Ir para o conteúdo principal

Artigo 9 min read

O que é gestão horizontal? Será que ela funciona para sua empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 26 março 2024

As empresas estão buscando continuamente soluções inovadoras para seus negócios. Por isso, aqui vamos explicar o que é gestão horizontal, uma estratégia que tem uma série de benefícios, já que dá mais autonomia aos funcionários e proporciona mais fluidez aos processos

Tradicionalmente, as organizações costumam adotar uma estrutura hierárquica vertical, com cargos e poderes de decisão bem definidos e rígidos. Ou seja, quem está em cima dá as ordens e estas devem ser obedecidas por quem está embaixo no organograma.

No entanto, essa forma de estruturar as posições de liderança e o fluxo de decisões tem mudado nos últimos anos. Cada vez mais, as empresas entendem o modelo de gestão horizontal como uma opção capaz de fortalecer a cultura organizacional, incentivar o engajamento dos colaboradores em assuntos do interesse de todos e potencializar os resultados.

Ficou interessado e quer entender mais sobre o que é gestão horizontal, suas características, vantagens e exemplos?

Então, te convidamos a prosseguir a leitura deste conteúdo, em que vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Resumo

  • Gestão horizontal é um modelo organizacional onde as decisões são tomadas coletivamente, diminuindo a hierarquia e promovendo a participação ativa dos colaboradores.
  • As principais características da gestão horizontal incluem participação ativa dos colaboradores, autogestão, fluxo de trabalho fluido, responsabilidades compartilhadas e flexibilidade nas estruturas hierárquicas.
  • Na gestão horizontal, todos os colaboradores têm voz ativa nas decisões, ao passo que na gestão vertical, as diretrizes são determinadas pela hierarquia. A abordagem horizontal fomenta maior participação e colaboração entre os membros da equipe.
  • As principais vantagens da hierarquia horizontal são: engajamento e motivação dos colaboradores, o aumento da produtividade, a autonomia para implementação de projetos, a otimização do tempo, o estímulo à criatividade, entre outros benefícios.

Conteúdos relacionados

 

O que é gestão horizontal?

Gestão horizontal é um modelo em que as decisões são tomadas em conjunto e não apenas pelas lideranças. A premissa é que a hierarquia tradicional fique em segundo plano ou até mesmo seja extinta, ou seja, que não haja relações de poder. 

Esse método organizacional é mais participativo, já que todos os colaboradores atuam ativamente nas ações e decisões de um projeto, assim como têm mais responsabilidade. 

Além disso, com esse tipo de gestão empresarial, os times têm mais autonomia e os funcionários se tornam mais engajados, já que suas opiniões são ouvidas e validadas. Por consequência, melhores resultados são alcançados.

Gestão horizontal: características

As principais características da gestão horizontal incluem:

  • participação ativa dos colaboradores nos processos decisórios;
  • autogestão e liberdade para conduzir suas tarefas;
  • fluxo de trabalho mais fluido e menos engessado;
  • funcionários são encorajados a expor seu ponto de vista e sugerir ações e mudanças;
  • flexibilização das estruturas hierárquicas;
  • responsabilidades compartilhadas.

Gestão horizontal e vertical: qual a diferença?

Na gestão verticalizada, o modelo mais tradicional, existe uma relação hierárquica clara entre líderes e liderados. Aqueles que estão acima têm maior poder de decisão e as ordens devem ser seguidas pelos subordinados. 

Na gestão horizontal isso é diferente, já que todos têm espaço para tomar decisões, não apenas os cargos de chefia.

Para entender melhor a diferença entre gestão horizontal e vertical, vamos a um exemplo. Imagine uma reunião que acontece anualmente para estabelecer as metas para os próximos 12 meses.

Em uma cultura organizacional em que prevalece o modelo vertical, aqueles que ocupam posições de liderança na empresa definem as metas e os demais colaboradores devem aceitá-las e trabalhar para alcançá-las.

Contudo, em empresas que aderem ao modelo de gestão horizontal, os colaboradores são convidados a participar desse processo de definição de metas. As perspectivas deles, bem como suas limitações e pontos fortes, são levados em consideração pelos líderes.

