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O que é diferencial competitivo: 7 passos para criar o da sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 setembro 2021
Última atualização em 23 setembro 2021

Você sabia que o gerenciamento de dados pode fazer sua empresa, finalmente, encontrar o diferencial competitivo que vai impulsionar suas vendas e reputação? Mas, antes de entender como isso é possível, é importante compreender, afinal, o que é diferencial competitivo.

Você sabe melhor do que ninguém o impacto da concorrência nos resultados da sua empresa. E se houvesse algo que destacasse suas soluções, produtos e serviços a ponto de te tirar dessa briga? 

Parece impossível? Mas, pare e pense sobre o que a Starbucks fez com o nicho de cafeterias. Ela encontrou um diferencial competitivo tão especial que hoje, mesmo cobrando muito mais caro por um copo de café, ela se tornou uma das marcas mais amadas do mundo. 

Ok, a sua empresa não é a Starbucks, e talvez agora seja muito difícil identificar qual seu diferencial competitivo ou qual pode vir a ser o seu diferencial. Entretanto, é sim possível que empresas de todos os nichos e tamanhos encontrem a sua forma de se destacar no mercado, conquistar seus clientes e fugir da briga por preço.

E é justamente isso o que vai permitir a continuidade do seu negócio e a sobrevivência dele. 

O que é diferencial competitivo?

Diferencial competitivo é o que diferencia a sua empresa de todas as demais, mesmo das que fazem parte do mesmo nicho de mercado. É uma característica do seu negócio, que torna ele diferente de todos os outros. 

Essa distinção chama atenção dos clientes, desperta interesse e cria uma reputação tal para a sua empresa, que a destaca dos concorrentes. A característica que difere a sua solução das demais passa a ser um argumento de venda ainda mais poderoso do que o preço ou mesmo a qualidade do produto. 

O diferencial competitivo gera lucro e reconhecimento para sua empresa e nem sempre precisa estar atrelado às competências técnicas da solução comercializada. De fato, na maioria dos casos, não está relacionada a isso, mas sim a outras áreas da estratégicas do negócio como:

  • modelo de vendas, 
  • atendimento, 
  • produto, 
  • formas de entrega e distribuição, e mais. 

Um diferencial competitivo apresenta como principais características:

  • a capacidade de gerar valor para os clientes, afinal, não adianta ser apenas diferente da concorrência, se esses aspecto não tem nenhum valor para os consumidores, 
  • ser único e difícil de ser copiado, se o seu diferencial pode ser facilmente copiado, talvez, ele deixe de ser um diferencial em breve, 
  • ser escalável, o diferencial competitivo precisa se manter a longo prazo e ainda ser lucrativo para a organização e eficiente para os clientes.

Entender o que é diferencial competitivo pode até não ser tão difícil, mas encontrar o da sua empresa, geralmente, é um desafio.

Para saber qual seu diferencial competitivo é preciso descobrir o que o seu negócio tem de diferente da concorrência.

Como criar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes?

Entendido o que é diferencial competitivo seguimos para entender como criar um para sua empresa. Confira o passo a passo, a seguir. 

1. Conheça a persona da empresa

Como dissemos acima, parte fundamental de aplicar o que é diferencial competitivo é desenvolver algo que gere valor para os clientes da empresa. 

Para que isso aconteça, você precisa saber quem são esses clientes, do que precisam, o que desejam, quais as suas dores, necessidades, interesses e comportamentos. 

Essas informações, junto com os dados demográficos comuns da criação de personas, vão contribuir para que você concentre a busca por um diferencial que realmente atenda a essas necessidades. 

Perceba como esse exercício ajuda a direcionar a sua busca. Ao criar um diferencial competitivo é fundamental pensar se ele gera valor para o público que você deseja alcançar. 

Empresas de tecnologia, por exemplo, como a Apple criam produtos que o público nem sabe que precisa, porque nunca tiveram contato com as soluções. Mas, sem dúvida, é possível pensar em uma lista de valores que já podiam ser enxergados no desenvolvimento de computadores pessoais e smartphones.  

