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Como funciona o CRM: conheça as 7 principais funcionalidades de uma plataforma de Customer Relationship Management

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 8 Junho 2020
Última modificação 8 Junho 2020

Pesquisas mostram que 47% dos usuários de sistemas de CRM acreditam que ele traz impactos significativos na taxa de retenção de clientes, assim como na satisfação desses clientes.

E você sabe como funciona o CRM, para trazer esses resultados?

O CRM funciona como um banco de dados, no qual são armazenadas informações relevantes sobre as características comportamentais dos clientes ao longo do relacionamento deles com a marca. Essas informações são utilizadas para definir estratégias mais assertivas de marketing, vendas e atendimento, focando na experiência e no sucesso do cliente.

CRM, ou Customer Relationship Management, é um conjunto de estratégias que tem como objetivo promover uma eficaz gestão de relacionamento com os clientes a fim de fidelizá-los e gerar novas vendas.

Para ajudar nessa missão, é possível contar com a ajuda da tecnologia. Com um software de CRM, é possível coletar, armazenar e gerenciar os dados sobre prospects, leads e clientes. Esse tipo de plataforma busca otimizar as estratégias de marketing e de vendas no intuito de gerar novas oportunidades de negócio.

Mas como funciona o CRM na prática?

Para descobrir, continue a leitura deste artigo e confira as 7 principais funcionalidade de um sistema de CRM e saiba como essa solução tecnológica pode ajudar o seu negócio.

Leia também: Software de CRM: alie integração e produtividade

Como funciona o CRM: Top 9 funcionalidades desse tipo de plataforma

O CRM funciona como uma plataforma de integração de informações sobre seus clientes com o objetivo de conhecê-los profundamente, detectar suas necessidades e atendê-las da melhor forma. Para isso, dados são cruzados, relatórios são gerados e a comunicação interna e com o cliente otimizada. Assim, aumenta a produtividade da equipe e a qualidade da experiência do cliente ao se relacionar com a marca.

O CRM funciona também como uma importante ferramenta de segmentação do público que a sua empresa deseja atingir. Com uma boa plataforma de CRM, você consegue criar listas segmentadas de seus clientes em potencial.

Isso torna a prospecção de novos negócios mais fácil, pois as estratégias serão mais bem direcionadas de acordo com características e necessidades específicas.

 

Para isso, um bom sistema de CRM conta com diversas funcionalidades. Veja algumas delas e como podem ajudar sua empresa a conquistar e fidelizar clientes.

1 - Integração com outras ferramentas de gestão

Um bom software de CRM permite integrar outras ferramentas de gestão à da plataforma de Customer Relationship Management. 

Isso garante maior agilidade às rotinas, pois evita-se ter que ficar abrindo diferentes programas. Em poucos clique, você consegue acessar informações importantes de outros aplicativos.

2 - Registro do histórico de contatos

Outra funcionalidade do CRM que vale a pena destacar se refere ao registro do histórico de contatos entre o cliente e a marca.

Toda vez que um cliente entra em contato com a empresa para solicitar informações, esclarecer dúvidas, pedir suporte técnico ou efetuar uma compra, é feito um registro de todas essas interações.

A intenção é que, em um futuro contato, a empresa possa adotar abordagens cada vez mais personalizadas, o que é ótimo para a construção de um relacionamento de longo prazo.

3 - Computação na nuvem

Ainda sobre como funciona o CRM, é importante ressaltar também que esse tipo de plataforma é muito mais eficiente quando opera na nuvem. Isso significa que os dados não são armazenados no disco rígido do seu computador, por exemplo.

Basta estar conectado à internet para ter acesso aos dados. Assim, as informações ficam mais seguras e consolidadas em uma única fonte da verdade.

4 - Mobilidade

Um bom CRM também funciona em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Assim, o vendedor pode acessar informações sobre seus clientes de qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet. As alterações são sincronizadas com a versão web.

5 - Automação de tarefas

Uma plataforma de CRM permite automatizar uma série de tarefas chatas, repetitivas e manuais. 

Isso proporciona que as equipes de atendimento e vendas possam se concentrar em tarefas de maior valor para os negócios, como entrar em contato com os clientes.

No CRM, é possível, por exemplo, criar e salvar a tarefas serem executadas no futuro por vendedores, permitindo que eles sejam automaticamente notificados do que precisam fazer na hora certa.

6 - Geração de relatórios

Uma plataforma de CRM põe fim aos relatórios imprecisos, em planilhas complexas e difíceis de atualizar. Nesse tipo de sistema, você tem acesso detalhado a relatórios sobre o progressos das atividades, os pontos fortes e as limitações dos colaboradores, além de tudo que os clientes fazem ao se relacionar com a empresa.

Esses relatórios são gerados automaticamente, o que evita que se perca tempo atualizando-os manualmente.

7 - Análise indicadores de desempenho

O CRM funciona também como um importante aliado para o acompanhamento do desempenho das equipes. Com ele, é possível, monitorar e analisar o resultados dos principais indicadores de desempenho para, então, realizar os ajustes estratégicos necessários. 

Um bom sistema de CRM já conta com os principais KPIs que valem a pena ser acompanhados na gestão de relacionamento com os clientes, como quantidade de leads gerados por vendedor, taxa de conversão, churn rate, satisfação do cliente (NPS) e muitos outros.

Acompanhar essas métricas de perto e em tempo real ajuda na obtenção de insights valiosos.

Essas são apenas algumas das muitas ferramentas que um CRM pode levar para seu empresa.

Ficou claro como funciona o CRM? 

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