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O que é uma VPN de acesso remoto? Quais os benefícios?

Por Zendesk

Última atualização em 13 março 2024

Em 2020, muitas empresas que jamais haviam adotado o home office foram obrigadas a migrar para esse modelo de trabalho por causa da pandemia de Covid-19. Com mais pessoas trabalhando em casa e acessando informações em redes que não são controladas pelas empresas, surge a dúvida: o que é uma VPN de acesso remoto? 

É natural a preocupação com a segurança da informação. A falta de controle sobre os acessos a dados sensíveis de clientes e do próprio negócio aumenta o temor de roubo ou perda de informações sigilosas, o que poderia até causar sanções legais.

No entanto, é possível ter acesso remoto a dados de maneira segura por meio de tecnologias com VPN. Essa alternativa, além de oferecer proteção às informações, pode aumentar a produtividade e até ajudar na redução de custos para as empresas.

Fique conosco e entenda o que é uma VPN e para que serve, além das vantagens que ela oferece!

O que é acesso remoto?

Antes de explicarmos o que é uma VPN e para que serve, é importante que você saiba o que é acesso remoto. Basicamente, refere-se à capacidade de conectar e controlar dispositivos ou sistemas a partir de uma localização distante, geralmente por meio da internet. 

Isso permite que usuários acessem e operem computadores, servidores ou redes remotamente, como se estivessem fisicamente presentes no local.

Essa prática é amplamente utilizada para suporte técnico, administração de servidores, trabalho remoto e gerenciamento eficiente de sistemas, proporcionando flexibilidade e facilitando intervenções rápidas, sem a necessidade de presença física.

O acesso remoto é vital em ambientes digitais, proporcionando eficiência na resolução de problemas à distância.

O que é VPN de acesso remoto e para que serve?

Podemos definir o que é uma VPN de acesso remoto como Virtual Private Network – ou Rede Privada Virtual. Trata-se de uma conexão que permite acesso remoto aos sistemas internos de uma empresa, mantendo seguro o tráfego de dados.

Apenas computadores e dispositivos que têm as credenciais necessárias recebem acesso a essas redes.

A VPN é um tipo de acesso remoto que permite fazer diferentes conexões simultâneas. Ela é estabelecida a partir de um roteador, servidor ou software central, que viabiliza o acesso aos computadores de uma rede interna.

Especialistas em tecnologia da informação costumam comparar VPN de acesso remoto a um túnel protegido na internet, em que é possível acessar e-mails, documentos e sistemas corporativos em nuvem sem qualquer interceptação de administradores de redes diferentes.

Geralmente, as redes de VPN são construídas por duas alternativas:

VPN com protocolo SSL 

Secure Socket Layer (SSL) VPN é uma das técnicas do VPN que podem ser usadas com um navegador padrão ou um portal web.

O protocolo SSL atua na camada de aplicações e opera de acordo com os protocolos utilizados pela aplicação. Assim, o usuário tem acesso controlado aos recursos.

As soluções SSL criam uma autoridade certificadora (CA) para gerenciar os acessos através de certificados digitais. Assim, apenas os certificados emitidos pelo produto são aceitos para conexão. 

Os certificados podem ter prazos diferentes e serem protegidos por senhas.

VPN com protocolo IPsec

O IPSec (Internet Protocol Security) atua na camada de rede. Com ele, é possível estabelecer conexões ponto-a-ponto permanentes, que ligam redes privadas a dispositivos externos.

VPN com protocolo IPsec opera independentemente da aplicação utilizada e, com ele, o acesso é feito por meio de software e não por um portal web, como acontece com SSL.

A conexão permanente entre dois dispositivos é considerada mais rápida e mais segura. 

Qual a importância de ter uma VPN de acesso remoto?

Imagine que um colaborador de sua empresa vá trabalhar remotamente e precisa ter acesso a informações sensíveis de sua empresa ou de clientes. Como isso poderia ser feito de forma segura? Através de um VPN de acesso remoto.