Preocupe-se em ser diferente, mas também em gerar valor, em ser importante para o consumidor.

2. Domine o mercado e a concorrência 

Como buscar por algo que seja diferente se você não sabe o que é praticado pela concorrência? 

Entender o mercado e conhecer a concorrência vai contribuir para a identificação de potenciais gargalos e oportunidades que ainda não foram aproveitadas. 

Além disso, vai te ajudar a identificar o quão fácil ou difícil será para o mercado copiar o diferencial que você está criando. 

Eles possuem a expertise necessária? Possuem capacidade de investimento? 

Voltando ao exemplo da Apple, muitas empresas podem criar produtos similares, mas não conseguem copiar a personalidade criada em torno da marca

Além disso, é claro, a empresa se destaca pela qualidade dos equipamentos e está atenta a cada detalhe que a faz diferente dos demais, desde o posicionamento da empresa, até a forma de se comunicar, atender aos clientes e lançar novos produtos.

3. Invista em inovação

“Pense fora da caixa”, por mais comum que seja essa frase (e até mesmo um pouco clichê demais para uma frase sobre inovação), fato é que pensar como todo mundo não vai te levar a diferenciais competitivos eficientes. 

Se fosse simples pensar em um diferencial, talvez ele não seja um diferencial tão especial quanto o que você precisa e busca. 

Desenvolva uma cultura organizacional baseada em inovação e deixe que todos os colaboradores participem dessa busca por um diferencial. As melhores ideias podem vir de quem a gente menos espera. 

4. Crie algo que seja escalável

O diferencial competitivo precisa se manter a longo prazo e ainda ser lucrativo para a organização e eficiente para os clientes, mesmo quando replicado diversas vezes. 

O diferencial que está sendo criado, poderá ser replicado conforme a empresa cresce? Ele está na mão de um profissional? É muito caro ampliar a oferta desse diferencial para um mercado maior? 

Fique atento para não dedicar muita energia a diferenciais que não vão se manter ao longo do tempo, conforme a empresa cresce. 

Um diferencial jamais pode estar nas mãos de um colaborador ou na capacidade do fundam os da empresa em se relacionar, por exemplo. 

A qualidade do atendimento da Starbucks é replicada por dezenas e centenas de lojas, assim como a infraestrutura e as receitas dos produtos oferecidos (com pequenas adaptações culturais necessárias). 

5. Considere o atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Vitrine digital, atendimento omnichannel, aplicativos, inteligência artificial, chatbots, machine learning, são alguns dos exemplos de tecnologias que podem ser usadas para criar um atendimento ao cliente como diferencial competitivo.

Uma das vantagens de considerar essa área na hora de montar sua estratégia de diferenciação do mercado, é que o atendimento é um setor ainda muito delicado para muitas empresas que não conseguem replicar um padrão de qualidade ou sofrem para integrar canais. 

Além disso, estamos falando de uma área super valorizada pelos clientes. De fato, uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios apontou que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

Quando um cliente é fiel a empresa ele tem menos chances de procurar as ofertas do concorrente, afinal, ele está satisfeito e tem suas demandas atendidas com qualidade.

Para isso, entretanto, investir em software de atendimento ao cliente será indispensável para otimizar os resultados do setor, tornando-o realmente um diferencial competitivo para a sua empresa. 

6. Utilize dados para identificação de oportunidades

Os indicadores estratégicos são poderosas fontes de informação para a tomada de decisão nas empresas, incluindo, a definição do diferencial competitivo do negócio. 

BI, Data Mining e Big Data são soluções utilizadas na análise de dados para realizar a coleta, processamento e análise de dados para que os mesmos possam ser usados na busca de melhores soluções para as empresas, o que inclui a busca por uma característica própria que a diferencie da concorrência. 

