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Artigo 12 min read

Guia completo: formação de líderes nas empresas + exemplos

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 7 julho 2022

O que é necessário para formar bons líderes? Você já se fez essa pergunta? Essa é uma dúvida comum entre empreendedores e gestores que precisam de profissionais capacitados para liderar setores. 

O preparo de funcionários para se tornarem líderes pode não ser uma tarefa tão fácil. Afinal, nem só de bom desempenho se faz uma liderança eficiente. Por esse motivo, muitas empresas optam por contratar novos profissionais que já carregam essa bagagem.

Mas, essa decisão pode, muitas vezes, inibir talentos que já existam dentro da própria organização. Quer saber como aproveitá-los?

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um conteúdo completo com as principais dicas de como realizar uma boa formação de líderes. Ao longo do texto você será apresentado aos tópicos abaixo.

  • O que é ser um líder?;

  • Liderança x chefia;

  • Passo a passo para uma formação de líderes eficiente;

  • Como ser um bom líder?;

  • Perfil de liderança: características de um bom líder.

Boa leitura!

O que é ser um líder?

Antes de saber as principais dicas para realizar uma boa formação de líderes, é preciso entender uma coisa: o que faz de alguém um líder? Muitos acreditam que assumir um cargo de liderança está conectado apenas com ter mais poder.

No entanto é válido lembrar que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Portanto, é importante que para ser um líder o profissional tenha isso em mente.

Ser um líder envolve ter habilidades técnicas mas também sociais. Afinal, a pessoa não lidará apenas com processos de trabalho, mas com equipes humanas que precisarão do seu direcionamento.

Para isso, um líder precisa ter ou desenvolver algumas habilidades básicas. São elas:

  • ter persuasão;
  • boa comunicação com a equipe;

  • ser receptivo;

  • ter capacidade de adaptação;

  • saber lidar e resolver diversas situações.

Líderes são reconhecidos por enfrentar os problemas junto aos seus liderados, os ouvindo e também entendendo o que se passa. Além disso, os desafios costumam empolgar ainda mais as pessoas que possuem o espírito de liderança. 

Também pode te interessar: O poder da vulnerabilidade e a relação com a liderança.

Liderança x chefia

Parte importante no processo de entender o que é formação de líderes e como formar um bom líder é saber a diferença entre liderança e chefia. Aliás, você sabe quais são as diferenças?

Nem sempre um cargo de chefia fará com que seja visto como um líder. Isso acontece pois, muitas vezes, o “ser chefe” está ligado a uma posição de muita autoridade. 

Confira na tabela abaixo as principais diferenças entre chefes autoritários e líderes.

LíderesChefes
Estimulam visão ampla da empresaCentralizam o poder
Influenciam com exemplos própriosOrdenam
Motivam a equipeInibem o potencial dos funcionários

Podemos observar que a principal diferença entre ser um chefe e ser um líder é a maneira que se lida com o poder. Basicamente, nos dias atuais, não há possibilidade de ser um bom chefe sem desenvolver habilidade de liderança. 

Portanto, focar na formação de líderes internos é uma boa opção para aproveitar talentos e fazer deles grandes peças para o crescimento saudável do seu negócio.

Passo a passo para uma formação de líderes eficiente

Neste guia completo sabemos que o seu interesse principal é aprender como formar lideranças dentro da sua empresa. Mas, você sabe o que é uma formação de líderes e a sua importância para a organização como um todo?

Basicamente, a formação de líderes pode ser caracterizada como uma série de passos a fim de desenvolver habilidades em profissionais que já se destaquem na empresa. Ou seja, é oferecer a possibilidade de crescimento a quem já colabora com a evolução da organização. 

Mas, quais são os benefícios de realizar uma formação de líderes nas empresas? São várias:

  • economiza recursos com processos seletivos;
  • o profissional já entende como funciona a empresa e seus processos;

  • cria a perspectiva de crescimento e desenvolvimento entre todos os funcionários.

Entendendo o que é e os benefícios de se aproveitar talentos internos para serem líderes, podemos avançar para a próxima etapa. Confira a seguir as sete principais dicas para formar lideranças capacitadas.