Cria-se um ambiente amigável e participativo, no qual todos são convidados a contribuir com sugestões para as metas que serão estabelecidas.

Ficou clara a diferença entre gestão horizontal e vertical?

De qualquer forma, vale destacar que não existe “certo ou errado” quando se trata do modelo de hierarquia horizontal e vertical, pois tudo vai depender da cultura da empresa e da estrutura do negócio. 

Para algumas organizações, a existência de uma hierarquia de poder é fundamental para que os resultados esperados sejam alcançados. Já para outras, pode valer mais a pena aplicar um organograma de hierarquia horizontal e otimizar toda a estrutura organizacional. 

Por esses e outros motivos, é importante entender o que é gestão horizontal e suas características, pois, assim, você tem insumos para compreender se esse modelo funciona para o seu negócio ou não.

Vale conferir este TEDx com Cauê de Oliveira, diretor da área de Educação Corporativa do Great Place to Work® Brasil, sobre o segredo das melhores empresas para trabalhar:

Quais as vantagens da hierarquia horizontal? 

São inúmeras as vantagens do modelo de estrutura horizontal que têm convencido muitas organizações a implementá-lo. Dentre as principais, podemos destacar:

  • engajamento e motivação dos colaboradores;
  • aumento da produtividade;
  • autonomia para implementação de projetos;
  • otimização e melhor gestão de tempo;
  • mais espaço para a criatividade;
  • maior satisfação e retenção de talentos da empresa;
  • potencialização do trabalho coletivo;
  • maior senso de responsabilidade;
  • melhores resultados para a companhia;
  • desburocratização dos processos internos e das relações;
  • comunicação mais ágil e eficaz;
  • maior facilidade para solucionar problemas;
  • redução de conflitos.

Logo adiante, conheça mais detalhes sobre essas vantagens da gestão horizontalizada.

Engajamento e motivação dos colaboradores

Como os membros dos times têm maior poder de decisão, eles passam a ter mais “sentimento de dono”, ficam mais engajados e motivados, e se empenham mais para alcançar as metas da empresa.

Aumento da produtividade

Diretamente relacionados aos aspectos já mencionados, os colaboradores também têm mais produtividade no trabalho, porque passam a fazer parte de processos de decisão e não têm suas ideias “engessadas” por inúmeros chefes. 

A integração da inteligência artificial na gestão horizontal pode ainda amplificar esse aumento de produtividade, fornecendo ferramentas para análise de dados, automação de tarefas repetitivas e identificação de oportunidades de melhoria, permitindo que os colaboradores se concentrem em contribuições mais estratégicas e criativas.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Aproveite e confira: Ferramentas de produtividade: você está usando as 11 melhores? 

Autonomia para implementação de projetos

Com a gestão horizontal, os membros da empresa têm mais autonomia para implementar novos projetos e ideias, tornando a rotina de trabalho mais fluida e dinâmica. 

Otimização e melhor gestão de tempo

Por conta da ausência de uma cadeia de tomadores de decisão, os colaboradores conseguem otimizar o tempo e gerir melhor suas tarefas, já que os entraves burocráticos são eliminados. 

Aqui também a implementação de soluções de inteligência artificial na gestão horizontal pode melhorar a otimização do tempo e a gestão de tarefas. Com assistentes virtuais, automação e análise preditiva, os colaboradores podem alocar recursos de forma eficiente e identificar áreas de melhoria.

Economize tempo e dinheiro com a IA da Zendesk

Mais espaço para a criatividade

Quando os funcionários têm mais liberdade para atuar em seus projetos, eles conseguem ser mais criativos e inovar em suas tarefas.

Retenção de talentos da empresa

A oportunidade de ter mais independência para mostrar um bom trabalho faz com que os talentos vejam a empresa como um ambiente saudável para trabalhar, de modo que tendem a ficar em um mesmo lugar por mais tempo.

Potencialização do trabalho coletivo

Apesar da independência de cada um para tomar decisões, ainda assim o trabalho coletivo é parte fundamental do processo, pois todos atuam juntos em prol da empresa.