Essa tecnologia permite que a empresa mantenha a segurança de suas informações mesmo que funcionários precisem acessá-las em redes que não são controladas pelo próprio time de TI.

Dessa forma, essas empresas podem alcançar maior nível de produtividade e eficiência, permitindo que seus colaboradores trabalhem a partir de qualquer lugar.

Além de romper barreiras geográficas e otimizar o tempo, o uso de uma VPN de acesso remoto pode ajudar na redução de custos. Afinal, com mais colaboradores trabalhando remotamente, há diminuição dos gastos com energia elétrica, aluguel de imóveis e a aquisição de máquinas e equipamentos.

O home office pode ter se tornado mais comum em 2020, mas empresas que utilizam esse modelo de trabalho há mais tempo já comemoravam o corte de gastos. Uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, a Dell relatava em 2016 já economizar cerca de US$12 milhões por ano em custos imobiliários.

Vantagens do uso de VPN de acesso remoto

  • Aumento de produtividade
  • Possibilidade de adoção do home office
  • Acesso contínuo a informações
  • Redução de custos operacionais

Aumento de produtividade

Com VPN de acesso remoto, a capacidade de produção da empresa deixa de ter limites geográficos. Todos os colaboradores podem acessar informações de forma segura a partir de qualquer lugar.

Suprimindo a necessidade de um espaço físico para acessar recursos da empresa, a VPN minimiza os tempos ociosos. Os colaboradores podem responder a consultas, tomar decisões e avançar em projetos em tempo real, contribuindo para uma operação mais ágil e responsiva.

Agilidade nos processos

Ao permitir que colaboradores obtenham informações de maneira segura em qualquer local, a VPN acelera os processos decisórios. Isso é crucial para reagir prontamente às alterações no ambiente de negócios, oportunidades de mercado e demandas dos clientes.

Possibilidade de adoção do home office

Em 2020, muitas empresas precisam se adaptar ao home office mesmo sem estarem devidamente preparadas para a adoção do trabalho remoto

Com o uso de uma VPN, esses problemas são reduzidos consideravelmente. Afinal, a operação pode continuar de qualquer lugar, com a proteção adequada para as informações dos clientes e do próprio negócio.

Consequentemente, as empresas desfrutam de uma série de vantagens do home office, como o aumento da produtividade e também a redução de custos operacionais, que detalharemos mais logo abaixo.

Acesso contínuo a informações

Você já passou por uma situação em que precisou solucionar um imprevisto de trabalho, mas sua resposta não pode ser tão ágil quanto queria por não ter acesso a todas as informações que precisava? A chance disso acontecer é reduzida quando a empresa utiliza uma VPN de acesso remoto.

Com qualquer dispositivo, seja um smartphone ou um notebook, é possível acessar a rede da empresa e ter acesso a e-mails e documentos sem o risco de que informações sejam roubadas ou interceptadas por hackers.

Redução de custos operacionais

O acesso remoto a informações promove uma série de redução de gastos, como a diminuição da impressão de documentos. Todavia, uma diminuição de mais impacto está justamente na possibilidade de ter trabalhadores em home office.

De acordo com pesquisa da Indeed, as empresas que adotam o trabalho remoto diminuem em 50% os custos operacionais. 

Essa redução pode chegar até mesmo aos gastos com salários e benefícios. Segundo a mesma fonte, 40% das pessoas considerariam fazer um corte salarial para ter a opção de trabalhar remotamente.

Relatório da Zendesk – CX Trends

 

VPN e atendimento ao cliente: segurança em conexões remotas

O uso de VPN de acesso remoto na área de atendimento ao cliente é fundamental para garantir uma conexão segura e eficiente entre os atendentes e os sistemas da empresa – promovendo conexão segura, flexibilidade operacional e conformidade com padrões de segurança.

Confira abaixo alguns dos principais aspectos sobre como a tecnologia VPN é aplicada nesse contexto.