1- Dê atenção aos feedbacks 360º

O primeiro passo para uma formação de líderes eficiente é reconhecer as habilidades dos colaboradores. Uma prática que pode facilitar essa observação é a dos feedbacks 360º.

Aplicar os feedbacks 360º irá oferecer uma maior dimensão das impressões de toda a empresa sobre cada funcionário. Ou seja, é possível conferir o que todos pensam sobre todos, do estagiário ao CEO. Por esse motivo, o número 360º está atrelado ao nome feedback.

A partir desses feedbacks você confere quais funcionários possuem algum tipo de liderança informal. São nessas práticas também que, muitas vezes, se percebe que nem sempre os que são ótimos nas habilidades técnicas possuem facilidade nas de relacionamento. 

Reconheça os colaboradores que são mais bem avaliados e em quais fatores essa análise positiva acontece. A partir dessa primeira observação já é possível ter um grupo de pessoas que podem ser futuros líderes.

Leia também: Ambiente de trabalho tóxico: 7 sinais para você ficar alerta!

2- Entenda os interesses dos funcionários

Feita a análise dos líderes em potencial, chegou a hora de saber se essa posição é do interesse deles. Portanto, a segunda dica para uma formação de líderes eficiente e benéfica não só para a pessoa em si, mas para toda a empresa, é entender o que esse profissional quer.

Uma boa prática que pode te ajudar nisso são as reuniões 1-1. Por elas permitirem uma maior proximidade entre gestores e funcionários, são perfeitas para compreender onde este colaborador se imagina na empresa. 

3- Ofereça treinamentos

O profissional tendo interesse em ocupar uma posição de maior responsabilidade, é hora de começar, de fato, a formação de líderes nas empresas. Para isso, é preciso investir em cursos de capacitação e treinamento voltados para uma gestão eficiente e humanizada. 

Confira a seguir três instituições que oferecem cursos para um treinamento base de líderes. 

Instituto de especialização em vendas

Os cursos online do Instituto de Especialização em Vendas (IEV) abrangem as diversas etapas e áreas para o sucesso nas vendas de uma empresa. Uma das capacitações presente no instituto é a de “Gestão de equipes comerciais”.

Nela, são apresentadas maneiras de se gerir uma equipe de vendas colocando em prática as habilidades necessárias de um líder. Caso seu interesse seja em saber como formar um bom líder para equipes de vendas, esse curso é uma ótima escolha. 

Great Place to Work

O grupo de consultoria, Great Place to Work, também oferece em seu site um curso voltado para a formação de líderes. Ele é dividido em diversos módulos para que a liderança em treinamento avance conforme seus resultados. 

Além disso, o curso de liderança da GPTW é totalmente online e conta com o apoio de um tutor. Assim, o profissional pode acessar os conteúdos sempre que quiser e conversar com o tutor uma vez por semana para tirar suas dúvidas.

Sebrae

O último curso destinado a liderança é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A formação é gratuita e se destina a todos os tipos e tamanhos de empreendimentos. 

É um curso básico e rápido, com duração de duas horas. Mas isso não significa que ele não seja uma ótima opção para os futuros líderes da sua empresa.

4- Mostre a importância do networking

Como já explicamos acima, uma das principais características de um líder está na forma que se faz o relacionamento com os colaboradores. Por esse motivo, é importante que durante a formação seja mostrado a importância de realizar o networking.

Ter uma boa relação baseada no respeito mútuo facilitará o andamento de processos. Essa comunicação deve ser incentivada não somente com o setor que irá liderar. 

É importante que o bom relacionamento seja ampliado para outras áreas. Não há espaço para intrigas desnecessárias ou competições quando o todo trabalha por um único propósito: o crescimento saudável da empresa. 

5- Dê maiores responsabilidades

A quinta dica para uma formação de líderes eficiente é a atribuição de responsabilidades. O treinamento técnico é muito importante, mas é na prática que se compreende os reais desafios da nova função.

Comece oferecendo ao novo líder algumas novas atribuições mais simples. Vá aumentando os “níveis de dificuldade” conforme for visualizando como ele está lidando com os desafios.

