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Artigo 6 min read

Qualidade no atendimento como diferencial: 4 princípios básicos!

Por Zendesk

Última atualização em 9 fevereiro 2024

Diferencial competitivo é aquela característica de produtos, serviços, marca ou posicionamento que fazem os clientes preferirem sua marca em detrimento da concorrência. Trata-se, portanto, daquilo que diferencia a empresa dos demais competidores do ramo de atuação e que traz uma vantagem em relação a eles.

Nesse sentido, você já parou para pensar na qualidade no atendimento como diferencial competitivo para a sua empresa?

Não é difícil encontrar modelos de negócio focados em se destacar no mercado apenas pelo produto ou serviço que oferecem.

Apesar de essa ser uma estratégia de marketing válida, é necessário se preocupar com outro aspecto importante, que vai além do desenvolvimento de soluções com características e funcionalidades únicas. Estamos falando do atendimento ao cliente.

Uma pesquisa da Digitalks mostrou que 48% dos consumidores acreditam que os maiores critérios de decisão de compra são a reputação da marca e a qualidade no atendimento.

A maneira com que uma marca recebe e atende às demandas dos clientes é crucial para sua consolidação no mercado. Logo, as empresas que querem ter a preferência do público devem enxergar a qualidade no atendimento como diferencial competitivo.

Tendo isso em vista, convidamos você a continuar a leitura deste artigo para entender o que é diferencial competitivo e como a qualidade do seu atendimento pode fortalecer a marca.

E mais: siga conosco para conferir quais são os 4 princípios fundamentais para que o bom atendimento seja um diferencial na sua empresa, impulsionando os resultados de maneira significativa. Vamos lá?

Resumo

  • Ter um diferencial competitivo coloca sua empresa à frente dos concorrentes, viabilizando as oportunidades de negócio. No caso, o atendimento ao cliente pode ser um diferencial, já que os clientes satisfeitos tendem a comprar mais.
  • Para que a qualidade no atendimento seja um diferencial, os 4 princípios são: tenha empatia, saiba ouvir o cliente, esteja sempre disponível e pratique a comunicação SCOT, com segurança, clareza, objetividade e transparência.
  • A tecnologia pode ser uma grande aliada para consolidar o atendimento ao cliente como um diferencial competitivo do negócio. Isso inclui o amplo leque de recursos de inteligência artificial, a exemplo dos chatbots humanizados.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é diferencial competitivo?

No contexto corporativo, podemos definir o que é diferencial competitivo como um conjunto de atributos que uma empresa possui e que a faz se destacar de seus concorrentes. Tratam-se de características específicas, que fazem com que o cliente prefira as soluções da empresa X diante das soluções da empresa Y.

O diferencial competitivo é o que coloca um determinado modelo de negócio à frente da concorrência, fazendo com que ele seja único.

Portanto, ter um diferencial competitivo forte e consistente traz benefícios para seu negócio. E, nessa linha, por que o atendimento ao cliente não poderia ser esse diferencial?

Fique atento: Como o mau atendimento ao cliente pode afetar sua empresa e o que fazer para evitá-lo?

A qualidade no atendimento como diferencial competitivo

Nos mercados em que há pouquíssima diferenciação entre as soluções oferecidas pelos principais players, o atendimento e a maneira com que as marcas se relacionam com seus clientes tornam-se fatores de competitividade.

Você já deve ter ouvido a máxima de que o “boca a boca” é a melhor forma de propaganda. A veracidade dessa afirmação pode ser questionável, mas o fato é que, quando uma empresa não atende bem seu público, gera-se uma insatisfação que rapidamente se espalha, podendo comprometer a reputação da marca.

Da mesma forma, quando o atendimento é de qualidade, os clientes passam a fazer uma propaganda positiva e não somente se fidelizam, como também trazem novos clientes, pois se tornam promotores da marca.

Imagine que duas empresas comercializam um software de gestão financeira. Ambos têm basicamente as mesmas funcionalidades e preços semelhantes.

No entanto, a empresa X possui uma estrutura robusta de suporte técnico, algo que não é observado na empresa Y. Aqui, o atendimento acaba sendo um diferencial competitivo.

Seguindo essa linha, o bom atendimento pode ser o critério de desempate durante o processo de escolha de um cliente.

Veja mais: Atendimento de qualidade: entenda a importância e conheça as vantagens de investir nessa prática

Ofereça aos seus clientes o melhor suporte, onde quer que estejam.

Os 4 princípios fundamentais para o bom atendimento

Como você pôde perceber, é inegável a importância da qualidade no atendimento como diferencial competitivo.

Para que você possa oferecer um atendimento capaz de conquistar a preferência dos clientes, é preciso seguir alguns princípios fundamentais.

Conheça 4 deles e aplique em seu negócio para se diferenciar da concorrência!

1. Tenha empatia

Para um atendimento de qualidade, é imprescindível praticar a empatia. Os atendentes devem saber se colocar no lugar do cliente para tentar solucionar suas demandas da melhor maneira possível.

Leia mais: Comunicação empática: como praticar na rotina de atendimento?

2. Saiba ouvir o cliente

Outro princípio para o bom atendimento é deixar o cliente falar e ouvir tudo o que ele tem a dizer: suas dúvidas, reclamações, sugestões etc.

Veja também: Ouvir o cliente: por que essa prática é importante e 5 dicas para escutar melhor os clientes da sua empresa

3. Esteja sempre disponível

Quando o cliente recorre à sua empresa em busca de atendimento, é preciso estar sempre disponível, seja com atendentes humanos ou com chatbots (robôs conversacionais com inteligência artificial).

Saiba mais: Exemplos de chatbot: 4 empresas que transformaram seu relacionamento com os clientes

4. Pratique a comunicação SCOT

A comunicação é a chave para um atendimento de qualidade. Tendo isso em vista, busque seguir o padrão SCOT ao se comunicar com os clientes durante um atendimento. 

O atendente precisa ter:

  • segurança;
  • clareza;
  • objetividade;
  • transparência.

Entender a qualidade no atendimento como diferencial competitivo é fundamental para impulsionar os resultados do seu negócio. E o melhor: você pode contar com a tecnologia a seu favor.

Use a tecnologia para consolidar a qualidade do atendimento como um diferencial

As soluções de inteligência artificial podem ser usadas, inclusive, com chatbots humanizados, sabia? Isso significa que sua empresa pode:

  • dar uma mão extra aos agentes, com ferramentas que sugerem respostas e detectam a intenção do cliente;
  • tornar os chatbots mais eficientes, resolvendo solicitações ou encontrando o agente certo por conta própria;
  • personalizar as interações, com rótulos de intenção e insights para antecipar as necessidades e oferecer a resposta certa.

Forneça respostas instantâneas para seus clientes.

Com tudo isso em mente, coloque em prática os princípios básicos que citamos aqui e conquiste a preferência do seu público com um atendimento excepcional.

Por sinal, as ferramentas de relacionamento com o cliente da Zendesk ajudam a construir um diferencial de atendimento de alta qualidade. 

Faça a demonstração gratuita e confira a estrutura omnichannel com diversos pontos de contato integrados para promover a melhor experiência de atendimento ao cliente.

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