oferecidas aos clientes a partir dessa tecnologia.

Esse é um percentual que, certamente, aumentará à medida que as implicações desses recursos se tornarem inevitáveis nesse tipo de relacionamento comercial.

Quer mais dados promissores sobre as aplicações da IA Generativa no atendimento ao cliente? Veja!

  • 71% dos líderes acreditam que as ferramentas baseadas nessa tecnologia devem ser integradas diretamente àquelas que os agentes já utilizam;
  • 81% afirmam que, no próximo ano, as equipes terão essa função ao alcance das mãos.

O que será que os consumidores pensam disso?

  • 59% acreditam que esse modelo de Inteligência Artificial mudará completamente como eles interagem com as empresas nos próximos dois anos;
  • esse percentual sobe para 75% entre os que já experimentaram a tecnologia em primeira mão.

Como usar IA Generativa para interações online?

Existem diversas maneiras de utilizar essa tecnologia, especialmente em interações virtuais. Entre as variadas opções de como usar IA Generativa no atendimento online, algumas das mais interessantes são:

  1. personalização e humanização;
  2. criação de conteúdo;
  3. tradução;
  4. indicações;
  5. autoatendimento.

1. Personalização e humanização

A personalização de experiência com IA é possível a partir do uso dessa tecnologia para entender melhor o comportamento dos clientes, suas necessidades, preferências, e expectativas.

Ao ter informações como essas nas mãos, soluções como chatbot de atendimento podem ser “ensinadas” a como responder às pessoas, o que dizer e quando dizer. Inclusive, esse é o mesmo caminho que deve ser trilhado para humanizar o atendimento via chat.

Apenas para ilustrar qual pode ser o resultado de uso, 70% dos líderes de CX acreditam que os bots estão se tornando arquitetos habilidosos de jornadas do cliente altamente personalizadas.

Dica de leitura: “Saiba como o chatbot da Zendesk como elevar o seu negócio!

2. Criação de conteúdo

Outra dica de como usar IA Generativa no atendimento online é para criação de conteúdos, a exemplo dos scripts que serão usados pelos agentes e de FAQs.

Essa tecnologia otimiza o levantamento das perguntas mais recorrentes e a identificação das melhores respostas. Com isso, é possível elaborar roteiros em menos tempo, e com direcionamentos muito mais alinhados com as principais buscas dos clientes.

3. Tradução

Já pensou em expandir a atuação da sua empresa e ir além do público brasileiro? A Inteligência Artificial Generativa também pode ajudar você com esse projeto ao realizar traduções de forma natural e precisa.

Essa maneira de explorar essa tecnologia melhora as comunicações online e ajuda seu negócio a chegar mais longe!

4. Indicações

Seguindo com nossa lista de dicas de como usar IA Generativa no atendimento online, temos as indicações. 

Novamente, por essa tecnologia ser capaz de aprender sobre comportamentos, ela pode ser utilizada para dar aos consumidores sugestões de produtos e/ou serviços muito mais alinhadas às suas necessidades.

Além de elevar a taxa de conversão, usar a Inteligência Artificial para isso pode ajudar a reduzir a jornada de compra online do cliente e deixá-lo muito mais feliz! 

Inclusive, 58% dos consumidores disseram à Zendesk que saber como seus dados são coletados, armazenados e usados, desempenha um papel importante na decisão de comprar um produto ou serviço de uma empresa. 

Isso leva ao entendimento de que eles esperam que suas informações sejam usadas para melhorar suas experiências de aquisição. 

5. Autoatendimento

Quando se fala em exemplos de como usar IA Generativa no atendimento online, muitas pessoas já pensam que essa tecnologia substituirá os humanos e tomará seus postos de trabalho. Porém, a verdade não é bem essa.

Só para você ter uma ideia, 75% dos líderes de CX enxergam a Inteligência Artificial como uma força para amplificar a inteligência humana, não substituí-la. Ou seja, ela é uma forte aliada dos agentes.

O autoatendimento, por exemplo, reduz o volume de atendimento feito por humanos ao permitir que os clientes encontrem sozinhos as respostas que precisam. 

Com isso, os atendentes lidam com uma carga menor de atividades e ficam livres para tratar de assuntos mais complexos que requerem a interação do cliente com uma pessoa real, e não um agente sintético.

Como usar IA generativa no atendimento online com ajuda da Zendesk?

A IA da Zendesk fala a língua do atendimento ao cliente. Isso acontece porque ela foi criada a partir de bilhões de interações reais.

Nossa solução de Inteligência Artificial entrega aos seus agentes a “mãozinha” que faltava, livra sua empresa de bots ineficientes e ainda pode ser personalizada de acordo com as necessidades do seu negócio.

O resultado é um serviço de suporte ao cliente automatizado, ágil, personalizado, humanizado, seguro e altamente eficiente.

Comece agora mesmo uma avaliação gratuita e veja como a IA da Zendesk pode ajudar sua empresa a melhorar o atendimento online e crescer!

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

O que são clientes detratores? É possível convertê-los?

Descubra o que são clientes detratores, quais riscos eles trazem para a sua reputação e como transformá-los em consumidores neutros ou promotores.

Artigo
7 min read

SAC 3.0 e SAC 4.0: conceitos, diferenças e principais tendências

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
8 min read

O que é carteira de clientes? Como montar, gerenciar e otimizar?

O que é carteira de clientes? Na prática, são empresas e pessoas com quem se faz negócios regularmente, alvos principais de estratégias de fidelização.

Artigo
7 min read

WhatsApp no atendimento ao cliente: principais tendências

Usar o WhatsApp no atendimento ao cliente já não é novidade. Além do suporte multicanal, a tendência é integrar IA nos apps de mensagem. Saiba TUDO!