Artigo

Integração de equipes: como construir uma equipe de alta performance

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 30 dezembro 2020
Última atualização em 30 dezembro 2020

O alcance de resultados em uma empresa exige ao menos três coisas muito importantes: líderes preparados, metas e uma boa integração de equipes.

Esses três fatores são determinantes para o sucessos ou fracasso de uma organização, e todos eles são ligados principalmente ao desempenho dos trabalhadores. 

Ter funcionários que trabalhem em harmonia, sempre engajados e integrados, pode ajudar na produtividade, na inserção de novos funcionários em equipes e também na redução de conflitos. Isso facilita a convivência entre colaboradores, resultando na alta performance de uma empresa.

A fim de te ajudar a entender os benefícios que a integração de equipes pode motivar em empresas, principalmente aquelas que lidam diretamente com vendas, preparamos algumas dicas que podem auxiliar na construção de equipes de alta performance apostando na integração e na colaboratividade dos colaboradores. Acompanhe a leitura!

Leia também: 5 maneiras de melhorar o processo de Integração na empresa.

O trabalho em equipe

Líderes de grandes empresas da América Latina valorizam e muito o trabalho em equipe. Isso ficou comprovado por um levantamento realizado pela Page Group, onde 47,5% das empresas disseram valorizar essas habilidades por serem bastante importantes para a evolução dos negócios. 

Quando grupos de pessoas conseguem desempenhar tarefas com competência, oferecendo soluções que se complementam e chegam a resultados positivos, o trabalho em equipe é fortalecido e gera diversos benefícios tanto para as empresas como para as equipes.

O trabalho em equipe se mostra essencial para:

  • Obtenção de bons resultados;
  • Troca de conhecimentos;
  • Maior agilidade;
  • Maior dinamismo;
  • Melhora da proatividade;
  • Dentre outros benefícios.

Para conquistar todos esses benefícios que o trabalho em equipe pode alavancar, é fundamental que os líderes consigam integrar bem suas equipes, para que o ambiente de trabalho seja sempre colaborativo e fluido.

A importância da colaboração no trabalho

A colaboração no trabalho acontece quando um grupo de duas ou mais pessoas trabalham para atingirem juntas um resultado comum para benefício de todos. 

Equipes colaborativas podem contribuir para o aumento não só de resultados positivos em uma empresa, mas também potencializando o brainstorming, melhorar o convívio entre pessoas e ajudar na retenção de talentos. 

Uma cultura organização que favoreça a integração entre funcionário auxilia no sucesso tanto da empresa quanto de seus colaboradores. 

Integração de equipes

Todos sabemos que o capital humano é o recurso mais importante das empresas, mas como tornar esse recurso sempre empático e feliz, motivado para alcançar metas?

Pessoas que ocupam cargos de liderança em organizações, e precisam lidar com a motivação de muitas pessoas, costumam tentar diminuir os problemas juntando grupos para desempenhar tarefas em conjunto, a esses grupos chamamos equipes.

Ter equipes engajadas, colabora para os resultados positivos de uma empresa, além de despertar nas pessoas um sentimento de pertencimento de algo maior. Esse sentimento de pertencimento motiva resultados, ajuda na logística de organizações e enriquece a comunicação.

Além disso, por ser um processo que acontece no interior das empresas, a integração de equipes ajuda na inserção de novos membros no ambiente de trabalho e ainda auxilia no engajamentos dos profissionais, ajudando na motivação dos colaboradores dos mais variados setores.

Leia também: Inteligência emocional no atendimento ao cliente.

Exemplo de integração: equipe de vendas X equipe de marketing

Setores diferentes, que precisam atuar em constante parceria. A integração das equipes de vendas e marketing de uma empresa, ajuda a potencializar ações de ambas os setores. 

Quando essas duas equipes unem suas forças, a equipe de marketing não foca somente em divulgar produtos e identificar oportunidade de mercado, mas também em dar suporte a equipe de vendas.

Ambos às equipes se tornam mais eficientes, já que os funcionários se tornam mais engajados, produtivos e criativos, criando estratégias inclusivas. 

Essas mudança melhoram a comunicação entre os setores e estimulam processos integrados, que facilitam as vendas através de ações de marketing que geram leads qualificados, isso simboliza ganho, para as vendas, para o marketing e principalmente para a empresa.

Dicas para construir uma equipe integrada e de alta performance

Ofereça um propósito as equipes

Viver sem propósito é não ter metas. Toda empresa deve ter sua missão, visão e seus valores bem definidos, pois são eles que guiam as equipes.

Todo funcionário é movido por um propósito comum com sua empresa, e quando esse propósito é bem definido, ele é visto como o caminho por onde se deve seguir.

Uma equipe de alta performance é comprometida com seu propósito, onde cada componente age em função daquele objetivo comum. Não oferecer um propósito para suas equipes pode impactar resultados, motivação e até mesmo comprometimento.

Tenha lideranças engajadas

A liderança representa muitas coisas, principalmente a inspiração para alcançar resultados. 

Quando a liderança de um grupo é ineficiente, a probabilidade de erros é potencializada, isso afeta resultados, comportamentos e satisfação. 

Para que uma equipe desenvolva a melhor performance possível, um líder bem preparado é necessário, pois só o líder pode estimular uma equipe a seguir sempre pelo caminho certo. 

Saiba lidar com conflitos

Conflitos existem em todas as relações humanas, e em equipes de trabalho isso não seria diferente.

Nem sempre conflitos são ruins, muitos deles resultam em aprendizado e estimulam o diálogo entre as pessoas. 

Entender as motivações de um conflito e saber lidar com eles é fundamental para que uma equipe de alta performance tem personalidade ao lidar com problemas.

Ofereça e receba feedbacks

O feedback é fundamental para mensurar os pontos positivos e negativos de uma equipe. Através dele um líder consegue estimular seus funcionários, melhorando o clima organizacional.

Claro que uma equipe também deve se sentir à vontade para dar devolver feedbacks, só assim é construída uma comunicação mais assertiva, capaz de estimular a alta performance.

Os reflexos da integração de equipes

Para que a integração de equipes seja eficiente e reflita em alta performance, é necessário que todas as rotinas da empresa sejam conhecidas, e que as lideranças estejam preparadas para os reflexos de tantas mudanças.

Essas mudanças serão evidentemente mais impactantes em equipes que migrem do individualismo para a integração, afinal, quando se estimula o coletivo, num primeiro momento ele pode assustar.

Ademais, a integração de equipes tende a gerar muito mais benefícios do que prejuízos, pois esse métodos de gestão estimula a criatividade e a inovação, melhora os relacionamentos interpessoais, estimula o aprendizado, integra processos e pode mudar todo formato de comunicação interna de um empresa.

Vale a pena investir na integração de equipes, pois muitas são as habilidades que essa equipe integrada pode conquistar, melhorando aspectos da vida pessoal e profissional dos colaboradores, potencializando ainda mais autoconfiança e a sensação de pertencimento de cada indivíduo em um empresa. 

Como vimos, os relacionamentos podem potencializar os resultados de um empresa, pensando nisso, leia um pouco sobre a criação de relacionamentos melhores com os clientes usando mensagens, e caso tenha interesse, conheça também o caminho mais rápido para satisfação do cliente através do software da Zendesk

Solução completa para atendimento ao cliente

A Support Suite é uma solução de atendimento moderna que reúne um conjunto de ferramentas para melhorar o relacionamento com seus clientes.