Segurança da conexão

A VPN de acesso remoto cria uma espécie de túnel criptografado entre o dispositivo do agente e a infraestrutura da empresa. Isso protege a comunicação contra ameaças cibernéticas, garantindo que os dados transmitidos durante as interações com os clientes permaneçam confidenciais e íntegros.

Acesso seguro aos sistemas internos

Ao utilizar uma VPN, os agentes de atendimento podem se conectar de forma segura aos sistemas internos da empresa, incluindo bases de dados, CRMs (Customer Relationship Management) e outras ferramentas indispensáveis para o atendimento ao cliente.

Trabalho remoto

Já mencionamos esse ponto, mas vale a pena reforçar. A VPN facilita o trabalho remoto dos agentes de atendimento, permitindo que realizem suas tarefas a partir de qualquer localidade com uma conexão à internet segura.

Acesso a recursos internos de forma descentralizada

Com a VPN de acesso remoto, os agentes podem acessar recursos internos descentralizados, o que é crucial em operações de atendimento ao cliente distribuídas geograficamente.

Essa característica proporciona flexibilidade na alocação de recursos e na gestão de equipes.

Conformidade com políticas de segurança

A VPN auxilia na conformidade com políticas de segurança da informação, pois estabelece uma camada adicional de proteção para dados confidenciais dos clientes. Isso é especialmente relevante para empresas que atuam em setores regulamentados, como saúde e finanças.

Estabilidade da conexão

A VPN contribui para a estabilidade da conexão, reduzindo as chances de ocorrerem interrupções e proporcionando uma experiência mais consistente aos agentes de atendimento e aos clientes.

Monitoramento e controle de acessos

A VPN permite que a equipe de TI monitore e controle o acesso remoto, implementando medidas de segurança, como autenticação multifatorial e políticas de acesso específicas. Isso reforça a blindagem contra acessos não autorizados.

Como escolher serviços de acesso remoto

O uso de uma VPN de acesso remoto permite que colaboradores acessem informações a partir de qualquer lugar com a transferências de informações para uma rede sobre a qual sua empresa não tem controle. Embora essa tecnologia seja considerada segura para o tráfego de dados, é possível que ocorram tentativas de interceptação.

Por isso, é importante ter cuidado especial com a implementação da VPN e de quaisquer serviços de acesso remoto. 

Quer implementar o acesso remoto na sua empresa e oferecer um atendimento a distância de qualidade para os seus clientes? Então confira a seguir duas dicas de integrações que podem te ajudar.

A Zendesk conta com duas soluções excelentes que são integradas com os nossos produtos:

GoToAssist Remote Support

O GoToAssist Remote Support é uma solução de acesso remoto que permite iniciar sessões de compartilhamento de tela de maneira bastante simples, descomplicada e segura.

Quando o atendimento é finalizado, as anotações e gravações são inseridas de maneira automática no ticket para fins de manutenção e futuros treinamentos da equipe.

TeamViewer

O TeamViewer é referência em software de atendimento remoto. Nele é possível criar tickets sem muitas dificuldades diretamente para Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

Nenhuma configuração é necessária. Com o TeamViewer, é possível se conectar a vários computadores de forma simultânea, transferir arquivos, gravar sessões e ter acesso a vários outros recursos.

Com a oferta dessas soluções de acesso remoto, sua empresa será capaz de oferecer um atendimento de suporte mais ágil e eficiente para os seus clientes.

Atendimento de alto nível com a IA da Zendesk

Bom, agora que você já sabe o que é uma VPN de acesso remoto e as integrações que a Zendesk oferece para essa finalidade, saiba que você pode elevar o nível do atendimento oferecido aos seus clientes com a ajuda da Inteligência Artificial.

O software de atendimento da Zendesk, por exemplo, permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade, receita, eficiência operacional e insights valiosos para orientar as tomadas de decisão.

Dentre as várias funcionalidades, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Com a Zendesk você pode unificar todos os seus canais de atendimento na mesma interface, gerar relatórios e dados de atendimento ao cliente e criar fóruns ou centrais de ajuda para facilitar a troca de experiências.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

 

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