Atualmente, é impossível considerar a inovação nas empresas sem o embasamento estratégico de dados e indicadores, que vão contribuir para a assertividade das decisões organizacionais e para a identificação de lacunas e oportunidades relacionadas aos processos internos e ao mercado.

7. Crie um plano de comunicação eficiente

Definido qual seu diferencial competitivo é hora de usar o marketing e o poder da comunicação para levá-lo até seus clientes e ao mercado. 

Nesse sentido, a criação de um planejamento estratégico de marketing e comunicação se tornam essenciais para divulgar as características que tornam seu negócio tão especial.

Mesmo após a divulgação do diferencial competitivo e aplicação no dia a dia, continue acompanhando dados e métricas e verifique a evolução do mercado. Sua solução deve estar em contínuo avanço para se manter em destaque. 

Em resumo, para definir qual seu diferencial competitivo da empresa é preciso:

  1. Conhecer a persona da empresa
  2. Dominar o mercado e a concorrência
  3. Investir em inovação
  4. Criar algo que seja escalável
  5. Considerar o atendimento ao cliente como diferencial competitivo
  6. Utilizar dados para identificação de oportunidades
  7. Criar um plano de comunicação eficiente

Exemplos de diferencial competitivo

Ao longo deste artigo apresentamos alguns exemplos de empresas que se consolidaram graças a seus diferenciais competitivos. Que tal conhecer um pouco mais sobre eles?

Apple

Sem dúvida um dos exemplos mais marcantes de empresas que desenvolveram um poderoso diferencial competitivo, é a Apple. 

A empresa conseguiu aliar uma excelente experiência do cliente, personalidade de marca e pioneirismo tecnológico.

Cirque du Soleil

Você deve conhecer o Cirque du Soleil e mesmo que nunca tenha ido a um show deles, sabe que estamos falando de uma empresa que criou um espetáculo completamente diferente de qualquer circo que você tenha visitado. 

O diferencial é tão evidente que é como se a marca tivesse criado um outro tipo de produto de entretenimento.

Starbucks

A Starbucks pegou um produto mundial, o café, e transformou a experiência de consumo, contribuindo inclusive para a valorização desse produto tão comum e que você encontra em toda esquina. 

É claro que o café e os demais produtos vendidos na loja são de excelente qualidade, mas fato é que o atendimento, a infraestrutura, as sensações que se sente ao tomar um café em uma das Starbucks é que representam o diferencial competitivo da empresa. 

Perceba que é a forma como ela oferece o produto e não o produto em si que representa o grande diferencial competitivo da empresa. 

Ferramentas para desenvolver o atendimento como diferencial competitivo

O software de suporte ao cliente da Zendesk é uma ferramenta capaz de contribuir com sua empresa no objetivo de oferecer uma experiência mais completa aos consumidores da sua marca, contribuindo para um atendimento mais ágil, assertivo e personalizado e que se destaque do oferecido pela concorrência, tudo isso de forma escalável e sustentável.

Para que você e sua empresa consigam atingir todos esses objetivos, com uma única ferramenta, a Zendesk reuniu poderosos recursos dentro de uma mesma plataforma, entre eles:

  • soluções omnichannel com capacidade de integração de diversos canais de atendimento como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
  • interface unificada para atendente gerenciar todas as demandas, dos variados canais de atendimento, a partir de um mesmo local, facilitando o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
  • central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente,
  • automação e chatbots com IA para obter o contexto necessário dos clientes,
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

Gostou? Então que tal fazer uma avaliação grátis do software de atendimento ao cliente, que possibilita monitorar, priorizar e resolver tickets de suporte ao cliente para sua equipe poder fazer muito mais, em menos tempo? 

Outra solução, o sistema de CRM para equipe de vendas pode ser usado antes e após a conclusão de um negócio. O software contribui, entre outras coisas, para otimizar os processos e etapas de vendas e analisar dados para melhoria e otimização das suas estratégias.

Entre em contato com a Zendesk e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar a experiência do cliente por meio de um atendimento ágil.