Leia também: Colaboração interna: por que e como priorizar o trabalho em equipe em primeiro lugar

Maior senso de responsabilidade

A frase clichê “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” não deixa de ser uma máxima válida quando se trata da gestão horizontal, pois os colaboradores devem arcar com as consequências das decisões que tomam.

Melhores resultados para a companhia

A consequência de todos os benefícios citados anteriormente é o alcance de melhores resultados. Funcionários engajados, autônomos, produtivos, que otimizam o tempo e trabalham em equipe têm mais potencial para atingir as metas da companhia.

Desburocratização dos processos internos e das relações

Na gestão horizontal, os processos ocorrem de maneira menos burocrática e com maior fluidez nas relações. Isso otimiza a rotina de trabalho e favorece o entrosamento e a produtividade dos times.

Comunicação mais ágil e eficaz

Os colaboradores não precisam seguir um fluxo comunicacional rígido. Eles podem interagir com seus superiores sem precisar, antes, passar por outras pessoas que estão acima deles na estrutura hierárquica.

Maior facilidade para solucionar problemas

Problemas são resolvidos com mais agilidade e eficiência na gestão horizontal. Os protocolos e diretrizes existem, mas isso não significa que eles são inflexíveis. Há um incentivo à busca por soluções criativas e que não precisam passar pela aprovação de tantos tomadores de decisão.

Redução de conflitos

Os conflitos internos são reduzidos nesse modelo de gestão, pois a participação de todos é encorajada, o que também abre espaço para fomentar a diversidade, equidade e inclusão. Os colaboradores passam a ter mais voz e autonomia.

Veja também: Conflitos no trabalho em equipe: 5 soluções para superá-los!

Exemplos de empresas com gestão horizontal

Dentre os exemplos de empresas com gestão horizontal, podemos citar a Tesla, de Elon Musk, que adotou esse modelo apenas em 2018, após a companhia passar por uma série de desafios. 

Outra corporação que implementou a estrutura horizontal é a Google. A empresa tem uma atenção especial à satisfação de seus funcionários e ao engajamento deles e, como tal, preza por modelos inovadores. 

De qualquer forma, apesar da existência do modelo de gestão horizontal na empresa, também existe a hierarquia tradicional.

E a Netflix vale ser mencionada, pois investe em um modelo que tem o objetivo de impulsionar a criatividade. O trabalho é pautado na inovação e autonomia, o que está relacionado aos preceitos de um organograma horizontal.

O que achou das explicações sobre o que é gestão horizontal e suas vantagens? Vale reforçar que esse modelo disruptivo, de fato, tem uma série de benefícios para as instituições que já trabalham dessa forma, mas a ausência de hierarquia não é uma regra que funcionará para todas as organizações

Cada negócio tem as próprias necessidades, assim como perfis de colaboradores. Sendo assim, antes de implementar o modelo, é fundamental que os processos organizacionais estejam devidamente alinhados e estruturados. Dessa maneira, ficará mais fácil identificar oportunidades para estabelecer uma gestão horizontal. 

E, por falar em oportunidades, que tal investir em uma solução tecnológica que prepara suas equipes para o sucesso? Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Service para descobrir como manter a empresa em sintonia!

Histórias relacionadas

Artigo
10 min read

Equipe CSC: quais as principais vantagens da estrutura?

Descubra o que é uma equipe CSC, como um Centro de Serviços Compartilhados pode ajudar sua empresa + 4 passos para implementar a estrutura.

Artigo
7 min read

Quais são as competências do profissional de atendimento?

Conheça quais são as 10 principais competências do profissional de atendimento ao cliente e saiba como desenvolvê-las nos colaboradores.

Artigo
12 min read

Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa?

Demora para ser atendido, poucos canais de contato etc. O que resulta em um mau atendimento ao cliente? Confira os motivos e como evitá-los.

Artigo
7 min read

4 dinâmicas para entrosamento de equipe para motivar seu time

Quer aumentar o engajamento dos colaboradores? Conheça as melhores dinâmicas para entrosamento de equipe, eleve a motivação e tenha mais resultado!