Artigo

O que é liderança carismática e quais as suas características?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 22 setembro 2021
Última atualização em 22 setembro 2021

Ao observar os líderes de uma empresa, algumas características em comum ficarão em evidência, dentre elas o carisma. Mas o que é liderança carismática? É isso que você vai descobrir neste artigo.

A pandemia causou inúmeras transformações em todo o mundo, e no ambiente corporativo não poderia ser diferente. Novas demandas surgiram e, com elas, a necessidade de rápida adaptação.

Uma pesquisa feita pela PageGroup com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral mostrou que, por conta da crise, quatro perfis de liderança ganharam espaço nas empresas:

  • líder cético;
  • líder orientado a pessoas;
  • líder autocentrado;
  • líder confiante.

Leia também: Liderança democrática: guia completo para gerir equipes com igualdade e flexibilidade

É claro que é possível observar variações de acordo com o contexto de cada empresa. Porém, é fato que essas características se sobressaíram. E sabe o que isso tem a ver com liderança carismática? 

O fato de que esse líder é orientado a pessoas e confiante, duas características que se destacaram no contexto de crise. 

Além disso, o levantamento também mostrou que 22% dos entrevistados estão focados na gestão de pessoas e competências interpessoais (também chamadas de soft skills).

Ou seja, aprender o que é liderança carismática e o que a caracteriza se tornou ainda mais relevante para passar por esse momento e engajar o time. 

Continue lendo e saiba mais!

O que é liderança carismática? 

Liderança carismática é aquela que inspira, transmite confiança e leva os outros à ação. Por meio da comunicação, o líder com carisma consegue persuadir e influenciar seus pares e subordinados.

Esse perfil de liderança tem foco nas pessoas, por isso é necessário saber equilibrar as demandas do time com as necessidades do negócio. Afinal, tão importante quanto ter uma liderança carismática é alcançar resultados.

Especialmente em períodos de muitas mudanças, como a pandemia, os líderes carismáticos se tornam uma referência para o grupo. Eles conseguem se conectar com as outras pessoas e mostrar soluções para os problemas que estão no caminho, sem precisar lançar mão do autoritarismo. 

Um exemplo de líder carismático é Steve Jobs, criador da Apple. Ele foi capaz de convencer pessoas a acreditarem em seu sonho e fundou uma empresa que é referência mundial em inovação e tecnologia.

Quais são as características da liderança carismática? 

De acordo com o dicionário Michaelis, carisma é: “qualidades marcantes de uma pessoa para o exercício de liderança e de atividades sociais” e o “poder de atrair, encantar e seduzir.”

Apesar da explicação, definir o carisma é muito subjetivo, pois cada um pode percebê-lo de uma forma. Mas é fato que as lideranças carismáticas têm algumas características em comum, dentre elas:

  • Confiança;
  • Excelente comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Capacidade de ouvir;
  • Empatia;
  • Otimismo;
  • Influência e persuasão.

Confira os detalhes de cada uma das características de um líder carismático.

Confiança 

A liderança carismática é confiante, mostra que sabe do que está falando e que está no poder. Por isso, líderes carismáticos conseguem motivar os subordinados a terem um excelente desempenho. A consequência disso é o alcance de bons resultados. 

E mais: ao transmitir confiança, os líderes abrem um canal de comunicação com seus times. Os colaboradores passam a confiar em seus gestores, e se sentem à vontade para compartilhar ideias e inovar. 

Excelente comunicação 

Uma das principais características de um líder carismático é a habilidade de saber se comunicar. Não é sobre ser prolixo ou usar palavras difíceis, mas sim sobre transmitir a mensagem de forma clara e articulada.

Quando uma pessoa carismática começa a falar, todos param para ouvir. E mais: ela se sente confortável para expor sua visão tanto para grandes audiências quanto para um público mais restrito.

Inteligência emocional

Os líderes carismáticos conseguem deixar as pessoas ao seu redor confortáveis. Muitas vezes, isso acontece porque eles têm inteligência emocional para regular suas próprias emoções e as dos outros também.

Dessa forma, uma liderança carismática dribla adversidades, encontra o lado positivo de situações ruins e sabe o que dizer para amenizar cenários desafiadores. 

Capacidade de ouvir

Dentre as características de um líder carismático, também está a capacidade de ouvir. Parece algo simples, mas não são todas as pessoas que sabem escutar atentamente. 

Ouvir é respeitar a fala do outro e entender seus sentimentos. Ao escutar o que seu colaborador tem a dizer, o gestor consegue conhecer suas dores, expectativas e ansiedades. 

Isso contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. 

Empatia

Ao aprender o que é liderança carismática, é possível notar como a empatia é um aspecto muito presente nessa gestão

Como mencionamos acima, os colaboradores têm espaço para falar abertamente sobre o que sentem e são compreendidos quando o fazem. 

O líder se mostra verdadeiramente interessado pelas preocupações e necessidades do outro e, por isso, se torna benquisto e até mesmo um “confidente”. 

Otimismo

O líder carismático é naturalmente otimista. Ele vê o “copo meio cheio” e sabe tranquilizar seu time quando surge um problema. 

Tal otimismo cativa aqueles que estão ao seu redor, de modo que as pessoas querem sempre estar por perto e ouvir o que ele tem a dizer.

Influência e persuasão

Por fim, a influência e persuasão são duas características determinantes de uma liderança carismática. 

Esses gestores sabem o que e como dizer para conseguir o que querem. Para tanto, usam as palavras certas, trabalham a inteligência emocional, exalam confiança e adotam uma postura que faz com que o outro aja da forma como ele espera.

Deu para entender o que é liderança carismática e quais são suas características? 

É claro que não é preciso que todos os aspectos citados aqui estejam presentes em um mesmo gestor. Contudo, nota-se como essas características são complementares umas às outras e moldam a personalidade de um líder com carisma

Se você gostou deste conteúdo, também poderá se interessar pelo artigo “Liderança remota: 8 dicas práticas para gerir com sucesso o novo modelo de trabalho.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Software de suporte ao cliente

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e oferece uma melhor experiência de atendimento.

Experimente grátis