6- Faça com que desenvolva diversas atividades

Conforme for atribuindo maiores responsabilidades ao novo líder, o desenvolva também em outros setores. Ser multidisciplinar é algo muito importante e necessário no atual modelo de mercado

É preciso estar preparado para resolver ou, pelo menos, para entender o básico do funcionamento de toda a empresa. Essa dica também é válida para analisar em qual setor o profissional mais se identifica e exerce um trabalho mais fluido. 

7- Realize um planejamento para a troca de liderança

A última dica para realizar uma boa formação de líderes nas empresas é o momento da troca de lideranças. Nesta etapa os líderes de cada setor já foram escolhidos, mas existem pontos importantes para se fazer antes da integração

  • Comunicar aos funcionários do setor quem será o novo líder;

  • A data em que esta pessoa começará a ocupar o cargo;

  • Qual será a função e responsabilidade do antigo líder;

  • Repasse das atuais condições do setor para o novo líder;

  • Informar tudo o que for necessário para um bom início de ocupação do cargo.

Estes detalhes devem ser realizados antes da posse do novo líder. O motivo é que com essas ações ninguém será pego de surpresa e todos estarão mais preparados para a nova liderança.

Após um período de dois a cinco meses de nova liderança é importante fazer uma avaliação junto aos colaboradores sobre a nova gestão. Entenda como no post “Pesquisa de clima: o que é e como fazer a sua?”. 

Como ser um bom líder?

Até aqui você já entendeu o que é a formação de líderes e como formar um bom líder, mas e se você for esse novo líder? Como saber ser uma boa liderança? 

Em primeiro lugar é preciso entender que um bom líder não precisa ficar demonstrando que obtém certo poder a todo momento. Isso ampliará a sensação de comando autoritário, o que se assemelha mais à um chefe do que às características de um bom líder.

Assuma um perfil de liderança que inspire a confiança dos liderados. O respeito precisa ser conquistado sem o medo. 

Praticar as dicas da formação de líderes fará com que entenda o que é importante nesse novo cargo. Portanto, ser um bom líder é assumir as responsabilidades técnicas sem ignorar as necessidades humanas de cada profissional.

Perfil de liderança: características de um bom líder

Neste aprendizado do que é ser um líder, é preciso citar que existem diversos tipos de lideranças com características únicas. Confira a seguir os cinco principais perfis e entenda em qual deles mais se encaixa.

Determinado

Como o próprio nome já diz, este perfil de liderança não desiste fácil ao encontrar obstáculos. Suas atitudes são sempre no intuito de motivar cada vez mais sua equipe e não deixar o desânimo tomar conta do ambiente. 

Geralmente, os líderes determinados também demonstram uma grande paixão pelo que fazem. Essa característica também tem o poder de motivar seus liderados a fazer o melhor sempre. 

Entre as principais características de um bom líder determinado, podemos citar:

  • assume a responsabilidade;

  • destemido;

  • motivado e grande motivador.

Inteligente emocional

Todo bom líder precisa desenvolver inteligência emocional, mas existe aquele que a coloca como parte principal da sua liderança. Este líder costuma resolver com mais calma os problemas que surgem. Além disso, oferece maior atenção aos funcionários e seus motivos de falta de desempenho. 

Carismático

O perfil de liderança carismática é aquele que é difícil alguém não gostar. Com ele o ambiente de trabalho vive um misto de profissionalismo com leveza. As principais características de um bom líder carismático são:

  • autoconfiança;

  • simpatia;

  • boa comunicação.

Contador de histórias

Lembra que uma das dicas para uma boa formação de líderes era o desenvolvimento de networking? O líder contador de histórias utiliza muito deste conselho. 

Ele encanta através de histórias. Essa ação é muito poderosa para ampliar e fortalecer contatos. 

Investidor

O último perfil é um dos mais típicos entre as boas lideranças. O investidor tem como principal objetivo fazer sua equipe se desenvolver.

Para isso, ele investe seu tempo na identificação de potenciais. Além de empoderar seus colaboradores para que acreditem que é possível. 

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